O Brasil foi derrotado por 3 sets a 0 (24/26, 23/25 e 23/25) para a Holanda no primeiro dos dois confrontos entre as seleções, em Brasília, pela fase inicial da Liga Mundial de Vôlei. O resultado encerrou uma invencibilidade de 25 jogos dos brasileiros na competição - que durava desde 4 de julho de 2009, quando perdeu para a Finlândia por 3 sets a 2 - e um período de doze anos sem derrotas para o adversário europeu.
O time de Bernardinho começou o jogo desconcentrado e deixou a Holanda abrir uma vantagem de 14 a 6 no primeiro set. A equipe melhorou após parada técnica, mas a reação não foi suficiente. O placar chegou a ser igualado em 22 a 22, no entanto, os visitantes erravam menos e venceram por 26 a 24.
Na volta para o set seguinte, a partida foi mais equilibrada, porém o dia não era mesmo feliz para os brasileiros. Sempre encostado no placar, o Brasil voltou a falhar em momentos cruciais. Os holandeses abriram 2 a 0 no jogo com uma vitória de 25 a 23.
Abalado com o andamento do jogo em casa, o Brasil voltou a perder no terceiro set, mesmo contando com a torcida, que em nenhum momento deixou de apoiar a Seleção. Sem conseguir encaixar bem o saque e tomado pelo nervosismo, o time sucumbiu mais uma vez à segura atuação dos europeus, que venceram por 25 a 23.
Brasil e Holanda voltam a se enfrentar em Brasília neste domingo, às 19h (horário de Brasília). Na rodada inaugural do campeonato, os brasileiros venceram os dois confrontos contra a Bulgária (3 sets a 1 e 3 sets a 2), em Uberlândia, enquanto a Holanda passou pela Coreia do Sul também duas vezes, mas fora de casa e sem perder sets. Nesta madrugada, os coreanos recebem os búlgaros em Incheon.
Terra