terça-feira, 25 de janeiro de 2011

INJUSTIÇA - VALEU BAHÊAA - Bahia joga bem, mas perde a final da Copa SP para o Flamengo

Mesmo melhor em boa parte do jogo, o Bahia perdeu a final da Copa São Paulo de Futebol Junior por 2 a 1 para o Flamengo, em partida disputada na manhã desta terça-feira, 25, no estádio do Pacaembu, na capital paulista.


Frauches marcou para o Flamengo, após cobrança de escanteio, aos seis minutos da primeira etapa. Rafael, de pênalti, empatou para o tricolor baiano aos 29 minutos da primeira etapa. O gol do título saiu aos 22 minutos da segunda etapa, com um pênalti convertido por Negueba.
 
A TARDE

Dilma recebe Marta e promete mais atenção ao futebol feminino


Foto: Agência BrasilZoomMarta presenteia Dilma com uma camiseta do Santos, autografada por ela
Marta presenteia Dilma com uma camiseta do Santos, autografada por ela

Da Redação

esporte@eband.com.br

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira a meia-atacante Marta, no Palácio do Planalto, em Brasília. Eleita maior jogadora do mundo pela quinta vez consecutiva pela Fifa, a atleta presenteou Dilma com uma camiseta do Santos, autografada por ela, e escutou tudo o que queria ouvir da presidente: o futebol feminino começará a  receber mais “atenção” no Brasil.

“Para mim, [a visita] foi uma honra. Duas mulheres que tiveram que batalhar muito na vida para sobressair”, disse a jogadora, sem esconder a satisfação ao sair da reunião.

Apesar de receber a boa notícia, Marta não discutiu diretamente sobre políticas públicas e investimentos para a área do esporte. Durante o encontro, a jogadora chegou a convidar Dilma para assisti-la no Mundial, que será realizado em junho deste ano, na Alemanha. A presidente garantiu que tentará acompanhar a partida.

O convite para a reunião partiu de Dilma Rousseff, após um encontro na semana passada com o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, e com o Ministro do Esporte, Orlando Silva. Os dois também marcaram presença na reunião desta segunda-feira.

No último dia 10, Dilma divulgou uma nota oficial para parabenizar Marta por mais uma conquista da Bola de Ouro da Fifa. Com contrato com o Santos até fevereiro, a jogadora brasileira estuda propostas de clubes da Suécia e dos Estados Unidos para atuar após o término de seu atual vínculo com o Peixe.

Redação: Yuri Smigelskas

Fifa vê 'conflito de interesses' com Rivaldo no São Paulo e no Mogi; jogador busca liberação

Anunciado como novo reforço do São Paulo para a sequência da temporada 2011, o veterano meia Rivaldo, de 38 anos, também exerce a função de presidente do Mogi Mirim. Para A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, a situação representa um claro “conflito de interesses” e não é eticamente aceitável. O próprio São Paulo já pediu exclusividade ao jogador, informa a edição desta terça-feira da Folha de S.Paulo

De acordo com o jornal, o artigo V do Código de Ética da entidade deixa claro que um oficial de confederação, associação, liga, clube ou da própria Fifa “não pode exercer sua função em casos em que haja ou possa haver conflito de interesses”. Especialistas em Direito ouvidos pelo jornal entendem que a situação se enquadra no caso da relação de Rivaldo com o São Paulo e o Mogi Mirim. 

“É óbvio que as duas funções são incompatíveis. Pode até ser que nada aconteça, mas o tom disso tudo não é muito ético”, afirmou o advogado Edson Sesma. O presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo, Rinaldo Martorelli, faz coro a essa análise. “O São Paulo pode precisar que o Mogi Mirim tire pontos do Corinthians. E se os dois times se cruzarem nas finais do Paulista?”, questiona. 

Ainda segundo a Folha, a Fifa não deve acionar o jogador nem o São Paulo para impedir o acúmulo de funções, apesar de condenar a situação. Entretanto, o próprio clube do Morumbi já deixou claro que gostaria de ter Rivaldo com exclusividade. “Se houvesse um novo confronto com o Mogi, não gostaríamos de tê-lo como dirigente adversário”, admitiu o diretor de futebol são-paulino, João Paulo de Jesus Lopes. 

Enquanto isso, o pentacampeão mundial segue tentando viabilizar sua liberação com os documentos do Bunyodkor, clube do Uzbequistão que ele defendeu antes de retornar ao futebol brasileiro. O jogador já acionou a Fifa para conseguir a documentação, que ainda não foi enviada pelo ex-clube, e sua expectativa é de estar pronto para atuar em até dez dias.



ESPN

Ronaldo entrega alimentos para desabrigados.


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
A dois dias de um jogo que considera fundamental para a temporada 2011 do Corinthians, Ronaldo usou parte do seu dia de folga para entrar na campanha em prol dos desabrigados pelas fortes chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. O atacante esteve nesta segunda-feira na sede do Sesi-Senai, na Tijuca (Zona Norte do Rio), para participar da entrega simbólica de mantimentos para as vítimas.
Mesmo evitando falar de futebol, o Fenômeno destacou a importância das partidas contra o Tolima (Colômbia), pela fase preliminar da Taça Libertadores. O time paulista enfrenta a equipe colombiana na quarta-feira, no Pacaembu.
- É uma semana importante. Nossa temporada, basicamente, vai se decidir com estes dois jogos.
- Estou motivado demais. É o meu último ano de carreira. Espero que seja um ano lindo, fantástico - acrescentou.

Com apoio de voluntários e do principal patrocinador da camisa do Corinthians, o jogador afirmou que conseguiu arrecadar 80 toneladas de mantimentos.
O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, também participou da entrega dos mantimentos.

Carta de El Loco desagrada e queda de braço continua


A goleada por 5 a 0 sobre a Cabofriense ficou em segundo plano. Novamente Loco Abreu foi o centro das atenções, agora por uma carta aberta criticando a imprensa e confirmando que "não tem uma conversa muito fluente" com Joel Santana. Ao deixar em aberto a possibilidade de sair se não estiver agradando, o uruguaio deixou os dirigentes do Botafogo preocupados, mas também provocou a irritação em pessoas no clube que estão do lado do treinador.
O grande problema a ser contornado é em relação ao convívio entre Loco e Joel. Apesar de ambos dizerem que se respeitam, os dois não falam a mesma língua há algum tempo, desde a discussão contra o Grêmio Prudente. Internamente, a situação piorou após a declaração contra o esquema defensivo do treinador semana passada.
Na reunião que Joel Santana fez com todo o elenco na última sexta, mais um ruído na comunicação. O treinador pediu a palavra de quem não estava satisfeito e Loco Abreu deu seus argumentos contra o esquema defensivo. O atacante recebeu o apoio de algumas lideranças do grupo, que concordaram que o time poderia jogar mais para a frente. Mas alguns jogadores não se manifestaram, o que também teria incomodado o uruguaio.
Apesar de se tratar de um ídolo da torcida, a diretoria não pretende ficar no meio da queda de braço. A possibilidade de o jogador sair existe e clubes que disputam a Libertadores estariam interessados. No Rio Grande do Sul, especula-se que o Grêmio estaria disposto a contratá-lo. A multa rescisória do camisa 13 gira em torno de R$ 3 milhões.
A atitude de escrever uma carta e manter viva a polêmica da última semana desagradou internamente.
- Não comento sobre o que sai na internet e no Twitter. A posição do clube já foi dada e não me meto no futebol. É assim que ele vai sair? - indagou o presidente Mauricio Assumpção. 
LANCENET

Sem encontrar soluções, jogadores dizem que Vasco precisa mudar


or Fred Huber e Thiago FernandesRio de Janeiro
ramon vascoRamon diz que time está abalado
psicologicamente (Foto: Maurício Val/Fotocom.net )
Em São Januário, o clima está pesado. Após duas derrotas em dois jogos no Campeonato Carioca, sobram dúvidas e há apenas uma certeza: o time precisa mudar. O problema é saber o que mudar. Os jogadores são unânimes em afirmar que a equipe tem que melhorar, mas ninguém sabe dizer o que atrapalha.
- As coisas não estão legais mesmo. Alguma coisa tem que mudar. Nós entendemos a revolta da torcida e temos que aceitar as críticas. O momento é de não falar muito e se preocupar em trabalhar. A única receita é essa – disse o lateral Ramon.
Um dos mais criticados pela torcida, o capitão Carlos Alberto engrossa o coro de mudanças na Colina. Para o meia, o time precisa se encontrar em campo para voltar a vencer.
- Alguma coisa tem que ser feita de diferente. Não está normal. Se eu for falar o que tem que ser para mim, vai ser diferente de todos. Eu vivo em grupo. Tem que ver o que mudar para todo o grupo. Acho que está todo mundo fazendo o que pode.
Psicológico abalado
Embora não encontrem uma resposta clara para o que precisa ser mudado no time, Ramon e Carlos Alberto acreditam que o lado emocional é um dos grandes responsáveis pelo mau momento do clube.
GLOBO ESPORTE

Fluminense e He Man chegam a acordo


A negociação entre Rafael Moura e Fluminense deve viver capítulos finais esta semana. O atacante, que atuou pelo clube em 2007, já considera a possibilidade de interceder a favor do Tricolor para acelerar a concretização do retorno às Laranjeiras. 
O atual campeão brasileiro tem até quinta-feira para registrar o jogador na Federação do Rio a tempo dele disputar a Taça Guanabara. Carlinhos Sabiá, representante de Rafael Moura, está no Rio desde ontem, mas garante que sua presença na cidade não está ligada à negociação. Até porque entre Rafael e o Fluminense já existe o acerto. Falta apenas o Locarno, da Suíça, baixar a pedida pelo empréstimo.
– Ele quer ficar no Brasil, quer disputar a Libertadores, e o fato de, teoricamente, ele ser contratado para ser reserva do Fred não o incomoda. Ele é um jogador que já superou uma série de desafios na carreira. A proposta do Fluminense foi muito boa – afirmou o empresário.
LANCENET

Bahia quer fazer história na inédita final da Copa SP contra o Flamengo


Marcio Menezes / Ag. A TARDE
Rafael, Renan, Eduardo e Fábio: titulares do Bahia na inédita decisão da Copinha
Rafael, Renan, Eduardo e Fábio: titulares do Bahia na inédita decisão da Copinha
Depois de uma campanha heroica na Copa SP, o Esquadrãozinho enfrenta na manhã desta terça-feira, 25, às 9h (horário do estado da Bahia) o Flamengo, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, em uma inédita final para um time do Norte/Nordeste.
Apesar dos desfalques dos laterais Madson e Jussandro, além do meia Igor, o técnico Laércio Lopes tem o retorno do atacante Rafael, autor do gol salvador contra o Santos, nas quartas de final, nos acréscimos do segundo tempo.
Na última atividade antes da partida, Laércio fez trabalhos táticos e atividades de finalização, além do treino das cobranças de pênaltis, para o caso da partida terminar empatada no tempo normal.
A Federação Paulista de Futebol, que organiza a Copa São Paulo, decidiu que a final terá entrada franca, aguardando um bom público, devido ao grande contingente de torcedores das duas equipes na capital paulista, além do fato do jogo ser em um dia de feriado na capital paulista pelo 457º aniversário de fundação da cidade.
Será a primeira vez desde 1996 que o torneio não terá um representante paulista na decisão. Naquela oportunidade, o América-MG faturou o título diante do Cruzeiro.
TV e Tempo Real – O jogo entre Bahia e Flamengo terá transmissão na TV aberta para o estado da Bahia pela TV Bahia e pela TVE. Na TV fechada, os canais Sportv, ESPN e TV Brasil também transmitirão o confronto.
O portal A TARDE On Line fará o tempo real da partida, além da matéria completa sobre a partida e os bastidores da decisão após o fim do jogo.

Bahia x Flamengo – Final da Copa SP de Futebol Júnior

Bahia: Renan; João Marcos, Eduardo, Everton Beton e Laércio; Anderson, Fernando, Felipe e Brendon; Fábio e Rafael. Técnico: Laelson Lopes.
Flamengo: César; Alex, Marllon, Frauches e Anderson; Maicon, Luis Phelippe, Lorran e Adryan; Negueba e Lucas.Técnico: Paulo Henrique.

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Horário: Às 9h (do estado da Bahia)
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Assistentes: David Botelho Barbosa e Marcio Jacob (ambos de SP)
Ingresso: Entrada Franca.

PALPITE - O BAHIA VAI VENCER POR 1 X 0. POR : COUTINHO NETO
Transmissão: TV Aberta: TV Bahia e TVE; TV Fechada: Sportv e ESPN; Internet: Tempo real da partida no A TARDE On Line.

Ronaldinho Gaúcho vai estrear contra o Nova Iguaçu, no Engenhão


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Ronaldinho no treino do FlamengoRonaldinho vai estrear na próxima semana
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Acabou o mistério. Vanderlei Luxemburgo confirmou que Ronaldinho Gaúcho vai estrear pelo Flamengo contra o Nova Iguaçu, no dia 2 de fevereiro, no Engenhão, em partida da 5ª rodada da Taça Guanabara. O treinador também descartou a estreia do craque em amistoso contra o Nacional-URU, como chegou a ser cogitado.
- Existia a possibilidade de fazer um jogo amistoso contra o Nacional-URU. Sentamos e discutimos como seria. A proposta financeira era muito boa, com a proposta de uma festa. Mas ele vai estrear no dia 2 contra o Nova Iguaçu. Chegamos ao conceito de que esse dinheiro não iria salvar as contas do Flamengo, e perderíamos uma semana com o Ronaldinho jogando, perto das semifinais da Taça Guanabara. Vamos privilegiar a parte técnica. Foi uma coisa discutida com o departamento de Marketing e com a Patrícia (Amorim) – revelou Luxemburgo, em entrevista ao programa 'Bem, Amigos', do SporTV.
Vanderlei Luxemburgo permanece em São Paulo nesta terça-feira e vai acompanhar a final da Copa São Paulo, entre Flamengo e Bahia.

Palmeiras garante liberação de Adriano para partida contra Paulista


Sem Valdívia e Lincoln, Luiz Felipe Scolari ganhará um reforço para a partida desta quinta-feira contra o Paulista. O ex-atacante do Bahia, Adriano "Michael Jackson" terá seu nome publicado no BID da CBF até a data da partida e ficará a disposição para o treinador do Palmeiras.



"Já está tudo certo. Ainda nesta segunda-feira, o nome dele vai aparecer no BID como jogador do Palmeiras, enquanto o do Edinho será confirmado no Fluminense", afirmou o gerente administrativo do Verdão, Sérgio do Prado.

A expectativa da diretoria é que ainda esta semana o nome de outros dois reforços possam ser regularizados. O atacante Max Pardalzinho e o volante João Vitor têm os direitos federativos vínculados ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, clube de Juan Figger, e por isso precisam de uma documentação de transferência internacional.

"Nesta terça-feira por causa do aniversário de São Paulo não teremos novidades. Temos boas chances de conseguir registrá-los na próxima quarta ou quinta-feira desde que a Federação libere o cartão de inscrição", concluiu o dirigente do Palmeiras.
Agência Futebol Interior