Com um setor ofensivo de respeito, com nomes como Lionel Messi, Angél Di María e Gonzalo Higuaín, a Argentina enfrentará nesta sexta-feira, 7, em Córdoba a seleção do Paraguai, em jogo válido pela sétima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.
O objetivo da equipe do técnico Alejandro Sabella é assumir a liderança da classificatória. Como o líder Chile, que tem 12 pontos, folgará nesta sexta, os argentinos (10 pontos) precisam vencer os paraguaios no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, e torcer por um tropeço do Uruguai (11) diante da Colômbia, em Barranquilla.
O estilo ofensivo que Sabella impôs na seleção argentina deu certo nos dois últimos amistosos, contra o Brasil, em junho, quando venceram por 4 a 3, e diante da Alemanha, em agosto, quando conseguiram uma vitória por 3 a 1 jogando no país europeu.
Dos sete gols marcados pela equipe nesses jogos, Messi marcou quatro, e os outros foram marcados por Ángel Di María, Higuaín e Sergio Agüero, este último atualmente lesionado e, além disso, suspenso do jogo desta sexta.
Na última partida pelas Eliminatórias, a Argentina goleou o Equador por 4 a 0, com um gol de cada um desse "quarteto fantástico"; na rodada passada, a equipe teve direito a folga.
Presente nas últimas quatro Copas, o Paraguai ocupa a penúltima posição na tabela, com apenas quatro pontos ganhos. Alejandro Sabella disse que espera uma postura diferente em campo por parte do adversário, que trocaram de técnico. Com os maus resultados, Francisco Arce, ex-lateral de Grêmio e Palmeiras, deu lugar ao uruguaio Gerardo Pelusso.
"A mudança de técnico deve mudar os planos e possivelmente a maneira de jogar paraguaia, impulsionado pela necessidade de se recuperar na competição, já que conseguiram somente quatro pontos de 15 possíveis", considerou o treinador da Argentina.
Do lado paraguaio, o meia Cristian Riveros alertou para os perigos que a seleção argentina pode causar com Messi. "Repetiremos o que fizemos com ele nos jogos anteriores: marcação por zona para evitar faltas próximas a área, sem marcadores individuais", revelou.
Pelusso, por sua vez, afirmou que a Argentina não é "Messi Futebol Clube" e que no campo o astro do Barcelona terá outros dez companheiros.
"Tomaremos conta dos outros jogadores. É uma equipe que se apresenta, mas que tem fragilidades, como todas as outras", declarou o novo técnico do Paraguai, que reconheceu que espera ter dificuldades em sua estreia.
"Nestas Eliminatórias, não existem jogos fáceis. Jogar contra a Argentina como visitante é muito complicado, mas assim é o calendário, e temos que nos conformar. A situação não é fácil na tabela pelo fato de ter que chegar e ter de mudar um quadro com a competição em andamento", acrescentou.
Prováveis escalações para Argentina x Paraguai:
Argentina: Romero; Zabaleta, Fernández, Garay e Rojo; Braña, Gago e Di María; Messi, Lavezzi e Higuaín. Técnico: Alejandro Sabella.
Paraguai: Villar; Verón, Da Silva, Alcaraz e Ortiz; Riveros, Oviedo, Cáceres e Estigarribia; Fabbro e Santa Cruz. Técnico: Gerardo Pelusso.
Árbitro: Walter Luis Seneme (Brasil), auxiliado por seus compatriotas Emerson de Carvalho e Alessandro Rocha Matos.
Estádio: Mario Alberto Kempes, em Córdoba (Argentina).