sábado, 13 de março de 2010

Críticas e falhas na pista causam dor de cabeça à Indy em SP

Após uma década de ausência no calendário da Fórmula Indy, o Brasil voltou a receber a categoria em 2010. No entanto, o que se viu neste sábado, primeiro dia de treinos para a São Paulo Indy 300, deverá deixar poucas saudades nos pilotos que passam neste final de semana pelo Autódromo do Anhembi.


Antes mesmo dos treinos livres, a região da corrida já apresentava um problema comum a sua rotina: o trânsito. A Marginal Tietê, na Zona Norte de São Paulo, enfrentou excesso de veículos na manhã de sábado, segundo a própria Companhia de Engenharia de Tráfego. Com interdição em trechos específicos, a via apresentou congestionamentos.

Com temperatura na casa de 57 graus no asfalto durante o dia, os pilotos - quase sempre acessíveis, à exceção de Danica Patrick - enfrentaram o Sambódromo paulistano em busca de tempos no reconhecimento da pista estreante. Mas logo no primeiro treino livre, a Fórmula Indy já encontrou uma pista cheia de poeira (comum a traçados novos) e ondulações. Com o passar do tempo, a própria atividade na pista limpou o asfalto.

No primeiro treino, que contou com pouca torcida nas arquibancadas, o brasileiro Mário Romancini (que fazia sua estreia pela Conquest) e a venezuelana Milka Duno (da Dale Coyne) escaparam do traçado e bateram. O melhor tempo ficou com o neozelandês Scott Dixon, que completou o trecho com sua Chip Ganassi em 1min31s7707. Tony Kanaan, da Andretti, foi o terceiro do treino.

Mas o bom resultado não evitou as reclamações por parte do baiano da Andretti. "A pista é muito ondulada. Existem três ou quatro ondulações que são muito grandes. O problema do Sambódromo é a falta de aderência", criticou Kanaan, que dizia temer a possibilidade de chuva na pista - possibilidade real, segundo as previsões para o domingo.

As reclamações chegaram rapidamente aos ouvidos de Tony Cotman, engenheiro responsável pela pista. Atendendo a competidores e equipes, Cotman admitiu a mudança do local da largada (da Reta do Sambódromo para a Reta dos Bandeirantes, na Marginal Tietê), entre outras alterações. A possibilidade, porém, não será concretizada, e a largada será mantida em seu lugar de origem.

Com o passar das horas, os torcedores foram chegando animados às arquibancadas. Às 12h30, a etapa deu início a seu segundo treino livre. E a exemplo do que aconteceu no primeiro, as três primeiras colocações foram ocupadas por Scott Dixon, Ryan Briscoe e Tony Kanaan. O australiano da Penske, porém, não escapou do escorregadio piso de concreto do Sambódromo e deu sua escapada. Danica Patrick, Alex Lloyd, Hideki Mutoh, Bia Figueiredo e Raphael Matos também bateram, mas todos sem gravidade.

Com tantos problemas, a organização da prova decidiu agir. O treino de classificação, que aconteceria ainda na tarde deste sábado, foi remarcado para a manhã do domingo, entre as 8h30 e as 10h. Para tal, o Sambódromo passará por uma reforma de emergência e ganharia ranhuras em seu concreto durante a madrugada, de forma a dar mais aderência à criticada reta - que teve seu esmalte original tirado exatamente na tentativa de evitar o problema. O asfaltamento do trecho para cobrir o concreto ainda é uma possibilidade.

Antes do fim das atividades do dia, porém, um torcedor precisou ser atendido após desmaiar no Anhembi. E em meio a tantas críticas, a segurança e o atendimento médico do circuito se destacaram positivamente. Em poucos minutos, o turista argentino foi colocado em uma maca e deslocado para o Medical Center.

Ainda na tarde do sábado, o australiano Will Power terminou o terceiro e último treino livre do dia na frente. Com a Penske, ele marcou 1min31s2980 e deixou Tony Kanaan em segundo. A Reta do Sambódromo, porém, permaneceu sendo um problema, e Milka Duno, mais uma vez, quase acertou o muro.

Em meio a muitos problemas, a São Paulo Indy 300 volta a rolar no domingo. A partir das 8h (de Brasília), os pilotos estarão em ação no warm up. Às 13h, acontece a largada da prova na Reta do Sambódromo.

TERRA

Confira os tempos do treino classificatório do GP do Bahrein

O alemão Sebastian Vettel garantiu a primeira pole do ano e largará em primeiro no GP do Bahrein, neste domingo. O jovem piloto da Red Bull ocupa a primeira fila com o brasileiro Felipe Massa, que levou a melhor contra o companheiro de Felipe Massa, terceiro. Michael Schumacher sai em sétimo na primeira corrida após sua volta à Fórmula 1. Rubens Barrichello, da Williams, foi o 11º mais rápido.


Confira os tempos e o grid de largada

Q3 (última parte do treino, com os dez mais rápidos das fases anteriores disputando a pole)

1 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min54s101
2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)- 1min54s242
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min54s608
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min55s217
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min55s241
6 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min55s284
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min55s524
8 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1min55s672
9 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1min55s885
10 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min56s309

Q2 (segunda parte do treino, na qual os sete mais lentos são eliminados)

11 - Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min55s330
12 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min55s653
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min55s857
14 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min56s237
15 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min56s265
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min56s270
17 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min56s619

Q1 (primeira parte do treino, na qual os sete mais lentos são eliminados

18 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min57s071
19 - Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min59s6728
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min59s852
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 2min00s313
22 - Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 2min00s587
23 - Bruno Senna (BRA/Hispania) - 2min03s240
24 - Karun Chandhok (IND/Hispania) - 2min04s904

TERRA

Bahia goleia Feirense de virada fora de casa

Apesar do susto no início, foi mais fácil do que se esperava a estreia do Bahia na segunda fase do Campeonato Estadual. Neste sábado à tarde, o Tricolor de Aço mostrou poder de reação e goleou o Feirense por 5 a 1, de virada, assumindo a liderança do grupo 1, com três pontos e quatro gols de saldo.

Krill abriu o placar aos 15 minutos, mas Bruno Silva, aos 18, e Rodrigo Graal, aos 27, deixaram o Tricolor de Aço em vantagem ainda antes do intervalo. No segundo tempo, Rogerinho saiu do banco de reservas aos 11 e ampliou a diferença aos 15, em cobrança de falta.


Ficou ainda mais fácil quando Valdo e Sandro foram expulsos, aos 20 e 25. Com dois a mais, o Bahia até demorou a transformar a vitória em goleada. Renato Gaúcho aumentou o poderio ofensivo do Bahia aos 28, subtituindo o zagueiro Marcone pelo atacante Lima, mas só comemorou de novo depois dos 40. Ananias, aos 43, acertou um belo chute de fora da área, ampliando para 4 a 1. Já nos acréscimos, Edílson desencantou e fez o primeiro gol com a camisa tricolor, completando cruzamento na pequena área.

O Bahia volta a jogar na quarta-feira, pela Copa do Brasil. Enfrenta o Atlético-GO, fora de casa, às 21h50. Pelo Baiano, a próxima partida é no domingo, às 16h, contra o Fluminense de Feira de Santana, em Camaçari. O Feirense tenta se recuperar diante do Camaçari, sábado, às 17h.


A Tarde.

ABERTURA DO MUNICIPAL EM ITAPETINGA

Arbitragem da primeira rodada.

Informamos que em reunião realizada no dia 11 de março (quinta), foram realizados os acertos finais a respeitodos pagamentos das quotas para os Campeonatos realizados pelaPrefeitura neste ano.


Diante do exposto, informamos que no próximo domingo (14.03), haverá a abertura do Campeonato Municipal de Itapetinga - 2010, obedecendo a seguinte escala:

ÁRBITRO CENTRAL: Ramildo Rocha Souza
ÁRBITRO ASSISTENTE 1: Adailton Valter de Oliveira
ÁRBITRO ASSISTENTE 2: José Azevedo Santos
ÁRBITRO RESERVA 1: Valtiner Francisco da Conceição
ÁRBITRO RESERVA 2: Jovan Santos

TIMES:

Fluminense Futebol Clube X Grêmio Sportivo Nova Itapetinga

HORÁRIO DO JOGO: 15h00m
HORÁRIO DE CHEGADA AO ESTÁDIO: 13h30m

OBS.: Após a partida, a COMUNICAÇÃO DE PENALIDADES deverá ser preenchida ainda dentro do vestiário, pois a mesma deverá ser entregue às respectivas equipes e a SÚMULA DO JOGO, entregue até as 17h00m na Secretaria de Esporte e Lazer do primeiro dia útil após a realização da partida.

ABRAÇOS E BOA SORTE A TODOS,

Alexandre Santana Costa
Presidente/AAFCI

Adriano: 'Estou com 101kg, o ideal é 99kg'

Nesta sexta-feira, após o treinamento na Gávea, finalmente Adriano resolveu se pronunciar após toda a confusão que gerou o seu afastamento da equipe do Flamengo. O Imperador também comentou sobre a sua condição física.


- Disseram que eu estava oito quilos acima do peso. Estou com 101 quilos, e meu peso ideal é 99 quilos. Estou sendo sincero - afirmou.

Cotado para o clássico contra o Vasco, neste domingo, o atacante revelou que seus problemas conjugais não influenciaram sua vontade de jogar pelo Mengão. E garantiu: a repercussão sobre o episódio na Chatuba só foi tão grande porque era ele o personagem principal.

Confronto deixa Gepe em alerta para domingo

Abriga entre rubro-negros e vascaínos que resultou na morte do torcedor Anderson Ferreira Ribeiro, de 19 anos, na noite desta quinta-feira, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, deixou o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) em alerta para o clássico de domingo entre Flamengo e Vasco , no Maracanã.


Segundo o comandante do Gepe, tenente-coronel, Luiz Octávio, as investigações estão em andamento e apontam para um suposto integrante de uma facção rubro-negra como o responsável pelo assassinato.

- Ao que parece, o torcedor morto foi baleado por algum integrante de uma facção organizada do Flamengo, e os feridos também são da facção vascaína Força Jovem. A investigação está sendo tratada pelas placas de automóveis para chegarmos ao responsável pelo disparo. Se o acusado for confirmado como integrante de uma facção do Flamengo, a mesma será punida e impedida de entrar no Maracanã com faixas, bandeiras e instrumentos, além deste cidadão responder por seus atos - disse o comandante ao LANCENET!

O ocorrido em uma dia no qual as duas equipes sequer estavam em campo alertou ao tenente-coronel, que já se reuniu com torcedores vascaínos e tem um encontro agendado para esta sexta-feira com as principais facções de Flamengo e Vasco.

- Tive uma reunião com integrantes da Força Jovem, na quinta-feira, e acertei com eles o local de encontro e escolta para o clássico de domingo. Nesta sexta, tenho uma reunião agendada com eles, além da Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem do Flamengo para definir o horário de saída de cada uma e encontro para as escoltas ao Maracanã - revelou.

Os vascaínos partirão de São Januário, local do ponto de encontro, enquanto os rubro-negros devem ser escoltados por um trajeto beirando a linha do trem. As regiões de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí não serão esquecidas pela PM, que planeja forte efetivo para as áreas.

Dentro do Maracanã, 200 policiais cuidarão da segurança dos torcedores. O efetivo externo ainda será definido.

LANCENET

Por Vitor, William vai para o Goiás e Wendel fica no Palmeiras

Uma mudança de última hora nas negociações entre Palmeiras e Goiás: em troca do lateral direito Vitor, o Verdão vai ceder o meia-atacante William por empréstimo, além de Deyvid Sacconi e Daniel Lovinho. O curinga Itapetinguense Wendel seguirá no Palestra Itália.


No treino da tarde desta sexta-feira, na Academia de Futebol, o técnico Antônio Carlos Zago já não conta com o trio de atletas, que embarcará nos próximos dias para Goiânia. Vitor, por sua vez, vai passar a integrar o grupo alviverde na próxima semana.

Para contratar o lateral do Goiás, o Palmeiras desembolsou R$ 700 mil e vai custear os salários dos três jogadores emprestados. Vitor fechou um contrato de quatro anos com o Verdão.

LANCEPRESS!