terça-feira, 20 de abril de 2010

FONTE NOVA: MPF QUER IMPEDIR DEMOLIÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia entrou com ação civil pública na Justiça para suspender a demolição do estádio Governador Otávio Mangabeira, em Salvador. A Procuradoria exige que o Estado revogue a autorização para a destruição da Fonte Nova até que sejam concluídos estudos sobre um pedido de tombamento do local, feito pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mais duas entidades da sociedade civil. O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) já tinha indeferido a solicitação, mas a Procuradoria entendeu que a decisão foi tomada sem levar em conta um prévio estudo técnico.

A TRAGÉDIA DA FONTE NOVA, UMA MANCHA PARA OS BAIANOS.
Ainda segundo o MPF, a implosão do complexo esportivo utilizará grande quantidade de explosivos, o que pode causar danos a edificações vizinhas, algumas delas já tombadas pelo patrimônio histórico. Dia 03 de maio é o prazo dado pela FIFA para o início das obras em todas as praças esportivas que sediarão a copa. Segundo o secretário da Secopa, Ney Campello, nenhuma cidade brasileira terá condições de cumprir o calendário exigido pela entidade. A previsão para o início da construção da "Nova Fonte Nova", segundo Campello, seria no final de maio.

Com gol de Maicon e show de argentino, Inter bate Barcelona

Lionel Messi foi um mero coadjuvante de um argentino muito menos badalado para a ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Em Milão nesta quarta-feira, o atacante Diego Milito comandou a Inter à vitória por 3 a 1 de virada sobre o forte Barcelona, dando duas assistências, marcando um gol e complicando o time de Josep Guardiola para o duelo de volta, na Catalunha.


Com participação crucial nos três gols da Inter, Milito anotou o terceiro do triunfo do time milanês - antes, ele havia dado assistências para o holandês Wesley Sneijder fazer o primeiro dos anfitriões e para o lateral brasileiro Maicon virar. O atacante Pedro fez o primeiro do jogo para o Barcelona.

Barcelona e Inter disputarão o jogo de volta em 28 de abril, no Estádio Camp Nou, onde o clube italiano poderá perder por até um gol de diferença. Antes, nesta quarta-feira, Bayern de Munique e Lyon se enfrentam na Allianz Arena, na Alemanha, pelo primeiro confronto da outra semifinal. A decisão da Liga dos Campeões será jogada em 22 de maio, um sábado, no estádio madrileno Santiago Bernabéu.

TERRA

Jornal venezuelano diz que jogadores do Caracas foram furtados em hotel do Rio


Na véspera de enfrentar o Flamengo na última rodada da fase de grupos da Libertadores, alguns jogadores do Caracas tiveram um problema no hotel onde a delegação venezuelana está hospedada, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Rodrigo Prieto, Bremer Piñango, Gabriel Cichero e Guillermo Ramírez foram vítimas de furtos em seus quartos. Os atletas perderam laptops, celulares, câmeras e dinheiro. As informações são do jornal "Líder".


Na manhã desta terça, o Caracas realizou um treino no CT do Botafogo, em General Severiano. O duelo com o Flamengo será realizado nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã.

Kaká segue sem treinar e não sabe quando volta ao Real

Virou rotina na vida de Kaká. O melhor jogador do mundo em 2007 passou a terça-feira longe dos companheiros de equipe do Real Madrid. Depois de ouvir uma rápida preleção do técnico Manuel Pellegrini, deixou o campo, onde o restante do elenco trabalhou com bola, e foi ao ginásio dar prosseguimento à sua recuperação.

Fora de combate há quase 40 dias, o camisa 8 merengue trabalhou separadamente com os demais 'pacientes' do departamento médico do Real Madrid: o atacante Raul, o zagueiro alemão Metzelder e o lateral holandês Drenthe. Suspenso do próximo compromisso da equipe, o zagueiro Albiol 'reforçou' o grupo.

Segundo informações da imprensa local, a presença de Kaká na partida contra o Zaragoza, sábado, às 15h (de Brasília), em La Romareda, pela 34ª rodada do Campeonato Espanhol, é praticamente impossível.

O medo de o jogador ter uma recaída é o principal motivo para o adiamento de seu retorno aos gramados. A expectativa é que Kaká possa ajudar o vice-líder da competição (um ponto atrás do Barcelona) nas quatro últimas rodadas, diante de Osasuna, Mallorca, Atlhetic Bilbao e Malaga, a partir do dia 2 de maio.

IG.

Ganso tem julgamento adiado e está liberado para jogar decisão

O julgamento do meia Paulo Henrique Ganso foi adiado desta segunda-feira no TJD (Tribunal de Justiça Desportiva). Com isso, o jogador está liberado para defender o Santos no primeiro jogo da decisão do Paulista, contra o Santo André, domingo, no Pacaembu.


Os advogados do time alvinegro conseguiram prorrogar o julgamento para a próxima segunda. Ganso foi denunciado por ter dado uma cotovelada em Dagoberto, do São Paulo, no jogo de ida das semifinais, no Morumbi. O árbitro não viu o lance durante a partida.

Por causa das imagens flagradas pela televisão, o jogador responderá por agressão física, que prevê como pena a suspensão de quatro a 12 jogos. Caso receba qualquer punição, o meia desfalcará o Santos no segundo jogo da decisão do Paulista.

Redator: João Prata
EBAND

Nuvem de vulcão obriga Barcelona viajar de ônibus até Milão

A delegação do Barcelona enfrentou uma viagem de ônibus de quase mil quilômetros para encarar a Inter de Milão, pela semifinal da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, na Itália. O ônibus da equipe chegou a Milão depois de rodar 24 horas pelas estradas.
A decisão de ir de ônibus só foi tomada depois que o clube não conseguiu um voo para a Itália, já que a nuvem de cinzas provocada pela erupção de um vulcão islandês prejudica o tráfego aéreo.

O primeiro trecho da viagem, até Cannes, na Riviera Francesa, teve 634 quilômetros. O restante do percurso para Milão, de 351 quilômetros, foi completado na tarde desta segunda-feira.

Para encarar as 24 horas de viagem, os jogadores tiveram direito a duas mesas de jogos, uma pequena sala com mesa, seis TVs de tela plana, dois DVDs, aparelhos de CD, MP3 e cafeteira.

Redação: Natália Silvério
Fotos: Arquivo do blog

Joel tem conta de churrascaria paga por patrocinadora do Flu, diz colunista

Campeão estadual pelos quatro grandes clubes do Rio, o técnico Joel Santana teve a conta de comemoração pelo título do Botafogo em churrascaria de Copacabana paga pela Unimed. De acordo com o colunista Ancelmo Gois, de "O Globo", o presidente da patrocinadora do Flu desembolsou pouco mais de 1,7 mil numa festa que reuniu 25 amigos do treinador. O evento, que começou às 20h30m e terminou às 1h, contou com a presença do ex-vice-presidente tricolor Celso Barros.

Técnico do Botafogo reuniu 25 amigos e gastou pouco mais de R$ 1,7 mil

ESPBR

Adriano vai mal e pressão por Neymar aumenta

DA-LHE ADRIANO...
O fim de semana pode ter colocado dúvidas sobre o ataque da seleção brasileira na cabeça do técnico Dunga para a convocação do dia 11 de maio: enquanto o "Imperador" Adriano foi muito mal na derrota do Flamengo para o Botafogo, o garoto Neymar, mais uma vez, brilhou na vitória do Santos sobre o São Paulo.


Nome constante nas listas de Dunga, Adriano teve atuação apagada, perdeu um pênalti e viu o Botafogo conquistar o título carioca com o 2 a 1 no placar.Por outro lado, Neymar tem números impressionantes na temporada. O artilheiro santista no ano atingiu uma incrível média de um gol por jogo, após marcar dois contra o São Paulo, no último domingo, na Vila Belmiro. No total são 21 gols, em 21 exibições. O jovem é o goleador do time, ao lado de André, no Campeonato Paulista, com 12 gols, em 17 jogos disputados. Na Copa do Brasil, ele é o artilheiro da competição, com nove gols, em apenas quatro jogos.

Diante do Santo André, na decisão do estadual, Neymar persegue o primeiro título profissional na carreira. O atacante foi promovido em março do ano passado, e chegou a disputar a final do Paulistão-2009. No entanto, a equipe perdeu a decisão para o Corinthians.

Em um ano, a evolução de Neymar foi grande. Ele encerrou a temporada passada com 14 gols, em 48 jogos. Em diversas oportunidades, o jovem começou as partidas no banco de reservas. Este ano, ele foi titular em todos os 21 jogos disputados.

Na semifinal do Paulistão, Neymar enfrentou novas provações na carreira. Além de ser novamente testado em clássicos decisivos, o jogador voltou a ter uma cobrança de pênalti diante de Rogério Ceni. O goleiro havia criticado o atacante pela cobrança “com paradinha” no primeiro jogo entre as equipes, ainda na fase de classificação. “A paradinha não é uma forma de menosprezar os adversários. Eu treino assim e é uma maneira que eu encontrei de cobrar com segurança”, disse Neymar

TRIBUNA DA BAHIA
FOTOS: ARQUIVO BLOG

Árbitro alivia em súmula do Bahia

A confusão nos vestiários de Pituaçu no intervalo da partida de domingo, quando o Bahia vencia o Bahia de Feira por 1 a 0, deixou marcas em alguns membros da comissão técnica do tricolor, mas passará em branco no Tribunal da Justiça da Desportiva da Bahia (TJD). O árbitro do jogo, Jaílson Macedo Freitas, aliviou e ninguém deve ser punido pelo ocorrido.


Na súmula do jogo, no campo existente para relatar a conduta dos dirigentes e funcionários, o árbitro escreveu: “No intervalo da partida, o quinteto de arbitragem, ao dirigir-se para o vestiário com o apoio da patrulha do batalhão de choque comandada pelo sargento Vinícius, integrantes da comissão técnica e alguns atletas vieram questionar a arbitragem, sendo contidos por policiais, foi difícil identificá-los os (sic) funcionários do E.C. Bahia devido ao número de pessoas”.

De acordo com o relato de alguns membros da imprensa e dos envolvidos, o técnico do Bahia, Renato Gaúcho, questionou o árbitro sobre o cartão amarelo aplicado ao meia Ananias. Jailson teria respondido que não iria conversar naquele momento. Renato voltou a questionar e policiais, para tentar afastar a comissão tricolor, partiram para o uso da força. O treinador ficou com marcas na costela e o auxiliar João Marcelo teve de enfaixar o braço. Apesar do tumulto, ninguém será punido.

Ontem, os jogadores do Bahia ganharam mais um dia de folga. Com a semana toda livre antes do primeiro jogo da final do Baiano, o elenco se reapresenta somente hoje pela manhã. O volante Bruno Silva e o meia Ananias estão de fora. Receberam o terceiro cartão amarelo e irão cumprir suspensão automática.

O provável é que Leandro e Abedi sejam os titulares contra o Vitória. O lateral Apodi e o atacante Rodrigo Grahl também podem voltar ao time. A definição dos titulares começa a ser tomada com os treinamentos de hoje no Fazendão.

TRIBUNA DA BAHIA
FOTOS: ARQUIVO BLOG.

Clubes se reunem para discutir detalhes do Campeonato do Nordeste

Todos os clubes enviaram representantes para a reunião que discutiu os detalhes do Campeonato do Nordeste. O encontro foi realizado na tarde desta segunda-feira, na sede da Federação Pernambucana de Futebol. Na reunião ficou acertado que algumas datas de jogos serão modificadas devido a problemas pontuais. Os exemplos citados foram os casos do CSA, cujo estádio passa por reforma e de partidas coincidentes com datas das Séries C e D.


Apenas Sport e Santa Cruz não assinaram o contrato durante a reunião. O presidente da Liga, Eduardo Rocha e o representante da TopSport, Bernardo, se dirigiram ao encontro dos presidentes desses clubes para saber se os mesmos iriam participar da competição.


Sobre a divisão das verbas, cada clube vai receber partes iguais. Além disso, os dez primeiros colocados deverão receber prêmios em dinheiro. No entanto, as quantias não foram definidas.

No encontro ficou acordado que a direção técnica será composta pelo Sr. José Joaquim (diretor técnico da Federação Pernambucana), Bernardo Ramalho (Produtor da TopSport) e Miltinho (Presidente do Confiança-SE). Ficou decidido ainda que a capacidade mínima dos estádios será de 10 mil para a fase classificatória e 20 mil para a fase final.

"Foi dado um passo importante para o crescimento do futebol regional. Os participantes terão visibilidade, além de movimentar a economia dos clubes", declarou o presidente do Treze, Marcelo Nóbrega. O dirigente explicou que pelo regulamento da competição, haverá um acesso e um clube rebaixado. A vaga será preenchida por um clube do mesmo estado, cabendo à federação indicar o time contemplado.

Ficou determinado que cada clube deverá entregar ao clube visitante 25 cortesias. A Liga do Nordeste se encarregará de custear as despesas com passagens aéreas ou terrestres e cada clube receberá um auxílio de R$ 5.500 para hospedagem e transporte.

O Campeonato do Nordeste começa no dia 9 de junho.

Atacante quebra a perna de goleiro na Áustria

Uma cena chocante marcou o futebol da Áustria. O goleiro Gustafsson, do Red Bull Salzburg, foi dividir uma bola com o atacante a fim de afastá-la da área. No entanto, o jogador Kragl, do Linz, entrou com o pé muito alto e quebrou a perna esquerda do camisa 1, de 33 anos, neste domingo.


O jogo acabou empatado em 0 a 0, não mudou nada na posição dos times na tabela. O Salzburg continua liderando com 69 pontos, seis à frente do Rapid Vienna. Os times vão se enfrentar na próxima sexta feira. Confira abaixo a entrada de Kragl em Gustafsson.

LANCENET!

Boxeador se suicida após matar a esposa.

O venezuelano Edwin Valero, campeão mundial do peso ligeiro pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), cometeu suicídio na madrugada desta segunda-feira, após confessar ter assassinado a esposa Jennifer Carolina Vieira. O boxeador colocou um ponto final na vida ao se enforcar com a própria roupa dentro da cela de uma delegacia de Carabobo, na Venezuela.


Valero estava hospedado com a esposa em um hotel da cidade de Valencia, onde na madrugada de domingo foi encontrado o corpo esfaqueado da mulher.

- Valero desceu para a recepção e confessou que havia cometido o assassinato. Os funcionários do hotel imediatamente chamaram a polícia, que confirmou a morte - disse o policial Wilmer Flores, diretor do Corpo de Investigações Científicas.

O boxeador já havia agredido a esposa e familiares em outras ocasiões e precisava se apresentar às autoridades a cada 90 dias.

LANCENET!

Figo se derrete em elogios a Lionel Messi: 'Vê-lo jogar é como ter um orgasmo'

Luis Figo, eleito melhor jogador do mundo em 2001, teve passagens vitoriosas por Barcelona e Real Madrid. O português concedeu uma entrevista ao canal espanhol "TVE" nesta segunda-feira e analisou assuntos inerentes aos dois clubes. Sobre o Barça, Messi foi o tema em pauta. Figo não poupou palavras para dizer o que sente ao ver o argentino em campo.


- É como ter um orgasmo. Dá um prazer incrível - resumiu o português.

Figo falou ainda sobre a situação do Real Madrid. O time corre o risco de terminar a temporada sem títulos e o técnico Manuel Pellegrini surge como "favorito" para pagar o pato pelo insucesso.

- Tenho apreço por Pellegrini. Não o conheço, mas me parece uma pessoa muito sensata. O problema no Real Madrid será de Deus, não do treindor. Todos têm sua parcela de responsabilidade. Mas o que acontece no Real Madrid é a lei do futebol. É mais fácil cortar um do que muitos - finalizou.

A única chance de título do Real na temporada é o Campeonato Espanhol. O time aparece em segundo lugar, um ponto atrás do líder Barcelona.

Flamengo decide dar sobrevida a Andrade até quarta-feira

O Flamengo resolveu dar um ‘voto de confiança’ a Andrade. Após reunião que foi realizada em um restaurante na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ficou decidido que o treinador seguirá no clube pelo menos até a partida contra o Caracas, da Venezuela, quarta-feira, no Maracanã, pela Copa Libertadores. Após este compromisso, a tendência é que o técnico seja substituído.


A reunião que rendeu uma sobrevida a Andrade durou quase toda a tarde foi encabeçada pela presidente do clube, Patrícia Amorim. O encontro não contou com as presenças do próprio treinador e do gerente de futebol, Isaias Tinoco, que estão com os demais jogadores no Ninho do Urubu, local onde o Flamengo se prepara para o confronto decisivo contra o time venezuelano.

O insucesso no Campeonato Estadual e as irregulares apresentações na Libertadores podem ser suficientes para que a diretoria rubro-negra decida pela demissão do treinador. Caso Andrade deixe mesmo o clube, as atenções ficam voltadas para Celso Roth. Muricy estava no páreo, mas, com a demissão de Cuca, o ex-treinador do São Paulo poderá assumir o Fluminense.

GLOBO

Danilo e Manoel correm risco de suspensão já para jogo de quarta

Os zagueiros Danilo e Manoel estão ameaçados de desfalcar Palmeiras e Atlético-PR, respectivamente, no jogo de volta entre as duas equipes pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira, em Curitiba. Os dois jogadores foram denunciados pela Procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, pelo comportamento na partida de ida, na última quinta-feira, no Palestra Itália. Schmitt pediu a suspensão preventiva dos atletas, antes mesmo do julgamento.


A decisão do afastamento imediato cabe ao presidente em exercício do STJD, Virgílio Val. Que pode aprovar o pedido antes da partida.

Acusado por Manoel de injúria de fundo racial, o defensor palmeirense corre risco de receber uma punição maior. Ele foi denunciado nos artigos 243-G (praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão da cor), e 254-B, por cuspir no adversário. Pelo primeiro, pode ser suspenso de cinco a dez partidas. A punição pela cusparada varia de seis a 12 jogos.


Manoel, que pisou no adversário, foi denunciado duplamente no artigo 250 (praticar ato de hostilidade). E pode ser afastado por até seis jogos.

As informações são do site justiçadesportiva.com.br