De todos os 20 clubes que disputam a Série A, nenhum marcou menos gols do que o Bahia. São 36 em 37 partidas, o que resulta em uma média de menos de um tento por jogo. Para piorar a situação, o artilheiro Souza deixou o campo com dores na coxa na última partida e é desfalque certo para o decisivo duelo deste domingo, contra o rebaixado Atlético-GO, no Serra Dourada.
Artilheiro da equipe na temporada com 27 gols, Souza balançou as redes oito vezes no Campeonato Brasileiro e aparece como principal goleador do Bahia na competição nacional, seguido de perto pelo volante Fahel e pelo meia-atacante Gabriel, ambos com seis. Sem o camisa 9, o técnico Jorginho tem seis opções para formar o ataque ao lado de Gabriel, mas a definição deve ocorrer apenas no final da semana.
Júnior, Ciro, Rafael, Jones, Cláudio Pitbull e Elias – responsáveis por 23 gols do Bahia na temporada – estão na disputa pela vaga, mas nenhum deles chegou a convencer durante o segundo semestre. O camisa 99 sequer figurou entre os reservas sob o comando de Jorginho e é ‘carta fora do baralho’. Elias e Jones são os favoritos, mas ambos passam por um longo jejum de gols.
Ciro, por sua vez, não veste a camisa tricolor há 23 rodadas, enquanto Cláudio Pitbull não agradou nas sete partidas que esteve em campo e foi às redes apenas uma vez. Já o atacante Rafael Gladiador está escalado para o jogo desta terça, contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil sub-20, e dificilmente será aproveitado por Jorginho. Já Lulinha ainda volta de lesão e está descartado.
Quem também não jogará a última partida o Brasileirão é o volante Fabinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Danny Morais segue como dúvida e ainda será reavaliado pelo departamento médico para saber se reúne condições de jogo para domingo. Em contrapartida, Jorginho tem como certa a volta do lateral Neto, que cumpriu suspensão na rodada passada.
UOL ESPORTE