O Cruzeiro fechou a sua participação em casa na fase de grupos da Libertadores com 100% de aproveitamento. Melhor que isso, sem nenhum susto nos três jogos que fez na Arena do Jacaré. Nesta quarta-feira, goleada por 6 a 1 contra o Tolima e classificação praticamente confirmada com dez pontos conquistados em quatro jogos. Os gols foram de Montillo, Wallyson, Roger (dois), Gilberto e Thiago Ribeiro.
Depois de goleadas contra Estudiantes e Guaraní, o Tolima poderia achar que complicaria para mais um clube brasileiro no Brasil. Mas a Raposa tratou de acalmar as pretensões colombianas logo com três minutos de jogo.
Henrique, convocado para a Seleção Brasileira e analisado de perto por Mano Menezes, que esteve em Sete Lagoas, sofreu falta na intermediária. Esperto, cobrou rapidamente para Montillo, que com a classe habitual, cortou um defensor e bateu no ângulo, de perna esquerda.
Se Mano já admira o meio de campo celeste por Henrique, poderia muito bem pensar em dar a camisa 10 da amarelinha para Montillo, caso fosse possível. Outro nome que certamente despertaria a atenção seria de Victorino, zagueiro da seleção uruguaia. Bem postado na zaga, ele é um dos pontos fortes da melhor defesa da Libertadores.
Se não pode convocar Montillo ou Victorino, Mano pôde acompanhar de perto o futebol do camisa 1 Fábio. E prometeu dar uma chance para ele.
Co
mo o ataque do Tolima não exigiu muito de Fábio na partida, o ataque continuou brilhando no torneio. Aos 31 do primeiro tempo, Wallyson aproveitou falha da defesa colombiana, driblou o goleiro Silva e aumentou o marcador.
No segundo tempo, o ritmo continuou favorável para a Raposa. Roger marcou o terceiro gol aos 16 minutos, após dar um belo corte seco na área e finalizar no canto de Silva.
O Tolima tentou engrenar uma possível reação aos 23 minutos. Marrugo ganhou disputa com Gil e bateu na saída de Fábio. Mas o dia era mesmo celeste. Poucos minutos depois, Wallyson sofreu pênalti, que foi precisamente convertido por Roger no ângulo colombiano.
Em jogo aberto e de bom ritmo, o Tolima voltou a ter chance aos 28 minutos. Foi a vez de Fábio encher os olhos de Mano Menezes com ótima defesa após chute de Marrugo, de dentro da área.
Aos 41 minutos, com a partida se encaminhando para o fim, Noguera fez falta em Roger, recebeu o segundo amarelo, e foi expulso.
Na jogada seguinte, Gilberto, que entrou no segundo tempo após muito tempo se recuperando de lesão, fez boa jogada e marcou o seu. Da entrada da área, o armador bateu no canto do goleiro Silva, de perna direita.
Mas, o Cruzeiro não vê limites para marcar. No final, Thiago Ribeiro ainda achou espaço para decretar a goleada por 6 a 1.
LANCENET