terça-feira, 25 de maio de 2010

Bahia enfrenta o Vila Nova no Serra Dourada nesta terça-feira

Inaugurado em 1975, o Estádio Serra Dourada abriga os jogos dos principais times de Goiânia. O Bahia visitou a praça inúmeras vezes desde a década de 70, mas nunca teve muita sorte por lá. A história só foi mudar há três anos, quando conquistou – em campo – o único acesso de sua vida, da Série C para a B.


No início do octogonal final, duas vitórias tricolores no estádio deram a gordura necessária para queimar no final. Uma das vítimas foi o Atlético e a outra o Vila Nova, mesmo adversário desta terça-feira, 25, às 21h50, na principal praça goiana.

E o duelo com o Tigre é justamente o mais valorizado pelo remanescente Alison, que, nesta noite, formará dupla de zaga com Nen. “Foi um jogo muito difícil, cheio de reviravoltas no placar. No final, tivemos a sorte de Dudu fazer aquele gol”, lembrou.


Na ocasião, o jogador citado por Alison marcou um gol "espírita" de falta aos 38 do segundo tempo. A bola iria para fora, mas a ventania deu uma mãozinha.

O beque lista os detalhes que fazem do Serra um bom lugar para se jogar. “As dimensões do campo são grandes e isso sempre favorece o visitante. Além do mais, o gramado é bom, a cidade é boa, o clima é agradável. Gosto muito de atuar lá”.

Para o duelo, o técnico Renato Gaúcho não poderá contar com o meia Morais, machucado. Em seu lugar, deve entrar o prata da casa Vander, mas o ‘queridinho’ Abedi também alimenta esperança.

Aos 19 anos, Vander pode ter sua primeira chance como titular. Tímido, o garoto é só nervosismo na hora de dar entrevista, mas garante que a vergonha passa quando ele entra em campo. “Estou tranquilo, pronto, determinado”, listou.

Vila Nova x Bahia

Vila Nova - Wéverton; Dida, Júnior Paulista, Marx Ferraz e Anderson Melo; Claudinho Baiano, Gavião e Nunes; Gil, Bruno Cazarine e Max Santos. Técnico: Edson Gaúcho.

Bahia - Omar; Apodi, Nen, Alison e Ávine; Marcone, Bruno Silva, Vander (Abedi), Ananias e Rogerinho; Rodrigo Gral. Técnico: Renato Gaúcho.

A TARDE

Neto Berola no Atlético-MG: atacante fez exames

O Atlético-MG está muito próximo de anunciar mais um atacante para a continuação do Campeonato Brasileiro. O atacante Neto Berola, de 22 anos, que estava no Vitória-BA chegou nesta segunda de manhã a Belo Horizonte e à tarde já estava na Cidade do Galo onde fez alguns exames.


O Atlético-MG ainda não se posicionou sobre os termos da negociação, mas para contar com Berola, o Galo liberou os meias Evandro e Renan Oliviera, esse último até o fim da temporada, além da compra dos direitos federativos do atacante.

Embora o clube não revele valores, a imprensa baiana especula que o Banco BMG, patrocinador do Galo, desembolsou algo em torno de R$ 2 milhões para colocar Neto Berola na Cidade do Galo.

LANCEPRESS!

Brasil fará amistoso contra Zimbábue e Tanzânia antes da Copa

Apenas para inspiração.
O Brasil enfrentará as equipes de Zimbábue e Tanzânia nos amistosos de preparação para a Copa da África. Os jogos serão na casa destes países, nos dias 2 e 7 de junho, respectivamente. As duas seleções não chegaram à segunda fase das Eliminatórias da África. O primeiro país figura no 113º lugar no ranking da Fifa, enquanto o segundo é o 108º colocado na listagem.


Uma das justificativas de Dunga na escolha de adversários fracos para os jogos amistosos do Brasil seria o fato de evitar lesões nos jogadores – Kaká e Luís Fabiano estão em fase de recuperação, por exemplo. Em 2006, na Copa da Alemanha, a Seleção Brasileira também se preparou contra equipes pouco qualificadas, como um combinado de Lucerna, na Suíça (vitória por 8 a 0) e Nova Zelândia (4 a 0 para o Brasil).

Concentrada em Curitiba, a delegação brasileira embarca nesta quarta-feira para a África. O Brasil está no Grupo G e faz a estreia na Copa no dia 15, contra a Coreia do Norte, em Joanesburgo. Também estão na chave Costa do Marfim e Portugal.

Redatora: Ana Rosa

África do Sul só empata amistoso com a Bulgária

A África do Sul voltou a decepcionar sua torcida, nesta segunda-feira. Em amistoso disputado no estádio Orlando, em Johanesburgo, a anfitriã da Copa do Mundo de 2010 só empatou por 1 a 1 com a Bulgária, que sequer está classificada para o mais importante torneio entre seleções.


A equipe comandada pelo técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira abriu o placar aos 20 minutos de jogo. Depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Siyabonga Sangweni mandou de cabeça para as redes.

Porém, em vez de aproveitar o apoio da torcida para ampliar a vantagem, os Bafana Bafana levaram o empate, ainda no primeiro tempo. Aos 31, em falha da defesa, Bojinov recebeu com liberdade na área, dominou e girou para bater forte.

A África do Sul não conseguiu superar o sistema defensivo adversário para buscar o triunfo em casa. A seleção não deve disputar outro amistoso até o anúncio de Parreira da lista definitiva dos 23 jogadores escolhidos para o Mundial.

Portugal empata sem gols com Cabo Verde

A adversária do Brasil na última rodada da fase de grupos da Copa, a seleção portuguesa, jogando em ritmo de treino e com pouca criatividade, ficou no 0 a 0 no amistoso contra Cabo Verde, em Covilhã, nesta segunda-feira. Com os brasileiros Deco e Liedson em campo, o time do técnico Carlos Queiroz criou poucas chances de gol.


No primeiro tempo, Liedson, de cabeça, Cristiano Ronaldo, de falta, e Pedro Mendes, em chute de fora da área, criaram as melhores oportunidades de Portugal, mas sem grande perigo.

Raúl Meireles e Hugo Almeida entraram no lugar de Miguel Veloso e Liedson, respectivamente, mas os portugueses continuaram com dificuldades no ataque. Cristiano Ronaldo ainda tentou, sem sucesso, duas vezes antes dos 20 minutos. No final o time de Queiroz ainda foi atacado pela frágil seleção de Cabo Verde, mas o placar ficou mesmo no 0 a 0.

Portugal encara o Brasil no dia 25 de junho, às 11h (de Brasília), em Durban. Antes a seleção joga contra a Costa do Marfim, na estreia, dia 15 de junho, e Coreia do Norte, dia 21.

Redator: Romulo Tesi

Sem Messi, Argentina goleia e deixa Buenos Aires ovacionada

Depois de sofrer nas Eliminatórias Sul-americanas, a Argentina deu uma amostra do que apresentará na Copa do Mundo da África do Sul. Na despedida da equipe nacional de Buenos Aires, a seleção comandada por Diego Armando Maradona goleou o Canadá pelo placar de 5 a 0, gols de Maxi Rodríguez (dois), Ángel Di Maria, Carlitos Tevez e Sergio Agüero. A grande estrela da bicampeã mundial para o torneio, Lionel Messi, sequer entrou em campo.


O amistoso desta segunda-feira marcou o aniversário do segundo centenário de independência do país dos domínios espanhóis. E, com o estádio Monumental de Nuñez lotado, a equipe albiceleste começou pressionando a frágil defesa canadense e abriu o marcador logo aos 16 minutos. Em falta pela esquerda, Maxi Rodríguez surpreendeu e bateu direto, balançando a rede no estádio do River Plate.

Embora estivesse jogando um simples amistoso, a Argentina demonstrou uma motivação que empolgou o público em Buenos Aires. Aos 30 minutos, a equipe de Maradona roubou a bola na intermediária com Higuaín. Demonstrando sua principal característica, Carlitos Tevez carregou pelo meio e apenas rolou para Maxi Rodríguez marcar o segundo.

A grande vantagem trouxe a tranquilidade necessária para a Argentina proporcionar um bom espetáculo para a sua torcida. Aos 34 minutos, Ángel Di Maria protagonizou um lindo lance e promoveu mais um grito de gol nas arquibancadas. O meia do Benfica cortou para a direita e arrematou de canhota, de trivela, no ângulo esquerdo do goleiro Onstad. Golaço.

O placar de 3 a 0 arrancou aplausos da torcida ao final da primeira etapa. No entanto, a motivação dos sul-americanos tornou-se ainda maior no segundo tempo. Impecável na marcação, a seleção de Maradona impedia o Canadá de ameaçar a meta defendida por Sergio Romero.

E a 'pegada' pedida pelo treinador proporcionou mais um gol para a equipe da casa. Aos 17 minutos, Gonzalo Higuaín, do Real Madrid, roubou a bola no campo ofensivo e apenas rolou para Carlitos Tevez assinalar o quarto gol da noite, transformando a vitória em uma convincente goleada.

O tento corou uma grande atuação do atacante do Manchester City, que briga diretamente com Higuaín e Diego Milito, herói da Internazionale na conquista da Copa dos Campeões, por uma vaga ao lado de Messi no ataque da Argentina. Ovacionado, o ex-jogador do Corinthians deixou o gramado aos 27 minutos para a entrada de Sergio Agüero, destaque do Atlético de Madrid na temporada.

E o genro de Maradona não demorou para demonstrar sua capacidade técnica. Logo após pisar no gramado, Agüero recebeu à frente da área, cortou o zagueiro com facilidade e anotou o quinto gol da Argentina em Buenos Aires. Festa na capital em partida que aumentou a confiança da população para a Copa.

GAZETA ESPORTIVA

Aos gritos de ´Valeu, Dunga`, torcida assiste ao treino da Seleção

Após três dias de isolamento total, o técnico Dunga resolveu ceder aos pedidos dos torcedores brasileiros e permitiu a entrada da torcida nos treinamentos da Seleção nesta segunda-feira, no CT do Caju, em Curitiba. No primeiro contato com os jogadores, os fãs agradeceram ao treinador com gritos de “Valeu, Dunga”.


No último domingo, muitos torcedores marcaram presença na porta do CT pedindo permissão para assistir ao treino. Dunga, porém, barrou a entrada da torcida.

Contudo, depois de sofrer muitas críticas devido ao distanciamento da Seleção com público, o técnico liberou a entrada das cerca de 400 pessoas que se aglomeravam novamente na entrada do CT nesta segunda. Com bastante festa, os torcedores acompanharam o treinamento de aproximadamente 20 minutos.

Mais uma vez, o treino físico contou com os jogadores correndo em volta de um dos campos do CT do Caju. Felizes, os torcedores brasileiros saíram do treinamento aos gritos de “hexacampeão”.

Dos 20 jogadores presentes no treino, apenas o meia Kaká, que se recupera de uma lesão, não participou das atividades. O atleta do Real Madrid fez apenas um trabalho de fortalecimento muscular. Já o atacante Luís Fabiano, recuperado de lesão muscular, treinou normalmente, assim como pela manhã.

Nesta quinta, antes do embarque rumo a Johanesburgo, na África do Sul na próxima quinta, às 17h, a delegação brasileira faz uma visita ao presidente Lula, em Brasília.

Redação: Yuri Smigelskas

Madson é afastado dos treinos e pode estar de saída do Santos

O Santos se reapresentou na tarde desta segunda-feira, no CT Rei Pelé, após a vitória sobre o Atlético-GO, no último sábado, com algumas novidades. Paulo Henrique, Neymar e André, que tinham sido afastados por indisciplina, por terem chegado atrasados à concentração da equipe, na madrugada de quinta para sexta-feira, treinaram normalmente, inclusive, participando do treino tático comandando pelo técnico Dorival Júnior. Em compensação, o meia Madson treinou separado do restante do grupo e pode estar de saída do clube.


O 'baixinho', que é reincidente em atrasos - foi afastado do jogo contra o São Caetano, no Paulistão deste ano por conta disso -, dificilmente deve continuar na Vila Belmiro. E, em razão disso, o Peixe já está avaliando a possibilidade de negociá-lo, por empréstimo até o final do ano, com o Atlético-PR. O contrato do meia com o Alvinegro Praiano se encerra no dia 31 de dezembro de 2012.

Madson poderia ser envolvido em um pacote da diretoria santista para trazer o atacante Wallyson, destaque do Furacão, para o Santos. A transação também envolve Maikon Leite, atacante que vem sendo pouco utilizado por Dorival nesta temporada.

No entanto, para que a negociação siga em frente, ainda é preciso aguardar uma definição quanto a um problema jurídico envolvendo Wallyson e o Atlético-PR. O jogador está pedindo sua rescisão contratual junto aos paranaenses. Enquanto isso, o Peixe aguarda um desfecho do imbróglio para dar sequência as negociações.

GAZETA ESPORTIVA