quarta-feira, 6 de julho de 2011

Catar propõe à Fifa jogos de 3 tempos de 30 min na Copa 2022

A Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) recebeu um pedido para que as partidas da Copa do Mundo de 2022, no Catar, sejam jogadas em três tempos de 30 minutos. A mudança serviria para evitar que a saúde dos atletas seja prejudicada pelas altas temperaturas do país, explicou Michael Beavon, engenheiro-chefe da empresa dona da tecnologia de resfriamento que será utilizada na construção dos estádios do Mundial.
A declaração de Beavon foi feita nesta quarta-feira a delegados da Fifa, na Conferência de Infra-estrutura do Catar, em Londres. Segundo o engenheiro, a nova tecnologia de resfriamento do ar é feita a partir de energia solar, não gera emissão de carbono e conseguirá manter a temperatura em torno de 24ºC dentro dos estádios. Para driblar o calor, o país também propõe a criação de nuvens artificiais. A possibilidade da Copa ser realizada em janeiro (mês de temperaturas menores) foi negada pela Fifa.
"Há um pequeno risco de lesão por calor quando a temperatura está entre 24ºC e 29ºC, mas acima disso o risco atinge proporções alarmantes. A Fifa já confirmou que se a temperatura atingir 32ºC, a partida será interrompida e jogada em três tempos de 30 minutos, e não em dois de 45. Isso permite que os jogadores se reidratem mais vezes antes de continuar jogando. Mas é claro que isso provocaria transtornos para as televisões", afirmou Beavon.
Um porta-voz da Fifa, no entanto, negou que a mudança no formato dos jogos já tenha sido confirmada: "Essa possibilidade ainda não foi discutida. Em todo caso, teríamos que modificar as regras do jogo, o que teria que ser analisado e aprovado pela International Board (entidade que controla as regras do futebol)."
As regras dizem que uma partida oficial de futebol deve ter dois tempos de 45 minutos, a não ser que ambos os times entrem em acordo com a arbitragem sobre uma possível redução do tempo de jogo - o que pode fazer com que a partida deixe de ser considerado um jogo oficial e torne-se um amistoso.
IG

Técnico da Fifa inspeciona Resort Canabrava e Estádio Mário Pessoa

O engenheiro Elisandro Ramos, da empresa Arena Brasil, contratada do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa no Brasil em 2014, inspecionou, na manhã desta quarta-feira (6), o Resort Canabrava, candidato a sediar um Centro de Treinamento de Seleções (CTS). Acompanharam o técnico na inspeção, o secretário do Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, e o coordenador de Relação Internacionais e Esportivas da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Marco Antônio Costa.


Recebidos no Resort Canabrava pela dirigente Maité Teixeira, o representante da Fifa tomou informações sobre a estrutura e infraestrutura interna e externa do hotel e de Ilhéus, realizou medições nos equipamentos existentes ligados à prática esportiva e fotografou todos os ambientes. O Resort Canabrava é um dos oito empreendimentos selecionados na Bahia pelo Comitê Organizador da Copa com possibilidade de sediar um Centro de Treinamento de Seleções.

Em seguida, o engenheiro Alisando Ramos também realizou uma vistoria no Estádio Mário Pessoa e no Ginásio de Esportes Herval Soledade. No local, foram adotados todos os procedimentos de rotina com vistas a avaliar as possibilidades para abrigar uma das seleções participantes da Copa do Mundo. Além das condições físicas e estruturais do estádio, o engenheiro também avaliou a acessibilidade e a segurança, itens considerados importantes para a aprovação.

Segundo o coordenador da Secopa, Marco Antônio Costa, inicialmente, a vistoria do Estádio Mário Pessoa não seria realizada de forma oficial, mas que foi incluída após as gestões feitas pela Prefeitura junto à Secopa e aceita pela Comissão Organizadora. O coordenador ressalta que esses locais visitados são os que atendem apenas aos requisitos básicos, como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros, o que não é uma garantia de utilização na Copa do Mundo.

Apelos turísticos – Outros equipamentos turísticos esportivos de Ilhéus ainda poderão se candidatar sediar seleções na Copa do Mundo de 2014, já que “outras janelas” de inscrição serão abertas posteriormente em 2012 e 2013. “O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 CTS, mas busca atingir a marca de 90 locais, que serão escolhidos de acordo o mesmo critério. Ilhéus possui todas as condições de ser escolhida, pois possui uma boa estrutura e é uma cidade que oferece apelos turísticos históricos, sol, mar e mata atlântica”, lembra Marco Antônio Costa.
R2CPRESS

Terremoto atinge região perto de Córdoba, próxima parada da Seleção


Por GLOBOESPORTE.COMCampana, Argentina
Terremoto Argentina (Foto: Reprodução Inpre)Imagem divulgada pelo Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina da região atingida pelo terremoto na região de Córdoba (Reprodução INPRES)
Regiões próximas a Córdoba e Mendoza, duas cidades sede da Copa América da Argentina, sofreram terremotos no inicio da tarde desta quarta-feira. A primeira delas é o próximo ponto de parada da Seleção Brasileira, que lá enfrenta o Paraguai, sábado, às 16h, pela segunda rodada do Grupo B da competição.
mapa terremoto argentina 2 (Foto: arte esporte)A localização de Córdoba e Mendoza no mapa
da Argentina (Foto: Arte Esporte)
O tremor atingiu 4,2 graus na escala Ritcher e aconteceu às 13h49m desta quarta-feira. O epicentro aconteceu a 95 quilômetros de Córdoba, cidade que vai receber a Seleção Brasileira a partir de quinta-feira à noite. O terremoto pode ser sentido na região de Punilla, Sierras Chicas e alguns bairros da sede do torneio.
Pouco antes, às 11h44m, um outro tremor atingiu a região de Mendoza, outra cidade-sede da Copa América. O abalo sísmico foi de 4,8 graus na escala Ritcher e o epicentro aconteceu a 25 quilômetros do centro de Mendoza.
Segundo informações preliminares do Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina (INPRES), os tremores não causaram danos consideráveis nas regiões atingidas. E não devem causar problemas para a sequência da Copa América. Nesta quinta-feira à noite, logo depois do jantar, a Seleção Brasileira tem viagem programada para Córdoba em um voo fretado que sai de Buenos Aires, capital da Argentina. 
Além de enfrentar o Paraguai em Córdoba, o Brasil de Mano Menezes encara o Equador, no próximo dia 13, pela última rodada da fase de grupos. Se passar em primeiro e chegar às semifinais, o duelo será em Mendoza, outra região atingida.
Em outra cidade-sede da Copa América, San Juan, a apenas 160 quilômetros e Mendoza, abalos sísmicos costumam ser comuns. Em 1944, um forte terremoto deixou 10 mil vítimas e é considerado até hoje a maior tragédia natural da história argentina. 

Brasil deixa de espionar a Argentina para ver novela

O site da TV Globo Internacional define Insensato Coração como "a novela que deixa a razão de lado". Os jogadores da seleção brasileira conhecem bem esse enredo. A maioria deles se reúne para assistir à trama na concentração em Campana, em meio à disputa da Copa América. O ritual será repetido enquanto a rival Argentina estiver em campo na noite desta quarta-feira, contra a Colômbia.
"A gente não vai ver esse jogo porque Insensato Coração estará bombando no mesmo horário. Todo mundo ficou ligadão na novela. Vamos deixar para analisar os adversários na hora em que formos enfrentá-los", postergou o lateral direito Daniel Alves, risonho.
Há tempo, contudo, para a seleção brasileira assistir a uma parte da partida entre Argentina e Colômbia. Segundo a grade de programação da TV Globo Internacional, a novela desta noite será exibida das 20h54 às 22h03, com repetição às 1h59. O jogo, válido pelo grupo B da Copa América, está marcado para as 21h45. "Mas a nossa preocupação é com o Paraguai", disse Daniel Alves, referindo-se ao próximo adversário da seleção brasileira.
O atacante Neymar é outro a demonstrar mais empolgação com a novela do que com a possibilidade de espionar a Argentina, que sedia a Copa América e também é apontada como favorita ao título. "Insensato Coração é o nosso passatempo.
GAZETA ESPORTIVA

Giba elogia performance dos reservas: ‘Não é sorte, é trabalho’


Por GLOBOESPORTE.COMGdansk, Polônia
O Brasil perdia por 2 sets a 0 quando Giba entrou em quadra. O camisa 7, junto com outros reservas, deu novo ânimo à equipe e, no tie-break, conquistou a vitória sobre os cubanos pela fase final da Liga Mundial (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). A reação pelas mãos de atletas que começaram a partida no banco fez o ponteiro elogiar o plantel brasileiro e o trabalho desenvolvido pela comissão técnica, que deu oportunidade a vários jogadores durante a fase de grupos do torneio.
- É o poder do Brasil. Mudamos três, quatro peças e não cai o nível. Contra a Polônia começamos com um sexteto. No ouro jogo, outro sexteto. O técnico deles já não sabia mais como nos marcar. Nesta quarta mudamos todo mundo e, no terceiro set, pegamos o controle. Não é sorte, é trabalho.
Giba também destacou a confiança do grupo. Segundo o jogador, este é um diferencial da seleção em relação aos adversários.
- Na maioria dos jogos decisivos, ganhamos dois pontos. Algumas equipes pensam “será que dá?”. Conosco não tem esse “será”. Nós sabemos que vai dar.
vôlei giba brasil cuba (Foto: divulgação / FIVB)Giba dá gancho: ponteiro entra no terceiro set e marca 10 pontos contra Cuba  (Foto: divulgação / FIVB)
O Brasil volta à quadra às 8h30m desta quinta-feira, contra os Estados Unidos. Os americanos, que perderam para a Rússia nesta quarta, precisam vencer para seguir com chances de classificação para as semifinais. Na fase classificatória, cada equipe venceu dois confrontos, todos pelo placar de 3 sets a 1.

Com dois de Cristiane e golaço de Erika, Brasil vence Guiné e fica líder


Por GLOBOESPORTE.COMFrankfurt, Alemanha
Um balão e um chute de primeira. Bastou o tradicional toque da qualidade verde e amarelo para definir uma partida que estava amarrada e com cara de zero a zero a favor do Brasil, nesta terceira rodada da fase de classificação doMundial Feminino de Futebol. Aos quatro minutos da etapa final, Erika marcou um golaço (assista no vídeo ao lado) e abriu o placar. Aí tudo ficou mais fácil. Cristiane ampliou pouco depois, fez mais um nos acréscimos, e a Seleção Canarinho garantiu mais três pontos e assegurou a liderança do Grupo D do Mundial, batendo"a irmã" Guiné Equatorial por 3 a 0.
Dessa vez, a equipe de Guiné não protagonizou nenhum lance bizarro, mas a mesma Bruna, que vinha se destacando como marcadora implacável de Marta, cometeu um pênalti no último minuto. Curiosamente, ela foi a mesma que colocou a mão na bola dentro da área no jogo contra a Austrália. A árbitra, dessa vez, acertou, assinalou a penalidade máxima e selou o resultado final, com cobrança perfeita de Cristiane.
Com 100% de aproveitamento e nove pontos conquistados nesta fase - a equipe derrotou Noruega, e Austrália, além da própria Guiné -, as brasileiras asseguram o primeiro lugar da chave. O adversário das quartas de final sai do confronto entre Suécia e Estados Unidos, que se enfrentam às 15h45. Quem perder enfrenta o Brasil no próximo domingo, às 12h30 (de Brasília) em Dresden. No outro jogo do Grupo D, a Austrália bateu a Noruega por 2 a 1 e também garantiu vaga na próxima fase, para pegar o vencedor de Suécia x EUA.

Após negociar Conca, Fluminense pode contratar Robinho

Indicado pelo técnico do Sampaio Correa, Josué Teixeira, ao treinador do Fluminense, Abel Braga, o zagueiro maranhense Robinho, um dos destaques do clube maranhense na conquista do bicampeonato estadual. O jogador viajou para o Rio de Janeiro, a fim de ser observado por 25 dias pela comissão técnica da equipe campeã brasileira.


Atualmente com 25 anos, o jogadores chegoiu nesta terça-feira nas Laranjeiras para iniciar o período de testes. Essa não é a primeira oportunidade de Robinho fora do Sampaio, mas é o primeiro time grande do futebol brasileiro na carreira do jogador. Em outras oportunidades, o zagueiro foi cedido pelo Sampaio a times do interior paulista, como o Rio Claro. “Pretendo agarrar a chance com unhas e dentes”, disse Robinho.


A ida de Robinho para o Flu vinha sendo negociada desde a semana passada, mas a notícia não foi divulgada, por causa da realização do superclássico. Tudo começou em um telefonema do técnico Josué Teixeira para cumprimentar Abel Braga, pela sua volta ao futebol brasileiro, mais precisamente ao Tricolor no qual os dois treinadores trabalharam juntos.

Preocupado em reforçar a zaga do time carioca, que tem como titulares Leandro Euzébio, Gum e Edinho, Abel Braga perguntou ao treinador do Sampaio se ele teria um jogador da posição para lhe indicar.

"Mostrei vídeos de vários jogadores do Sampaio, mas ele gostou do Robinho.

ECPP vence amistoso em Cândido Sales


Jogando amistosamente na tarde desta terça feira, 5, na cidade de Cândido do Sales, o Vitória da Conquista venceu a seleção local por 2x0 com gols de Mailson (foto) e Mauricio.
Foi o segundo amistoso em preparação para a Série D. No próximo domingo (10), às 15 horas acontece mais um jogo preparatório contra a seleção de Itapetinga, no estádio Primaverão.
FONTE: SITE OFICIAL

Com bom retrospecto fora, Bahia enfrenta Avaí em Florianópolis

Margarida Neide/Agência A TARDE
Contra o Avaí, Júnior quer marcar seu primeiro gol com a camisa do Bahia
Contra o Avaí, Júnior quer marcar seu primeiro gol com a camisa do Bahia
Com um ótimo retrospecto fora de Salvador, o Bahia enfrenta o Avaí no Estádio da Ressacada, nesta quarta-feira, 6, às 19h30, para conquistar o terceiro triunfo na Série A 2011. Até a sétima rodada, o tricolor conquistou duas vitórias, ambas como visitante.
Se vencer, o Bahia pode se tornar um dos visitantes mais “ingratos” da competição, já que conquistaria o terceiro triunfo nessas condições. Até o momento, apenas o São Paulo, vice-líder, conquistou três vitórias fora de seus domínios.
Além do bom desempenho como visitante, conta a favor do tricolor o mau momento que atravessa o time catarinense, que ainda não venceu na Série A. Em três jogos no Estádio da Ressacada, o Avaí perdeu dois, para Fluminense e Atlético-MG, e empatou com o América-MG.
CLICK PARA AMPLIAR
Para o técnico René Simões, entretanto, essa não é uma vantagem. “A situação do Avaí nos preocupa, pois eles tentarão de tudo para reagir na competição. Temos que ser inteligentes para explorarmos suas deficiências. Será um jogo difícil, mas acredito que estamos preparados”, afirmou.
ATARDE

Mensagens com cenas picantes de Roger e Deborah Secco viram vírus na web

Após Daniela Cicarelli e Ronaldo, hoje separados, serem vítimas de vídeos na internet com supostas cenas de uma relação sexual, nas últimas semanas outro casal balado da atualidade, Roger e Deborah Secco, estão na mira de alguns internautas. Emails estão sendo enviados para pessoas com esta chamada e ao clicar ambos acabam sendo vítima de virus.


Além da mensagem na web ter em sua chamada cenas picantes do jogador do Cruzeiro e da atriz da Rede Globo de Televisão, a notícia de que a musa de muitos brasileiros estaria sendo afastada da novela “Insensato Coração”, na qual é protagonista, por causa deste fato, também chama a atenção dos internautas e estimula ainda mais o “clique” das pessoas.


Roger e Deborah ganham destaque nas mídia pois, além dele ser um dos jogadores mais experientes em atividade no Brasil, o atleta já se envolveu com outras celebridades, como a ex-jogadora de vôlei Leila e a apresentadora Adriane Galisteu.
FUTEBOL INTERIOR








Na estreia de Espinosa, Duque perde para Grêmio-SP e segue na lanterna

Diante de apenas 104 pagantes, o Duque de Caxias, na estreia do técnico Valdir Espinosa, sofreu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro da série B. Em partida muito movimentada, disputada na noite desta terça-feira, no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, o Grêmio Barueri derrotou a equipe da Baixada Fluminense por 3 a 2.
Com o resultado a equipe paulista subiu para o nono lugar com 13 pontos, enquanto o Duque de Caxias segue na lanterna da competição com apenas três pontos ganhos. Na próxima rodada o Duque de Caxias vai encarar o ABC em Natal. O Grêmio Barueri vai receber o Icasa.
GAZETA ESPORTIVA

Reserva entra vaiado no lugar de Schwenk e dá vitória ao Criciúma


Por GLOBOESPORTE.COMCriciúma, SC
O técnico Guto Ferreira e o atacante Zé Carlos, do Criciúma, viveram uma noite de fortes e antagônicas emoções no segundo tempo da vitória de 2 a 0 sobre o Goiás, nesta terça-feira, no estádio Heriberto Hulse, na abertura da décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Ao substituir Schwenk, o ídolo da torcida, o técnico foi muito xingado, e o reserva entrou em campo sob vaias. No entanto, foi justamente Zé Carlos que marcou os dois gols da vitória da equipe catarinense(veja no vídeo ).
O resultado tirou o Criciúma da oitava e o colocou na quinta colocação, agora com 17 pontos, o mesmo que Portuguesa, Paraná e Americana, mas com desvantagem no número de vitórias. Já o Goiás, que não conquistou um ponto sequer fora de casa, parou nos nove pontos e permanece em 15º.