quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

VALE A PENA VER DE NOVO...

Em palestra, Dunga expõe mágoas e disseca nova Seleção


O técnico Dunga teve uma hora para falar sem interrupções, ajudado pelo seu auxiliar Jorginho, na palestra intitulada 'Preparação da Seleção para a Copa do Mundo '. Sem questionamentos e consequente direcionamento de assuntos, o treinador consumiu boa parte do tempo falando sobre temas que o incomodam desde que assumiu a Seleção Brasileira: a relação com a imprensa e o desconforto com as críticas ao tetracampeonato de 1994.


- As pessoas gostam de criticar, mas não gostam de sofrer críticas. As perguntas são sempre as mesmas. 'O jogador não está comprometido, os jogadores não sabem o que você quer...' Não posso ficar calado vendo as pessoas dizendo coisas erradas. Tenho que esclarecer algumas coisas. Aceito críticas, mas não palavras pejorativas - disse.

- Temos que colocar a necessidade da Seleção acima de tudo. Não posso permitir que um jogador dê entrevista à 1h da manhã ou mude a rotina porque um repórter chegou atrasado - continuou.

Tetracampeão em 1994, Dunga exaltou a sua geração com um slide no PowerPoint listando todas as conquistas desde o Sul-Americano de 1983. A intenção era reforçar a sua visão de que é importante contar com jogadores que desde cedo vestem a camisa da Seleção, mas o treinador não perdeu a oportunidade de atacar quem critica aquela conquista.


- Falam que nossa geração não era boa, não tinha qualidade. Ninguém vence se não tiver qualidade. Cada país tem suas características. Trabalhei um ano como comentarista na Alemanha . Não posso querer que a Alemanha jogue como o Brasil , mas dentro das características deles há qualidade - explicou.

- Nossa geração foi a primeira a ganhar um Mundial em 83, foi a primeira a ganhar medalha olímpica em 84, e em seguida medalha olímpica. Nós ganhamos a Copa América depois de 40 anos. Ganhamos a Copa do Mundo depois de 24 anos, em seguida fomos vice-campeões. Ainda ganhamos a primeira Copa das Confederações e primeira copa América fora do Brasil . Não tem como falar que não somos vencedores - completou.

Sobre o trabalho que realiza à frente da Seleção, Dunga disse que só aceitou porque lhe foram garantidos comunicação direta com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira , autonomia e o aval para comandar a renovação.

Neste último item, Dunga explicou que deu prioridade a jogadores que já tinham passado pela categoria de base da Seleção. - Quer queira quer não, ter um passado na Seleção ajuda. Por isso, fizemos uma lista de jogadores com essa característica para dar chances , observar e integrar a base que já estava montada - afirmou.

A partir de então, Dunga disse que ficou firmado o compromisso de formar uma Seleção que cobrisse a necessidade, e não a vontade os outros. A palavra de ordem passou a ser "comprometimento", que é citada com frequência a cada entrevista de Dunga. - Para jogar na Seleção, não é mais uma questão só de técnica, mas também de muito comprometimento - enfatizou.

Segundo Dunga, o objetivo foi concluído. Hoje, não é preciso mais cobrar comprometimento e os próprios jogadores querem mais. - Os jogadores vieram nos pedir para que no ano que vem a gente faça mais amistosos . Isso mostra que a lenda que criaram sobre o jogador não ser ligado à Seleção Brasileira não existe mais - disse.

Dessa forma, Dunga tem a convicção de que caminha para completar a preparação ideal para a Copa do Mundo de 2010 . Um grupo comprometido e renovado ele já tem. Agora basta saber se o futebol corresponderá às expectativas na África do Sul.

REPORTAGEM: ESPBR

Corinthians "sonha" com Ronaldo fora da Copa


Os comentários e, até mesmo, a torcida para que o atacante Ronaldo tenha um espaço na seleção brasileira que irá disputar a Copa do Mundo de 2010 , na África do Sul, também é grande no Corinthians . Porém, se o técnico Dunga resolver não convocar o camisa 9 alvinegro, a diretoria do seu clube não ficará tão desapontada, já que poderá explorar a imagem do atleta para faturar alto.


Segundo análise dos dirigentes alvinegros, a ausência de Ronaldo na seleção e, consequentemente, a sua presença na equipe do Corinthians , pode fazer com que o clube impulsione as suas chances de arrumar amistosos internacionais durante a Copa do Mundo . Neste período, o Campeonato Brasileiro e os demais torneios em boa parte do globo não estarão sendo disputados

"Com o Ronaldo no time, nós poderemos fazer amistosos durante os cerca de 40 dias que os campeonatos estiverem parados e, com isso, ganhar até US$ 1,5 milhão por cada um destes jogos", afirmou Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians .

A ambição de usar Ronaldo para fortalecer o nome do clube no exterior e, de quebra, aumentar suas receitas, já era explicita desde o momento que as duas partes firmaram um contrato . O problema é que, desde que o atacante desembarcou no Corinthians , no final de 2008, a Copa do Mundo será a primeira "brecha", no apertado calendário brasileiro , que os dirigentes alvinegros terão para por esse plano em prática.


Os amistosos com Ronaldo sonhados pela diretoria corintiana, no entanto, são apenas a ponta do iceberg deste processo de internacionalização que o clube tanto almeja. Rosenberg admite que o clube alvinegro só passará a ser mais reconhecido no exterior quando conseguir uma grande conquista internacional , como a Copa Libertadores , competição que o clube voltará a disputar em 2010.

"Neste quesito, ainda estamos atrás de alguns clubes. O Santos é bastante reconhecido no exterior, o Márcio Braga [ex-presidente do Flamengo ] já deu camisa até ao Papa. Nós, por enquanto, só estamos entregando as nossas a alguns cardeais", brincou o diretor de marketing do Corinthians .

Reportagem: UOL Esportes

PENSAMENTO DO DIA.



"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros".
(Dalai Lama)


Presidente do Botafogo pede mudança de atitude do clube para 2010


O presidente do Botafogo , Maurício Assumpção, disse que a equipe precisará ter uma nova atitude para a temporada 2010.


"Estou feliz por continuarmos na primeira divisão , mas sabendo que não é a situação que um clube com a tradição do Botafogo merece. O sentimento é mais de alívio do que de comemoração", explicou.

O Botafogo se livrou do rebaixamento à Série B apenas na última rodada do Campeonato Brasileiro , com a vitória por 2 a 1 contra o Palmeiras .

"A torcida entendeu que é decisiva e isso é fundamental. Espero que ela tenha entendido e que nos ajude em 2010", explicou.

FONTE: ESPBR

Andrade começa a pensar em 2010


O ANTES E O DEPOIS DE ANDRADE.

RIO - Fazer parte de uma lista que tem nomes como Paulo Cesar Carpeggiani, Muricy Ramalho e Emerson Leão é motivo de orgulho para Andrade . São poucos que têm o privilégio de terem sido campeões brasileiros como jogadores e treinadores.

Por isso, o 'Tromba' não esconde a felicidade com o feito que alcançou no último domingo. Afinal, além disso, ele ainda é o maior vencedor da história do Brasileirão, com seis títulos (cinco em campo e um à beira dele).

Fazer história não é novidade para Andrade . Mas, mesmo assim, o primeiro técnico negro a levantar o troféu de campeão brasileiro , segue emocionado com a conquista do hexacampeonato. O comandante rubro-negro revela que, nem no melhor de seus sonhos, teria imaginado obter tanto sucesso em tão pouco tempo em sua carreira como treinador.


- É um privilégio para poucos estar nesta seleta lista de ex-jogadores , que também foram campeões como técnico. Isso é um motivo de orgulho e satisfação para mim. Esse sucesso é algo que jamais sonhei na minha carreira. Sonhava ser treinador, mas não pensava que fosse me sair tão bem tão rápido. Em seis meses de trabalho já ser campeão brasileiro e ser ovacionado pela torcida do Flamengo como fui como jogador . Foi um final de ano de sonho para mim - comemorou o treinador, em entrevista ao SporTv News, na noite desta terça-feira .

Apesar de ter feito história no Flamengo , o ex-volante não teve muitas oportunidades na Seleção Brasileira. E quem disse que ele liga? O ex-craque acredita que "quem joga pelo Flamengo , não pode ter mágoa de não jogar pela seleção, afinal, o Flamengo , de certa forma, já é uma seleção".

FONTE: JB Online
FOTOS:  PESQUISA GOOGLE

Marcos desabafa: "Não sou bandido para me esconder"


Principal ídolo da torcida do Palmeiras na atualidade, o goleiro Marcos expressou sua decepção com as recentes polêmicas envolvendo a torcida do clube. Inconformado com a agressão ao atacante Vagner Love, o capitão alviverde desabafou e reclamou de ter precisado se esconder depois da derrota para o Botafogo, no domingo.


"A torcida pode cobrar no campo, mas quando agride perde a razão. Nós até nos reunimos para escutar a cobrança dos torcedores, mas nada justifica agressão. Ninguém é bandido e nem perde porque quer. Eu me senti em uma situação constrangedora no jogo com o Botafogo. Tive que chegar por trás de um aeroporto e sair da mesma forma de outro. Não sou bandido para viver escondido dos outros", reclamou o pentacampeão, durante a entrega do Troféu Mesa Redonda, da TV Gazeta, nesta terça-feira, na capital paulista.

O goleiro ainda criticou também a atitude da torcida do Coritiba, que promoveu uma baderna no gramado do Couto Pereira, depois da queda do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em função dos recentes problemas, Marcos defende até uma greve de atletas.

Por: Bruno Ceccon, José Edgar de Matos e Luiz R. Fini - São Paulo (SP)

LUXEMBURGO É O NOVO TÉCNICO DO GALO


Presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil confirmou na tarde desta terça-feira, através de um post no Twitter, a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo para o comando do time na próxima temporada. O acerto e a duração do contrato são as únicas informações já oficializadas até o momento pelo clube mineiro. O compromisso do técnico com o Galo será por dois anos. Poucos minutos depois, o próprio treinador acrecentou em seu blog que se apresenta ao clube no dia 1º de janeiro.

- Acertei hoje o contrato para dirigir o Atlético Mineiro a partir do dia primeiro de janeiro de 2010 por dois anos. Estou feliz de retornar a Belo Horizonte e certo que iremos ter muitas alegrias - disse Luxemburgo em seu blog.

Mais detalhes sobre o acerto serão divulgados pelo presidente Alexandre Kalil em entrevista coletiva nesta quarta-feira, às 14h (de Brasília), ne sede social de Lourdes.

Neste ano, Luxemburgo começou a temporada como técnico do Palmeiras, onde foi semifinalista do Campeonato Paulista, mas após as primeiras rodadas do Brasileirão se tranferiu para o Santos, que acabou em 12º colocado na classificação final. O treinador também tinha proposta do Internacional, que disputará a Libertadores em 2010.

A tendência é de que Vanderlei Luxemburgo leve para o Atlético a comissão técnica que chefiava no Santos – ou pelo menos parte dela. O preparador físico Antônio Mello, que sempre acompanha o técnico, é nome quase certo. O assistente técnico Nei Pandolfo também deve ser aproveitado.

Ainda não se sabe se o treinador levará para a Cidade do Galo o fisiologista Cláudio Pavanelli, que também integrava o staff de Luxa no clube da Vila Belmiro.