quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sem Elano, titulares pegam leve em treino do Brasil

Mais descanso para os titulares. No segundo dia após a vitória sobre a Costa do Marfim, o técnico Dunga adotou o mesmo cronograma da primeira partida do Brasil na Copa do Mundo. Assim, os jogadores que atuaram toda a partida do último domingo não foram exigidos na tarde desta terça-feira.


No treinamento na Universidade Saint Sthithians, o treinador utilizou os titulares apenas na primeira parte da movimentação, comandada pelo preparador físico Paulo Paixão.

A exceção foi Elano, que sofreu uma pancada no tornozelo do duelo contra os marfinenses. O jogador permaneceu no hotel fazendo tratamento com o médico José Luiz Runco.

Após o trabalho, os jogadores retornaram ao hotel, enquanto os considerados reservas participaram de um treino em campo reduzido. O Brasil realizará mais um treino na capital sul-africana.

Nesta quarta-feira o time treina durante a tarde, antes de seguir para Durban, local da partida de sexta-feira contra Portugal.

Com 100% de aproveitamento, o Brasil já está classificado e lidera o Grupo G e precisa de um empate para confirmar o primeiro lugar na fase inicial da Copa do Mundo.

Redator: Márcio Ceccarelli

Alemanha busca classificação contra Gana para manter tabu

A Alemanha enfrenta Gana, no Soccer City, em Joanesburgo, s 15h30 (de Brasília), para manter tabu de nunca ter sido eliminada na fase de grupo de o Mundiais. Em 14 participações, desde que o sistema de chaves foi implantado (1950 e que os europeus não disputaram), os tricampeões mundiais sempre passaram pela chave. Mesmo número do Brasil, que já caiu uma vez. Em 1966, não conseguiu passar em chave que tinha Bulgária, Portugal e Hungria.


Para conquistar a classificação, os ganeses precisam do empate; enquanto que os rivais precisam vencer. Em caso de igualdade, o time de Joachim Low torce para que a Austrália vença a Sérvia por uma diferença de até três gols de vantagem. No único confronto entre as seleções, que aconteceu em 1993, os europeus golearam por 6 a 1, em Bochum.
As quatro seleções do Grupo D desta edição da Copa do Mundo chegam a última rodada com chances de classificação às oitavas de final. Gana lidera a chave com quatro pontos, um a mais que Alemanha e Sérvia, mas os germânicos levam vantagem no saldo de gols, três contra zero. Já a Austrália está na lanterna da chave com apenas um ponto somado. Para definir a chave, dois jogos acontecem nesta quarta-feira, às 15h30 (de Brasília).

O técnico Joachim Löw não poderá contar com o artilheiro Miroslav Klose, expulso contra a Sérvia. Com isso, Cacau, brasileiro naturalizado alemão, ganhará a sua primeira chance de começar como titular neste Mundial.

Os torcedores alemães aguardam um confronto em especial, com o zagueiro Kevin-Prince Boateng. Na final da Copa da Inglaterra contra o Chelsea, o jogador ganês deu uma entrada dura em Michael Ballack, que sofreu uma rotura dos ligamentos do tornozelo, e ficou de fora do Mundial.

Kevin-Prince Boateng encontrará seu irmão, o defensor Jerome Boateng. O atleta que defende Gana nasceu em Berlim, capital da Alemanha, e chegou a defender as seleções de base do país europeu, mas preferiu defender a nação de seus antepassados.

Pelo lado de Gana, o técnico Milovan Rajevac não confirmou a escalação, mas dá sinais de que manterá a base que vem de empate por 1 a 1 com a Austrália.

Será a primeira vez na história das Copas do Mundo que dois irmãos se enfrentarão, apesar de Jerome ser reserva da seleção alemã. Além da família Boateng, outro reencontro marcará a partida. A arbitragem será do brasileiro Carlos Eugênio Simon.

FICHA TÉCNICA

GANA:
Kingson; Pantsil, Mensah, Addy e Sarpei; Annan, Kevin-Prince Boateng, Asamoah e Tagoe; Andre Ayew e Gyan. Técnico: Milovan Rajevac.

ALEMANHA:
Neuer; Lahm, Mertesacker, Friedrich e Badstuber; Khedira, Schweinsteiger, Ozil e Muller; Cacau e Podolski. Técnico: Joachim Low

Redator: Fábio Shimab

Inglaterra encara Eslovênia para não repetir fiasco da França

Inglaterra e Eslovênia se enfrentam nesta quarta-feira, às 11h (de Brasília), no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo. Os ingleses ainda não venceram na competição e precisam da vitória para não fazer o mesmo papelão dos franceses – eliminados na terça. Já os eslovenos lideram a chave com quatro pontos e precisam de um simples empate para ficar com a vaga.

No mesmo horário, mas em Lottus Versfeld, os Estados Unidos enfrentam a lanterna Argélia, que soma um ponto. Os norte-americanos e os ingleses estão empatados em segundo lugar com dois pontos.


A pressão em cima da seleção da Inglaterra é grande. A equipe empatou na estréia com os Estados Unidos (2 a 2) e também não conseguiu passar pela frágil Argélia (0 a 0). A imprensa inglesa já até coloca o cargo do técnico Fabio Capello em cheque. Afinal, o time britânico chegou como um dos candidatos ao título.

Os craque da equipe estão confirmadas para o confronto. Rooney, Gerard e Lampard têm as escalações confirmadas. O desfalque é o zagueiro Jamie Carragher, suspenso por dois cartões amarelos. Capello não confirmou o substituto. Na Eslovênia, o técnico Matjaz Kek vai repetir a equipe que empatou com os Estados Unidos.

FICHA TÉCNICA

ESLOVÊNIA:


Samir Handanovic; Brecko, Suler, César e Jokic; Birsa, Koren, Radosavljevic e Kirm; Novakovic e Ljubijankic. Técnico: Matjaz Kek



INGLATERRA:


James; Johnson, King (Upson), Terry e Ashley Cole; Lennon, Gerrard, Lampard e Barry; Rooney e Heskey. Técnico: Fabio Capello

Adriano retorna ao Flamengo

Itália? Por enquanto não. Adriano está no Rio de Janeiro e iniciou treinamento nesta terça-feira no Flamengo. Apresentado na Roma no último dia 15, o jogador retornará à Europa apenas próximo da data da final da Copa do Mundo. Enquanto isso, Adriano ficará na Gávea para manter a forma física.


O jogador, que foi campeão brasileiro com o Flamengo em 2009, esteve na segunda-feira no Ninho do Urubu. Após conversar com os jogadores e com Zico, novo diretor de futebol, o atacante acertou seu retorno aos treinos. “Vou me preparar enquanto estiver aqui para voltar bem para a Roma”, afirmou na ocasião.

Quem também está de volta ao Flamengo, e de forma definitiva, é o meia Renato Abreu. O jogador estava no Al Shabab, dos Emirados Árabes, e acertou com o clube carioca até 31 de dezembro deste ano.

O apoiador, porém, será apresentado apenas no primeiro dia de agosto. Isso porque seu contrato com a equipe estrangeira vai até 31 de julho.

Renato garantiu que os três anos em que ficou fora do país foram muito benéficos para ele e sua família. "Mas estar voltando me deixa muito animado", garantiu.

A novidade negativa fica pelo fato de Denis Marques não ter aparecido nos treinamentos do Flamengo desde o início do mês. Zico já mostrou seu descontentamento, afirmando que o jogador não deveria mais usar a camisa rubro-negra. E mais: a diretoria flamenguista estaria estudando a possibilidade de demitir o jogador por justa causa.

Redator: Márcio Ceccarelli