Às vésperas de voltar para o Iraque, no dia 1º de outubro, para continuar a comandar a seleção do país nas eliminatórias asiáticas para a Copa 2014, Zico aproveitou para visitar o CFZ na tarde desta quinta-feira e acompanhar o treino do Vasco, seu novo "inquilino" no CT até o fim de 2013. O técnico se disse contente em receber o Cruz-Maltino na sede de seu clube e até brincou com Roberto Dinamite sobre os problemas de infraestrutura que o presidente enfrentou essa semana em São Januário, após ter a água cortada por falta de pagamento. Bem-humorado, o ex-camisa 10 da Seleção disse que não pode ter calote.
- Vou dar dura nele (risos). O Roberto (Dinamite) é meu amigo. Na verdade, aqui não há problema algum. O Vasco até me ajuda, porque, além do aluguel, o clube fica responsável pela manutenção do campo. O gasto é todo dele, não tenho preocupação - explicou.
Zico contou que a dificuldade de venda de jogadores atualmente dificulta a sobrevivência dos clubes de menor expressão. Por isso, o ídolo do Flamengo pretende deixar o CFZ só como escolinha de futebol, além de continuar alugando o espaço para treinos dos times, o que já aconteceu com os quatro grandes do Rio de Janeiro desde o início da década passada.
- Ter um lugar desse às moscas não faz sentido. É preciso dar uma rotatividade nesse espaço, que está sem ser utilizado. É muito comum virem treinar aqui. Já recebi Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, inclusive times de outros estados e outros países quando vêm jogar na cidade. Até o América do México. Se soubesse o que ia acontecer, teria jogado uma bomba nos caras aqui (risos) - disse, ao lembrar a eliminação do Fla na Libertadores de 2008.
Um dos motivos da visita foi para dar um abraço no técnico Marcelo Oliveira, ex-companheiro de seleção nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1978. Mas quem ele encontrou primeiro, do lado de fora do campo, foi Sorato, recém-empossado treinador dos juniores do Vasco.
- A gente tem um time de masters e ele jogou conosco. Jogou também no CFZ. Nem sabia que ele seria treinador dos juniores. Tomara que dê certo - desejou Zico.
Antes de ir embora, o Galinho ainda recebeu o carinho do meia-atacante Carlos Alberto, que aproveitou para abraçá-lo. O camisa 10 do time cruz-maltino está lesionado e não deve se recuperar a tempo de enfrentar a Ponte Preta, domingo, às 16h, em Campinas.
GLOBO ESPORTE