domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ronaldo confirma o fim da carreira: 'Está na hora!


Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
Ronaldo Corinthians x Tolima (Foto: Reuters)Contra o Deportivo Tolima, no dia 2 de fevereiro, a última partida de Ronaldo como jogador profissional
(Foto: Reuters)
Não aguento mais. Eu queria continuar, mas não consigo"
Ronaldo
O atacante Ronaldo confirmou neste domingo, em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo", que irá anunciar oficialmente o fim da sua carreira às 12h40m de segunda-feira, no centro de treinamento do Corinthians.
- Não aguento mais. Eu queria continuar, mas não consigo. Penso em uma jogada, mas não executo como quero. Está na hora, mas foi lindo pra caramba.
Com contrato até o fim do ano, o Fenômeno antecipou o adeus por dois motivos: 1) a Libertadores da América, que era a sua grande motivação para a última temporada, acabou antes mesmo de começar com a eliminação precoce do Corinthians ainda na primeira fase – a chamada Pré-Libertadores; 2) as condições físicas de Ronaldo já não são as melhores e ele teria sofrido uma lesão na semana passada.
No sábado, o colunista Renato Maurício Prado, do jornal “O Globo”, já cogitava o fim da carreira do atacante ao escrever que faltava apenas um acerto entre o jogador e o presidente Andrés Sanches para resolver questões de acordos comerciais. Quando foi contratado, no fim de 2008, Ronaldo  trouxe com ele muitos patrocinadores – e muito dinheiro – ao Parque São Jorge.
Está na hora, mas foi lindo pra caramba"
Ronaldo
A decisão de que iria pendurar as chuteiras ganhou força após a derrota para o Deportivo Tolima, no dia 2 de fevereiro, na cidade colombiana de Ibagué. O resultado, associado ao empate de 0 a 0 no primeiro jogo no Pacaembu, eliminou o Corinthians da possibilidade de conquistar o seu maior objeto de desejo: a Libertadores, único título que falta na galeria corintiana.
No retorno ao Brasil, o elenco do Timão sofreu com o protesto violento de parte da torcida. Torcedores foram à porta do CT xingar os jogadores, jogar pedras no ônibus e até para depredar carros de funcionários do clube. Ronaldo, como maior liderança da equipe, também foi o mais visado. Faixas pediam a sua saída e os muros do Parque  foram pichados com frases de ordem contra o atacante.

FUTEBOL BAIANO - Campanha dos piores times do estadual são idênticas


Se a primeira fase do campeonato baiano tivesse terminado na última quarta-feira o Bahia, Juazeiro, Ipitanga e Camaçari terão sido jogados para o quadrangular da morte. O que chama a atenção dessas quatro equipes são as participações idênticas das três últimas.
 
Juazeiro, Camaçari e Ipitanga somaram em seis jogos apenas quatro pontos. Todas venceram apenas uma partida, empataram uma e foram derrotadas quatro vezes. Além disso o saldo de gols das três é idêntico, negativo de cinco.
 
As diferenças estão nos gols pró e contra, porém outra curiosidade: quem marcou mais gols, também acabou sendo vazado mais vezes.
 
Das três equipes o Ipitanga possui o melhor ataque com seis gols, porém sua defesa foi a mais vazada, onze vezes. O Camaçari vem em seguida com cinco gols a favor e dez contra. Já o Juazeiro tem o pior ataque da competição e do trio de rebaixáveis, levou quatro gols, mas sofreu nove.
 
Na sétima rodada o Ipitanga encara o Juazeiro em Senhor do Bonfim e o Camaçari joga contra o Bahia dentro de casa, com isso a rodada será do desespero para estas quatro equipes.
 
Autor: Thiego Souza

Vitória recebe Atlético de Alagoinhas no Barradão neste domingo


Fernando Amorim | A TARDE
Neto Baiano aprimora a conclusão no treino de sexta-feira do Vitória
Neto Baiano aprimora a conclusão no treino de sexta-feira do Vitória
A ordem na Toca do Leão é uma só: atacar o adversário. Neste domingo, às 16h, no Barradão, o Vitória recebe o Atlético de Alagoinhas pela sétima rodada do Baianão 2011. Para o rubro-negro, depois de um início desastroso de ano ao perder em casa para o Colo-Colo, muito mais do que três pontos, esta é a chance de consolidar uma boa fase, que seria simbolizada pela liderança na classificação geral do campeonato.
Com 11 pontos em seis rodadas disputadas, o rubro-negro terminou o primeiro turno na primeira posição do Grupo 2, superando o Fluminense de Feira no saldo de gols (6 a 2). Já o Carcará é a melhor equipe da competição e lidera o Grupo 1 com 13 pontos. Caso ganhe e o Bahia de Feira não passe de um empate com o rival tricolor local, o Leão passaria a ter o melhor rendimento entre todos os 12 times.
No entanto, a tarefa é um tanto complicada. No momento, o Carcará de Alagoinhas não só possui a melhorcampanha como tem o melhor ataque, com 15 gols. Para o Vitória, como antídoto à força do adversário, o negócio é, além de uma defesa segura, ter um ataque tão bom quanto o do Atlético. A linha ofensiva rubro-negra, formada por Elkeson, Rildo e Neto Baiano, anda em alta nos últimos dias. O trio, associado a jogos realizados no Barradão, pode formar uma combinação explosiva aos rivais. Que o diga o Bahia, batido por 3 a 0 há uma semana. “O ataque está bom, mas ainda precisamos melhorar. Eu quero mais. Só vou ficar satisfeito quando tivermos o melhor ataque, a melhor defesa e a melhor campanha do Baiano”, disse o técnico Antônio Lopes.
VITÓRIA X ATLÉTICO DE ALAGOINHAS
Local: Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador.
Horário: 16h (da Bahia)
Árbitro: Ademilton Piedade Carigé
Assistentes: Raimundo Carneiro de Oliveira e Kleber Moradillo da Silva
Vitória: Viáfara, Romário, Léo Fortunato e Reniê; Uélliton, Esdras, Júnior Timbó, Elkeson e Rildo; Neto Baiano. Técnico: Antonio Lopes.
Atlético de Alagoinhas: Vinícius, Antonio Carlos, Paulo, Geriel e Sandro; Vaguinho, Naldo, Fausto e Marcos Neves; Maurício Pantera e Robert. Técnico: José Ferreira.

Bahia tenta encerrar jejum fora de casa contra o Camaçari neste domingo


Fernando Amorim | A TARDE
Jones, de colete, confirmado no time titular do Bahia no treino da última sexta-feira
Jones, de colete, confirmado no time titular do Bahia no treino da última sexta-feira
Um triunfo neste domingo, às 16h, no Estádio Armando Oliveira, diante do Camaçari, vale muito mais do que três pontos para o Bahia. Isto porque uma incomoda escrita está em jogo. Em 2010, o Tricolor ainda não sabe o que é vencer fora de casa.
Em três partidas disputadas longe de Pituaçu foram duas derrotas – Serrano (2 a 1) e Vitória (3 a 0) –, e um empate, com o Ipitanga (3 a 3). Desempenhorecente pior que o da atual temporada, ocorreu apenas em 2003. Na ocasião, o Tricolor de Aço perdeu todas as partidas como visitante (Catuense 3 a 0; Camaçari 1 a 0; Atlético 2 a 1 e Vitória 3 a 2). Naquele ano, em que o campeonato teve apenas 14 rodadas, o time azul, vermelho e branco acabou o torneio em nono lugar.
A grande questão do momento é: o que fazer para não se igualar à decepcionante campanha? O técnico Chiquinho de Assis tem a resposta na ponta da língua. “É vencer. É claro que ninguém gosta de um tabu negativo como este. Agora, fora isso,  sabemos da importância de uma vitória diante do Camaçari. Precisamos somar pontos e melhorar nossa posição na tabela”, ressalta.
Os insucessos fora de casa protagonizam inclusive lances curiosos. A única vitória do Serrano, até agora na competição, por exemplo, foi contra o Tricolor. O Ipitanga, por sua vez, não sabe o que é vencer e tão pouco marcar gols desde o empate com o Bahia. Por fim, o Vitória, que está em ascensão e lidera o Grupo 2, com 11 pontos, que quebrou um tabu de cinco anos sem vencer o arquirrival no Barradão.
Confiança - No treino da sexta-feira, Chiquinho falou sobre a evolução do time – que venceu a última partida, contra o mesmo Camaçari, em Pituaçu por 2 a 0. “Vamos trabalhar para o time estar mais agrupado e melhor posicionado. Temos consciência que os dois laterais (Ávine e Marcos) serão muito marcados. Sabemos também que devemos dar maior velocidade na bola roubada. Agora, para isso, precisamos de tempo de trabalho”, explicou o treinador.
Classificação - Com sete pontos conquistados, o tricolor ocupa a quinta colocação e precisa vencer novamente para tentar alcançar o G4 de seu grupo ao fim da sétima rodada. O Camaçari ocupa a última posição do Grupo 2, com quatro pontos em seis jogos, com o pior ataque do Baianão ao lado do Juazeiro, com quatro gols marcados.
CAMAÇARI X BAHIA
Local: Estádio Armando Oliveira, em Camaçari
Horário: 16h
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação
Assistentes: Adaílton José da Silva Jesus e Marcos Rocha de Amorim
Camaçari: Alan, Amilton Junior, Santana, Fabiano e Ronaldo; Totinga, Dos Santos, Ruan e Eder; M. Carioca e Stefan. Técnico: Sérgio Araújo
Bahia: Tiago, Marcos, Titi, Luizão e Ávine; Jataí (Marcone), Hélder, Boqueita e Camacho; Souza e Jones. Técnico: Chiquinho de Assis.
ATARDE

IMAGEM DO DIA - O CANECO É NOSSO...


Clique para ver o vídeo
Assista aos seis gols do Brasil sobre os uruguaios no Peru

    BALAIO DE GOLS NO BRASIL E NO MUNDO


    Mineiro
    Cruzeiro 3 x 4 Atlético
    América 1 x 1 Caldense
    Tupi 4 x 3 Democrata

    CatarinenseConcórdia 3 x 4 Avaí

    Carioca
    América 0 x 9 Vasco

    AlagoanoIpanema 1 x 0 CSA
    Corinthians Alagoano 4 x 0 CSE
    Coruripe 3 x 1 ASA

    Cearense
    Itapipoca 0 x 2 Horizonte
    Icasa 3 x 0 Quixadá

    Goiano
    Goianésia 0 x Goiás

    Paranense
    Iraty 1 x 0 Paraná

    Baiano
    Feirense 1 x 0 Vitória da Conquista

    MatogrossenseCrac 0 x 2 Barra do Garças

    Amazonense
    Rio Negro 2 x 2 América
    Operário 3 x 2 Sul América

    Brasiliense
    Ceilândia 2 x 2 Formosa
    Brasiliense 2 x 0 CFZ Brasília

    Paraibano
    CSP 1 x 0 Sousa

    Capixaba
    Linhares 2 x 3 Rio Branco
    Vitória 2 x 0 Colatina

    Sergipano
    Sergipe 0 x 3 São Domingos

    Sul-Americana Sub20Colômbia 0 x 2 Argentina
    BRASIL 6  x 0 URUGUAI

    Francês
    PSG 0 x 0 Lens
    Saint-Etienne 1 x 4 Lyon
    Sochaux 1 x 2 Olympique
    Arles-Avignon 0 x 0 Montpellier
    Bordeaux 1 x 2 Caen
    Monaco 3 x 1 Lorient
    Nancy 3 x 1 Auxerre

    Italiano
    Milan 4 x 0 Parma
    Roma 0 x 2 Napoli

    ArgentinoOlimpo 2 x 1 Banfield
    San Lorenzeo 1 x 1 Gimnasia y Esgrima

    PortuguêsNacional da Madeira 0 x 1 União Leiria
    Olhanense 2 x 2 Sporting

    EspanholSporting de Gijón 1 x 1 Barcelona
    Atlético de Madri 1 x 2 Valencia
    Racing Santander 3 x 2 Sevilla

    InglêsArsenal 2 x 0 Wolverhampton
    Birmingham 1 x 0 Stoke City
    Blackburn Rovers 0 x 0 Newcastle United
    Blackpool 1 x 1 Aston Villa
    Liverpool 1 x 1 Wigan
    Manchester United 2 x 1 Manchester City
    Sunderland 1 x 2 Tottenham
    West Bromwich Albion 3 x 3 West Ham

    Alemão
    Bayern de Munique 4 x 0 Hoffenheim
    Schalke 04 1 x 0 Freiburg
    Stuttgart 1 x 4 Nuremberg
    Wolfsburg 0 x 1 Hamburgo
    Eintracht Frankfurt 0 x 3 Bayer Leverkusen
    Kaiserslautern 1 x 1 Borussia Dortmund
    St. Pauli 3 x 1 Borussia MŽgladbach
    Agência Futebol Interior

    Flu pega o Madureira e Fred volta hoje


    or Cahê MotaRio de Janeiro
    fred rafael moura fluminense (Foto: photocamera)Ausente contra o Argentinos Juniors na quarta, Fred
    volta neste domingo (Foto: photocamera)
    Mais do que a liderança do Grupo B, o Fluminense encara o Madureira para recuperar a confiança e reencontrar as vitórias. Se os dois jogos sem triunfo não representam um grande jejum, o fato de os tropeços terem acontecido nos primeiros grandes testes do ano, contra Botafogo e Argentinos Juniors, ligaram o sinal de alerta nas Laranjeiras. Para apagar a luz amarela e impor novamente a cor verde na trajetória de 2011, é fundamental um resultado positivo neste domingo, às 17h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela sétima rodada da Taça Guanabara.
    Para ficar com a primeira colocação, o Fluminense  precisa vencer e torcer por um tropeço do Botafogo, que recebe o Macaé no mesmo horário, no Engenhão. Mesmo com a obrigação da vitória,  o Tricolor das Laranjeiras entra em campo com um time misto. Os pendurados Leandro Euzébio, Carlinhos, Edinho e Diguinho foram poupados por Muricy, que não deu indícios dos substitutos. André Luis, Julio Cesar, Diogo e Fernando Bob são os mais cotados.
    Já o Madureira tenta aprontar pela primeira vez para cima de um grande neste Campeonato Carioca. Até mesmo para apagar a má impressão deixada no primeiro turno, quando, até o momento, conquistou apenas uma vitória.

    Vasco faz 9 no América-RJ na despedida da Taça Guanabara


    Quem imaginava que América e Vasco fossem fazer um jogo sem graça por estarem eliminados da Taça Guanabara se enganou. Os cruz-maltinos vieram com tudo e humilharam seu adversário ao aplicar uma goleada de 9 a 0, neste sábado, em Volta Redonda. Com o resultado, o técnico Ricardo Gomes conseguiu a segunda vitória seguida no comando da equipe e tenta embalar para a estreia na Copa do Brasil e na Taça Rio.
    Os gols da partida foram marcados por Ramon e Enrico, duas vezes ambos, Fagner, Felipe, Marcel, Caíque e Jeferson. Enquanto os vascaínos fecham o primeiro turno diminuindo um pouco o vexame das rodadas iniciais, com sete pontos, o América, com quatro, ainda pode terminar na lanterna do grupo A.

    GAZETA ESPORTIVA

    Seleção atropela Uruguai, conquista Sul-Americano e vai às Olimpíadas


    Por Márcio IannaccaDireto de Arequipa, Peru
    A Argentina precisava de uma goleada  no placar entre Uruguai e Brasil para tirar o time canarinho das Olimpíadas de 2012 e ir atrás da terceira medalha de ouro seguida. O resultado apareceu no Estádio Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa (Peru), mas da pior forma possível para os hermanos. Com atuação impecável de Lucas e Neymar, a Seleção de Ney Franco goleou a Celeste por 6 a 0 neste domingo, garantiu o 11º título do Sul-Americano Sub-20 (terceiro seguido) e carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres.
    Lucas (três vezes), Neymar (duas) e Danilo marcaram para o Brasil, que terminou o hexagonal final com 12 pontos, 15 gols marcados e  três sofridos. Em toda a competição, a Seleção só perdeu uma partida (2 a 1 para a Argentina) e empatou duas, com sete vitórias. Maior estrela do torneio, Neymar foi o goleador com nove, tornando-se o maior artilheiro brasileiro de uma edição do Sul-Americano Sub-20. Ele ultrapassou Adaílton, autor de oito em 1997, e comemorou imitando um carro como recado ao pai, que lhe prometeu um presente especial em caso de "objetivos conquistados".
    Brasil e Uruguai, segundo colocado com dez pontos, vão disputar as Olimpíadas no ano que vem. Medalha de ouro em 1924 e 1928, a Celeste volta aos Jogos após 84 anos de ausência. As duas seleções juntam-se ainda a Argentina, Equador e Colômbia no Mundial Sub-20, que será disputado entre julho e agosto deste ano na Colômbia. O Chile não conseguiu vaga para nenhum dos torneios (confira a classificação final do hexagonal).
    13/02/2011 02h00 - Atualizado em 13/02/2011 03h04

    Seleção atropela Uruguai, conquista Sul-Americano e vai às Olimpíadas

    Brasil goleia Celeste por 6 a 0 e acaba com sonho da Argentina, que verá os Jogos de casa. Lucas marca três vezes e Neymar faz dois gols na vitória

    Por Márcio IannaccaDireto de Arequipa, Peru
    A Argentina precisava de uma goleada  no placar entre Uruguai e Brasil para tirar o time canarinho das Olimpíadas de 2012 e ir atrás da terceira medalha de ouro seguida. O resultado apareceu no Estádio Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa (Peru), mas da pior forma possível para os hermanos. Com atuação impecável de Lucas e Neymar, a Seleção de Ney Franco goleou a Celeste por 6 a 0 neste domingo, garantiu o 11º título do Sul-Americano Sub-20 (terceiro seguido) e carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres.
    Lucas (três vezes), Neymar (duas) e Danilo marcaram para o Brasil, que terminou o hexagonal final com 12 pontos, 15 gols marcados e  três sofridos. Em toda a competição, a Seleção só perdeu uma partida (2 a 1 para a Argentina) e empatou duas, com sete vitórias. Maior estrela do torneio, Neymar foi o goleador com nove, tornando-se o maior artilheiro brasileiro de uma edição do Sul-Americano Sub-20. Ele ultrapassou Adaílton, autor de oito em 1997, e comemorou imitando um carro como recado ao pai, que lhe prometeu um presente especial em caso de "objetivos conquistados".
    brasil x uruguai neymar gol (Foto: Mowa Press)Estrela do Sul-Americano, Neymar virou o maior artilheiro de uma edição do torneio  (Foto: Mowa Press)

    Brasil e Uruguai, segundo colocado com dez pontos, vão disputar as Olimpíadas no ano que vem. Medalha de ouro em 1924 e 1928, a Celeste volta aos Jogos após 84 anos de ausência. As duas seleções juntam-se ainda a Argentina, Equador e Colômbia no Mundial Sub-20, que será disputado entre julho e agosto deste ano na Colômbia. O Chile não conseguiu vaga para nenhum dos torneios (confira a classificação final do hexagonal).
    Os meninos brasileiros dedicaram o título ao zagueiro Bruno Uvini, que teve que passar por uma cirurgia na perna direita e deixou o Peru durante o Sul-Americano. A garotada desembarca no Brasil na manhã de segunda-feira, com chegada prevista no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 8h55m (de Brasília). Em seguida, parte da delegação segue para o Rio de Janeiro, com desembarque previsto para 14h (de Brasília).
    Lucas brilha e 'mata' o jogo em dois minutos
    Campo pesado e em péssimo estado. Foi esse o panorama que Brasil e Uruguai encontraram o gramado do Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa, para a decisão do Sul-Americano. Os primeiros minutos de jogo foram de escorregões e passes errados dos dois lados. Logo aos dois minutos, Neymar levou uma entrada dura na lateral do campo. Cartão amarelo para Platero. Tudo o que a Seleção queria na final, um árbitro que coibisse a violência dos rivais.
    O jogo foi equlibrado até os 24. A partir daí, a Seleção Brasileira passou a dominar o jogo. Oscar recebeu na entrada da área e chutou por cima do gol de Ichazo. Quatro minutos depois, Lucas fez fila pelo lado direito do campo e cruzou para Willian José. O atacante acertou um belo voleio e a bola passou à esquerda do goleiro uruguaio.
    brasil x uruguai lucas gol   (Foto: Mowa Press)Garotada comemora em homenagem ao zagueiro Bruno Uvini, que passou por cirurgia (Foto: Mowa Press)
     O Uruguai só assustou o goleiro Gabriel aos 38. Vecino arriscou de fora da área e a bola passou rente ao gol brasileiro. Dois minutos depois, o Brasil abriu o marcador. Alex Sandro fez uma boa jogada pela esquerda e tocou para Lucas na entrada da área. O apoiador tirou o zagueiro e chutou no canto de Ichazo, que sequer pulou na bola: 1 a 0.
    Um minuto depois, Lucas marcou um golaço. O apoiador dominou pelo lado direito, passou por dois adversários, invadiu a área e chutou colocado por cima de Ichazo. Festa brasileira no Monumental U.N.S.A. Aos 43, um vacilo uruguaio. Adrián Luna, o destaque do time no Sul-Americano, entrou de forma violenta em Juan e foi expulso.
    Os meninos brasileiros dedicaram o título ao zagueiro Bruno Uvini, que teve que passar por uma cirurgia na perna direita e deixou o Peru durante o Sul-Americano. A garotada desembarca no Brasil na manhã de segunda-feira, com chegada prevista no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 8h55m (de Brasília). Em seguida, parte da delegação segue para o Rio de Janeiro, com desembarque previsto para 14h (de Brasília).

    GLOBO ESPORTE