domingo, 6 de dezembro de 2009

Em jogo tenso, Fla vence o Grêmio de virada no Maracanã e garante sexto título brasileiro




Ronaldo Angelim costuma dizer que sua maior vaidade é assistir ao Flamengo vencer. Neste domingo, certamente está se sentindo vaidoso como nunca. E graças a uma cabeçada certeira dele. Com sofrimento e dificuldade até o fim, o Rubro-Negro venceu o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã, e conquistou o Campeonato Brasileiro pela sexta vez.





Mas para acabar com o jejum de 17 anos sem conquista, o time e a torcida sofreram. Foram 90 minutos de agonia, sem jogar bem, mas que entraram para a história. Pressionado pela própria torcida para entregar e não ajudar o rival Inter, o Tricolor gaúcho entrou em campo com apenas três titulares. E não aliviou. Abriu o placar e tentou o empate até o fim.



Em tarde de Maracanã lotado, com quase 85 mil presentes, Adriano e Petkovic não brilharam. Nem a torcida. A aflição e a carência do título foram preponderantes para o estádio ficar calado, com os nervos à flor da pele, durante a maior parte do tempo. Euforia só nos gols de David e Ronaldo Angelim, que garantiram a conquista marcada pela reação de uma equipe que pulou da 14ª posição para a primeira. E o técnico Andrade, que assumiu como interino após a queda de Cuca na 14ª rodada antes de ser efetivado como comandante, foi o grande maestro deste feito. O Fla fechou o torneio com 67 pontos, dois a mais do que o vice Inter. O Tricolor gaúcho fecha o ano em oitavo, com 55.




Andrade desabafou. Na entrevista coletiva do hexa, no Maracanã, o treinador falou sobre tudo que passou até chegar ao título, considerado por ele mais difícil do que os que conquistou como jogador. Ele disse que já tirou o terno do armário para receber o prêmio de melhor técnico da competição e ressaltou que a conquista já estava definida por Deus.

- Esse título estava escrito. Deus colocou a mão e disse que o Flamengo iria ser campeão... Acreditei nisso há uns 30 dias – afirmou Andrade.

- Como técnico é bem mais difícil. Como jogador, você dá um pedaço de você mesmo. Como técnico, você fica com as mãos atadas. Óbvio que o técnico tem sua parcela de contribuição, pois escala o time, faz as mudanças, às vezes erra e às vezes acerta... Mas esse titulo é mais especial do que os da época de jogador – disse Andrade.


Logo em seguida ele desabafou contra quem duvidou da sua capacidade como treinador e também da força do Flamengo.

- Tem sabor especial. Muita gente não acreditava, disseram que eu não deveria assumir, que eu era incapaz, e provei o contrário para eles. Delair e Marcos Braz me deram a oportunidade e acreditaram em mim, mesmo depois de perder três jogos... Foram muitas críticas... Daqui para frente, espero que pensem diferente a meu respeito.

Grêmio vai de time misto contra Flamengo


Douglas Costa, Léo e Túlio serão os prncipais jogadores do Grêmio contra o Flamengo


Após o treino realizado na manhã deste sábado, foi divulgada a relação dos jogadores que viajam para o Rio de Janeiro, onde o Grêmio enfrenta o Flamengo, no Maracanã, no domingo, às 17h.


Após a confirmação de que os zagueiros Réver e Rafael Marques e o atacante Maxi López foram vetados pelo departamento médico, o camisa 8 do Grêmio, Souza e o goleiro Victor não foram relacionados para a partida que pode decidir o título do Campeonato Brasileiro.

Completam a lista de desfalques, Tcheco que fez sua despedida do time contra o Barueri - seu provável destino será o Corinthians - e Fábio Rochemback, que cumprirá suspensão.

O provável time que vai à campo contra o Flamengo é: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Thiego, Léo e Fábio Santos; Túlio, Adílson, Maylson e Lúcio; Douglas Costa e Roberson.

FONTE: LANCENET

Em eleição tumultuada, Teixeira perde o comando do Santos


Em uma eleição histórica, neste sábado, na Vila Belmiro, chegou ao fim a Era Marcelo Teixeira no Santos. E o capaz de colocar fim a este período foi o sociólogo e avaliador imobiliário, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, de 66 anos, que conquistou uma vitória esmagadora e será o presidente do Santos no próximo biênio.


Entre 3.024 votos, novo recorde de votação em eleições do Peixe, Luis Álvaro venceu com 1882 votos, contra 1129 de Marcelo Teixeira. Apenas um voto em branco e 12 nulos foram registrados.

Oliveira Ribeiro já havia concorrido uma vez, em 2003, e havia sido derrotado justamente por Teixeira. Desta vez, o oposicionista deu o troco e colocou fim a um reinado, que durava dez anos à frente do time da Vila Belmiro.

Durante a apuração, uma briga entre simpatizantes dos dois candidatos tomou conta do Salão de Mármore da Vila Belmiro. Mulheres e idosos tiveram de ser auxiliadas para não desmaiarem, devido ao gás de pimenta atirado em meio à briga.


Feliz com a vitória, Luis Álvaro evitou tecer críticas ao seu adversário e preferiu falar de sua paixão pelo clube. "Não fui eu quem tirou o Marcelo do poder, foram os sócios. Sou apenas um personagem de uma nova história do Santos. Estou muito alegre e com muita vontade servir ao Santos. Eu tinha certeza que venceria. Pensei no pai, que me levava nos jogos do Santos, quando a torcida do Peixe ainda era menor do que os times da capital. Agora vou poder realizar esse sonho", disse.

Depois de ter perdido as últimas quatro eleições, a Associação Resgate Santista finalmente ganhou a disputa e irá comandar o destino do clube nos próximos dois anos. Triunfo que foi muito comemorado pelos partidários de Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro.

A campanha do sociólogo teve como sustentação o plano de modernização e reestruturação do Peixe, em seus mais variados setores, proposto pelo novo presidente. Além disso, Oliveira Ribeiro irá contar com o apoio político de importantes empresários brasileiros e um grupo de investimentos na ordem de R$ 40 milhões, o que acabou sendo decisivo no resultado final da eleição.

FONTE: GAZETA ESPORTIVA

Quatro nações e um TÍTULO!


Domingo é dia do Brasil parar para acompanhar a última rodada do Campeonato Brasileiro. O final de campeonato mais emocionante da "Era dos Pontos Corridos" terá oito jogos simultâneos, às 17 horas, com quatro clubes disputando o título: Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo.


A briga, entretanto, não se limitará a quem vai levantar a taça. A vaga na Libertadores pode ser um consolo para quem não for campeão. E Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro lutam por duas vagas, tendo em vista que o Mengo e o Colorado já se garantiram na semana passada.


Na parte debaixo também não faltará emoção. Restam dois lugares no "navio" que vai afundar para a Série B. Náutico e Sport já carimbaram seus passaportes. Agora, a disputa fica entre Fluminense, Coritiba, Botafogo e o virtual rebaixado Santo André, que depende de um milagre.

Mengão muito perto!


A situação mais fácil certamente é a do Flamengo, que pode acabar com um jejum de 17 anos sem conquistar o título brasileiro. O time rubronegro recebe o desinteressado Grêmio, no Maracanã. Apenas cumprindo tabela, o Tricolor prometeu escalar reservas e gerou um grande mal estar com o rumor de que poderia "entregar" o jogo para prejudicar o rival Inter.
Com 64 pontos, na liderança, o Fla só depende de suas forças para ser campeão. Basta vencer o time gaúcho para festejar com os quase 90 mil torcedores que prometem comparecer ao Maraca. Em caso de empate ou derrota, o time torcerá por tropeços de Inter, Palmeiras e São Paulo.


Na torcida pelo rival

Na teoria, o Internacional terá uma missão fácil. O time recebe o desesperado Santo André, no Beira Rio. A missão colorada não tem nada de combinações: é ganhar do Ramalhão e torcer por, pelo menos, um empate do Flamengo. Neste caso, os gaúchos empatariam no número de pontos (65) e superariam nas vitórias (19 a 18).

Quem pensa, no entanto, que do outro lado estará uma "galinha morta" está muito enganado. O time paulista, 18º colocado, com 41 pontos, promete fazer o jogo da vida, acreditando que pode escapar do rebaixamento. Para isso, o Ramalhão terá de vencer e ainda torcer por derrotas de Botafogo e Coritiba.


Com esta crise...

Vivendo um momento conturbado, o Palmeiras ainda acredita no título. O time alviverde enfrenta o Botafogo, no Estádio Engenhão, que deve receber quase 40 mil torcedores. E o momento do Verdão não é dos melhores. Na terceira posição, com 62 pontos, dependerá de uma vitória e tropeços de Inter e Flamengo. Tudo isso em meio a turbulência gerada por sua torcida, que teria apedrejado o ônibus da delegação e agrediu Vágner Love.

O Fogão, no entanto, está confiante e deposita todas suas esperanças nesta final contra o Palmeiras. Um empate deve sacramentar o rebaixamento do clube, que é o 17º colocado, com 44 pontos. Uma vitória salva o Alvinegro. Com um empate, o time dependeria de uma derrota do Coritiba. Já se perder...


E agora, Jason?

Dos clubes que ainda sonham, o São Paulo está em pior situação. Após ficar com as mãos na taça, o Tricolor vacilou e acabou despencando na tabela com duas derrotas seguidas para Botafogo e Goiás. Agora, o Jason terá que, se possível, golear o rebaixado Sport, no Morumbi, e ainda torcer muito.

Com 62 pontos, na quarta posição, o clube paulista será obrigado a vencer, torcer por derrota do Flamengo e tropeços de Inter e Palmeiras. Se o Mengo empatar, o Sampa precisará tirar uma diferença de dois gols no saldo. Daí vem o "se possível golear". Já o Leão da Ilha é o lanterna, com 31 pontos, e apenas passeia na capital paulista.

Sonho da Libertadores!

O único time que pode tirar a Libertadores de Palmeiras e São Paulo é o Cruzeiro. O time celeste vai até a Baixada Santista enfrentar o Santos, na Vila Belmiro. Como o Peixe não almeja mais nada na competição, existe a possibilidade de Vanderlei Luxemburgo escalar alguns reservas. Assim, atingiria um certo desafeto chamado Luiz Gonzaga Belluzzo.

Para ficar com a vaga, no entanto, não basta a Raposa vencer. Com 59 pontos, na quinta posição, o time terá de torcer por derrotas de Palmeiras ou São Paulo. Como o time do Morumbi encara o rebaixado Sport, o mais provável é que os cruzeirenses vistam o manto do Botafogo.


Green Hell contra o Flu!

Com a promessa de um Couto Pereira beirando a um clima infernal, o Coritiba faz um confronto direto na luta contra o rebaixamento com o Fluminense. Os 35 mil ingressos colocados à venda se esgotaram na quinta-feira e a torcida promete empurrar o Coxa nesta decisão.
Para não amargar um novo rebaixamento para a Série B, o time paranaense, 16º colocado, com 44 pontos, depende apenas de suas pernas. Uma vitória já garante o time na Série A de 2010. A tarefa do Flu, apesar da pressão, é ainda mais simples. Um empate segura o Tricolor na elite.

Não vale muita coisa!

Os outros dois jogos do dia valem apenas para sacramentar os últimos classificados à Sul-Americana. Na 12ª colocação, com 48 pontos, o Barueri recebe o Atlético-PR, no 14º lugar, com 47 pontos. Já o Vitória, que aparece na 13ª posição, com 47 pontos, joga contra o Goiás, que só cumpre tabela, no Barradão.



Confira os jogos deste domingo:

São Paulo-SP x Sport-PE
Santos-SP x Cruzeiro-MG
Barueri-SP x Atlético-PR
Coritiba-PR x Fluminense-RJ
Internacional-RS x Santo André-SP
Flamengo-RJ x Grêmio-RS
Vitória-BA x Goiás-GO
Botafogo-RJ x Palmeiras-SP

FONTE: AFI
POR COUTINHO NETO

Na despedida do ano, Timão vence Galo no Mineirão


Embora tenha sofrido com a irregularidade durante o Campeonato Brasileiro, o Corinthians encerrou a temporada 2009 de forma positiva. Com uma equipe recheada de desfalques, o Timão aproveitou o abatimento do Atlético-MG para vencer neste sábado por 3 a 0 no Mineirão.


Sob um verdadeiro temporal, destaque para as boas atuações do meia Defederico e do atacante Souza. Criticado durante a maioria do ano, o centroavante fez a torcida esquecer de Ronaldo por alguns instantes ao marcar duas vezes - um deles foi um verdadeiro golaço de fora da área. Bill também deixou sua marca.

Com o triunfo, os comandados de Mano Menezes fecham a competição nacional na zona intermediária da classificação, com 52 pontos. De qualquer forma, o Timão comemora o bom saldo do primeiro semestre, quando levou as taças do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Portanto, irá disputar no ano que vem a sonhada Copa Libertadores da América durante seu centenário.

O Atlético-MG, por sua vez, encerra o ano em baixa, com cinco derrotas seguidas. Com 56 pontos, o time mineiro conseguiu a vaga apenas na Copa Sul-americana e foi obrigado a ouvir os gritos de "time sem vergonha" da parte de sua torcida por causa da queda de rendimento na fase final do Campeonato Brasileiro. Após a partida, o técnico Celso Roth ainda foi demitido

FONTE: GAZETA ESPORTIVA