sábado, 20 de novembro de 2010

Bahia joga contra o Santo André para manter chance de título

Com vaga garantida na Primeira Divisão de 2011, o Bahia ainda vai jogar mais duas partida antes de se despedir da Série B. Porém, mesmo tendo cumprido o objetivo principal, o Tricolor sonha com o título da competição e enfrenta o Santo André neste sábado, 20, às 16h (horário da Bahia), em Pituaçu, para manter as chances de ser campeão.


O Esquadrão tem 65 pontos, cinco a menos que o Coritiba, líder da competição. Para ultrapassar a equipe paranaense, o time de Márcio Araújo precisa vencer Santo André e Bragantino e torcer para que o Coxa não faça dois dos seis pontos que irá disputar. A tarefa é complicada. Segundo o site Chance de Gol, o Bahia tem 0,4% de chance de levantar a taça da Segundona.


Para o duelo com o Ramalhão, o técnico Márcio Araújo tem apenas uma dúvida, já que Hélder sentiu o joelho no último treino e pode ficar de fora do partida. Caso o volante não jogue, Ananias vai para o meio de campo e Arilton entra na lateral direita.


O restante da equipe titular já foi confirmada pelo treinador do Tricolor, com Fernando voltando ao gol após cumprir suspensão no triunfo diante da Portuguesa. O zagueiro Luizão e o volante Leandro também retornam ao time titular, já que Alison e Marcone estão suspensos.


Adversário – Com 99% de chance de ser rebaixado, segundo o Chance de Gol, o Santo André está na lanterna do Brasileirão, com 37 pontos, e pode cair à Série B mesmo vencendo o Bahia neste sábado.

O Ramalhão tem seis pontos a menos que o Guaratinguetá, primeiro clube fora da zona da degola. Para não ser rebaixada após o término desta rodada, a equipe comandada por Jair Picerni precisa vencer o Tricolor baiano e torcer por uma derrota do Guará contra o Figueirense.

Para a partida, Jair Picerni terá um único desfalque. O volante Allan recebeu o terceiro cartão amarelo no empate contra o Sport e está suspenso. Com isso, o meio-campista Makelele será titular.


Bahia x Santo André
37ª rodada da Série B de 2010
Local: Pituaçu, em Salvador (BA).
Data: 20/11/2010
Horário: 16h (horário da Bahia)
Bahia: Fernando; Ananias, Luizão, Nen e Ávine; Leandro, Fábio Bahia, Hélder (Arilton) e Morais; Adriano e Jael. Técnico: Márcio Araújo.
Santo André: Neneca; Cicinho, Douglas, Toninho e Dênis; Wendel, Walker, Makelele e Aloísio; Rychely e Borebi. Técnico: Jair Picerni.
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: José Jaime Rocha Bispo (AL) e Jorge Antônio Pinheiro Lobato (AP).

ATARDE

Musa do esqui "personifica" famoso filme de Sharon Stone

A esquiadora americana Lindsey Vonn apareceu retratada de uma maneira diferente nesta sexta-feira. Uma das musas da Olimpíada de Inverno de Vancouver em 2010, ela posou para a edição dos Estados Unidos da revista da ESPN vestida como a atriz Sharon Stone no filme Instinto Selvagem, de 1992.

Vonn já atacou de atriz em uma ocasião: no episódio final da série Law and Order, em maio deste ano. Fã do seriado, ela fez uma participação especial no capítulo.

A americana é tricampeã mundial de esqui alpino (2008, 2009 e 2010) e também levou a medalha de ouro na Olimpíada de Vancouver. Com 26 anos, ela já é a esquiadora americana mais bem-sucedida da história.

TERRA

Brasil goleia Colômbia e é campeão com uma rodada de antecipação


A seleção brasileira conquistou o título do Campeonato Sul-americano Feminino de Futebol com uma rodada de antecipação ao golear a Colômbia por 5 a 0 na noite desta sexta-feira, em Latacunga, no Equador, pela segunda rodada da fase final da competição. Os gols foram de Erika, aos 25 minutos do primeiro tempo; Grazielle, aos quatro, Marta, aos 24 e 43, e Cristiane, aos 37 do segundo tempo. Com mais essa vitória, o Brasil garantiu a classificação à Copa do Mundo da Alemanha e aos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
A goleada desta sexta também manteve a seleção brasileira na liderança da fase final do Sul-americano, com 100% de aproveitamento (duas vitórias em dois jogos). Brigando pela outra vaga, o Chile está em segundo lugar, com dois pontos (dois empates); Colômbia e Argentina, com um ponto (um empate e uma derrota cada), dividem a terceira colocação.
"Chegamos ao nosso objetivo, que era o título, além de garantir a classificação para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Esta conquista é resultado de um trabalho coeso de todo o grupo, que se uniu desde o início, comungando do mesmo objetivo, que era chegar a estas metas que havíamos estabelecido", afirmou o técnico brasileiro, Kleiton Lima.
O treinador também vibrou com o desempenho das meninas contra a Colômbia. "O time conseguiu colocar em prática tudo aquilo que trabalhamos no treinamento e conversamos na preleção, aproveitando as chances para marcar. Agora, é manter a mesma concentração e pegada para o duelo final contra o Chile", acrescentou Lima, que chegou ao seu segundo título no comando da Seleção Brasileira - o primeiro havia sido no Torneio Internacional Cidade de São Paulo, no ano passado.
O Brasil, que recuperou a hegemonia no continente, fecha a sua participação no torneio às 17h (de Brasília) de domingo, contra o Chile, em Quito, capital equatoriana. Na preliminar, jogam Colômbia e Argentina, no mesmo local.
Latacunga (Equador)

Renato Gaúcho renova contrato com o Grêmio


Agora é oficial: o técnico Renato Gaúcho permanecerá no Olímpico para as próximas temporadas. A informação foi confirmada pelo presidente eleito do Grêmio, Paulo Odone, no fim da tarde desta sexta-feira. "Faço questão de que este anúncio seja público, porque é o passo mais importante para definir o rumo do futebol do clube no ano que vem", disse Odone, iniciando seu pronunciamento.
Para o dirigente, a renovação com Renato inicia a grande ambição de sua gestão: fazer do Grêmio novamente campeão do mundo. "Este caminho começa com a torcida lotando o Olímpico amanhã. O Grêmio tem tudo para chegar à Libertadores, o que abreviaria em um ano nosso projeto de ganhar a América de novo". O dirigente espera que o técnico fique pelo menos dois anos mais em Porto Alegre: "Seria fantástico inaugurarmos a Arena no aniversário do título mundial, em 11 de dezembro de 2012, com ele de técnico", projeta.
O novo contrato de Renato Gaúcho com o Grêmio é por tempo indeterminado e sem cláusula rescisória. "Eu poderia impor uma multa para me garantir por aqui por uns dois anos, mas não é meu objetivo. Não estou aqui para botar cláusula e tirar dinheiro do clube que eu amo", frisou otécnico. Quando assinou com o Tricolor, em agosto, Renato também abriu mão desta garantia financeira em seu contrato.
O anúncio encerra uma complicada negociação entre a futura direção, que assumirá o clube em meados de dezembro, e o treinador. Renato, que pediu aumento salarial por conta do bom desempenho este ano, recusou a primeira proposta feita pelos dirigentes, causando apreensão nos torcedores, que clamavam por sua permanência em Porto Alegre. Nesta semana, a torcida chegou a levar faixas a um treinamento para sensibilizar o técnico. Houve também uma campanha pela internet, via Twitter, pedindo a renovação.
Após o treino da manhã desta sexta, o treinador adiantara que as negociações com o Grêmio haviam evoluído e estavam 95% fechadas. Maior ídolo da torcida tricolor, Renato assumiu o time em agosto, na zona de rebaixamento. Em três meses, obteve um aproveitamento de 63,6% no Brasileirão, superior ao do atual líder Corinthians, colocando o time na disputa por uma vaga na próxima Libertadores.
Do correspondente Vicente FonsecaPorto Alegre (RS)

Revoltados com Jobson, torcedores invadem treino do Botafogo

Buscando paz para trabalhar com o time do Botafogo, o técnico Joel Santana fechou o treinamento da tarde desta sexta-feira no Engenhão para a imprensa. Porém, a calmaria no estádio carioca durou pouco, uma vez que um grupo de quatro torcedores membros de uma organizada do clube invadiu a arena para protestar contra o atacante Jobson.

O jogador foi reintegrado ao elenco principal nesta sexta-feira e ficou assustado quando percebeu ser o motivo da presença dos torcedores. Maicosuel e Joel Santana conversaram com os invasores e tranquilizaram a situação.


A entrada dos botafoguenses não foi permitida por funcionários do Engenhão, mas o grupo forçou sua admissão no estádio. A segurança no local foi reforçada em seguida.
Cerca de vinte minutos depois da invasão, a Polícia Militar chegou ao estádio para tentar retirar os botafoguenses. O grupo deixou o Engenhão, mas não foi preso, explicando que os policiais "são amigos".

O quarteto ainda fez ameaças, dizendo que se o Botafogo não se classificar à Copa Libertadores, "o bicho vai pegar". Os torcedores também acusaram Jobson de abusar das noitadas, além de "se misturar com torcedores do Flamengo" e fazer símbolos da torcida rubro-negra.

Nos últimos dias, Jobson voltou a cometer atos de indisciplina e a publicação na imprensa local de uma foto do atleta na noite carioca incitou a raiva dos torcedores alvinegros. Ele também havia faltado a treinamento da última sexta-feira, quando foi afastado por Joel Santana.


Dassler Marques - Direto do Rio de Janeiro

Tite chega "fervendo" para enfrentar o calor da Bahia


Os jogadores do Corinthians demonstraram preocupação com o calor que enfrentarão na Bahia durante toda a semana. A comissão técnica até planejou a quantidade de água de coco que cada um deverá ingerir antes do jogo contra o Vitória, no Barradão. Mas há um corintiano que começou a suar muito antes de desembarcar em Salvador.
Para o técnico Tite, o Vitória pode vir quente para enfrentar o Corinthians. "Porque continuo fervendo por dentro", avisou o comandante, sorrindo. Ele não consegue disfarçar a sua expectativa em conquistar o título do Campeonato Brasileiro. "Temos que estar preparados para um monte de coisas, como a pressão pelo desempenho. Por isso, preciso buscar um equilíbrio nesta hora."
O que aumenta a apreensão do treinador é justamente a missão de transmitir serenidade para o elenco do Corinthians. Ele ainda não se cansou de elogiar, por exemplo, a calma que o experienteRonaldo teve para cobrar o pênalti contra o Cruzeiro, nos minutos finais do jogo do último sábado. "Mas até a perna dele treme em um momento desses. Eu, por outro lado, confesso que fechei os olhos na hora da cobrança", contou.
"O lado emocional afeta, sem dúvida nenhuma, independentemente do grau de maturidade da pessoa. O jogador sente isso no seu interior. Então, teremos que trabalhar para ter um desempenho normal como equipe. O fator surpresa é controlar o aspecto psicológico", complementou Tite, filosofando bastante nesta sexta-feira.
Mas o fato de "ferver" não faz com que o treinador se esqueça dos efeitos do calor baiano. "Precisaremos alternar o ritmo de jogo para vencer essa barreira, mantendo a posse de bola, sem perder a intensidade de marcação", cobrou Tite. Como prévia do confronto com o Vitória, os jogadores do Corinthians treinaram sob sol intenso nesta tarde.
GAZETA ESPORTIVA

Coutinho sofre lesão e vira dúvida na Inter para o Mundial

No que depender da fase da Inter de Milão, os torcedores do Internacional de Porto Alegre podem se animar para o Mundial de Clubes. Dona dos últimos cinco títulos nacionais, a equipe comandada por Rafa Benítez ocupa apenas a quinta colocação na atual edição do Campeonato Italiano, perdeu o clássico para o Milan na última rodada e sofre com constantes lesões: o desfalque da vez é Philippe Coutinho.

O brasileiro sentiu dores musculares durante o treinamento desta sexta-feira e passou por exames que detectaram um estiramento em sua coxa direita. A previsão dos médicos é de recuperação em três ou quatro semanas, o que coloca em risco sua participação no Mundial, que ocorre entre os dias 8 e 18 de dezembro, em Abu Dhabi.

Além dele, outro brasileiro sofre com um estiramento e ainda tem presença incerta na competição: o lateral direito Maicon, que não deve disputar outros jogos antes da ida aos Emirados Árabes. Já o zagueiro Samuel, que passou por cirurgia para reconstrução dos ligamentos no joelho, só poderá voltar em 2011.

O goleiro Júlio César também vem sofrendo com problemas musculares, mas já está clinicamente recuperado e ficou no banco de reservas no duelo contra o Milan. Os zagueiros Materazzi e Chivu e os meias Obi e Mariga também são observados pelo departamento médico, mas devem retornar nos próximos dias.

TERRA/GAZETA ESPORTIVA

Coritiba luta contra calor e desfalques para garantir título

O Coritiba treinou nesta sexta-feira, no estádio do Romeirão, em Juazeiro do Norte, no Ceará, palco da partida de sábado contra o Icasa, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Se vencer o time da casa, o Coritiba conquistará o título de campeão, uma rodada antes do fim da competição.

Além de enfrentar um adversário difícil, o calor nordestino dessa época do ano também é um obstáculo para o time do Sul. "É uma dificuldade o jogo aqui amanhã, não só pela qualidade do adversário, que fez um bom campeonato também, mas o horário do jogo vai ser um obstáculo. A gente treinou agora num calor muito forte. Mas a gente tem que passar em cima disso tudo", disse Ney Franco

O técnico coritibano vai ter alguns desfalques para a partida que pode garantir o campeonato, mas já acertou o time que vai a campo. "Já estão definidos os substitutos. no lugar do Enrico joga o Tcheco, no lugar do Pereira o Lucas e para o lugar do Léo Gago a gente vai arrumar o meio de campo com o Willian. A gente espera que esses atletas possam ter rendimento técnico e possam colaborar com a partida", afirmou Ney Franco.

"Viemos preparados, com a expectativa de fazer um bom jogo. Se tivermos a competência de jogar bem, é importantíssimo conseguirmos essa vitória, que nos daria o título", concluiu o técnico.

TERRA