terça-feira, 9 de outubro de 2012

MINERODUTO VAI PASSAR POR ITAPETINGA



A Sul Americana de Metais S/A (SAM), empresa do Grupo Votorantim voltada para a extração de minério de ferro, encaminhou à Prefeitura de Ilhéus o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que avalia a viabilidade do Projeto “Vale do Rio Pardo”, localizado nos estados de Minas Gerais e Bahia e desenvolvido através de uma parceria com a empresa chinesa Honbridge Holdings. Em linhas gerais, o projeto consiste na extração de minério de ferro dos municípios mineiros de Grão Mogol e Padre Carvalho e, em seguida, no trasporte desse material, através de um mineroduto, num total de 481 quilômetros, até o Porto Sul, equipamento que será construído no distrito de Aritaguá.

Com a elaboração e divulgação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a empresa Sul Americana de Metais S/A (SAM) cumpre uma orientação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal, informa que as pessoas e entidades interessadas em conhecer o projeto podem comparecer ao Palácio Paranaguá, sede oficial do governo ilheense, das 12 às 18 horas, para adquirirem, em formato digital, o referido EIA. Ainda de acordo com José Nazal, o Município de Ilhéus já informou à empresa Sul Americana de Metais S/A que vai requerer a realização de uma grande audiência pública, mesma decisão adotada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

Vale do Rio Pardo – Em janeiro deste ano, no Palácio Paranaguá, representantes da Sul Americana de Metais apresentaram o Projeto “Vale do Rio Pardo” para o prefeito Newton Lima, vereadores e secretários municipais. Na oportunidade, eles informaram que o empreendimento é composto por uma área de mina localizada no norte de Minas Gerais, uma planta de beneficiamento, um mineroduto que vai atravessar 21 municípios nos estados de Minas e Bahia, num total de 481 quilômetros, e o Porto Sul.
  
Durante sua exposição, o diretor de Relações Institucionais da SAM, Geraldo Magela, informou que o minério de ferro será extraído de uma região que inclui os municípios mineiros de Grão Mogol e Padre Carvalho. De lá, segundo o projeto integrado da Sul Americana de Metais, ele será transportado através de um mineroduto até o Porto Sul. “Nossa previsão é de que, após o cumprimento de todas as fases de licenciamento ambiental, estejamos iniciando a construção em 2013. Se tudo ocorrer dentro do cronograma inicialmente proposto, deveremos iniciar nossas operações no Porto Sul no final de 2014 ou no início de 2015”, enfatizou, na oportunidade, Geraldo Magela.

Com investimentos totais estimados em US$ 3 bilhões, o projeto deverá promover o escoamento de 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, o que, segundo Geraldo Magela, poderá representar cerca de 50% da movimentação de cargas do Porto Sul. “É importante ressaltar que esse investimento se justifica por vários fatores, entre os quais o tempo mínimo de exploração da futura mina, que pode chegar a cerca de 50 anos”, salientou o diretor de Relações Institucionais da Sul Americana de Metais.

Minério de Ferro - O minério de ferro é largamente utilizado na indústria para a produção de inúmeros ítens, ligados às mais diversas áreas, como construção civil, automobilismo, informática e utensílios em geral. Os principais mercados, de acordo com estudos atualizados, continuam sendo a China, a União Européia e a Índia.
  
Em janeiro passado, Geraldo Magela também explicou que o mineroduto é um sistema de dutos que fica enterrado a uma profundidade média de 1,5 metro. Ao ser extraído, o minério é moído bem fino e, em seguida, misturado com água, formando, com isso, uma polpa (70% de minério e 30% de água). Essa polpa é transportada dentro dos tubos a uma velocidade controlada por sistemas de bombeamento que garantem a segurança da operação, já que passam por um rígido e minucioso controle técnico e ambiental.

A faixa de terra por onde passa o mineroduto é o modo de transporte da produção gerada numa mina. Ela é a parte da atividade de mineração, que, por sua vez, é considerada de utilidade pública. Isso ocorre porque, no Brasil, o Governo Federal é proprietário de todo o subsolo do país. Assim, a faixa de servidão, vista como uma área de manutenção, existe para garantir a segurança do mineroduto, da população e do meio ambiente. De acordo com a Sul Americana de Metais S/A, quando o mineroduto estiver em funcionamento, será por essa área de servidão que os técnicos da empresa poderão fiscalizar e manter as condições necessárias de segurança da tubulação.

Servidão - Com relação à implantação das áreas de servidão (locais por onde o mineroduto passará), a Sul Americana de Metais informou, durante a reunião de janeiro, que vai procurar todos os proprietários e moradores das terras envolvidas. Segundo a empresa, todos receberão informações constantes sobre o projeto e suas respectivas fases. “Além disso, a SAM irá conduzir, de forma justa e responsável, as negociações com esses proprietários, garantindo sempre a tranquilidade e o entendimento de todos”, garante a coordenadora de Relações Comunitárias da empresa, Gizelle Andrade.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um documento técnico onde se avaliam as consequências para o ambiente decorrentes de um determinado projeto. Nele encontram-se identificados e avaliados, de forma imparcial e meramente técnica, os impactos que um determinado projeto poderá causar no meio ambiente, apresentando, na sequência, se for o caso, um conjunto de medidas mitigadoras. No Brasil, foi instituído dentro da política nacional do meio ambiente (PNMA), através da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) N.º 001/86, de 23 de Janeiro de 1986.
 
Estudo concluído

Crédito: Reprodução

IPIAÚ - Seleção viaja quase mil km sem apoio nenhum da Prefeitura

De folga por conta da parada do Campeonato Intermunicipal em virtude das eleições, os jogadores e comissão técnica da Seleção do Povo retornam as atividades na próxima semana, visando o jogo contra Luis Eduardo Magalhães, na cidade de São Desidério, uma viagem de quase mil quilômetros.

Sem qualquer ajuda da Prefeitura Municipal de Ipiaú, a delegação viaja com a ajuda de torcedores, já que os patrocínios da Schincariol e Mendonça Patrimonial somam com as rendas do estádio para o pagamento dos atletas e demais despesas com alimentação.

Uma pena que um time de futebol que representa o município passe por esse aperto tendo um prefeito que gasta milhões na compra de pneus para carros alugados, salgadinhos para as festinhas das secretarias na PMI e tempero verde a um custo elevado para satisfazer compromissos eleitoreiros com um vereador, usando uma associação de Córrego de Pedras.
BLOG MARCELO MARTINS

Torcedora hostilizada troca choro por sorrisos em reencontro com Lucas


Millena voltou a sorrir. A torcedora, queviveu momentos de tensão no Estádio Couto Pereira, deixou a tristeza de lado com um reencontro muito especial. Ela  substituiu a lembrança triste por alegria ao rever o ídolo Lucas, meia do São Paulo e da seleção brasileira, desta vez na casa do São Paulo. Em Curitiba, no dia 30 de outubro, o jogador presenteou a fã com uma camisa, mesmo ela estando na torcida do Coritiba, o que gerou tumulto - ela precisou de escolta policial para deixar as arquibancadas. No último sábado, a garota torceu sem medo para o time do coração e ainda teve um momento especial com o jogador, acompanhado com exclusividade pelo "SporTV News" (Assista ao vídeo).
O encontro aconteceu no Morumbi, após a vitória do Tricolor Paulista sobre o Palmeiras.Até o contato com Lucas, Millena Pscheidt, 14 anos, sofreu. Mas um sofrimento totalmente diferente daquele que passou ao ser hostilizada por torcedores e receber ameaças pela internet.
Agora, quando houve medo, foi de que não desse tempo de vê-lo - ela precisava voltar para casa, em Santa Catarina, e por instantes pensou que perderia o reencontro ou o voo. De repente, Lucas deixou o vestiário e os olhos da menina brilharam. Além de conversar e pedir autógrafos, ela entregou uma carta ao jogador.
Torcedora Millena, que ganhou camisa do meia Lucas e foi hostilizada no Estádio Couto Pereira, reencontra o jogador do São Paulo (Foto: Reprodução SporTV)Millena e Lucas a (Foto: Reprodução SporTV)
Foi a maneira que Millena encontrou para dizer tudo que pretendia ao ídolo. Sabia que as palavras poderiam faltar na emoção do reencontro. Questionada, a catarinense não quis contar o que escreveu.
- É só pra ele. Tem tanta coisa... tem a foto da semana passada.
GLOBO ESPORTE

Campeonato Intermunicipal poderá mudar horário de jogos devido o horário de Verão



 
Com o horário  de verão  o campeonato intermunicipal poderá mudar o horário de jogos para as 16:00 horas  a partir do 21/10/12 .  O governador Jaques Wagner (PT) confirmou neste domingo (7) a participação da Bahia no horário de Verão, que terá início no próximo dia 21. “Essa discussão é do ano passado. Esse ano vamos continuar tendo o horário de Verão, como sempre tivemos. Talvez ano que vem a gente faça uma avaliação, mas esse ano está mantido”, disse. 
Com a mudança, os baianos terão que adiantar seus relógios em uma hora. “A Bahia é parte do Brasil e boa parte do Brasil tem horário de Verão. É importante que a gente também tenha, talvez com algum sacrifício, mas é importante”, justificou o governador, durante entrevista aos jornalistas no Palácio de Ondina, ontem, após o resultado das eleições municipais.
A Bahia aderiu ao horário no governo João Durval em 1985 e só deixou de participar em 2003, quando o então governador Paulo Souto (DEM) realizou uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra adiantar o relógio.
O estado ficou de fora do horário por oito anos, mas no ano passado, o atual governador, Wagner, realizou outra pesquisa e anunciou que o estado iria voltar a aderir.
A decisão provocou a ira dos sindicatos de trabalhadores, que o acusaram de não se importar com as pessoas que acordam cedo para trabalhar. A Bahia é o único estado do Nordeste que acompanha a mudança, junto com as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Fonte correio24horas/ Por Ligeirinho No Esporte                                                      

Douglas é convocado para defender a seleção da Holanda


O técnico da seleção da Holanda, Louis van Gaal, convocou nesta segunda-feira o zagueiro brasileiro naturalizado holandês Douglas pela primeira vez para os jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 contra Andorra e Romênia.
Getty Images
Douglas em ação pelo Twente
Douglas, de 24 anos, foi contratado pelo time holandês Twente Enschede em 2007 do Joinville. Ele obteve a cidadania holandesa em novembro de 2011, mas precisou esperar até agosto deste ano para pode jogar pela seleção holandesa.
Van Gaal inicialmente convocou 20 jogadores na sexta-feira e disse que deixaria a porta aberta para Joris Mathijsen, que recuperou-se de uma lesão muscular, caso o zagueiro jogasse por seu clube, o Feyenoord, no fim de semana.
No entanto, o técnico do Feyenoord, Ronald Koeman, não utilizou Mathijsen no empate por 2 x 2 com o Groningen pela liga holandesa.
A Holanda venceu os dois primeiros jogos das eliminatórias, contra Turquia e Hungria, e lidera o Grupo D. Os holandeses enfrentarão Andorra na sexta, em Roterdã, e enfrentam a Romênia fora de casa na terça.
IG

Bahia abre as portas para Morais



Com apenas 28 anos, o meia Morais surpreendeu ao anunciar que estaria "dando um tempo" no futebol desde junho deste ano, quando decidiu não renovar o contrato com o Bahia por razões pessoais.

À época, Morais alegou questões familiares para não assinar com nenhum clube, mas indicou que poderia, um dia, voltar ao tricolor baiano: "quando entender que posso voltar a praticar o futebol com tranquilidade, vou procurar o Bahia", declarou na nota oficial sobre a sua saída. 

Em entrevista publicada nesta terça-feira, 9, ao site Lancenet!, o jogador finalmente falou abertamente sobre o assunto. Revelou que o afastamento era para ficar mais perto de seu pai Manoel, 62 anos, que enfrenta o mal de Parkinson e a diabetes. 

Após ajudar no tratamento do pai, o jogador afirma estar com saudades do mundo da bola e planeja o retorno aos gramados em breve. "Achei que seria mais fácil estar longe da bola, mas é complicado ficar em casa. Pensei: "Vou dar um tempo, de repente até largo". Lembrei o que o Ronaldo falou. "Jogador de futebol morre duas vezes". Morre quando para de jogar e na vida. Quero ressuscitar"
Read more: http://www.futebolbahiano.com/#ixzz28otOuefj