- O famoso “jeitinho brasileiro” pode custar caro ao país no mundo político e esportivo. Isso porque as obras em nove dos 12 aeroportos das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 não devem ficar prontas até a realização do torneio. A informação foi divulgada pelo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
De acordo com a fundação, a “situação é preocupante”. Isso porque os especialistas do Ipea afirmam que uma obra de infraestrutura nos aeroportos levam em torno de sete anos. Sendo que os aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT) sequer saíram da fase de elaboração de projeto.
A atual infraestrutura aeroportuária é insuficiente para o recebimento de um evento da magnitude de uma Copa do Mundo. Estudos do Ipea apontam que 14 dos 20 principais aeroportos brasileiros operam acima de sua capacidade. O motivo é que, além do aumento da demanda, não houve investimentos suficientes por parte do setor público.
2003 para 2010, houve uma evolução de R$ 503 milhões para R$ 1,3 bilhão nos investimentos públicos anuais. No entanto, na visão do Ipea os valores ainda são insuficientes.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por sua vez, planeja investir, até 2014, R$ 5,23 bilhões nos 13 aeroportos principais aeroportos do país.
Diante deste dados, a oposição colocou as “mangas de fora” e já sugere que o país desista de organizar a Copa. “O melhor seria o governo brasileiro pedir desculpas à Fifa e não organizar o Mundial”, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
A atual infraestrutura aeroportuária é insuficiente para o recebimento de um evento da magnitude de uma Copa do Mundo. Estudos do Ipea apontam que 14 dos 20 principais aeroportos brasileiros operam acima de sua capacidade. O motivo é que, além do aumento da demanda, não houve investimentos suficientes por parte do setor público.
2003 para 2010, houve uma evolução de R$ 503 milhões para R$ 1,3 bilhão nos investimentos públicos anuais. No entanto, na visão do Ipea os valores ainda são insuficientes.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por sua vez, planeja investir, até 2014, R$ 5,23 bilhões nos 13 aeroportos principais aeroportos do país.
Diante deste dados, a oposição colocou as “mangas de fora” e já sugere que o país desista de organizar a Copa. “O melhor seria o governo brasileiro pedir desculpas à Fifa e não organizar o Mundial”, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
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