sexta-feira, 2 de março de 2012

Estatuto da CBF pode mudar, e limite à reeleição gera polêmica


Além de discutir a situação de Ricardo Teixeira no comando da CBF, a Assembleia Geral realizada na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, debateu também possíveis alterações no estatuto da entidade.Três alterações foram debatidas oficialmente: a proibição de contribuições financeiras para campanhas políticas, a antecipação da divulgação dos candidatos de seis meses para um ano e o veto àqueles que têm cargo em federações de ter um também na CBF. Uma quarta alteração  foi ventilada por alguns presidentes - mas gerou polêmica: limitar a dois mandatos o exercício da presidência da entidade. Nesse caso, o mandato máximo de um presidente seria de oito anos (dois mandatos de quatro).
A discussão do fim da reeleição gerou discórdia. O presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, disse que o tema foi proposto mas não aprovado:
- Isso precisa de uma ratificação posterior. 
Nos bastidores, alguns dirigentes disseram que que o limite à reeleição foi debatido. Outros negaram veementemente.
- Isso é muito importante e só deve ser discutido oficialmente na próxima assembleia - disse um presidente, que preferiu se manter anônimo.
- Isso não foi discutido em momento algum  - disse Marco Polo del Nero, presidente da Federação de São Paulo. 
Ricardo Teixeira na Assembleia Geral da CBF (Foto: Ricardo Stuckert / CBF)a (Foto: Ricardo Stuckert / CBF)
O pernambucano Carvalho chegou a dizer que as outras mudanças já foram aprovadas:
- Todos os presidentes já chegaram à assembleia sabendo das mudanças. Claro que elas foram expostas novamente aos presidentes, para detalhar as alterações, explicar as mudanças propostas e fazer pequenos ajustes. Tudo foi votado e aprovado por unanimidade. A reforma no estatuto da CBF é uma proposta dele (Ricardo Teixeira). O mérito é dele. A assembleia analisou e fez algumas alterações técnicas, mas insignificantes – disse Carvalho.
O dirigente afirmou ainda que a tendência é que Ricardo Teixeira peça mesmo licença do cargo de presidente para cuidar da saúde. Em algumas federações, esse assunto é tratado como certo, porque teria sido “negociado” na Assembleia Geral.
- Ele fará alguns exames e certamente fará um tratamento menor. Assim, o vice (José Maria Marin) assume normalmente e em 2014 haverá eleição – falou Carvalho.
Marco Polo Del Nero, da Federação Paulista de Futebol confirmou o veto às doações para campanhas politicas e a mudança no prazo para apresentar os candidatos da eleição.
- No caso das contribuições para campanhas políticas, nós precisamos nos adequar à legislação vigente e isso vai estar no estatuto. Quanto ao prazo de um ano para antecipar a eleição, isso é comum em outras federações e será também na CBF  – declarou o mandatário do futebol paulista.
O presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelletto, segue a mesma linha de Del Nero. Segundo ele, o limite à reeleição não foi assunto:.
- Em relação a uma eleição, a única coisa alterada foi essa antecipação para um ano antes do prazo, o que para mim não muda em nada – falou Novelletto.
Há uma nova Assembleia Geral da CBF planejada para abril.  Francisco Cezário de Oliveira, presidente da Federação de Mato Grosso do Sul, foi o mais enfático ao falar sobre a reeleição. E afirma preferir o sistema atual, em que o presidente pode ser reeleger quantas vezes quiser. Tanto que Ricardo Teixeira está no poder da CBF há mais de 20 anos.
- É uma entidade privada, a pessoa pode tentar se reeleger tantas vezes quanto quiser – falou Cezário de Oliveira.
Já André Pitta, da Federação Goiana, parece ter sido pego de surpresa com as possíveis alterações no estatuto da CBF.
- É a primeira vez que ouço falar sobre estas mudanças. Pode ter sido sugestão de algum dirigente, mas eu não fiquei sabendo.
GLOBO ESPORTE

Valcke perde a paciência e critica Brasil: ‘Não está funcionando’


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Jerome Valcke, reunião da Copa do Mundo 2014 (Foto: Jorge William/Agência O Globo)Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa
(Foto: Jorge William/Agência O Globo)
A demora na aprovação da Lei Geral da Copa parece ter tirado de vez a Fifa do sério. Nesta sexta-feira, no encontro da International Board, em Bagshot, na Inglaterra, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, fez duras críticas ao andamento dos preparativos para o Mundial no Brasil em 2014.
- Lamento dizer, mas as coisas não estão funcionando no Brasil - disse o dirigente, à agência Reuters.
Valcke, que normalmente não costuma distribuir elogios gratuitos, foi mais duro do que o normal. Para o dirigente, os organizadores da Copa de 2014 deveriam receber “um empurrão nas costas", uma vez que “pouco está acontecendo no Brasil”.
As maiores preocupações da Fifa, segundo Valcke, dizem respeito a questões de transportes e hotelaria. Além, é claro, da demora para a aprovação da Lei Geral.
Não existe um 'plano B' para o Brasil. Nossa maior preocupação é preparar o Brasil para receber tanta gente, já que muitas pessoas querem ir ao país durante a Copa"
Jérôme Valcke
- Deveríamos ter recebido esses documentos assinados até 2007, e estamos em 2012. Não há hotéis suficientes. Apenas São Paulo e Rio de Janeiro têm quartos suficientes. Se pensarmos em Manaus, por exemplo, precisamos de mais quartos – frisou o dirigente, que também criticou o difícil acesso à Arena da Fonte Nova, em Salvador. Valcke esteve na cidade em janeiro.
Jérôme Valcke garantiu que os brasileiros não correm o risco de ficar sem a Copa do Mundo, uma vez que a Fifa não trabalha com uma segunda opção. Mas se mostrou preocupado com a situação dos torcedores de todo o mundo que pretendem vir ao Brasil durante o Mundial.
- Não existe um "plano B" para o Brasil. Nossa maior preocupação é preparar o Brasil para receber tanta gente, já que muitas pessoas querem ir ao país durante a Copa.
Por fim, o dirigente provocou mais uma vez a organização da Copa, comparando a preparação do Brasil com a da África do Sul e dizendo que os brasileiros estão mais preocupados em ganhar a Copa do que organizá-la.
- A prioridade da África do Sul foi organizar a Copa do Mundo, não ganhá-la. Parece que todos no Brasil só pensam em ganhar a Copa, e isso precisa mudar - disse o dirigente que, curiosamente, em janeiro, falou que a Copa do Mundo só seria perfeita para os brasileiros caso a Seleção Brasileira conquistasse o hexacampeonato.
As declarações de Jérôme Valcke se dão dois dias após a votação da Lei Geral ser adiada para a próxima semana. Em sua última visita ao país, em janeiro, o dirigente cobrou a rápida aprovação da lei. Procurado, o COL não quis se pronunciar, alegando que as críticas do secretário-geral foram direcionadas ao governo brasileiro e ao setor privado.
Valcke chega ao Brasil no dia 12 de março para a segunda de suas visitas bimestrais em 2012 às cidades-sede. No mesmo dia, irá a Recife visitar, ao lado dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, a Arena Pernambuco, candidata a receber jogos da Copa das Confederações. No dia seguinte, a comitiva segue para Brasília para uma vistoria ao Estádio Nacional Mané Garrincha, palco da abertura da Copa das Confederações, em 2013.
Na dia 14, a comitiva da Fifa se reunirá na capital federal com membros do Comitê Organizador Local (COL) e com o ministro dos esportes, Aldo Rebelo, para avaliar os próximos passos na preparação para o Mundial. Encerrando a agenda, Valcke irá a Cuiabá conhecer a Arena Pantanal, no dia 15.
Globo Esporte

Luxa confidencia a amigos que maior decepção no Fla foi R10


Vanderlei Luxemburgo, hoje técnico do Grêmio, confidenciou a amigos que sua maior decepção no Flamengo foi o comportamento de Ronaldinho Gaúcho. O treinador, que tem uma multa de R$ 4 milhões a receber do clube carioca, voltou a dizer que em breve revelará todos os detalhes de sua saída do Rubro-Negro.

Treino Flamengo - Ronaldinho e Luxemburgo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)Os desentendimentos entre o treinador e o craque começaram ainda na reta final do último Brasileiro. Luxa confidenciou a amigos que R10 não estaria correndo em campo por estar com parte dos salários atrasados.

Na pre-temporada rubro-negra em Londrina (PR), a crise estourou. Ronaldinho perdeu vários treinos no período da manhã por ficar dormindo na concentração. Luxemburgo reclamou de falta de comprometimento por parte do jogador com a presidente Patricia Amorim.
Houve ainda o episódio em que R10 teria sido visto com uma mulher na concentração. O técnico solicitou ao hotel as imagens das câmeras de segurança, e o craque acabou punido por andar pelos corredores em horário indevido. Mas, entre os dirigentes, começou ali o processo de 'fritura' do treinador.

Na Bolívia, enquanto treinava para a estreia na Libertadores diante do Potosí, Ronaldinho reclamou a amigos que o Vanderlei estaria tentando desgastar sua imagem com os torcedores, 'vazando' informações dos bastidores do clube. Antes do embarque, o jogador chegou a dar um ultimato perante os amigos: 'Não fico se ele (Luxa) não sair'.

Na volta aos treinos no Ninho do Urubu, entretanto, o clima parecia em parte amenizado. No dia 30 de janeiro, o craque chegou 16 minutos atrasado à atividade, mas se desculpou ao treinador com um beijo no rosto, antes de receber o colete de titular.

Depois disso, Luxa durou mais alguns dias no cargo. E ao sair, abriu o verbo contra as regalias que boa parte do elenco, Ronaldinho incluso, desfruta no clube:
- Tem que ser firme. O ano passado eu cedi. Jogador achando que pode fazer de tudo. Esse ano eu comuniquei a diretoria que seria difícil eu conviver com as mesmas coisas do ano passado. Aí, não seria desgaste com um jogador, mas com 20, 30. Porque os privilégios existiam. Eu mudei, se a diretoria não mudou, não é problema meu. Se a diretoria quer jogar o problema para debaixo do tapete, não é problema meu. Venci desta forma, com desgaste com os principais profissionais, mas sempre ganhei campeonatos importantes. E o atleta continuou da mesma forma que é - disse o treinador.


Leia mais no LANCENET! 

Barrichello acerta com a KV e será companheiro de Kanaan na Indy


Rubens Barrichello finalmente decidiu seu futuro no automobilismo e ele será na Fórmula Indy. Após ficar sem vaga na F-1, o veterano brasileiro anunciou nesta quinta-feira o acordo com a equipe KV para a temporada 2012 e será companheiro de time do amigo Tony Kanaan, um dos responsáveis pela ida do piloto à categoria norte-americana. O venezuelano Ernesto Viso será o terceiro piloto da escuderia pertencente ao ex-piloto Jimmy Vasser, vencedor do campeonato de 1996.
O acerto para Barrichello correr na Indy começou a ser costurado em janeiro, quando ele andou com o carro de Tony Kanaan no circuito de Sebring, para ajudar o amigo a desenvolver o modelo. O vice-campeão da F-1 de 2002 e 2004 gostou da experiência e seu desempenho impressionou os diretores da KV. Antes de anunciar o acordo, ele voltou a andar com o carro da equipe, nos treinos coletivos no circuito de Sonoma, na última semana.
"Essa é uma nova fase muito feliz e não era esperada, realmente do fundo do meu coração. Quando o Tony me convidou para os testes, fui com a cabeça aberta, tentando me divertir, mas não tinha em mente o que iria acontecer nas próximas dez voltas", disse Barrichello. "Foi um sentimento único, um carro muito diferente e eu me adaptei rápido. A partir daí, com todo o entrosamento com o time, o desenvolvimento do carro, é que as coisas realmente começaram a tomar um rumo muito diferente e no final daquele mesmo dia eu recebi o convite para ser piloto da KV", revelou o piloto.
GAZETA ESPORTIVA

Vitória sonda Petkovic para assumir diretoria de futebol


Gildo Lima| Ag. A TARDE
Ídolo da torcida rubro-negra, Petkovic é cotado para voltar ao Leão como Diretor de Futebol
Ídolo da torcida rubro-negra, Petkovic é cotado para voltar ao Leão como Diretor de Futebol
Sem um profissional encarregado pelo Departamento de Futebol desde a saída do executivo Newton Drummond, há 15 dias, o Vitória segue em busca de um substituto para o cargo.
Nesta quinta-feira, 1, o nome de um dos maiores ídolos do clube surgiu na imprensa como cotado para assumir a função de Diretor de Futebol do Leão: o do servo Dejan Petkovic, que defendeu as cores do time baiano entre 1997 e 1999.
Em contato com o A TARDE ESPORTE CLUBE, Valtércio Fonseca, ex-vice Diretor de Futebol do Vitória e amigo pessoal de Petkovic, contou que, em reunião num restaurante de Salvador, o Vitória fez mesmo uma sondagem para que o “gringo” assuma a função que era de Chumbinho.
"O Vitória tem interesse em contratá-lo como Diretor de Futebol. O clube teve um primeiro contato com o Pet, mas não tem nada acertado", confirmou Valtércio.
O ex-dirigente disse ainda que, após o encontro, o servo seguiu para Morro de São Paulo, no município baiano de Cairu, onde costuma passar as férias, e que ainda voltará a conversar com a direção rubro-negra.
"O Pet está em trânsito. Está indo para Morro de São Paulo. Os dois lados ainda estão estudando e vão voltar a conversar. Eu diria que pode acontecer e que pode não acontecer", ponderou.
Entretanto, o Vice Presidente do Vitória, Carlos Falcão, alegou que a contratação de Pet seria dificultada pela atual situação financeira do rubro-negro baiano.
“Qualquer dirigente em sã consciência gostaria de ter um profissional como ele. O que Petkovic ganha hoje o Vitória não tem condições de pagar. Lógico, se tivesse condições de pagar, seria muito bom", disse.
ATARDE

São Paulo volta a vencer no Morumbi


Tricolor bate o Guaratinguetá por 3 a 0 nesta quinta-feira
Lucas e Willian José comemoram gol nesta quinta-feira /  Idário Café/VIPCOMMLucas e Willian José comemoram gol nesta quinta-feiraIdário Café/VIPCOMM
Voltando a vencer no Morumbi, o São Paulo derrotou o Guaratinguetá por 3 a 0 nesta quinta-feira pela 11º rodada do Paulistão. Lucas, Willian José e Fernandinho marcaram para o Tricolor. Com o resultado, o time do Morumbi subiu para sexta colocação, com 22 pontos. O Guará estacionou na 15º posição, com nove pontos.

Na próxima rodada, o Tricolor vai ao Barão de Serra Negra enfrentar o XV Piracicaba, domingo, às 18h30. Já o Guaratinguetá visita o Paulista, no Jaime Cintra, no mesmo horário. 

Botafogo vira sobre Americano e estreia com vitória na Taça Rio


Fluminense, Vasco e Flamengo tropeçaram mas o Botafogo se tornou o único clube grande a vencer na primeira rodada da Taça Rio que corresponde ao segundo turno do Campeonato Carioca. O Alvinegro de General Severiano derrotou o Americano, de virada, por 4 a 2, em partida disputada na noite desta quinta-feira, noEstádio Godofredo Cruz, em Campos. O resultado fez o Botafogo assumir a primeira posição do Grupo A com três pontos ganhos, enquanto a equipe campista ocupa a sexta colocação do Grupo B, ainda sem pontuar.
O time comandado por Oswaldo de Oliveira não chegou a ser brilhante mas mostrou futebol suficiente para conseguir a vitória, enquanto o Americano que saiu na frente do placar, não teve forças para impedir que o adversário reagisse e chegasse à vitória.
Na próxima rodada o Botafogo recebe o Volta Redonda enquanto o Americano vai encarar o Madureira.
GAZETA ESPORTIVA

Ubatã: Reunião bate martelo no Campeonato Municipal


Premiação será de quase R$ 10 mil reais
Em reunião realizada na noite de hoje (1º) entre o prefeito Edson Neves (PSD), o Diretor da Liga Ubatense de Futebol (LUF), Zezito Muniz, e a Associação de árbitros foi batido o martelo sobre a realização do Campeonato Municipal. O prefeito Edson Neves anunciou que a premiação será de quase R$ 10mil. O primeiro colocado receberá R$ 5mil; o segundo, R$ 3mil; o terceiro, R$ 1mil e o quarto, R$ 500,00.
O prefeito garantiu, também, que a Prefeitura de Ubatã custeará os uniformes das equipes participantes e fornecerá uma ajuda de custo em dinheiro para os times. No encerramento do certame, haverá um show musical. “Vamos dar todo apoio a todos os clubes que participarem do campeonato. E queremos garantir também que Ubatã participará do Campeonato Intermunicipal”, disse o alcaide.
Segundo a LUF, oito equipes devem participar do Campeonato Municipal, que ainda não tem data definida, mas deve começar no máximo até meados de abril. De acordo com o prefeito, será realizada uma minirreforma do Estádio Municipal. Nas próximas semanas outras reuniões serão realizadas para definir, além do calendário e da tabela de jogos do certame, o regulamento do campeonato.
Redação Ubatã Notícias

NOTA: NOSSA REPORTAGEM ENTROU EM CONTATO COM O SR. ZEZITO QUE CONFIRMOU O INICIO DA COMPETIÇÃO PARA 25/03.
COUTINHO NETO

BAIANÃO - Conquista perde para o Juazeiro


Juazeiro e Vitória da Conquista finalizaram na noite desta quinta-feira a décima segunda rodada do Campeonato Baiano, em jogo isolado realizado no Estádio Adauto Moraes, local onde o Juazeiro surpreendeu e com gol marcado por Nino Guerreiro já nos acréscimo de jogo, derrotou o time de Vitória da Conquista pelo placar de 1 x 0.

Com o resultado, o ECPP perdeu a chance de assumir a vice-liderança e quebra uma seqüência de quatro jogos sem derrota e abre espaço para o Atlético de Alagoinha se habitar de vez para o acesso de uma das vagas do grupo dos classificados já na próxima rodada. Enquanto isto, o Juazeiro, mesmo somando três pontos e acumulando 11 no total, ainda amarga a vice-lanterna junto com o Itabuna.

Na próxima rodada que será realizada no sábado/domingo, o time conquistense terá pela frente o bom time do Feirense, em Senhor do Bonfim, já o Juazeiro, faz o clássico dos piores contra o Itabuna novamente no Estádio Adauto Morais, com possibilidades de abandonar a penúltima posição, caso vença e aconteça um tropeço do Camaçari que pega o Serrano, no Armando Oliveira
FUTEBOL BAIANO