segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Messi recebe Bola de Ouro das mãos de Ronaldo


Lionel Messi entrou definitivamente para a história do futebol mundial nesta segunda-feira. Das mãos de Ronaldo, o argentino ganhou a Bola de Ouro em Zurique e foi eleito o melhor jogador do planeta pela terceira vez seguida com 47,88% dos votos de jornalistas, treinadores e capitães das seleções, superando Cristiano Ronaldo (21,6%) e Xavi (9,23%). O Fenômeno e Zidane já haviam conquistado o feito, mas o camisa 10 do Barcelona é o primeiro a receber por três anos seguidos.
Também na seleção dos 11 melhores do ano, Messi perdeu para Neymar na eleição do gol mais bonito de 2011: o golaço do craque santista contra o Flamengo em julho foi o mais votado pelos mais de 1,5 milhão de torcedores no site da Fifa. A terceira Bola de Ouro emocinou o argentino:
- É um grande prazer para mim, o terceiro que consigo. É uma honra imensa. Quero compartilhar com as pessoas que me ajudaram, companheiros, técnico, tanto do Barcelona como da seleção. Também queria compartilhar com Xavi, é a quarta vez que estamos juntos nessa eleição. É um prazer jogar com você - disse Messi.
 (Foto: AFP)Messi bola de ouro FIFA (Foto: AFP))
A Festa de Gala da Fifa na Suíça coroou um ano quase perfeito de Messi no Barça. Dos seis títulos possíveis pelo clube, conquistou cinco: Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial, Supercopa da Espanha e Supercopa da Europa (a única derrota foi a Copa do Rei para o Real Madrid). Em 70 jogos entre Barça e seleção argentina, o camisa 10 marcou  59 gols, deu 28 assistências, venceu 49 partidas, perdeu 17 e empatou quatro.
- Estive aqui algumas vezes nessa situação, é uma grande emoção. O futebol me deu tudo que consegui na vida e só tenho a agradecer ao futebol - disse Ronaldo antes de entregar a Bola de Ouro.
Segundo colocado, Cristiano Ronaldo nem viajou para a festa em Zurique já que o Real Madrid jogará na terça contra o Málaga pela Copa do Rei. Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e Zidane (1998, 2000 e 2003) também venceram o prêmio da Fifa três vezes, mas não em anos seguidos.
Quando a Bola de Ouro era organizada apenas pela revista "France Football" no futebol europeu, três jogadores foram tricampeões: Cruyff (1971, 1973 e 1974), Platini (1982, 1983 e 1984) e Van Basten (1988, 1989 e 1992). No ano passado, Fifa e "France Football" unificaram seus prêmios para o melhor do ano (e só Messi tem o troféu depois da união).
Marta perde hegemonia, e Guardiola e Barça superam Mourinho e Real
guardiola bola de ouro fifa (Foto: Reuters)Guardiola exibe o troféu de melhor técnico  (Foto: Reuters)
Nos outros prêmios da noite em Zurique, destaque para o final da hegemonia de Marta no futebol feminino: destaque da seleção japonesa campeã mundial, Homare Sawa foi eleita a melhor do mundo com 28,51%, deixando a brasileira em segundo (17,28%). A americana Abby Wambach teve 13,26%.
Entre os técnicos, Pep Guardiola (41,92%) venceu Alex Ferguson (15,61%) e José Mourinho (12,43%) para garantir o troféu da Fifa entre os homens, enquanto o japonês Norio Sasaki foi o eleito no futebol feminino. A Federação Japonesa ganhou o troféu do Fair-Play, pela recuperação do país após o terremoto em março.
Ferguson não saiu de mãos abanando da Festa de Gala e levou para casa o Prêmio Presidencial da Fifa, em homenagem ao conjunto de sua carreira. Na eleição da seleção dos 11 melhores do ano, o Barça teve cinco jogadores contra quatro do Real: Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Vidic (Manchester United), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Rooney (Manchester United).
GLOBO ESPORTE

Marta perde o hexa


Acabou a hegemonia da pentacampeã Marta no prêmio da Fifa: campeã e craque do Mundial Feminino no ano passado, a japonesa Homare Sawa desbancou a brasileira e foi eleita a melhor jogadora do mundo de 2011.
Aos 33 anos, Sawa superou ainda a americana Abby Wambach. A japonesa foi o destaque de sua seleção na conquista do Mundial, onde também foi eleita a melhor do torneio.
Japão ganha prêmios entre técnicos e "Fair-Play"
O melhor técnico de futebol feminino de 2011 também é japonês: Norio Sasaki, que superou os concorrentes Bruno Bini (França) e Pia Sundhage (Suécia). Sob o comando de Sasaki, o Japão foi campeão do Mundial Feminino batendo os Estados Unidos na final.
A Federação Japonesa ganhou também o prêmio "Fair-Play" da Fifa pela recuperação que apresentou no ano passado após o terremoto que abalou o país em março. Em dezembro, o país organizou o Mundial de Clubes.

Neymar supera Messi e Rooney e tem o gol mais bonito de 2011


Por GLOBOESPORTE.COMZurique, Suíça
Neymar superou Messi. Pelo menos na Festa de Gala da Fifa em Zurique: o golaço do craque do Santos contra o Flamengo no dia 7 de julho foi eleito o mais bonito de 2011 (assista ao lado), ficando na frente também de Wayne Rooney.
- Estou muito feliz por participar da festa e vencer o prêmio contra dois grandes craques que sou fã - disse o camisa 11 santista.
Neymar, que chegou a ser indicado entre os 23 melhores jogadores do mundo na eleição da Bola de Ouro, ganhou a votação popular no site oficial da Fifa e recebeu o prêmio Puskás das mãos do ex-atacante mexicano Hugo Sanchez.
O golaço do brasileiro concorreu com um de bicicleta marcado por Rooney pelo Manchester United de bicicleta contra o Manchester City em 2 de fevereiro, pelo Campeonato Inglês. O gol de Messi escolhido pelo júri da Fifa foi um contra o Arsenal, dia 8 de março, pela Liga dos Campeões (veja os três no Brasil Mundial FC).
neymar bola de ouro fifa prêmio (Foto: AFP)Neymar exibe o Prêmio Puskas por ter feito o gol mais bonito do futebol mundial em 2011 (Foto: AFP)

Namorada de Garay ganha o 'Balón Rosa'


Tamara Gorro é eleita pelo jornal catalão Sport a mulher de jogador mais bonita de 2011
Tamara Gorro e o troféu Balón Rosa / Reprodução/SportTamara Gorro e o troféu Balón RosaReprodução/Sport

Tamara Gorro, namorada do argentino Ezequiel Garay, do Benfica, foi eleita a mulher de jogador mais bonita do ano e faturou o troféu “Balón Rosa”. A musa obteve 27% dos votos (32 mil) na eleição promovida pelo jornal catalão Sport. 

Garay se mostrou empolgado com a premiação e se manifestou pelo Twitter. “Gracias por existir! Te amo …”, disse ele.

Tamara superou Edurne, namorada de De Gea, goleiro do United (17%), e Irina Shayk, noiva de Cristiano Ronaldo (13%). Campeã no ano passado, Zaira Nara, ex de Diego Forlán ficou em sexto.

Copa São Paulo: Bahia goleia o Guaratinguetá por 4 a 0


por Felipe Santana
Copa São Paulo: Bahia goleia o Guaratinguetá por 4 a 0
Paulinho marcou um dos gols | Foto: Divulgação / Bahia
Início de competição melhor, impossível. Na manhã deste domingo (8), enquanto o elenco profissional suava durante mais um treinamento físico, no Fazendão, o time júnior do Bahia fazia mais uma vítima na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012.
 
A equipe sub-18 do tricolor goleou o Guaratinguetá, por 4 a 0, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo. Os gols do triunfo baiano saíram dos pés do atacante Paulo César, duas vezes, do meia Paulinho e o lateral-direito Railan.

Líder do grupo T, com seis pontos, o Bahia encara o Nacional-SP, na próxima terça-feira (10), precisando apenas de um empate para assegurar vaga na segunda fase da maior competição nacional da categoria.
BAHIA NOTICIAS

Ex-goleiro é suspeito de sequestro


A polícia mexicana prendeu neste domingo o ex-goleiro da seleção mexicana Omar Ortíz, suspeito de participar de um grupo de sequestradores. Uma fonte próxima às autoridades do estado de Nuevo León afirmou à agência Reuters que o ex-atleta deve ser acusado publicamente, assim como os outros envolvidos com o crime organizado. O funcionário confirmou que Ortíz, de 35 anos, é investigado por sequestro.

Em 2010, o ex-goleiro foi suspenso após ser reprovado no teste antidoping durante a Libertadores, quando defendia o Monterrey. A suspensão acabará em abril deste ano.

Omar Ortíz estreou no futebol profissional em 1997. Atuou por Monterrey, Nexaca, Celaya e Jaguares. Pela seleção de seu país, foi convocado em três oportunidades, tendo participado de uma partida contra Honduras, válida pela Copa Ouro, em 2002.
BAND

Túlio Maravilha viaja na terça para fechar com o 'Fluminense' de Alagoas


Por Rodrigo SiricoRio de Janeiro
tulio maravilha bonsucesso copa rio (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Túlio defendeu o Bonsucesso no fim de 2011
(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)


Aos 40 anos de idade, Túlio Maravilha está perto de vestir mais uma camisa em sua longa carreira. O atacante tem tudo apalavrado com o CSE, de Alagoas. Túlio viaja à cidade de Palmeira dos Índios nesta terça-feira e, se aprovar o que vir, assina com o "Fluminense" alagoano para a disputa do estadual.
- A gente vai para lá terça-feira, para ver tudo, está quase confirmado que ele vai assinar contrato. O contato existe, mas ele vai conhecer tudo lá em Palmeira dos Índios antes de assinar - explicou Ligia Pontes, assessora de imprensa do atacante.
CSE Clube Sociedade Esportiva (Foto: Reprodução)Escudo do CSE (Foto: Reprodução)
Se assinar, a ideia é que Túlio estreie pelo novo clube já no domingo, quando o CSE encara o Coruripe, na rodada de abertura do Campeonato Alagoano. No fim de 2011, o atacante defendeu o Bonsucesso, do Rio de Janeiro, mas não houve acordo para renovação do contrato.
Segundo suas contas, Túlio tem 975 gols na carreira. A intenção do atacante é chegar à marca de 993 para, então, retornar ao Botafogo, clube com o qual tem maior identificação e pelo qual obteve maior sucesso. Há um acordo com a diretoria do Glorioso para que os sete gols que completariam 1.000 sejam marcados com a camisa alvinegra.

Amistoso entre Petrolina e Juazeirense termina em confusão


por Glauber Guerra
Amistoso entre Petrolina e Juazeirense termina em confusão
Treinadores das equipes lamentaram o episódio| Foto: Glauber Guerra
Era para ser mais um teste para o Petrolina e Juazeirense, que estão em reta final de preparação para a temporada 2012. Mas o amistoso realizado neste domingo (8), no Estádio Paulo Coelho, entre as duas equipes, terminou na metade do segundo tempo, em meio a muita confusão.

Tudo começou quando o meia-atacante Cicinho foi agredido fora do lance por um defensor do Petrolina. O árbitro da partida não marcou falta. Logo em seguida todo o time em campo já estavam envolvidos na confusão. O jogo acabou cancelado com o placar de 2 a 1 para os pernambucanos.

Pedro Manta, técnico da Fera Sertaneja, disse que não viu a agressão ao adversário. Só o bate-boca. “Não vi nada disso [agressão]. Apenas discussões. O jogo estava quente, marcação muito forte e provocações de ambos os lados. A rivalidade é muito grande, além disso o juiz estava deixando o jogo rolar. O jogo servia de preparação para as duas equipes, e terminou com uma discussão generalizada. Lamento que tenha terminado assim”, declarou ao Bahia Notícias.

Já Paulo Salles, treinador do Cancão de Fogo, confirmou a agressão ao seu atleta. “O jogo estava truncado no segundo tempo. O zagueiro do Petrolina pegou o Cicinho sem bola. O bandeirinha chegou a levantar a bandeira e depois abaixou. O goleiro deles ainda agrediu o nosso atacante [Da Silva]. Depois disso, foi uma confusão generalizada. Uma pena”, disse ao Bahia Notícias.