sexta-feira, 17 de junho de 2011

Em clássicos no Carioca deste ano, Fla supera Botafogo em números


Flamengo já enfrentou o Botafogo duas vezes nesta temporada, ambas pelo Campeonato Carioca. Na primeira, o goleiro Felipe brilhou na disputa em cobranças de pênaltis queclassificou o time para a final da Taça Guanabara. Depois, foi a vez de Thiago Nevesmarcar dois gols e garantir a vitória por 2 a 0 na fase de classificação da Taça Rio. Domingo, às 16h (horário de Brasília), no Engenhão, haverá mais um capítulo da intensa rivalidade que se criou nos últimos anos.
Nos dois jogos deste ano, o Flamengo foi melhor nos números (veja tabela abaixo). Com características do time em 2011, inclusive no Campeonato Brasileiro, superou o rival em total de passes, passes certos, finalizações, finalizações certas, posse de bola e desarmes. Agora, no entanto, o Botafogo sofreu profundas mudanças, com a recuperação de Maicosuel e a chegada deElkeson.
Números nos confrontos pelo Carioca 2011
EstatísticasFlamengoBotafogo
Passes628491
Passes certos557427
Finalizações2824
Finalizações certas98
Desarmes4739
Posse de bola23min11s21min03

IG

Copa-2014: Planalto decide dar ainda menos transparência aos gastos

Não bastasse aprovar a Medida Provisória que permite a União, estados e municípios de não revelar o valor da obra a ser contratada via licitação, agora o Governo Federal decidiu dar ainda menos transparência ao gasto do dinheiro público com a Copa do Mundo de 2014. Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo, o Ministério dos Esportes enviou ofício ao Tribunal de Contas da União avisando que a prestação de contas de novos contratos de valor estimado em R$ 10 bilhões vai depender da "conveniência do Poder Executivo". 


As medidas põe por terra a promessa feita pelo ex-presidente Lula, em junho do ano passado, de que “todos os gastos públicos serão acompanhados pela internet por qualquer cidadão brasileiro ou do mundo todo". O site da transparência, mal atualizado e escasso de informações, agora está deliberadamente obscuro.


BAHIA NOTICIAS

René Simões testa titulares do Bahia em coletivo


úcio Távora/Ag. A Tarde
Júnior foi regularizado e pode ser opção para o tricolor
Júnior foi regularizado e pode ser opção para o tricolor
René Simões comandou treino coletivo nesta quinta-feira, 16, no estádio de Pituaçu, com a provável equipe titular do Bahia para o jogo deste sábado, 18, contra o Fluminense, às 18h30, no Engenhão, pela quinta rodada do Brasileirão.
Porém, a atividade terminou com vitória da equipe reserva por 2 a 1, gols de Carlos Alberto e Jones. O lateral-direito Marcos entrou no decorrer do treino e diminuiu para os titulares.
O placar do treino não foi importante para o treinador tricolor, que destacou o empenho dos jogadores. "O treino foi bom, com muita movimentação. Agora tem briga em várias posições. Isso é bom. Tem que se empenhar no treino para ganhar vaga", declarou René, que aprova a briga por posições na equipe.
Júnior regularizado – O atacante Júnior, recém-contratado do Bahia para a disputa da Série A, teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quinta-feira, 16, e já pode estrear com a camisa tricolor.
O jogador treinou entre os reservas, mas entrou no decorrer da atividade no lugar de Souza e foi a principal novidade ao lado de Carlos Alberto, que foi utilizado no time titular no lugar de Ricardinho.
Com isso, apesar de ter trabalhado durante a semana com o mesmo time, René Simões ainda pode fazer alguma alteração. "A gente vai discutir isso exaustivamente com a comissão técnica. Ver os prós e contras de cada jogador", justificou.
Em relação ao time que empatou com o Atlético-MG por 1 a 1, a equipe que treinou nesta quinta tem duasmudanças. Na zaga, Paulo Miranda é o substituto de Thiego, que está vetado por conta de uma pubalgia. Já Marcone volta no lugar de Lulinha para o meio-campo ganhar em marcação.
Escalação - No coletivo, o time titular treinou com: Marcelo Lomba; Jancarlos (Marcos), Paulo Miranda, Titi e Ávine (Dodô); Marcone, Fahel, Diones (Boquita) e Ricardinho (Carlos Alberto); Jobson e Souza (Júnior).
Já os reservas jogaram com: Omar (Jair); Marcos (Magno), Diego Jussani, Danny Morais e Dodô (Maurício); Boquita (Tressor Moreno), Hélder (João Neto), Camacho e Lulinha (Zezinho); Carlos Alberto (Nikão) e Júnior (Jones).
O Bahia volta a trabalhar nesta sexta-feira, 17, às 8h30, no Fazendão, antes da viagem ao Rio de Janeiro, às 15h15. 
ATARDE

Reforço do Vitória é relacionado para enfrentar Sport


Eduardo Martins|Agência A Tarde
Edu ainda não tem condições de jogar os 90 minutos contra o Sport, mas deve entrar no segundo tempo
Edu ainda não tem condições de jogar os 90 minutos contra o Sport, mas deve entrar no segundo tempo
Boa notícia para o torcedor rubro-negro. Nesta quinta-feira, 16, o nome de Edu apareceu entre os relacionados para a partida em casa  com o Sport, no sábado, 18, às 16h20, pela sexta rodada daSérie B. Porém, o atacante deve ficar apenas no banco.
Contratado pela diretoria como o principal reforço do ano, Edu está desde o final de 2010 sem jogar uma partida oficial. Com tanto tempo parado, o jogador precisava de um longo processo de recuperação e sua estreia estava prevista para o jogo com a Ponte Preta, no sábado, 25.
No entanto, o treinador Geninho resolveu antecipar a utilização de Edu em uma semana. O atacante declarou que só aguentaria 20 minutos em campo, e portanto deve entrar apenas no segundo tempo da partida com o Sport.
Foram relacionados 20 jogadores e dois ainda serão cortados antes da partida. Edu, portanto, pode ser um deles. Mas a tendência é que o atacante vá mesmo para o banco.
No treinamento tático, realizado nesta quinta, poucas novidades. Geninho deve repetir a escalação do jogo com o ABC, na terça, 14, com Rildo e Neto Baiano no ataque.
Os relacionados foram: Fernando e João Gabriel; Nino, Léo e Fernandinho; Alison, Maurício, Léo Fortunato e Gabriel Paulista; Zé Luís, Rodrigo Mancha e Esdras; Geovanni, Xuxa, Jérson e Felipe; Rildo, Neto Baiano, Edu e Edson.
ATARDE

Seleção de Ney atrapalha planos de dez clubes

convocação da Seleção Brasileira para o Mundial Sub-20, que será disputado entre os dias 29 de julho e 20 de agosto na Colômbia, promete dar dor de cabeça a dez clubes das Séries A e B do Brasileirão. Sete jogadores são titulares de seus clubes e muitos outros costumam entrar no decorrer dos jogos.

Algumas equipes devem sofrer mais, como o São Paulo - que não terá Casemiro, que tem sido titular e atuado muito bem -, o Santos - que além do titular Danilo não terá os sempre úteis Alan Patrick e Alex Sandro - e o Criciúma, que disputa a Série B e tem em Roni seu principal destaque - inclusive veste a camisa 10.




Contando o período de treinos na Granja Comary (entre os dias 4 e 27 de julho) e o Mundial, seriam 11 rodadas da Série A sem os convocados - da 8ª a 18ª rodadas. Já o Criciúma, na Série B, ficaria sem Roni da 10ª até a 18ª rodada.

Vale lembrar que, da lista de Ney Franco, cinco serão cortados para o Mundial, que será disputado na Colômbia, já que a Fifa só permite a inscrição de 21 jogadores. O treinador da Seleção já havia prometido que chamaria no máximo três jogadores por clube - o Flamengo teve cinco e São Paulo e Santos, quatro cada.

VEJA A SITUAÇÃO DE CADA CLUBE:
  AVAÍ
Teve apenas o goleiro Aleks convocado. Ele é o titular da posição depois que Renan acertou sua transferência para o Corinthians.
  CRICIÚMA
Disputando a Série B, vai ficar por nove partidas sem Roni, camisa 10 da equipe. Um desfalque e tanto.
  CRUZEIRO
Dos convocados, apenas o meia Dudu vem sendo utilizado pelo técnico Cuca em algumas partidas. O atacante Sebá quase não é utilizado e o goleiro Gabriel é a terceira opção, depois de Fábio e Rafael.
  FLAMENGO
Foi o clube que mais teve convocados, mas apenas três são mais utilizados, mesmo não sendo titulares. Galhardo, Diego Maurício e Negueba costumam ser opção no banco. Já o goleiro César e o zagueiro Frauches são do time de juniores.
  GRÊMIO
O volante Fernando foi titular nas últimas três partidas no Brasileirão devido à lesão de Adílson. Mas não considerado titular na equipe de Renato Gaúcho.
  INTERNACIONAL
O garoto Oscar tem sido titular da equipe e fará falta ao técnico Falcão. O zagueiro Juan é reserva, enquanto seu companheiro de posição, Romário, quase nunca é aproveitado.
  PALMEIRAS
Gabriel Silva é titular na lateral esquerda da equipe de Luiz Felipe Scolari. E o que é pior: não há outro lateral-esquerdo de origem no elenco.
  SANTOS
Dos quatro convocados, apenas Danilo é titular incontestável. Por outro lado, Alex Sandro (reserva de Léo) e Alan Patrick costumam entrar no decorrer dos jogos. Felipe Anderson é o menos utilizado do quarteto.
  SÃO PAULO
Vai perder o volante Casemiro por 11 jogos, o que certamente deixa o técnico Carpegiani preocupado. Henrique, Bruno Uvini (capitão da Seleção no Sul-Americano) e Willian são reservas.
  VASCO
Perde o polivalente Allan. O jogador, volante de origem, assumiu a lateral direita na vaga de Fágner e não saiu mais. É peça de confiança do técnico Ricardo Gomes.

LACENET

BOMBA ROSA - Jornal afirma que Diego Forlan está tendo caso com outro homem


Em pleno dia dos namorados, o atacante Diego Forlan encerrou seu noivado com a modelo Zaira Nara. O motivo não foi muito bem explicado, mas parece que o Diário Libre encontrou o real motivo da separação do casal.

Baseado no depoimento de uma fonte “absolutamente irrefutável e muito próxima” à Forlán, o jornal afirmou que os dois terminaram o relacionamento, pois o atacante do Atlético de Madrid estaria aproveitando suas férias no Uruguai, tendo um caso com outro homem.

“Eles não andavam bem há algum tempo e Zaira estava entusiasmada com o casamento, mas no Uruguai ela viu uma atitude estranha de Diego com outro homem, o que lhe despertou um temor profundo”, afirmou a fonte que não foi identificada.

A princípio, o jogador justificou sua separação dizendo que não amava mais a modelo argentina.
Acompanhe o FI no Twitter. Clique aqui!
Agência Futebol Interior

Deputado Federal, Popó fará luta de despedida em Brasília ante argentino


Eleito deputado federal pela Bahia nas eleições do ano passado, o ex-boxeador Acelino 'Popó' Freitas anunciou que fará uma luta de despedida dos ringues. O local e a data já foram definidos.
O último combate do pugilista está marcado para o dia 20 de agosto. O palco será Brasília (DF), a cidade na qual ele exerce sua função política. Além de pendurar as luvas, o baiano festejará 12 anos da conquista do primeiro título mundial.
Para apimentar o duelo derradeiro, Popó, mesmo enferrujado, quer um adversário argentino, que ainda não foi escolhido. O embate será oficial, válido pelos meio-pesados e durará seis assaltos.
Campeão mundial em duas categorias (super pena e leve), Popó ostenta um cartel invejável: 40 lutas, 38 vitórias - sendo 32 por nocaute - e apenas duas derrotas. A última luta do brasileiro foi em 2007, quando foi derrotado pelo norte-americano Juan Diaz.
GAZETA ESPORTIVA

Com dois gols de Marta, seleção goleia pernambucanas por 4 a 1


Na preparação para a Copa do Mundo na Alemanha, a seleção feminina enfrentou a chuva e a seleção pernambucana. Comandada por Marta, deixou o estádio Arruda aprovada, vencendo por 4 a 1 no Recife e mantendo a confiança para o torneio que será disputado a partir de 26 de junho.
Eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo nos últimos cinco anos, Marta comprovou sua condição de destaque para dar o primeiro título mundial às meninas brasileiras. A craque abriu o placar aos 13 minutos, fazendo a festa dos pouco mais de cinco mil torcedores que enfrentaram chuva para ver o amistoso.
Os pernambucanos empataram o confronto com Lili Bala, aos 23 minutos do primeiro tempo. Bia chegou a recolocar o Brasil na frente aos 33 minutos, mas teve seu gol anulado. Já Marta, aos 44, colocou a bola nas redes em lance desta vez validado pela arbitragem para deixar sua equipe na frente antes do intervalo.
No segundo tempo, as comandadas do técnico Kleiton Lima aumentaram o placar com Erica, aos 11 minutos, escorando de cabeça uma cobrança de escanteio. Aos 17, Rosana balançou as redes pela última vez no Arruda.
O compromisso desta quinta-feira é o último marcado pela CBF antes da Copa do Mundo. A seleção brasileira chegou à final na última edição, na China, em 2007, e foi derrotada pela Alemanha.
GAZETA ESPORTIVA

Torcedores do Santos pressionam árbitro no voo de volta de Montevidéu


A arbitragem de Carlos Amarilla, no jogo entre Santos e Peñarol, pela primeira partida da decisão da Copa Libertadores, gerou reclamações do time brasileiro por uma possível perseguição a Neymar. Nesta quinta-feira, o juiz voltou em voo de Montevidéu para o Paraguai junto com torcedores do Peixe, que pressionaram o árbitro.
"Você tentou apavorar o Neymar e não deixou ele jogar!", bradou um torcedor durante a viagem para Assunção. 
No Uruguai, Neymar recebeu um cartão amarelo aos 17 minutos do primeiro tempo, sob a alegação de ter simulado uma falta. Na saída para o intervalo, o camisa 11 do Peixe afirmou que estava sendo ameaçado por Amarilla e teve medo de entrar em dividas durante o jogo, com receio de ser expulso.
Embora os torcedores tenham reclamado bastante, o evento não teve conseqüências mais sérias. Os torcedores santistas estão em Assunção, no Paraguai, onde fazem escala para retornar ao Brasil.
GAZETA ESPORTIVA