Tribuna da Bahia
O Torneio Início, competição que em apenas um dia envolve as 12 equipes que disputarão o Campeonato Baiano, corre o risco de não acontecer. Isso porque a Sudesb não liberou o Estádio de Pituaçu até a data prevista pela FBF, 15 de janeiro, o domingo que antecede o início do estadual. Porém, o início do Campeonato Baiano já tem data e horário marcado: às 20h30 de uma quarta-feira, e não num fim de semana, como de costume. Doze equipes de oito cidades do Estado competirão pelo título e pelas vagas em outras competições, como a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa Governador do Estado deste ano, além da Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2012.
Representantes da capital, Bahia e Vitória são francos favoritos a vencer a competição, mas nos últimos seis Baianos, dois times do interior levaram a taça para casa. O Colo Colo de Ilhéus, hoje na Série B, foi campeão em 2006, assim como o Bahia de Feira no ano passado. Além do atual campeão, farão parte do torneio o Fluminense, também de Feira de Santana, o Feirense, que jogará em Senhor do Bonfim, Camaçari, Itabuna, Atlético de Alagoinhas, além de Vitória da Conquista e Serrano, ambos de Vitória da Conquista, e o Juazeiro e Juazeirense, ambos de Juazeiro.
A fórmula de disputa é a mesma de 2009, em que todas as equipes se enfrentam, em jogos de ida e volta, e as quatro primeiras colocadas se qualificam automaticamente para as semifinais. O líder desta primeira fase enfrentará o quarto colocado, e o time que terminar na segunda posição medirá forças com o terceiro. Serão duas partidas para definir os finalistas, uma com mando de cada time, e quem tiver melhor campanha na primeira fase tem a vantagem de decidir em casa, além de poder jogar por dois resultados iguais. A final também será decidida em dois jogos, com vantagem para quem tiver a melhor campanha.
Os seis primeiros colocados do Baiano disputarão a Copa Governador do Estado da Bahia no segundo semestre, competição que dá vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2013. Os três melhores times do Baiano garantem vaga para a Copa do Nordeste de 2013, a equipe do interior que fizer melhor campanha representará a Bahia no Brasileiro da Série D de 2012 ao lado do Vitória da Conquista, campeão da Copa Governador do Estado de 2011. Os finalistas do Baiano terão presença garantida na Copa do Brasil de 2013, mas caso Bahia e Vitória não cheguem à decisão, podem conseguir vaga na competição nacional por pontuação no ranking da CBF.
Os dois times piores colocados na primeira fase estarão automaticamente rebaixados para a Série B do Campeonato Baiano. A última vez que uma equipe da capital desceu para a Segunda Divisão do Baiano foi em 1999, quando Ypiranga e Galícia deixaram a elite do estadual.