Domingo é dia do Brasil parar para acompanhar a última rodada do Campeonato Brasileiro. O final de campeonato mais emocionante da "Era dos Pontos Corridos" terá oito jogos simultâneos, às 17 horas, com quatro clubes disputando o título: Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo.
A briga, entretanto, não se limitará a quem vai levantar a taça. A vaga na Libertadores pode ser um consolo para quem não for campeão. E Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro lutam por duas vagas, tendo em vista que o Mengo e o Colorado já se garantiram na semana passada.
Na parte debaixo também não faltará emoção. Restam dois lugares no "navio" que vai afundar para a Série B. Náutico e Sport já carimbaram seus passaportes. Agora, a disputa fica entre Fluminense, Coritiba, Botafogo e o virtual rebaixado Santo André, que depende de um milagre.
Mengão muito perto!
A situação mais fácil certamente é a do Flamengo, que pode acabar com um jejum de 17 anos sem conquistar o título brasileiro. O time rubronegro recebe o desinteressado Grêmio, no Maracanã. Apenas cumprindo tabela, o Tricolor prometeu escalar reservas e gerou um grande mal estar com o rumor de que poderia "entregar" o jogo para prejudicar o rival Inter.
Com 64 pontos, na liderança, o Fla só depende de suas forças para ser campeão. Basta vencer o time gaúcho para festejar com os quase 90 mil torcedores que prometem comparecer ao Maraca. Em caso de empate ou derrota, o time torcerá por tropeços de Inter, Palmeiras e São Paulo.
Na torcida pelo rival
Na teoria, o Internacional terá uma missão fácil. O time recebe o desesperado Santo André, no Beira Rio. A missão colorada não tem nada de combinações: é ganhar do Ramalhão e torcer por, pelo menos, um empate do Flamengo. Neste caso, os gaúchos empatariam no número de pontos (65) e superariam nas vitórias (19 a 18).
Quem pensa, no entanto, que do outro lado estará uma "galinha morta" está muito enganado. O time paulista, 18º colocado, com 41 pontos, promete fazer o jogo da vida, acreditando que pode escapar do rebaixamento. Para isso, o Ramalhão terá de vencer e ainda torcer por derrotas de Botafogo e Coritiba.
Com esta crise...
Vivendo um momento conturbado, o Palmeiras ainda acredita no título. O time alviverde enfrenta o Botafogo, no Estádio Engenhão, que deve receber quase 40 mil torcedores. E o momento do Verdão não é dos melhores. Na terceira posição, com 62 pontos, dependerá de uma vitória e tropeços de Inter e Flamengo. Tudo isso em meio a turbulência gerada por sua torcida, que teria apedrejado o ônibus da delegação e agrediu Vágner Love.
O Fogão, no entanto, está confiante e deposita todas suas esperanças nesta final contra o Palmeiras. Um empate deve sacramentar o rebaixamento do clube, que é o 17º colocado, com 44 pontos. Uma vitória salva o Alvinegro. Com um empate, o time dependeria de uma derrota do Coritiba. Já se perder...
E agora, Jason?
Dos clubes que ainda sonham, o São Paulo está em pior situação. Após ficar com as mãos na taça, o Tricolor vacilou e acabou despencando na tabela com duas derrotas seguidas para Botafogo e Goiás. Agora, o Jason terá que, se possível, golear o rebaixado Sport, no Morumbi, e ainda torcer muito.
Com 62 pontos, na quarta posição, o clube paulista será obrigado a vencer, torcer por derrota do Flamengo e tropeços de Inter e Palmeiras. Se o Mengo empatar, o Sampa precisará tirar uma diferença de dois gols no saldo. Daí vem o "se possível golear". Já o Leão da Ilha é o lanterna, com 31 pontos, e apenas passeia na capital paulista.
Sonho da Libertadores!
O único time que pode tirar a Libertadores de Palmeiras e São Paulo é o Cruzeiro. O time celeste vai até a Baixada Santista enfrentar o Santos, na Vila Belmiro. Como o Peixe não almeja mais nada na competição, existe a possibilidade de Vanderlei Luxemburgo escalar alguns reservas. Assim, atingiria um certo desafeto chamado Luiz Gonzaga Belluzzo.
Para ficar com a vaga, no entanto, não basta a Raposa vencer. Com 59 pontos, na quinta posição, o time terá de torcer por derrotas de Palmeiras ou São Paulo. Como o time do Morumbi encara o rebaixado Sport, o mais provável é que os cruzeirenses vistam o manto do Botafogo.
Green Hell contra o Flu!
Com a promessa de um Couto Pereira beirando a um clima infernal, o Coritiba faz um confronto direto na luta contra o rebaixamento com o Fluminense. Os 35 mil ingressos colocados à venda se esgotaram na quinta-feira e a torcida promete empurrar o Coxa nesta decisão.
Para não amargar um novo rebaixamento para a Série B, o time paranaense, 16º colocado, com 44 pontos, depende apenas de suas pernas. Uma vitória já garante o time na Série A de 2010. A tarefa do Flu, apesar da pressão, é ainda mais simples. Um empate segura o Tricolor na elite.
Não vale muita coisa!
Os outros dois jogos do dia valem apenas para sacramentar os últimos classificados à Sul-Americana. Na 12ª colocação, com 48 pontos, o Barueri recebe o Atlético-PR, no 14º lugar, com 47 pontos. Já o Vitória, que aparece na 13ª posição, com 47 pontos, joga contra o Goiás, que só cumpre tabela, no Barradão.
Confira os jogos deste domingo:
São Paulo-SP x Sport-PE
Santos-SP x Cruzeiro-MG
Barueri-SP x Atlético-PR
Coritiba-PR x Fluminense-RJ
Internacional-RS x Santo André-SP
Flamengo-RJ x Grêmio-RS
Vitória-BA x Goiás-GO
Botafogo-RJ x Palmeiras-SP
FONTE: AFI
POR COUTINHO NETO