“Ou se dá tempo para trabalhar, ou vai ficar difícil. De 2004 para cá o Bahia teve 14 treinadores. Se não mudar isso, vai ter mais 14 em pouco tempo”. Desta maneira, o técnico Renato Gaúcho, mesmo sem ser questionado sobre o assunto, procurou blindar-se no cargo. Mas o discurso pode de nada valer se a equipe perder nesta quarta-feira, às 21h, para o Atlético, em Alagoinhas.
Renato explica o início claudicante do Bahia com erros em contratações. “Não tenho bola de cristal para saber quem vai dar certo ou não. Não sou mágico e não tem treinador no Brasil que seja. E mais, o Bahia está há nove anos sem ganhar o Estadual e não vai ser o Renato Gaúcho que vai chegar com varinha mágica e mudar tudo da noite para o dia”, disse ele. Para consertar a maior falha de todas, que foi trazer o limitado lateral-direito Rafael, o Esquadrão anunciou Apodi.
O jogador de 23 anos, que virou ídolo da torcida do Vitória, chegou a treinar no Bahia em 2006, antes de mudar-se para a Toca. Vinculado ao Cruzeiro, ele foi emprestado até o final do ano e precisará jogar muito para o torcedor esquecer de sua ligação com o rubro-negro.
O comandante aprovou a contratação. “Ele me deu um calor ano passado (no jogo Vitória 2x2 Fluminense, pelo Brasileirão). Apoia muito e tem preparo físico invejável. Foi um leão contra mim e espero que seja também a favor”, desejou.
Apodi será apresentado na quinta, 4, à tarde, um dia depois do confronto diante do Atlético. E a escalação deverá ter muitas novidades. No treino tático desta terça, 2, Renato confirmou que o zagueiro Menezes será improvisado na direita e Marcone vai formar dupla de volantes com Mateus. Poupados, Ávine e Rodrigo Gral não deverão ser problemas e Edilson fará seu primeiro jogo como titular.
“Nunca joguei de lateral, mas quero ajudar o Bahia”, revelou Menezes. Enquanto isso, Marcone comemora volta à posição de origem: “Minha experiência na lateral não foi boa e pretendo atuar sempre como volante daqui para a frente”.
Bastidores - Na manhã desta quarta, o presidente Marcelo Filho vai reunir o grupo e resolver rusgas. Não se sabe se salários atrasados serão pagos ou haverá nova promessa.
Um boato sobre a saída do superintendente Elizeu Godoy surgiu forte nesta terça, mas o mandatário tricolor negou. O mesmo foi feito quando a imprensa descobriu as negociações com Duda Mendonça e Edilson.
ATLÉTICO X BAHIA -
TV ITAPOAN
Atlético - Vinicius; Hamilton Júnior, Jefferson, Márcio Freitas e David; Vaguinho, Wellington, Jânio e Márcio Carioca; Robert e Elcimar. Técnico: Agnaldo Liz.
Bahia - Fernando; Menezes, Thiago, Vágner e Ávine (Daniel); Mateus, Marcone, Abedi e Rogerinho; Edilson e Rodrigo Gral (Wilson Júnior). Técnico: Renato Gaúcho.
Local: Antônio Carneiro, em Alagoinhas, às 21h.
Árbitro: Jailson Macedo Freitas.
Assistentes: Adailton José Jesus da Silva e Mick Santos de Jesus.
A TARDE
ARTE: PRODUÇÃO DO BLOG