sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tiririca não precisará fazer nova prova

VALEU TIRIRICA

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) negou na tarde desta quinta-feira os dois mandados de segurança que pediam uma liminar para que o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), fosse submetido a uma nova prova de alfabetização.

O relator do caso, juiz Flávio Luiz Yarshell, submeteu a decisão para o plenário da Corte, e a decisão foi unânime.

O MPE (Ministério Público Eleitoral) havia proposto os mandados que questionavam a audiência realizada no último dia 11, quando Tiririca fez um teste para comprovar que sabe ler e escrever.

No primeiro mandado de segurança, o promotor pedia a anulação da audiência. O requerimento foi negado pelo magistrado, por entender que não estava presente o “registro da urgência”, destacando também que o processo crime conduzido pelo juiz da 1ª ZE não se confunde com o processo de registro de candidatura, já julgado anteriormente pelo TRE.

Em relação ao segundo requerimento, o pedido foi negado pois trazia questionamentos sobre a prova. “De comum entre a maior parte dos pedidos contidos na inicial há a circunstância de que, em maior ou menor extensão, o que se pretende é adiantar juízos acerca da produção e valoração da prova no processo penal que está em curso no grau inferior”, entendeu Yarshell.

Nesse caso, a corte paulista entendeu que os múltiplos pedidos podem ficar prejudicados se forem analisados em mandado de segurança.

Redator: Tatiane Conceição e Marielly Campos

Na CBF, diretoria do Cruzeiro entrega vídeo com supostos erros de arbitragem contra o time

TORCIDA DO CRUZEIRO
A diretoria do Cruzeiro entregou à Comissão de Arbitragem da CBF, nesta quinta-feira, um vídeo com uma compilação dos supostos erros de arbitragem contra a Raposa. A delegação cruzeirense, formada pelo vice-presidente de futebol, Gustavo Perrella, o diretor Dimas Fonseca, e o gerente Valdir Barbosa, esteve na sede da entidade e se reuniu com membros da comissão para fazer pessoalmente a reclamação.

A bronca é por causa dos lances marcados contra o time mineiro na partida contra o Corinthians, principalmente o pênalti sobre Ronaldo, apontado pelo árbitro Sandro Meira Ricci, e pelos erros em impedimentos assinalados pelos assistentes. Os cruzeirenses pedem que a avaliação do juiz seja revisada para baixo.

“Deixamos o vídeo com os lances e falamos de todos eles. Existe uma divergência em relação ao árbitro, já que entendemos que ele errou muito e eles que não. Já em relação aos bandeiras, eles comungam do nosso pensamento, de que o Alessandro (Rocha Mattos) errou três vezes e o (Roberto) Braatz, duas”, explicou Dimas Fonseca ao site oficial do clube.

“Eles vão encaminhar um relatório para outra comissão para então definir as punições. Foi uma reunião proveitosa, até pela receptividade em relação à nossa insatisfação. Esperamos que seja feita justiça”, disse Dimas, que acompanhou o sorteio da arbitragem da 36ª rodada e viu o nome de Leandro Vuaden para o jogo de domingo, contra o Vasco. O dirigente ficou satisfeito. “O Vuaden, na nossa opinião, é um dos árbitros mais regulares do campeonato”, elogiou.

Redator: Romulo Tesi

Série B: Despedida do Bahia terá show de axé e ingresso mais barato para baianos

A despedida do Bahia da Série B promete transformar o Morumbi em um Carnaval fora de época. A partida, marcada para o dia 27 e que tem o Bragantino como mandante, foi transferida como uma forma de homenagear a torcida baiana residente na capital paulista, estimada em cerca de 800 mil pessoas, segundo o clube.

O Bahia espera por 30 mil pessoas, aproximadamente, para a partida, que terá show do cantor de axé Ricardo Chaves, do sucesso “É o bicho” e que autor da música “Vamos Tricolor”, versão de “Bad Romance”, da cantora Lady Gaga.

O jogo serve apenas para cumprir tabela, já que o Bahia já assegurou o acesso à elite em 2011 e o Bragantino não tem risco de rebaixamento. Faltando duas rodadas para o fim da Série B, o Tricolor é o vice-líder, com 65 pontos. Já o time do interior paulista, coadjuvante na festa do dia 27, ocupa a 11ª posição, com 49 pontos.

Os ingressos começam a ver vendidos neste sábado, dia 20, no estádio do Morumbi e pelo site www.futebolcard.com.br. O mais barato custa R$ 15 (meia entrada) e quem apresentar documento de identidade do Estado da Bahia paga metade do preço.

EBAND

Flu prefere esperar partida com o Palmeiras, e Emerson está vetado

Ainda não vai ser dessa vez que o Fluminense terá Emerson de volta. Sentindo dores residuais no tornozelo esquerdo, o Sheik não está em plenas condições de enfrentar o São Paulo, domingo, às 17h (de Brasília), na Arena Barueri, pela 36ª rodada do Brasileirão, e a comissão técnica entrou em consenso de que a melhor opção é poupá-lo para o confronto com o Palmeiras, no dia 28, na Fonte Luminosa, em Araraquara.

Emerson, que já tinha se queixado de um incômodo no mesmo local e ficou fora da partida contra o Goiás, treinou com o grupo na quarta e quinta-feira, mas não conseguiu se livrar das dores. A intenção era de que o Sheik fizesse uma reavaliação nesta sexta, antes da viagem para São Paulo, entretanto ficou decidido que o mais prudente é esperar mais uma semana. Com isso, Rodriguinho, Tartá e Washington disputam uma vaga ao lado de Fred no ataque.

Esta será a sexta partida consecutiva da equipe sem Emerson, que sofreu uma torção no tornozelo no empate por 0 a 0 com o Botafogo pela 30ª rodada. A partida marcava justamente seu retorno ao time após 42 dias se recuperando de um estiramento na coxa esquerda. O atacante entrou em campo nove vezes com a camisa do Flu neste Brasileirão e marcou sete gols.

Com 62 pontos, o Tricolor é o segundo colocado na competição, atrás apenas do Corinthians, que tem 63 e encara o Vitória, também domingo às 17h (de Brasília), no Barradão, em Salvador.

GLOBO

LDU vence o Independiente, mas bobeia no fim e leva dois gols

Em partida eletrizante na noite desta quinta-feira, com vários golaços e erros de arbitragem, a LDU venceu o Independiente por 3 a 2, no estádio Casa Blanca, em Quito, no jogo de ida das semifinais da Copa Sul-Americana.

O resultado deixou a decisão da vaga sem favorito. Na próxima quinta-feira, em Avellaneda, na Argentina, os equatorianos jogam pelo empate. Uma vitória simples dá a classificação para os argentinos. O vencedor do confronto encara Palmeiras ou Goiás, que fazem a outra semifinal.

GLOBO

INTERMUNICIPAL 2010 - Porto Seguro confiante na classificação

Após a brilhante volta por cima no jogo de ida diante de Araci domingo passado, quando a seleção de Porto Seguro perdia por 3x1 e conseguiu o empate em 3x3, o técnico Beto Oliveira vem aprimorando o elenco para o jogo de volta.

Dentro de casa na toca do Guaiamum, Porto Seguro precisa apenas de uma simples vitória para passar ás semi-finais do campeonato intermunicipal 2010.

        Ao seu lado os atletas terão o apoio caloroso do seu torcedor que promete lotar as dependências do estádio municipal. A confiança na classificação é grande até mesmo dos dirigente, uma vez que jogando dentro de casa a seleção venceu quase todas as partidas.

Lupita, Goiano, Rilex, Jocélio, Luciano, Diego, Paulo Cezar, Rincon, Nego Dílson, Marcelo e Cacá deverá ser o provável time que entrará em campo no comando de Beto Oliveira.

Da Redação/Esporte Sisal

Bahia tem equipe definida para enfrentar o Santo André

Com o pensamento no título da Série B, o técnico Márcio Araújo comandou um treino na tarde desta quinta-feira, 18, e praticamente definiu a equipe que enfrenta o Santo André neste sábado, 20, às 16h (horário da Bahia), em Pituaçu, pela 37ª rodada da competição.


Para ser campeão, o Tricolor, que tem cinco pontos a menos que o líder Coritiba, precisa vencer Santo André e Bragantino e torcer para que o Coxa não faça dois dos seis pontos que irá disputar. Mesmo com poucas chances, Márcio Araújo quer o Bahia focado no título.


Para o duelo deste sábado, o treinador deve promover o retorno de Fernando ao gol do Esquadrão. O goleiro não jogou contra a Portuguesa para cumprir suspensão.


Ainda no setor de marcação, o zagueiro Luizão e o volante Leandro também devem ser titulares, já que ficaram de fora contra a Lusa e voltam para substituir Alison e Marcone, suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos.

O meia Ananias permanece improvisado na lateral direita, já que vem tendo boas atuações na posição. Com isso, Arilton fica como opção no banco de reservas.

Na atividade desta quinta, o grupo participou de um treino de dois toques, em campo reduzido, além de aprimorar finalizações. Após os trabalho, Márcio Araújo divulgou a lista com os jogadores relacionados para o duelo contra o Ramalhão.

O Bahia deve ir a campo com: Fernando; Ananias, Luizão, Nen e Ávine; Leandro, Fábio Bahia, Hélder e Morais; Adriano e Jael.

O Tricolor realiza um último treino na manhã desta sexta-feira, 19, antes do jogo deste sábado.

Veja a lista dos relacionados para o jogo contra o Santo André:

Goleiros: Fernando e Omar;
Laterais: Diego Corrêa, Ávine e Arilton;
Zagueiros: Luizão, Nen e Vagner;
Volantes:
Leandro, Hélder e Fábio Bahia;
Meias: Morais, Ananias, Vander e Rogerinho;
Atacantes: Jael, Adriano e Everton.

ATARDE

VITÓRIA - Wallace está fora do jogo contra o Corinthians

Após o treino desta quinta-feira, 18, comandado pelo técnico Antônio Lopes, o departamento médico do Vitória confirmou que Wallace está fora do jogo deste domingo, 21, contra o Corinthians, às 16h (horário da Bahia), no Barradão, válido pela 36ª rodada do Brasileirão.


O zagueiro chegou a se recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda, mas voltou a sentir dores no local na última quarta, 17, e só deve voltar a campo na próxima rodada, contra o Internacional.


Com isso, a dupla de zaga do Rubro-negro deve ser formada por Gabriel e Anderson Martins. O restante do time também foi praticamente confirmado após o coletivo desta quinta.


A única dúvida está na criação das jogadas, já que o meia Ramon sentiu dores na coxa e não participou da atividade. Com isso, Neto Coruja, Uelliton, Bida e Elkeson formaram o meio de campo.

Ainda no setor, o jovem Aldair entrou na segunda parte do coletivo no lugar de Bida. O atacante fez belas jogadas, além de marcar um gol, e está na lista de jogadores relacionados para a partida.

O técnico Antônio Lopes escalou o Vitória com: Viáfara; Nino Paraíba, Gabriel, Anderson Martins e Egídio; Neto Coruja, Uelliton, Bida (Aldair) e Elkeson; Adailton e Júnior.

Veja a lista com os jogadores relacionados para duelo com o Corinthians:

Goleiros: Viáfara e Lee;
Laterais: Nino Paraíba, Egídio e Rafael Cruz;
Zagueiros: Anderson Martins, Gabriel Paulista e Thiago Martinelli;
Volantes: Fernando, Uelliton, Neto Coruja e Ricardo Conceição;
Meias:
Bida, Renato, Elkeson e Ramon;
Atacantes:
Aldair, Henrique, Adailton, Schwenk e Júnior.

ATARDE

Lateral baiana tem gene da anemia falciforme e foi cortada da Seleção Brasileira

A lateral-esquerda Fafá, do São Francisco, vive um drama. Aos 19 anos, descobriu que é portadora do traço falcêmico, uma alteração sanguínea hereditária que a proíbe de jogar na altitude.

A atleta recebeu a notícia na Granja Comary, quatro dias antes de embarcar para o Equador com a Seleção Brasileira, onde disputaria o Sul-Americano. “O médico me chamou com toda a comissão técnica. Disse que poderia seguir a carreira, mas que não poderia jogar na altitude”.

Cortada do grupo, Fafá não conseguiu conter as lágrimas. “Foi como se perdesse um parente próximo. Eu vinha treinando bem”, lamenta. Fafá teve o sonho interrompido. Depois de passar pelas categorias de base, vestiria a amarelinha no time principal pela primeira vez.

Perigo
O corte foi para protegê-la. “Quem tem o traço tem algumas hemoglobinas com formação defeituosa e a função delas é transportar oxigênio. Em grande altitude existe a diminuição da quantidade de oxigênio na atmosfera e, por isso, ela teria dificuldade de respirar, dor articular, poderia fazer trombose e ter sangramentos”, explica o vice-presidente médico do Bahia, Marcos Lopes.

Fafá tenta se recuperar da decepção. Onde? Dentro de campo. “O baque foi grande, mas eu pretendo continuar no futebol. Agora só penso em ser decacampeã (dez vezes) pelo São Francisco”. Amanhã, ela defende o time na final do Baiano. Pega o Flamengo de Feira, 15h30, em São Francisco do Conde. Na ida, deu 2x0.

CORREIO DA BAHIA