quinta-feira, 10 de junho de 2010

Proposta para dificultar saída de jogadores é aprovada no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que visa reformar a Lei Pelé e proteger os clubes brasileiros de perder seus jogadores para o exterior. Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos deputados e pelo presidente Lula.


No projeto, o contrato inicial do jogador com a equipe brasileira poderá ser de cinco anos e o clube formador terá preferência para renovar o compromisso por mais três temporadas. Também, anula o valor legal de um contrato assinado entre agentes e jogadores menores de 18 anos - conhecido como contrato de gaveta.

"O projeto organiza melhor o esporte nacional, inclusive responsabiliza os dirigentes por gestão temerária. Garante o direito de retorno de investimentos aos clubes, estabelecendo a possibilidade de multas que dificultam a saída precoce do atleta", disse o senador Álvaro Dias, relator do projeto.

De acordo com a CBF, 1.017 jogadores deixaram campeonatos locais no ano passado para se aventurarem em outros países. Este ano, com dados atualizados até abril, o número de transferências internacionais já passa de 378.

Redator: João Prata

Dunga marca treinos noturnos para Seleção se ambientar ao frio

Na tentativa de ambientar a Seleção ao clima da África do Sul, o técnico Dunga programou treinos à noite nos dois dias que antecedem a estreia brasileira na Copa, contra a Coreia do Norte, na próxima terça-feira.


Como o confronto está marcado para 20h30 do horário local (15h30 de Brasília), o treinador comandará um treinamento às 19h no domingo e outro às 18h, na véspera da partida, para acostumar os jogadores ao frio que faz em Joanesburgo, cidade onde o Brasil atuará no início do Mundial.

A previsão para o duelo contra os norte-coreanos é de até 0°C, como temperatura mínima durante a noite. Os treinos que antecedem a estreia brasileira deverão ocorrer em condições parecidas, com previsão de que a temperatura chegue até 5°C no domingo e 1°C na segunda.

A estratégia ainda poderá ser repetida para o segundo jogo da seleção brasileira no Mundial, uma vez que o time de Dunga enfrenta a Costa do Marfim novamente às 20h30 do horário local, no estádio Soccer City. Já o terceiro compromisso, diante de Portugal, acontecerá à tarde, às 16h, no dia 25, em Durban.

Redação: Yuri Smigelskas

Luís Fabiano estreia na Copa em maior jejum com a camisa da seleção

Luís Fabiano é o artilheiro da era Dunga, o dono da camisa 9 e o “homem gol” do Brasil nesta Copa do Mundo. No entanto, prestes a disputar seu primeiro Mundial, ele chega para a competição mais importante do futebol atormentado pelo maior jejum nas 38 partidas que já fez com a camisa da seleção, incluindo sua passagem antes de Dunga assumir. Ele amarga atualmente cinco jogos sem estufar as redes.


O último gol de Luís Fabiano pelo Brasil foi no dia 5 de setembro do ano passado, nos 3 a 1 sobre a Argentina pelas eliminatórias à Copa. Na oportunidade, marcou duas vezes e foi decisivo no triunfo em Rosário. Depois disso, porém, a seca começou.

Nem mesmo os duelos contra times fracos como Omã, Zimbábue e Tanzânia ajudaram Luís Fabiano. A bola não entrou contra o trio de coadjuvantes, assim como não entrou nas partidas diante de Inglaterra e Venezuela, ambas em 2009.


Já são 339 minutos sem gol do camisa 9. Diante da Argentina, ele anotou o segundo gol aos 21min da etapa final e foi substituído dez minutos depois. Na sequência, atuou por 82 minutos contra a Venezuela, 67 diante da Inglaterra, 45 contra Omã, 59 diante do Zimbábue e 76 no jogo com os tanzanianos.

Até então, a maior seca de Luís Fabiano pela seleção havia atingido quatro jogos. Foram três partidas em branco em 2004 (contra México, Uruguai e Argentina) e seu primeiro compromisso pela era Dunga, no fim de 2007, diante do Peru.

Vitória perde para o CRB na estreia no Campeonato do Nordeste

Redação CORREIO

O Vitória perdeu por 1 a 0 para o CRB na estreia do Campeonato do Nordeste, na tarde desta quarta-feira (19), em partida no estádio Severiano Gomes Filho, em Maceió. O rubro-negro, que joga com um time misto treinado por Flávio Tanajura, volta a campo pela competição no sábado (12), contra o ABC. A partida será no Barradão às 18h30.

O único gol da partida saiu aos 21 minutos do segundo tempo, depois de lançamento pela esquerda de Renatinho e cabeçada certeira de Edmar. O CRB explorou bastante as jogadas pelas laterais, mas o jogo foi morno. Com o time sem entrosamento, o Vitória jogou mal e viu o time alagoano dominar a partida. O CRB não disputava uma partida oficial desde o começo de abril, quando terminou o campeonato alagoano em quinto lugar.


O Leão jogou com Vinícius, Léo, Gabriel, Vilson, Maurim, Marconi, Fernando, Jonas, Evandro, Lenilson e Renan Oliveira, com Kleiton Domingues, Edson e Arthur Maia entrando depois. Os titulares regulares foram poupados da competição.

Foto: Arquivo

Bahia perde de virada para o CSA na estreia do Nordestão

O Bahia perdeu por 2 a 1 para o CSA na estreia pelo Campeonato do Nordeste na noite desta quarta-feira (9) em Pituaçu. O gol tricolor foi marcado no início do jogo por Aleilson e a vitória do time alagoano foi selada somente aos 40 do segundo tempo, quando Alexsandro marcou o segundo para seu time. O tricolor jogou com Rubens, Douglas, Diego, Átila, Dênis, Thiago Carpini , Pink, Maurício, Roberto, Aleilson e Cacá, com Bebeto, Pablo e Jhullian entrando depois.
Sob o comando do auxiliar técnico José Marcelo, o Bahia esteve desencontrado em campo, com muitos passes errados e falta de objetividade no ataque. No final do primeiro tempo, o tricolor chegou a ser pressionado pelo time alagoano. Os dois primeiros gols saíram nos 10 minutos do primeiro tempo. Aos 2 minutos, Roberto cruzou e Aleilson marcou para o Bahia. Não deu para a torcida se animar muito: oito minutos depois Serginho chutou de longe, meio de canela, e encobriu o goleiro Rubens, que estava ligeiramente adiantado.  
Quando parecia que o jogo, muito confuso e sem grandes chances para os dois times, terminaria em um empate, o CSA conseguiu virar depois de cruzamento de Celso - a bola foi dominada por Alexsandro, que então chutou de primeira e marcou para o time alagoano, em jogada em que a defesa do Bahia ficou parada. Bahia 1 x 2 CSA. No final do jogo, Bebeto ainda cobrou uma bela falta no ângulo esquerdo, mas o goleiro Anderson conseguiu chegar nela e espalmar para escanteio, acabando com as chances de empate.

Estavam em Pitualçu 2.865 torcedores, que vaiaram o time no final. Agora, o Bahia volta a campo pelo campeonato contra o América-RN, no Machadão, no dia 13. Na terceira rodada, no dia 16, será a vez de um BA-VI em Pituaçu.

Correio da Bahia

Jogadores da Seleção Brasileira estão credenciados para a Copa do Mundo

Os jogadores da Seleção Brasileira já estão de posse das suas credenciais da Copa do Mundo da África do Sul 2010, entregues na manhã desta quarta-feira, no The Fairway Hotel, pela FIFA.


Lúcio, Gilberto Silva e Kaká receberam a sua terceira credencial de Copa.

Todos os integrantes da delegação do Brasil já estão com a suas credenciais.