terça-feira, 7 de junho de 2011

Adeus de Ronaldo põe ponto final à maior "presidência" da seleção


Por cerca de 15 minutos, de acordo com a programação divulgada por Mano Menezes, se despedirá no gramado do Pacaembu um jogador que nunca se destacou como capitão da seleção, nem mesmo por uma liderança em campo. Mas, se quem assistir ao amistoso contra a Romênia dará adeus ao Ronaldo Fenômeno, colegas e ex-companheiros de seleção estarão admirando um "Presidente".
A alcunha é comumente dada, entre os jogadores, a quem está há mais tempo no clube - no caso, na seleção brasileira - e com feitos a serem louvados. Robinho, por exemplo, frequentemente chama Ronaldo pelo apelido. Uma 'confusão' justa para a carreira que o dono da camisa 9 nesta terça-feira traçou na defesa do País com a bola nos pés.
Aquele garoto de corpo esguio de 17 anos que entrou no lugar de Bebeto no segundo tempo de uma vitória por 2 a 0 contra a Argentina em amistoso disputado no Recife, em 23 de março de 1994, está 6.286 dias, ou mais de 17 anos, mais velho, mais pesado. E com muito mais do que alguns quilos acumulados neste período.
Naquele mesmo ano de 1994, o atacante, então no Cruzeiro, mostrava seus ainda mais aparentes dentes em um sorriso que esboçava a surpresa e alegria pela convocação para a Copa do Mundo. Carlos Alberto Parreira, técnico responsável por suas primeiras convocações à seleção, nem o colocou em campo no Mundial dos Estados Unidos, mas dava espaço para uma história única no futebol.
Se a primeira Copa de sua carreira foi de participação simbólica, nas outras três ele fez o suficiente para virar mito. Foram 15 gols, número que nenhum outro participante de Mundiais alcançou. Em 2002, o auge. Mais uma vez campeão do mundo, desta vez atuando, e de maneira decisiva. Terminou o torneio como artilheiro, com oito gols, sendo o primeiro a fazer mais de sete em uma edição desde o alemão Gerard Muller, que marcou dez em 1970 - e ninguém balançou as redes mais do que oito vezes nas duas Copas seguintes.
A festa do jogador com corte de cabelo à lá Cascão no Japão, porém, mostravam algo superior a números - e muito presente na trajetória do carioca. Era o fim de um longo período de problemas. A convulsão que deixou o dono do título de melhor jogador do planeta 'baleado' na final da Copa do Mundo de 1998, na derrota por 3 a 0 para a França, foi só o início de uma era que pouco deixou o atleta jogar até 2002 por causa de cirurgias no joelho direito.
Contudo, mesmo nesta época a ser esquecida, ele foi titular e astro da seleção campeã da Copa América de 1999. Três anos depois, tinha história suficiente para Luiz Felipe Scolari esperá-lo e ser premiado pelo que o Fenômeno fez no Mundial na Ásia. Era a força necessária para a medalha de campeão do mundo na casa do atleta receber a companhia do troféu de melhor jogador do mundo no fim do ano - a terceira vez que ele recebeu esta condecoração da Fifa.
GAZETA ESPORTIVA

PMDB PEDE APURAÇÃO NAS OBRAS DA FONTE NOVA

O PMDB da Bahia apresentOU, nesta terça-feira (7), à coordenadoria do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), do Ministério Público da Bahia (MP-BA), denúncias que apontam indícios de "impropriedades na contratação da obra da Arena Fonte Nova". De acordo com a legenda, situações como a falta de estimativa do custo global da obra e a omissão do Estado em revelar o preço efetivo, com a apresentação do projeto básico e executivo do empreendimento, que deverão ser fiscalizadas pela sociedade civil e órgãos públicos de controle, serão levadas à coordenadora do Gepam, promotora Rita Tourinho. 


As denúncias baseiam-se ainda nas hipóteses de que a documentação que comprova a regularidade do empreendimento “não existe, ou o Estado está a violar o regime jurídico administrativo com a conduta omissiva. O PMDB espera que o Ministério Público da Bahia apure as denúncias de irregularidade nas obras, a fim de que alcance o mais breve desfecho ao caso, sempre sob a tutela do patrimônio público e a moralidade administrativa”, aponta o documento.

BAHIA NOTICIAS

UBATÃ: Jogadores se apresentarão nesta sexta (11) para disputa do Intermunicipal 2011

Fontes fidedignas informaram a nossa reportagem que a Seleção de Ubatã já está confirmada para disputa do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador – Edição 2011, evento esportivo realizado pela Federação Baiana de futebol – FBF e que reúne diversos municípios de toda Bahia. Toda preparação deve começar a partir desta sexta-feira (11), onde acontecerá à apresentação de todos os jogadores que defenderão a seleção, evento que provavelmente deve acontecer no Posto Samarino.

Segundo informações, o Estádio Miuzão já está passando por recuperação e tratamento de todo gramado, bem como pequenas reformas para atender todas as exigências da Federação em relação a Infraestrutura. Por outro lado, os responsáveis diretos pelo retorno da Seleção no Intermunicipal: prefeito Edson Neves, Netão - treinador, Marney - Diretor de Esporte, ex-vereador Pulú, Zé de Algo, Dudú, demais integrante da diretoria e a Rádio Ubatã FM com Coutinho Neto no comando da equipe esportiva, estão a procura de mais jogadores renomados no futebol baiano, sendo que além de ubatenses, alguns barrochenses e ipiauenses deverão aparecer na lista que já está praticamente fechada.

Ainda esta semana estaremos trazendo a relação completa dos atletas que defenderão a seleção ubatense nesta tradicional competição. 
(Por Lauro Elísio)

Emerson Ávila corta seis e anuncia lista da Seleção sub-17 para Mundial

O técnico Emerson Ávila anunciou nesta segunda-feira a lista final da Seleção Brasileira sub-17 para o Mundial da categoria, disputado no México entre os dias 18 de junho e 10 de julho, no México. Após uma semana de treinos na Granja Comary, em Teresópolis, serra do Rio de Janeiro, o treinador cortou seis atletas e fechou o grupo em 21 jogadores.

O goleiro Matheus (Atlético-PR), o zagueiro Ygor (Fluminense), os meio-campistas Maycon (Atlético-PR), Lucas (Internacional) e Leo Citadini (Guarani) e o atacante Pedro Paulo (Cruzeiro) estão fora da viagem do próximo dia 14. Até lá, o elenco seguirá treinando em Teresópolis e fará dois amistosos contra a seleção do Uruguai sub-17.

Confira a lista final de 21 jogadores:

Goleiros: Charles (Cruzeiro), Uilson (Atlético-MG) e Jacsson (Internacional)

Laterais: Claudio Winck (Internacional), Wallace (Fluminense), Jonathan (Grêmio) e Emerson (Santos)

Zagueiros: Matheus (Grêmio), Josué (Vitória) e Marquinhos (Corinthians)

Meio-campistas: Wellington (Vitória), Misael (Grêmio), Hernani (Atlético-PR), Marlon Bica (Internacional), Guilherme (Vasco), Bruno Sabiá (Palmeiras) e Adryan (Flamengo)

Atacantes: Lucas Piazon (São Paulo), Ademilson (São Paulo), Léo (Cruzeiro) e Nathan (Internacional).