As brasileiras Juliana e Larissa sofreram mais do esperado na primeira partida da fase mata-mata do vôlei de praia das
Olimpíadas, mas venceram e estão nas quartas de final. A dupla, líder do ranking olímpico encarou nesta sexta-feira a a parceira da Holanda Meppelink e Van Gestel e fez 2 sets a 0, com parciais de 21/10 e 21/17.
O primeiro set foi arrasador para as brasileiras, favoritas ao ouro em Londres. Entrentanto, as holandesas, número 20 no ranking, engrossaram o jogo no segundo set e lideram grande parte da parcial. Elas chegaram a marcar 13 a 9, mas deixaram as brasileiras empatarem em 13 a 13. A partir daí, o confronto "entrou nos eixos" e o Brasil se recuperou, fechando o set.
"Praticamente não cometemos erros no primeiro set e isso fez com que as holandesas não nos ameaçassem em nenhum momento. No segundo, elas melhoraram, passaram a bloquear e defender com mais eficiência, e isso equilibrou o jogo. O mais legal foi que não desanimamos mesmo quando estávamos três pontos atrás e conseguimos reagir”, analisa Juliana.
“A parte psicológica é muito importante nesse torneio e estamos muito concentradas. Nosso diferencial está sendo manter o foco e a pegada forte em todos os momentos das partidas. Estamos colocando uma energia muito boa dentro da quadra e vamos assim até o final”, completa Larissa.
Com resultado, Juliana e Larissa seguem invictas e sem perder nenhum set nas Olimpíadas. Agora elas enfrentam nas quartas de final a parceria da Alemanha Goller e Ludwig, que venceram as compatriotas Holtwick e Semmler por 2 a 0 nesta sexta-feira.
Goller e Ludwig já perderam para brasileiras em Londres. Na primeira fase, elas deram muito trabalho para Talita e Maria Elisa. A dupla nacional venceu por 2 a 1, com direito a um segundo set que acabou em 31 a 29 para as alemãs.
"A dupla alemã é muito forte e vamos treinar e nos preparar para enfrentá-las, tentando explorar os pontos fracos delas. O mais importante é manter a pegada e a concentração que estamos apresentando até aqui", afirma Juliana.
O duelo das quartas de final será no domingo, às 14h (horário de Brasília).
IG