Vanderlei Luxemburgo convidou jogadores do Flamengo para realizar três jogos de exibição em Tocantins, região Norte do país, onde tem bom trânsito com políticos locais. O treinador garantiu o pagamento de um cachê para quem aceitasse o convite. Além de considerarem o valor baixo, os atletas chegaram a discutir o assunto entre eles, resolveram não ir e alegaram viagens e outros programas de férias para justificarem as ausências.
O técnico do Flamengo está em Tocantins. Em setembro, Vanderlei Luxemburgo recebeu o título de cidadão palmense na Câmara Municipal de Palmas. À época, também estava sendo disputada a fase final da 2ª Taça Vanderlei Luxemburgo de Futebol, organizada pela prefeitura de Palmas.
Em entrevistas à imprensa local de Tocantins, Luxa já admitiu que pode seguir carreira política na região, onde também é proprietário de fazendas.
Além do baixo valor da comissão, por trás da negativa dos jogadores de participarem do evento festivo também transparecem focos de insatisfação com algumas decisões e posições do treinador.
- É claro que em um universo de 30 jogadores, um ou dois podem estar insatisfeitos – afirmou Luxa por mais de uma vez quando a questão veio à tona, mostrando-se contrariado sempre que o ambiente interno do grupo é questionado.