domingo, 12 de fevereiro de 2012

Delegado de polícia, Mário Gobbi, é eleito presidente do Corinthians


Os sócios do Corinthians perderam uma grande chance de mudar a história do clube com uma administração empresarial, moderna e de visão. Esta era a opção de Paulo Garcia, empresário bem sucedido e que tinha planos arrojados para o clube. Pelo contrário, os sócios optaram pelo continuismo e acabaram de eleger como presidente um delegado de polícia. São coisas da democracia, limitada dentro dos clubes de futebol.

C
andidato da situação, Mário Gobbi confirmou o favoritismo e foi eleito neste sábado o novo presidente do Corinthians. Com o apoio decisivo de Andrés Sanchez, licenciado para asumir cardo de diretor de futebol da CBF, ele ganhou a eleição com facilidade, conseguindo enorme vantagem sobre o oposicionista Paulo Garcia. Os números finais não foram ainda confirmados.
Assim, comandará o clube nos próximos três anos.
Delegado e diretor
Delegado da Polícia Civil, Mário Gobbi Filho tem 50 anos e foi diretor de futebol em grande parte da administração de Andrés Sanchez, que comandava o clube desde a saída de Alberto Dualib em 2007. Assim, a plataforma de campanha do novo presidente do Corinthians foi a continuidade do trabalho que vinha sendo feito.
Com a eleição de Mário Gobbi, pouca coisa mudará no Corinthians. A maior parte dos diretores vai continuar no cargo, entre eles Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing e um dos principais articuladores da construção do Itaquerão. O novo presidente, inclusive, terá a honra de inaugurar o estádio em 2013.
Pouca participação
Dos cerca de 11 mil sócios do clube que estavam aptos a votar, apenas 3.300 participaram da eleição neste sábado, quando as urnas ficaram abertas das 9 às 17 horas no ginásio do Parque São Jorge. Apesar da campanha ostensiva dos dois candidatos, o clima foi de tranquilidade durante todo o dia, sem maiores confusões.
Na apuração, o ginásio ficou dividido entre simpatizantes dos dois candidatos. Mas a vitória de Mário Gobbi ficou clara logo nas primeiras urnas, tamanha sua vantagem sobre Paulo Garcia. Assim, o grupo liderado por Andrés Sanchez, o grande cabo eleitoral da vitória, pôde comemorar a permanência no poder. Azar do Corinthians que continuará empacado administrativamente, como um dinossauro.
FUTEBOL INTERIOR

Policiais votam fim da greve em assembleia


Em uma nova assembleia realizada na noite deste sábado, 11, os policiais militares da Bahia decidiram acabar com a greve que já durava 12 dias no Estado. A categoria aceitou a proposta de 6,5%, retroativa a janeiro passado, feita pelo governo. Também foi aceita a proposta do pagamento da GAP - Gratificação por Atividade Policial - a partir de novembro próximo. Segundo o comando geral da PM, 100% do efetivo da polícia já se encontra em atividade.
O governo da Bahia, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que não vai revogar as prisões dos policiais acusados de promover atos de vandalismo, formação de quadrilha e depredação do patrimônio público durante a greve. Também não haverá negociação de anistias.
Haverá, no entanto, a revogação do corte do ponto da sexta-feira e deste sábado, conforme anúncio prévio do comando da PM. Para o comando, a greve havia sido considerada encerrada desde a quinta-feira, dia 09, logo na sequência da desocupação da sede da Assembleia Legislativa, na última quarta à noite.
O comando da greve disse que vai brigar na justiça pela revogação das prisões dos 12 policiais que tiveram mandados expedidos durante a paralisação.
ATARDE

Botafogo goleia o Bonsucesso e assume a liderança do grupo A


O Botafogo manteve o embalo depois dagoleada no meio de semana e bateu por 4 a 1 o Bonsucesso, neste sábado, no Engenhão. Os donos da casa sofreram no primeiro tempo e só abriram o placar nos minutos finais, com Maicosuel. No início da etapa final, Loco Abreu ampliou o marcador, de pênalti. O Bonsucesso diminuiu com um gol de Adriano Magrão, mas o Botafogo deu números finais ao confronto com dois gols Herrera.
Com o resultado, os alvinegros chegaram a 12 pontos e assumiram a liderança do grupo A daTaça Guanabara. Já os visitantes, segue com cinco pontos, sem chance de classificação para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca.
O Botafogo vai decidir a classificação para as semifinais da Taça Guanabara no próximo sábado, contra o Macaé, na Região dos Lagos. Já o Bonsucesso vai até a Rua Bariri para enfrentar o Olaria.
GAZETA ESPORTIVA

Ex-companheiros, técnicos são estrelas do primeiro Ba-Vi do ano


Fotos: Eduardo Martins | Ag. A Tarde
Toninho Cerezo e Falcão são protagonistas do clássico neste domingo no estádio de Pituaçu
Toninho Cerezo e Falcão são protagonistas do clássico neste domingo no estádio de Pituaçu
Paulo Roberto Falcão e Toninho Cerezo. A dupla, que fez história no meio de campo da Seleção Brasileira e do Roma nos anos 1980, será o centro das atenções do primeiro Ba-Vi do ano, a ser disputado neste domingo, 12, no estádio de Pituaçu, às 17 horas, pela 8ª oitava rodada do Campeonato Baiano.
Falcão fará sua estreia no comando do Esquadrão justamente no clássico local. O treinador assume o time no lugar de Joel Santana, que deixou o Bahia para comandar o Flamengo.
Com pouco tempo para conhecer a equipe, Falcão não definiu o time titular, mas deixou a entender no coletivo da sexta-feira, que pretende deixar de lado o esquema defensivo de Joel Santana com três volantes, apostando em uma equipe mais ofensiva, com dois meias.
O polivalente Gabriel, que marcou seu primeiro gol como titular na última quarta-feira contra o Conquista, parece ter agradado ao treinador e sua comissão técnica, devendo começar a partida ao lado de Morais no meio de campo.
Lenine, outra revelação da base tricolor, também ganhou espaço no coletivo e pode ganhar o lugar de Fabinho, que não se sentiu bem na última partida e acabou substituído no intervalo.
No ataque, Lulinha está fora com um lesão na coxa. Em seu lugar, Zé Roberto, mesmo fora de forma, pode começar a partida. Caso Zé Roberto não comece jogando, Ciro deve ser o companheiro de Souza no ataque.
Na lateral-esquerda, ainda sem poder contar com Ávine, a disputa fica entre Hélder e William Matheus. No coletivo, Falcão testou os dois jogadores e Hélder parece levar uma pequena vantagem na briga pela vaga.
Treino fechado - Do lado rubro-negro, o técnico Toninho Cerezo precisa dos três pontos no clássico para melhorar a posição do Vitória na tabela, pois atualmente ocupa a quarta posição com 12 pontos, quatro atrás do vice-líder Bahia e seis atrás do líder Bahia de Feira.
Para se recuperar da última derrota fora de casa por 3 a 2 para o Juazeirense, Cerezo realizou um treino fechado para não dar informações sobre a equipe que entra em campo no domingo.
A principal novidade deve ser a estreia do volante Robston, jogador contratado junto ao Atlético-GO que foi regularizado na última sexta-feira.
O lateral-direito Dimas e o zagueiro Alan Henrique estão fora da partida por terem sido expulsos contra a Juazeirense. O jovem lateral da base rubro-negra Romário deve ser o titular, após um longo tempo afastado dos gramados, devido a uma contusão em 2011.
Na esquerda, a tendência é que o lateral-direito Léo seja adaptado na posição. Mansur, lateral-esquerdo que foi da base do Bahia e se transferiu para o Vitória, foi relacionado, mas deve ficar como opção no banco de reservas.
No ataque, Marquinhos, que vinha sendo usado no segundo tempo por ainda não estar no melhor de sua forma física, deve ganhar a vaga de Dinei e começar a partida ao lado de Neto Baiano.
Bahia X Vitória - 8ª rodada do Campeonato Baiano 2012.
Local: Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador (BA). 
Data: Domingo, 12 de fevereiro.
Horário: 17h.
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra. 
Assistentes: Raimundo Carneiro Oliveira e Elicarlos Franco de Oliveira.
Bahia: Omar; Coelho, Titi, Rafael Donato e Hélder (William Matheus); Fahel, Lenine (Fabinho), Gabriel e Morais; Zé Roberto (Ciro) e Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.
Vitória: Douglas; Romário (Léo), Dankler, Gabriel e Léo (Élton); Uelliton, Robston, Mineiro e Lúcio Flávio (Geovanni); Marquinhos (Dinei) e Neto Baiano. Técnico: Toninho Cerezo.
ATARDE