terça-feira, 6 de novembro de 2012

AGRADECIMENTO É POUCO! MUITO OBRIGADO AOS MINEIROS JARBAS OLIVEIRA E D. ANA MARIA AQUINO OLIVEIRA



  • Conversa de baianos e mineiros
    Jarbas Oliveira *


    Um feriado agradabilíssimo, este de dois de novembro, plena sexta-feira (reverenciamos nossos mortos em oração). Eu, Ana Maria, Filhos, genro, noras e netos partimos, na quinta de manhazinha, para a melhor praia “Mineira”, diga-se de passagem, situada nas proximidades de Olivença, Distrito de Ilhéus, BA, mais precisamente Pousada Brisa Mar – Praia do Jairi, um condomínio de casas à beira-mar.
    Chegamos por volta de 14h30minh, hora da Bahia, vez que para nós mineiros já passavam da 15h, em função do fuso-horário, o que nos fez ganhar uma hora para o bom proveito do estendido feriadão.
    Virgílio, o nosso anfitrião, que é comerciante montes-clarense e proprietário de uma bela casa neste condomínio, já nos esperava com uma suculenta moqueca do famoso “robalo” e cerveja gelada; na sexta-feira o regalo ficou por conta de um churrasco beira-mar, também oferecido pelo nosso anfitrião. Foi no regalo desse churrasco que ficamos conhecendo o Coutinho e seus correligionários familiares, cujo embaralho de quem casou com quem me deixou confuso até agora. Coutinho é repórter radialista dos mais combatentes, um verdadeiro baiano arretado.
    Manhã seguinte, sábado nublado, sol fingido de um sai não sai que acabou saindo umas duas horas após o café; Eu, Ana Maria minha esposa, Fernanda minha filha e Zé Geraldo meu genro e o neto Heitor de dois meses – os outros foram para outra praia curtir a cabana Gabriela Cravo e Canela, começamos a árdua tarefa de levantar copos, quebrar caranguejo, petiscar peixe-frito e saborear uma cachaça mineira, exceto e neto é claro; até que chegaram o baiano arretado e sua comitiva familiar e se acomodaram num conjunto de mesas ao lado, 
    Conversa vai, conversa vem, Ana Maria contou o dissabor que tivemos na tarde do dia anterior, devido a uma queda de Luiz Gustavo, um dos meus netos, cortando-lhe a boca e necessitando atendimento médico; fomos até Olivença, o posto médico estava fechado, seguimos para ilhéus e, numa farmácia em Pontal, obtivemos informação para voltarmos e ir até o Hospital Vida Médico situado na rodovia, próxima ao aeroporto, quando lá chegamos o atendente disse que não havia médico de plantão, que devíamos procurar o hospital São Jorge em Ilhéus; de fato encontramos e fomos atendidos, contudo, pelo atendimento e três pontos de sutura, pagamos nada menos do que cerca de quatrocentos e oitenta reais (pensei comigo mesmo – operou a boca do meu neto e o meu bolso).
    Neste momento, o sangue de repórter ferveu-lhe nas veias. Coutinho tomou de um celular, teclou e falou com o locutor de plantão: - Posso entrar ao vivo? Alguns segundos depois, já em tom de radialista, disse: Aqui fala o repórter Coutinho Neto, direto da praia do jairi, para a Rádio AM Santa Cruz de Ilhéus; estou ao lado de um turista, de Montes Claros, Minas Gerais; trata-se de uma denúncia que não pode deixar de ser levada ao ar, porque, não é concebível que num feriadão prolongado, em que nossas praias ficam superlotadas de turistas, vindos de toda parte, tanto do estado quanto de outros, não haja uma estrutura para atendimento emergencial nos pontos de maior aglomeração de pessoas, como foi o caso do posto de atendimento médico de Olivença, e do Hospital Vida Médico que pertence ao irmão do Secretário de Saúde de Ilhéus. E dirigindo-se a Ana Maria disse-lhe: - Senhora Ana Maria, estamos ao vivo na Rádio Santa Cruz de Ilhéus, repita, por favor, o que foi que aconteceu com a senhora quando procurou atendimento médico para o seu neto.
    Terminada a entrevista, que acabou nos aproximando ainda mais, Coutinho se refez do impulso jornalístico, acomodou a adrenalina, baixou o estresse, ligou uma grelha elétrica, e nos primou com um farto e suculento churrasco, daqueles que só baiano sabe fazer, tudo isso sem falar do peixe grelhado com cebolas e da coleção de piadas de mineiros e baianos. Uma delícia de feriadão!
    Amigo, Coutinho fica aqui o nosso agradecimento, e se um dia precisar de um favor de mineiro, num se avexe não, homem, mande o recado.

    *contador e escritor

    Com certeza amigos, este foi um fim de semana inesquecível para todos nós também. Fiquem com Deus.
    Coutinho Neto
    Editor do Blog

Baianas de acarajé lançam petição digital para vender quitute no estádio

A polêmica sobre a venda do acarajé na Arena Fonte Nova, durante a Copa do Mundo de 2014 e Copa das Confederações 2013, ainda não teve um final feliz para os baianos e baianas. Apesar das garantias do governador Jaques Wagner e do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, de que um dos maiores símbolos da culinária local não ficará de fora dos eventos, a FIFA, responsável pela liberação da comercialização, ainda não se pronunciou definitivamente.

Enquanto a decisão não é anunciada, as baianas de acarajé vêm se mobilizando para atrair o apoio da população na luta pela "sobrevivência" durante a maior competição de futebol do mundo. Vendedora da iguaria há décadas, Rita dos Santos criou uma petição para conseguir a liberação da venda no estádio.

A petição (confira ao final da matéria) pode ser assinada por qualquer cidadão complacente com a luta da classe. Segundo Rita, que também preside a Associação das Baianas de Acarajé, até a ajuda de Ronaldo Fenômeno, integrante do COL, será bem vinda.

Até esta segunda-feira (5), mais de 200 pessoas já haviam assinado o documento. Com o apoio do ex-craque, grande símbolo da Copa no Brasil, as baianas esperam que o número aumente ao ponto de sensibilizar os dirigentes da entidade máxima do futebol internacional.

Polêmica - A polêmica sobre a possível proibição da venda do acarajé na Copa surgiu após ser ventilada a informação de que a comercialização dos bolinhos por parte das baianas entraria na categoria de comércio ambulante, algo proibido pela FIFA num perímetro de até dois quilômetros dos estádios. Além disso, a entidade opta por dar preferência a patrocinadores dos eventos, como a rede de fast-food McDonald’s.
Por: Yuri Barreto - Galáticos Online 

Bahia goleia Boa Esporte e avança Copa do Brasil Sub-20

Jogando no Estádio de Pituaçu, na tarde desta segunda-feira, o time júnior do Bahia goleou o Boa Esporte por 5 x 0 e garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. Os gols tricolores foram marcados por Matheus(2), Fábio Gama, Anderson e Ryder. No jogo de ida, lá em Varginha, as duas equipes ficaram no empate em 2 x 2.

Agora, o Bahia aguarda a definição do adversário da próxima fase, que sairá do confronto entre Sport e Santos. As duas equipes se enfrentaram amanhã, na Vila Belmiro. O Tricolor já está entre as oito melhores equipes do país, nesta competição que dará vaga na Libertadores Sub-20 do ano que vem, para quem sagrar-se campeão.

Por: Redação Bocão News

Fred é absolvido e encara o Palmeiras


Atacante fica livre de punição no STJD e encara o Alviverde no duelo que pode garantir o título ao Flu

Fred encara o Palmeiras no domingo / Dhavid Normando/PhotocameraFred encara o Palmeiras no domingoDhavid Normando/Photocamera
 Após ter dado um empurrão no lateral-esquerdo Junior Cesar, do Atlético-MG, no confronto entre as equipes pela 32ª rodada, ele foi julgado pelo artigo 260 (ato hostil), mas foi absolvido. O time mineiro e o árbitro Jailson Macedo Freitas (BA) também não levaram punições.

A defesa do jogador, liderada pelo advogado do Fluminense, Mário Bittencourt, se baseou no critério de que o lateral forçou a jogada para receber um terceiro cartão amarelo e ficar fora de um jogo que já não podeira jogar, contra o Flamengo. Além disso, relatou que o atacante não tem histórico de problemas e não teve maldade no lance.

Durante seu discurso, Fred garantiu que estava com pressa para sair a bola, já que o adversário acabara de marcar um gol, e ainda lembrou que esticou o braço apenas para escorar o mineiro.

“Tomamos um gol e eu só queria sair o quanto antes para empatar o jogo. O Junior Cesar veio caminhando para retardar. Eu nem estava olhando. Fui para escorar. Eu só vi um vulto e quando ele mexeu o pé eu fui tentar escorar. Ele é baixo. Não tive intenção de agredir”, disse.

O Atlético-MG, julgado no artigo 191, por causa das faixas de protesto e do mosaico contra a CBF, também foi absolvido, assim como o árbitro Jailson Macedo Freitas, indicado pela procuradoria no artigo 260, por omitir-se em determinados lances do jogo. Nenhum deles, porém, assim como Fred, foram realizados de maneira unânime.
Da Redação, com Lancepress esportes@band.com.br

Torcedor que imitou macaco é preso


Gavin Kirkham é torcedor do time londrino e tentava intimidar Danny Welbeck, do Manchester United
Danny Welbeck (D) disputa a bola com Cesar Azpilicueta / Glyn Kirk/AFPDanny Welbeck (D) disputa a bola com Cesar AzpilicuetaGlyn Kirk/AFP
O torcedor do Chelsea Gavin Kirkham foi preso nesta segunda-feira em Londres após ser flagrado por câmeras fazendo gesto de macaco, ao tentar intimidar o atacante Danny Welbeck do Manchester United, em partida entre as duas equipes pela Copa da Liga Inglesa.

Curiosamente, o jogo foi disputado três dias depois que uma outra partida roubou a cena por manifestação de racismo. Segundo jogadores do Chelsea, o árbitro Mark Clattenburg teria chamado o nigeriano Mikel de macaco. Investigações continuam, pois não há nenhuma prova, como no caso de Kirkham.

O fã do time londrino admitiu ter feito o gesto, mas negou que tenha sido racista, dizendo apenas que ficou empolgado e imitou um macaco para tentar intimidar Welbeck, do Manchester United.

INTERMUNICIPAL - JOGOS DAS QUARTAS DE FINAL

TABELA DOS JOGOS DE IDA
 

Data
HoraGRNº de jogosJogoLocal
11/11/1215:0033289IpiaúxSão Francisco do CondeIpiaú
11/11/1215:0034290Porto SeguroxCoaracíPorto Seguro
11/11/1215:0035291ItabunaxSanto AmaroItabuna
11/11/1215:0036292BelmontexUbaitabaBelmonte

 
 
 
TABELA DOS JOGOS DE VOLTA
 

Data
HoraGRNº de jogosJogoLocal
18/11/1215:0033293São Francisco do CondexIpiaúSão Francisco do Conde
18/11/1215:0034294CoaracíxPorto SeguroCoarací
18/11/1215:0035295Santo AmaroxItabunaSanto Amaro
18/11/1215:0036296UbaitabaxBelmonteUbaitaba

Em nova nota, Adriano anuncia que pretende ficar


Depois de admitir que só voltará ao futebol no ano que vem e que está preocupado com seu futuro no Flamengo, o atacante Adriano divulgou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não desistiu de continuar no clube carioca na próxima temporada.
"Em face da notícia publicada em alguns veículos, dizendo que o Adriano anunciou desligamento no clube, informamos que Adriano continua e, se depender dele, continuará ano que vem no Clube de Regatas Flamengo", afirmou nota divulgada pela assessoria do atacante, que ainda explicou onde o jogador fará seu trabalho de recuperação física. "Quando não estiver treinando no clube, poderá, também, manter seu condicionamento físico e sua recuperação em outros lugares além do Rio de Janeiro, como acontece com jogadores que atuam, inclusive, no futebol europeu", disse a nota da assessoria do jogador.
Nesta segunda-feira, Adriano anunciou, por meio de sua assessoria, que só voltará aos gramados em 2013 . "Estou quase recuperado, mas faltam pouquíssimas rodadas para o final do campeonato. O clube tem que se concentrar nessa reta final. E eu, na minha volta com 100% da forma física, não apenas para saciar as expectativas", disse o atacante, no comunicado divulgado pelos assessores.
Adriano corre o risco de ser dispensado pelo Flamengo nesta terça-feira, depois de nova falta a um treinamento do clube, na semana passada. O jogador pediu dispensa, alegando motivos pessoais. De acordo com a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, o futuro de Adriano no clube está nas mãos de Zinho, diretor de futebol. A decisão, segundo a dirigente, será divulgada nesta terça.
UG.

Macarrão pede R$ 1 mi por causa de comentários de advogado de Bruno


Macarrão, na saída do juizado de Contagem (MG), na semana passada (Foto: Reprodução/Globo News)Luiz Herique Ferreira Romão pede R$ 1 milhão de
indenização por dano moral
(Foto: Reprodução/Globo News)
A defesa de Luiz Henrique Ferreira Romão – o Macarrão – disse ao G1, nesta segunda-feira (5), que move na Justiça uma ação contra o advogado do goleiro Bruno Fernandes, Rui Pimenta. De acordo com o defensor Leonardo Diniz, o pedido de indenização por dano moral, no valor de R$ 1 milhão, deve-se a declarações dadas por Pimenta sobre o amigo do atleta na mídia.
“É um pedido de reparação pelo prejuízo causado pelas infelizes declarações de que ele [Luiz Henrique] é homossexual”, explicou Diniz. Bruno, Macarrão e mais três vão a júri popular, no próximo dia 19, pela morte e pelo desaparecimento de Eliza Samudio.
Procurado pelo G1, Rui Pimenta afirmou que ainda não foi oficialmente notificado pela Justiça sobre o processo. “Na hora que o oficial de Justiça me intimar, eu tomo as providências. Eu sendo citado, eu apresento minhas razões”, disse o defensor.

Os comentários sobre a orientação sexual de Macarrão foram feitos por Rui Pimenta após a publicação, em julho deste ano, de uma reportagem da revista “Veja”, que trazia uma carta do atleta para o amigo. À época, o advogado concedeu diversas entrevistas à imprensa sobre o assunto. Ao G1, disse que a convivência entre Bruno e Macarrão extrapolava a área do sentimento. "A 'Veja’ me fez acreditar na homossexualidade através dessa notícia”, afirmou. Junto à mensagem de Bruno endereçada a Luiz Henrique, em que o atleta pede ao amigo para usar um ‘plano B’, a reportagem citou um vídeo que retrataria uma relação sexual entre os dois e a modelo Eliza Samudio.

Também à época, o advogado de Macarrão rebateu as declarações e as classificou como um “absurdo infundado”. Por isso, além da indenização no valor de R$ 1 milhão, Leonardo Diniz fez ainda pedido de retração "em igualdade de condição" a todas as entrevistas concedidas pelo defensor do goleiro.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a ação corre na 1ª Vara Cível de Belo Horizonte e está em fase inicial. No dia 20 de agosto, o processo foi distribuído por sorteio para a juíza Soraya Hassan Baz Lauar. Nesta segunda-feira (5), o TJMG informou que a magistrada analisava uma petição encaminhada por uma das partes.
G1 MG

Musa do Santos Tsunami faz ensaio fotográfico no CT


Myriã Pedron musa do Santos Tsunami (Foto: Divulgação / Santos Tsunami)Myriã Pedron é a musa do Santos Tsunami
(Foto: Divulgação / Santos Tsunami)
O Santos Tsunami, equipe de futebol americano do Alvinegro Praiano foi eliminado do Torneio Touchdown após a equipe perder para o Brasília V8, no último domingo, por 20 a 15. A partida foi disputada em Mauá, no estado de São Paulo.
Mas o torcedor do Alvinegro Praiano ainda tem motivos para comemorar. A musa da equipe de futebol americano e do Peixe no Campeonato Brasileiro de 2010, Myriã Pedron, realizou um ensaio fotográfico no CT Meninos da Vila.
Na página oficial do Santos Tsunami no Facebook, o clube já postou uma prévia do ensaio realizado pela modelo. Já no campo, o Peixe entrou em período de férias. Agora, o time  começa a pensar no campeonato paulista em 2013.
GLOBO ESPORTE

Irmã de jogador Hulk desaparece em Campina Grande


A irmã mais nova do jogador de futebol da Seleção Brasileira Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, Angélica Aparecida Vieira, de 22 anos, está desaparecida desdo o início d tarde desta segunda-feira (5).
Segundo a polícia, ela estava em um carro com um amigo, Hélio Pereira da Silva. Após estacionar, ele desceu e se afastou do veículo, mas viu quando a jovem foi abordada e levada por criminosos. O rapaz afirmou que estava junto com ela no momento em que foram abordados.
Segundo a polícia, Silva disse que o carro foi deixado no local da abordagem, no bairro do Catolé. A informação foi confirmada pelo Centro Integrado de Operações Policiais de Campina Grande (Copom).
A Polícia Militar informou que os criminosos ainda não entraram em contato com a família. Segundo a polícia, o amigo da jovem entrou em estado de choque e foi levado para o hospital Pedro I, onde passou por exames e foi liberado em seguida.
O pai do jogador Hulk esteve durante toda a tarde na delegacia de Campina Grande. Na casa do atleta, a movimentação de parentes e amigos foi intensa. Nas redes sociais, amigos de Angélica estão divulgando uma foto da garota e pedindo que a população de Campina Grande ajude a localizá-la.
O delegado da Polícia Civil Henri Fábio está reponsável pelo caso. Por telefone, ele confirmou ao G1 que está à frente do caso, mas informou que não pode adiantar nada sobre buscas e investigações.
Hulk joga pela Seleção Brasileira e no time Zenit, em São Petesburgo, na Rússia. De acordo com o responsável pela escolinha de futebol que o jogador mantém em Campina Grande, o jogador já está sabendo do caso. Os pais e os seguranças da família já estão reunidos com a polícia.
G1 PB

Esposa de Zagallo morre no Rio


Alcina Zagallo (Foto: Arquivo O Globo)Alcina de Castro Zagallo era casada com o Velho
Lobo havia 57 anos (Foto: Arquivo O Globo)
A esposa do ex-treinador Mário Jorge Lobo Zagallo, Alcina de Castro Zagallo, morreu nesta  segunda-feira, no Rio de Janeiro. Casada desde 1955 com o tetracampeão, Alcina, de 80 anos, estava internada há cerca de dois meses e faleceu na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul da cidade, vítima de insuficiência respiratória.
O corpo da esposa de Zagallo será enterrado nesta terça, a partir das 13h (de Brasília), no cemitério São João Batista, em Botafogo. Chamada pelo ex-treinador carinhosamente de Nina, Alcina era professora e teve quatro filhos com o Velho Lobo. Os dois se conheceram no bairro da Tijuca, onde se casaram na Igreja dos Capuchinhos.
Em reportagem da revista "Isto É Gente" em 2006, a esposa afirmou que a superstição do marido com o 13 nasceu por sua causa. Assim como Zagallo, Alcina era devota de Santo Antônio, cujo dia é celebrado em 13 de junho (um dos motivos para o técnico considerar o 13 como número da sorte), e os dois se casaram no dia 13 de janeiro de 1955.
GLOBO ESPORTE