terça-feira, 24 de novembro de 2009

AGUARDANDO A COPA DE 2010.



Todas as finais de Copa do Mundo de Futebol FIFA


• Copa do Mundo do Uruguai de 1930
Uruguai 4 x 2 Argentina

• Copa do Mundo da Itália de 1934
Itália 2 x 1 Tchecolsováquia

• Copa do Mundo da França de 1938
Itália 4 x 2 Hungria

• Copa do Mundo do Brasil de1950
Uruguai 2 x 1 Brasil

• Copa do Mundo da Suíça de 1954
Alemanha Ocidental 3 x 2 Hungria

• Copa do Mundo da Suécia de 1958
Brasil 5 x 2 Suécia

• Copa do Mundo do Chile de 1962
Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia

• Copa do Mundo da Inglaterra de1966
Inglaterra 4 x 2 Alemanha Ocidental

• Copa do Mundo do México de 1970
Brasil 4 x 1 Itália

• Copa do Mundo da Alemanha Oc. de 1974
Alemanha Ocidental 2 x 1 Holanda

• Copa do Mundo do Argentina 1978
Argentina 3 x 1 Holanda

• Copa do Mundo da Espanha de 1982
Itália 3 x 1 Alemanha Ocidental

• Copa do Mundo do México de 1986
Argentina 3 x 2 Alemanha Ocidental

• Copa do Mundo do Itália 1990
Alemanha 1 x 0 Argentina

• Copa do Mundo do EUA 1994
Brasil 0 (3) x (2) 0 Itália

Copa do Mundo do França 1998
França 3 x 0 Brasil

• Copa do Mundo do Coreia S. e Japão 2002
Brasil 2 x 0 Alemanha

• Copa do Mundo do Alemanha 2006
Itália 1 (5) x (3) 1 França

Recordes da Copa do Mundo - Público:

• Maior público em Copas do Mundo: 174.000 no jogo Uruguai 2 x 1 Brasil em 16 de julho de 1950 - Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro.

• Maior público em Eliminatórias: 162.764 no jogo Brasil x Colômbia em 9 de março de 1977 - Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro.

Recordes da Copa do Mundo - Cartões:

• Cartão amarelo mais rápido: Sergei Gorlukovich (Rússia) no jogo Suécia x Rússia (1994) e Giampiero Marini (Itália) no jogo Itália x Polônia (1982) - 1 minuto.

• Cartão vermelho mais rápido: José Batista (Uruguai) no jogo Escócia x Uruguai (1986).

Recordes da Copa do Mundo - Artilheiros:

• Jogador com mais gols em Copas: Ronaldo - Brasil - 15 gols (1998, 2002 e 2006).

• Jogador com mais gols numa única Copa: Just Fontaine - França - 13 gols (1958).

• Jogador com mais gols num único jogo de Copas: Oleg Salenko - Rússia - 5 gols no jogo Rússia 6 x 1 Camarões (1994).

• Jogador mais jovem a marcar gol em Copas: Pelé - Brasil - 17 anos e 239 dias no jogo Brasil 1 x 0 Gales (1958)

• Jogador mais idoso a marcar gol em Copas: Roger Milla - Camarões - 42 anos e 39 dias no jogo Rússia 6 x 1 Camarões (1994).

PESQUISA: QUADRODEMEDALHAS.COM
DA REDAÇÃO: COUTINHO NETO.

10 Curiosidades sobre futebol - IMPERDíVEL !!



1- O primeiro estádio brasileiro, na verdade, não era um estádio


Sim, é isso mesmo. O primeiro estádio brasileiro foi o Velódromo de São Paulo, que, originalmente, desde 1875 sediava competições ciclísticas. Para abrigar um jogo entre o Paulistano e o São Paulo Athletic, uma família tradicional paulistana resolveu construir arquibancadas em torno dele, em 1902.

2- O gol 10.000 de uma Copa Libertadores é de um brasileiro

E o autor da façanha é o lateral Cicinho, ex-São Paulo. Na época em que defendia o time do Morumbi, em 2005, o jogador marcou este gol histórico sobre o rival Palmeiras, na partida vencida pelo Tricolor por 1 a 0. Detalhe: esta partida também marca o centésimo jogo do ala pelo clube.

3- A primeira partida da seleção brasileira foi contra a Argentina

É, a rivalidade não nasceu por acaso. De lá pra cá, tudo bem, damos um banho em nossos hermanos nos quesitos ídolos e títulos. Mas, este jogo, que marcou o início do confronto entre brasileiros e argentinos no futebol, não terminou bem para nós. Placar de 3 a 0 para os adversários, no dia 20 de setembro de 1914, em Buenos Aires, na Argentina.

4- Contudo, a freguesia começou sete dias depois...

Impressionante. Sete dias depois do primeiro jogo entre Brasil e Argentina, os brasileiros puderam comemorar o primeiro título sobre os rivais. No dia 27 de setembro, com um gol de Rubens Salles, a seleção bateu os argentinos por 1 a 0 e conquistou a Copa Roca.

5- Quem apelidou o Palmeiras de ‘porco’ foi o rival Corinthians

E o pior é que verdade. Em 1969, dois jogadores do Timão faleceram e o clube teve de pedir para a Federação Paulista a inscrição de mais dois atletas para a continuidade do campeonato daquele ano. O Palmeiras, contudo, foi o único time que se opôs ao pedido corinthiano. Para protestar contra a ‘sujeira’ palmeirense, a Fiel soltou um porco no Morumbi e gritou em provocação “dá-lhe porco”. Em 1986, a torcida do Verdão sucumbiu e acabou aceitando a provocação como símbolo, mascote e coro da equipe.

6- Dois irmãos já foram técnicos da seleção brasileira em Copas. E só.

A seleção brasileira é a única seleção do mundo que contou com irmãs no comando do time em Copas do Mundo. Em 1954, no mundial da Suíça, o comandante verde-e-amarelo era Zezé Moreira. Doze anos depois, na Copa do Chile, seu irmão Aymoré Moreira dirigiu a equipe que sagrou-se bicampeã mundial.

7 – O primeiro jogo noturno da história brasileira

Acredite se quiser, mas o primeiro jogo noturno não teve a iluminação de refletores ou postes de luz, mas sim, de bondes. É, isso mesmo, bondes. Vinte deles ligaram seus faróis para a partida entre Associação Atlética República e Sociedade Esportiva Linhas e Cabos, disputada em um terreno da Light (atual Eletropaulo), em São Paulo.

8- Brasileirão: o maior e o menor público

Se o seu palpite para o menor público é algum jogo do São Caetano, você errou. Em 1997, no Rio Grande do Sul, Juventude e Portuguesa passaram pela vergonha de jogar no estádio Olímpico para apenas 55 torcedores, enquanto 155.523 flamenguistas e santistas tiveram a oportunidade de acompanhar a decisão do Brasileirão de 1983, disputada pelas duas equipes no Maracanã: o maior público do campeonato nacional.

9- De onde veio a expressão “olé”?

Das touradas espanholas, lógico, quando o toureiro ‘dribla’ o touro enfurecido. Mas a primeira aparição da expressão nos estádios ocorreu com um time brasileiro, o Botafogo. Os cariocas disputaram uma partida contra o América do México, no México, na década de 50. O time botafoguense era de muita qualidade e logo começou a irritar os adversários, que apelaram para as entradas duras. Para fugir delas, Garrincha e companhia começaram a dar apenas toquinhos na bola, colocando os mexicanos na roda, e aí, a torcida foi ao delírio e gritou “olé” pela primeira vez em um jogo.

10 – O real motivo pela comemoração do Dia do Futebol ser no dia 19 de julho?

Quem seguiu até o fim, descobrirá o porquê da comemoração do Dia do Futebol ser no dia 19 de julho. E, na verdade, nem há tanta explicação assim. Acontece que em neste dia 19 de julho, mais precisamente no ano de 1900, nasceu o primeiro time de futebol, o Sport Club Rio Grande. Alguns clubes como o Flamengo são mais antigos, mas não possuíam o futebol como modalidade em suas práticas. No Rubro-negro, por exemplo, o remo que roubava a cena.

FONTE: BÃOPASSADO.BLOGSPOT.COM
DA REDAÇÃO.

Dunga deixa Ronaldo e Fábio Aurélio longe da Copa

Paulo Amaral - São Paulo (SP)



De volta à boa fase no Corinthians, Ronaldo conta com o clamor popular para ir à sua quinta Copa do Mundo consecutiva. No entanto, o técnico Dunga tratou de jogar um balde de água fria nas pretensões do Fenômeno, maior artilheiro da história dos Mundiais, de ir à África do Sul em 2010.

Na indicação dos concorrentes ao prêmio de "Craque do Brasileirão", que ocorreu na manhã desta terça-feira no Museu do Futebol, Ronaldo foi indicado na categoria de segundo atacante, o que levantou novos questionamentos sobre a presença do camisa 9 na seleção brasileira, primeiramente para o amistoso que ocorrerá em março de 2010 e depois, na Copa.

"Tem certos jogadores que não precisam ser testados", afirmou Dunga, ciente da técnica e da habilidade do Fenômeno. "Mas eu gostaria que vocês (imprensa) não me induzissem ao mesmo erro que ocorreu em 2006", disse o técnico, que não quis explicar melhor qual seria o equívoco. "Vocês sabem o que foi".

Na Copa da Alemanha, Ronaldo foi convocado por Parreira quando estava totalmente fora de forma, um dos fatos que contribuíram para a eliminação precoce da seleção brasileira e que rendeu duras críticas ao hoje técnico da África do Sul. Ainda fazendo um paralelo com os Mundiais anteriores, Dunga disse que a situação do Fenômeno é "totalmente diferente da que Romário viveu em 2002", ano em que apesar dos pedidos da população, o Baixinho não foi convocado por Felipão.

Firme, Dunga voltou a lembrar que não irá se dobrar às pressões vindas da torcida. "Tem que lembrar além do Ronaldo também há o (Alexandre) Pato e o Ronaldinho (Gaúcho). Todos os que estão fora do grupo vocês vão querer que eu convoque. Até chegar na seleção todo mundo é bonitinho, depois que chega começa a ficar feio", disse o técnico. "O treinador tem que ouvir de tudo, e agir de acordo com suas convicções", completou.

Fábio Aurélio: Mesmo sem tanto apelo quanto Ronaldo, o lateral esquerdo Fábio Aurélio, do Liverpool, também está nas 'seleções' escaladas por muitos torcedores. Chamado para os amistosos contra Inglaterra e Omã, o ex-são-paulino não pôde comparecer devido à uma lesão. E tal ausência também deve lhe custar uma vaga na Copa do Mundo.

"As várias vezes em que ele foi chamado, ele teve problemas. Março (data do último amistoso da seleção brasileira) ainda está muito longe, vai depender do momento. Mas o jogador precisa entender que, se trago alguém em um jogo e ele vai bem, preciso dar continuidade para que ele tenha confiança", encerrou Dunga, deixando no ar que Michel Bastos, do Lyon, novidade nos jogos contra Omã e Inglaterra, foi bem e pode ter garantido um lugar no grupo para 2010.

GAZETA ESPORTIVA

FOTOS E GIFS ENGRAÇADAS.

PALMEIRAS NA UTI.

OLHA A ZONA... TURISMO LADI.


PRESENTE PARA VALDOMIRO MOTA.


PARA CHACHÁ.

E AI?


FAZ PARTE...

SITE: BOLA NAS COSTAS.


Madre de Deus fará parceria com o Bahia para próxima temporada


Ainda sem elenco formado para disputar o Campeonato Baiano de 2010, o Madre de Deus busca nos grandes clubes da Bahia o apoio para montar o grupo para a próxima temporada. Através do vice-presidente jurídico do Bahia, Ademir Ismerim, o auriceleste fechará uma parceria com o tricolor e receberá jogadores do time da capital para disputar o estadual.


Os nomes dos jogadores ainda não foram divulgados pela diretoria do Bahia, mas a tendência é de que os atletas que saíram recentemente da equipe Sub-20 e não serão aproveitados entre os profissionais sejam emprestados ao Madre de Deus.

A diretoria auriceleste ainda confirmará a data de início da pré-temporada, bem como o nome do treinador para a disputa do Baianão 2010. Existe a possibilidade do técnico também ser emprestado pelo Bahia. Sérgio Moura e Leston Júnior são os favoritos.

Colo-Colo anuncia primeiro reforço para o Campeonato Baiano


Visando montar um elenco forte para a disputa do Campeonato Baiano, a diretoria do Colo-Colo acertou o primeiro nome para a próxima temporada. Trata-se de Inho Baiano, que disputou a Copa Governador do Estado deste ano pelo Bahia de Feira.
Lázaro Damascena Pires, ou simplesmente Inho Baiano, é natural de Ipiaú-BA e foi revelado no Campeonato Intermunicipal, jogando por quatro temporadas na seleção de Itagibá. Ganhou sua primeira oportunidade como profissional no Poções, por onde ganhou o "Troféu Armando Oliveira" como revelação do Campeonato Baiano de 2007.



Contratado pelo Bahia ao final do Estadual de 2007, participou da campanha que levou o Tricolor à Série B do Campeonato Brasileiro. Ano passado, passou rapidamente pelo Vitória da Conquista e este ano também esteve no Salgueiro, de Pernambuco. Pelo Bahia de Feira, atuou em poucas partidas, devido à uma contusão.
 
 FONTE: FUTEBOL BAIANO.

Corinthians tenta ampliar capacidade do Brinco contra o Fla


O Corinthians pretende vender mais de 30.000 ingressos para a partida contra o Flamengo, domingo, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. A princípio, a Polícia Militar autorizou somente a comercialização de cerca de 27.000 entradas.


"Hoje, temos um documento que libera o estádio a receber 31.600 pessoas. O policiamento de Campinas solicitou a venda de ingressos na ordem de 27.000 lugares. Mas vamos acompanhar o processo e tentar chegar próximos aos 31.000 que o Brinco comporta", disse Lucio Blanco, supervisor de arrecadação do Corinthians, em entrevista à Rádio Record.


O jogo entre Corinthians e Flamengo será realizado Brinco de Ouro da Princesa por questão de segurança, já que a Polícia Militar vetou o uso do Pacaembu no mesmo dia em que o Palmeiras jogará no Palestra Itália contra o Atlético-MG. A intenção é evitar confronto de torcidas nas ruas de São Paulo.

Mesmo animado com a possibilidade de aumentar a arrecadação no duelo entre os times com as maiores torcidas do Brasil, Lucio Blanco negou qualquer atrito com a Polícia Militar. "Não vamos discutir segurança com os policiais. Vamos acionar a PM de Campinas para tentar aumentar o público. Mas, se definirem que a capacidade do Brinco não é para 31.600 pessoas, obviamente vamos entender. O Corinthians nunca vai colocar a segurança do torcedor em risco", afirmou o diretor.
DA REDAÇÃO: COUTINHO NETO

Grêmio deverá ter só reservas na partida final contra o Flamengo


O presidente do Grêmio, Duda Kroeff, confirmou na noite desta segunda-feira que poderá dar férias para seus jogadores titulares após o duelo contra o Barueri, no próximo domingo, no estádio Olímpico. Com a possível decisão do mandatário, o Tricolor gaúcho deve viajar ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo, na última rodada do Brasileirão, com um time formado somente por atletas reservas.

Esta partida poderá dar o título do Brasileirão ao grande rival Internacional, caso o Grêmio derrote o Fla e aconteça uma combinação de outros resultados. Duda se defendeu e disse ao site do jornal Zero Hora que a decisão não tem relação alguma com a possibilidade de prejudicar o Colorado. "Como iríamos escalar reservas contra Cruzeiro e Palmeiras se havia chance matemática de entrar na Libertadores? Agora, é diferente. Temos o direito de dar férias antes para alguns jogadores. Isso não tem nada a ver com o Inter".

O técnico interino Marcelo Rospide aproveitará o período de treinamentos e o jogo no Maracanã para observar juniores que participarão da pré-temporada em 2010. Entre as novidades nas partidas finais, estará o atacante Jonas, recuperado de lesão. "Vamos tomar essa decisão com a comissão técnica. Quem resolve a escalação do Grêmio somos nós", completou o presidente ao portal gaúcho.

Duda ainda admitiu que houve pressão para escalação de uma equipe mais fraca contra São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras, rivais diretos do Inter na luta pelo título. "Se o Inter for para a Libertadores, ele mesmo se colocou lá. Não existe isso de um time ser campeão do mundo ou da Libertadores por méritos de outros. Seria o mesmo que chamar Paulo Odone de pé frio por ter sido o único presidente do Grêmio num período em que o Inter foi campeão do mundo", concluiu.
FONTE: IG

TRAGÉDIA: Jogador brasileiro é encontrado enforcado na Europa


O futebol europeu presenciou mais uma tragédia, neste final de semana. Segundo informações do site austríaco Laola.at, o jogador brasileiro Marcelo da Silva Moço foi encontrado enforcado, neste domingo, no apartamento de sua namorada, na Áustria.


A suspeita é de que o meio-campista de 30 anos tenha se suicidado. Marcelo defendia atualmente o ASK Bruck/Leitha, clube de uma das ligas regionais da Áustria. Antes, ele já havia defendido o SC ESV Parndorf, também do país europeu, e a Matonense-SP.


O corpo do jogador deve ser transportado para o Brasil, onde será velado. Marcelo deixa uma filha de oito anos e era irmão do meia Marco Aurélio, o Jacozinho, ex-Ponte Preta, Matonense, Flamengo-RJ, São Caetano, Sport-PE, entre outros times.

O suposto caso de suicídio acontece 12 dias depois da morte do goleiro alemão Enke, do Hannover-ALE. O jogador, que sofria de depressão após perder uma filha, se atirou na frente de um trem e comoveu toda a Alemanha.

FONTE: AFI

POLÊMICA! Lusa tenta "roubar" acesso do Guarani no tapetão


(AFI) - Após não conquistar o acesso no Campeonato Brasileiro da Série B dentro de campo, a Portuguesa promete recorrer ao tapetão para voltar a elite nacional. Mesmo depois de a CBF afirmar que não irá tirar pontos do Guarani, a Lusa protocolou uma queixa no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta segunda-feira, acusando o time de Campinas de ter escalado irregularmente o atacante Bruno Cazarine.

O clube do Canindé alega que o jogador defendeu três clubes neste ano (Chapecoense/SC, Gyeongnam, da Coréia do Sul, e o Guarani), o que segundo o regulamento sobre o estatuto e a transferência de jogadores da Fifa seria irregular. A punição seria de perda de seis pontos por partida em que atuou.


O curioso é que o atacante Zé Carlos, da Portuguesa, tem exatamente a mesma situação de Bruno Cazarine. O jogador lusitano atuou por três clubes diferentes neste ano: Paulista, de Jundiaí, Cruzeiro e Portuguesa.

Além disso, o presidente da Lusa, Manoel da Lupa, adora tumultar para conseguir no Tapetão a vaga perdida no gramado. No Campeonato Paulista deste ano, o cartola acusou o zagueiro Jean, da Ponte Preta, de suborno. Da Lupa afirmou categoricamente que o defensor da Macaca teria recebido dinheiro do Santos para "entregar" o jogo para o time praiano, que se classificaria no lugar da Lusa. Mas nada foi provado.

É só fumaça!

A queixa, no entanto, não deve nem chegar a ir para julgamento. Isso porque o próprio diretor de registro da CBF, Luiz Gustavo, explicou quando a polêmica veio à tona, na segunda-feira passada, que não havia irregularidade alguma no caso do Bugre.

O regulamento de transferências da Fifa, através do artigo 5º, diz sim que um atleta não pode atuar por mais de dois clubes em uma temporada. O problema é que a Fifa interpreta a temporada de acordo com o calendário europeu, ou seja, começa em julho de um ano e acaba em junho do outro.

FONTE: FUTEBOL INTERIOR

Galo deve ter mudança na defesa para enfrentar o Palmeiras


Em queda livre na reta final do Campeonato Brasileiro - perdeu seis dos últimos nove jogos, três deles de forma consecutiva - o Atlético-MG terá problemas para encarar o Palmeiras, no próximo domingo, às 17h, no Palestra Itália. O técnico Celso Roth, mais uma vez, não poderá contar com seus titulares e terá que mudar o setor defensivo.

O zagueiro Welton Felipe, que voltou a ser titular na derrota por 1 a 0 para o Internacional, no Mineirão, reclamou de dores na coxa direita, a mesma que o afastou dos gramados por quase três meses, existindo suspeita de nova lesão muscular. O jogador já foi submetido a um exame de ressonância magnética, mas o resultado só será conhecido hoje. De qualquer forma, dificilmente terá condições de encarar o Verdão.

A menos o treinador terá a volta do paraguaio Benítez, que cumpriu suspensão por ter sido expulso contra o Coritiba. O jogador foi criticado por parte da torcida, principalmente por ter cometido um pênalti infantil no segundo tempo da partida, o que resultou no gol da vitória do Coxa por 2 a 1.

Outra opção menos provável seria a entrada de Alex Bruno, que substituiu Welton Felipe no segundo tempo do jogo contra o Internacional após a contusão do titular.

Para completar o quadro, ainda há uma segunda dúvida no setor defensivo: a lateral direita. O volante Carlos Alberto, que vem sendo improvisado no setor, sofre com a suspeita de fratura no nariz, em função de um choque com o goleiro Lauro, do Internacional. Coelho está de sobreaviso.

Em 5º lugar com 56 pontos, o Galo precisa vencer o Palmeiras para voltar ao G4. Assim, ultrapassaria o próprio time paulista, que também tem 59 pontos, mas ficaria com uma vitória a menos.