segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

DIA DO ATLETA. PARABÉNS!!!


Do grego “athletés”, que significa “lutador”, a palavra atleta é o termo utilizado na língua portuguesa para denominar quem pratica esportes ou tem capacidade física acima da média. A denominação surgiu na Grécia e na Roma antigas, onde era utilizada especialmente para os praticantes do atletismo.


Por esta definição, qualquer um que pratica atividade física regularmente é um atleta. Vale para o Usain Bolt, o Roger Federer, o Felipe Massa, a Daiane dos Santos, o cara que joga pelada com os amigos toda semana e até mesmo para o executivo que troca o elevador pelas escadas do prédio.

Aqui no Brasil, comemora-se o Dia do Atleta em 21 de dezembro. A data foi instituída em 1961, pelo então presidente Jânio Quadros. Entre as justificativas para o decreto, ele afirmava que aos atletas “são devidas as homenagens de todos”.

E são mesmo. Especialmente para quem faz do esporte um estilo de vida e se torna exemplo para muita gente. E para todos os atletas de Itapetinga muitas felicidades.
 
PESQUISA: ITU.COM.BR
DA REDAÇÃO : COUTINHO NETO

PENSAMENTO DO DIA.


“O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.”

Roosevelt

Festa baiana: Denilson é artilheiro e Daniel Alves campeão no Mundial de Clubes


O atacante brasileiro Denílson, nascido na Bahia e ex-Camaçari, fez seu quarto gol em três jogos e ajudou o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, a conquistar o terceiro lugar no Mundial de Clubes, neste sábado. Outro baiano, Daniel Alves, cruzou para que Messi marcasse o gol de peito que deu ao Barcelona seu primeiro título mundial da história.


O Pohang Steelers, time campeão asiático, empatou em 1 a 1 com o Atlante, do México, e ganhou na disputa de pênaltis por 4 a 3, no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi - não houve prorrogação. De quebra, Denilson se consagrou como artilheiro do torneio, com quatro gols, todos que sua equipe conseguiu fazer, sendo o que mais vezes marcou numa edição da competição.

Denílson marcou aos 42, ao receber cruzamento da esquerda, dominar a bola livre na área e concluir, sem chance de defesa para o goleiro. Antes, aos 19, quase tinha aberto o placar, passando pela marcação e chutando de longe, forçando uma difícil defesa do goleiro. Campeão da Concacaf, o Atlante também assustou no primeiro tempo, com duas conclusões de Pereyra acertando a trave, e acabou empatando logo no início da etapa complementar. O atacante Rafael Marquez aproveitou bom passe e chutou rasteiro.

Campeão - O Barcelona, precisou da prorrogação e do gol de Messi para vencer o Estudiantes de virada, por 2 a 1, no Mundial. Após ser derrotado nas edições de 1992 e 2006, ambas por times brasileiros - São Paulo e Internacional -, o clube catalão se sagrou campeão nos Emirados Árabes.



Mas o título do Barça não veio fácil. O Estudiantes, que buscava a segunda conquista mundial - venceu em 1968 -, conseguiu encaixar o seu jogo no primeiro tempo, com uma marcação forte e levando perigo nas bolas levantadas na área. Desta maneira, a primeira etapa seguiu sem grandes emoções até os 37 minutos, quando Díaz cruzou da esquerda e Boselli fez 1 a 0 para os argentinos, cabeceando entre Abidal e Puyol.

O gol que levou a decisão para a prorrogação veio aos 44 minutos do segundo tempo. No momento em que o Estudiantes já havia abdicado de atacar, se postando todo na defesa, o Barça insistiu nas bolas áreas para conseguir o empate. Mais uma vez, brilhou e estrela do atacante Pedro, substituto de Keita na etapa final de jogo.



O jogador, que já havia entrado para a história ao marcar em todas as competições disputadas e conquistadas pelo time catalão em 2009 - Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha, Copa do Rei, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e agora o Mundial -, anotou o seu segundo gol no torneio ao receber passe de Piqué de cabeça e completar da mesma forma para as redes do Estudiantes.


O jogo então foi à prorrogação com claro favoritismo para o Barcelona, que era melhor em campo e havia conquistado o empate no fim. Depois que o próprio Messi já tinha perdido boa chance, o provável melhor jogador do mundo segundo a Fifa, em 2009, decidiu a partida em um lance de craque, aos cinco minutos do segundo tempo. Após cruzamento do brasileiro Daniel Alves, ele escorou de peito para decretar o título do Barça.

FONTE: ATARDE
FOTOS: TERRA
POR: COUTINHO NETO
ABCD: 904

Objetivo do Bahia é contratar, mas não “inchar” o time


Faltam 28 dias para a estreia do Bahia no Campeonato Baiano, diante do Colo-Colo, fora de casa. A angústia do torcedor tricolor é grande, não somente pelo início da disputa estadual, mas também pela definição do elenco que irá entrar em campo e tentar encerrar um jejum de oito anos sem erguer o troféu.


Na apresentação oficial do novo treinador do clube, o presidente Marcelo Guimarães Filho, falou sobre a possibilidade de anunciar a partir desta segunda, 21, os nomes dos primeiros contratados. Seria uma espécie de presente de Natal aos tricolores. Especulações não faltam.

O atacante Bill, do Corinthians e o meia Rogerinho, ex-Fortaleza, aparecem como candidatos. Os possíveis contratados iriam se juntar a base do grupo, que atualmente conta com 23 jogadores, entre renovados e vindos da base.

Caso Jael, Nadson, Bill, Rogerinho e os outros dois nomes guardados em segredo – que segundo conselheiros do clube causariam grande impacto – acertem sua situação no tricolor, Renato Gaúcho já teria à disposição 29 jogadores. O ultrapassa o planejamento do técnico. Em seu discurso, ele defende: nada de quantidade, mas, sim, de qualidade. Fim de ano - O treinador já está no Rio de Janeiro, onde passará os festejos de final de ano com familiares. Ele deve manter contatos com possíveis reforços. Ainda na capital baiana ele chegou a afirmar que vários jogadores já o tinham ligado. O retorno à Salvador será no dia 2.
FONTE: ATARDE

Vitória vai ganhar mais de R$ 1 milhão com a venda de Willans Santana


Mesmo não conseguindo grande destaque pelo Palmeiras no Brasileirão deste ano, o meia Willans continua com mercado nos clubes grandes do Brasil.

“Chegou até nós o interesse dos quatro grandes do Rio e vamos estudar a melhor opção com pessoal da Traffic. Temos de ver qual será o melhor destino para ele”, disse o empresário do atleta, Rodrigo Fonseca.


O jogador será emprestado a um desse clubes pelo Palmeiras, que precisa comprar os 40% restantes dos direitos de Willans, que ainda pertencem ao Vitória, por cerca de R$ 1,28 milhão. Um dos interessados é o Vasco, do treinador Vágner Mancini, que dirigiu o atleta no Vitória.
FONTE: ATARDE

Destaque do Avaí é disputado por Palmeiras, Santos e Flamengo


O Avaí fez uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro deste ano, quando terminou sua participação na sexta colocação, com 57 pontos. Um dos destaques do time catarinense foi o meia Marquinhos, que após uma boa disputa está na mira de três grandes clubes do futebol brasileiro: Palmeiras, Santos e Flamengo.


O Verdão entrou na disputa por considerar o jogador bastante técnico e que pode suprir algumas carências no meio-campo, principalmente quando o time está sem Cleiton Xavier e Diego Souza. Além disso, a Traffic, parceira do clube paulista, já teria entrado em contato com o Avaí para avaliar uma possível negociação entre as parter.


Pelos lados do Santos, o interesse em Marquinhos está ligado principalmente a contratação do técnico Dorival Júnior. Antes mesmo quando estava no Vasco o treinador pretendia ter o atleta na temporada de 2010, mas, agora, quer levá-lo para o elenco santista. Além disso, Paulo Jamelli, gerente de futebol, confirmou que o meia está na lista de prováveis reforços.

O Flamengo sabe que pode perder alguns jogadores importantes para a próxima temporada, como o meia-atacante Zé Roberto. Assim, o atual campeão brasileiro estaria interessado no retorno de Marquinhos, que já passou pelo Mengão em 2002, mas não obteve tanto sucesso em um elenco recheado de medalhões, como Denílson, Vampeta e Juninho Paulista.

Agora, resta saber quem vai levar a melhor, já que a permanência de Marquinhos no Avaí não deve ser consolidada pela diretoria catarinense.
FUTEBOL DO INTERIOR

Para Vagner Love, falta ‘pouquinho’ para jogar no Fla, mas Palmeiras joga duro

Entre aplausos e pedidos para defender o Flamengo, Vagner Love participou do 9º Natal Sem Fome da Rocinha, neste domingo, no Rio de Janeiro, e confirmou a negociação para trocar o Palmeiras pelo clube carioca em 2010. Com as bases salariais acertadas com o Rubro-Negro, o atacante não escondeu o sorriso do rosto quando perguntado sobre um final feliz e revelou que a negociação está por detalhes:


- Ainda não está tudo resolvido. Está faltando um pouquinho.


Presente em todas as edições do evento na favela carioca, Love foi homenageado pela câmara municipal com a medalha Pedro Ernesto pelas ações sociais realizadas nos últimos anos. Nascido no Rio de Janeiro, o atacante já revelou para amigos o desejo de atuar na cidade natal e pelo clube do coração. Falta, no entanto, combinar com o Palmeiras.


O Verdão tem o empréstimo de Vagner Love até o dia 31 de julho de 2010 e foi pego de surpresa com a notícia de que o atacante está próximo do Rubro-Negro carioca. Vice-presidente de futebol do Palmeiras, Gilberto Cipullo garantiu que o clube deseja contar com o jogador até o fim do contrato.


- A nossa posição é que ele continua no Palmeiras. Nós fizemos um esforço muito grande para trazer o Vagner. Ficamos três meses negociando, quando o Brasil todo o queria. A nossa ideia é que ele fique, porque temos a convicção de que no ano que vem ele vai produzir o que esperamos.
GLOBO.COM

Cuca promete 'novos guerreiros' e títulos no Flu para 2010


"Guerreiro ô ô, guerreiro ô, ô, guerreiro, time de guerreiros". Entoado por mais de 60 mil torcedores do Fluminense na vitória por 3 a 0 sobre a LDU, dia 2 de dezembro, no segundo jogo final da Copa Sul-americana, o coro deverá ser ouvido ainda mais em 2010.


Na ocasião, a torcida tricolor reverenciou a luta e a entrega de todos os jogadores na partida ante os equatorianos, apesar de o resultado ter sido insuficiente para conquistar o título - havia perdido por 5 a 1 em Quito -. No próximo ano, segundo o técnico Cuca, o 'time de guerreiros' ficará ainda mais brigador.

"Vamos contratar jogadores com perfil de guerreiros, como os que já estão no nosso elenco", avisou Cuca, que renovou seu contrato com o clube das Laranjeiras até 2010, na esperança de não passar pelo sufoco encarado no último Campeonato Brasileiro, quando escapou da queda para a Série B somente na rodada final da competição.

"Conseguimos montar no Fluminense uma boa base no fim desta temporada. Estou feliz em poder dar prosseguimento a este trabalho para, desta vez, brigar por títulos", concluiu o ex-meio-campista, cada vez mais à vontade nas Laranjeiras.
FONTE: GAZETANET

Brasil goleia México e é campeão no Pacaembu



Marta marcou três gols neste domingo
Dois anos depois de atuar pela última vez em solo nacional, na conquista do título do Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira feminina de futebol é novamente campeã diante de sua torcida. Um grande público compareceu ao Pacaembu na tarde deste domingo para comemorar a vitória por 5 a 2 e a conquista do Torneio Cidade de São Paulo.


Para a festa da torcida, as comandadas de Kleton Lima finalmente mostraram seu melhor futebol, após encontrar dificuldades na primeira fase. O 'show' serviu para coroar a boa campanha: mesmo com a vantagem do empate, o time massacrou as rivais para fechar a competição com 100% de aproveitamento.


Marta marcou três gols - um deles com uma 'ajuda' da zagueira Aline Garciamendez, que colocou para o fundo do gol um cruzamento. Érika e Aline complementaram o marcador pelo time verde e amarelo. As mexicanas balançaram as redes com Dinorá Garza e Nayeli Rangel.

Na partida preliminar, que teve início 13h30 (de Brasília), a seleção da China garantiu a terceira colocação ao bater as chilenas por 2 a 0. A meia Ma Xiaoxu, grande destaque do time asiático, balançou as redes duas vezes para definir o resultado. A equipe chinesa ainda se vingou da derrota por 1 a 0 sofrida diante do Chile na primeira fase da competição.

FONTE: GAZETA ESPORTIVA.