terça-feira, 15 de junho de 2010

O BRASIL NAS COPAS.


A HISTÓRIA COMEÇOU EM 1958.
A Copa do Mundo de 1958 foi a sexta Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 16 países. 51 países participaram das eliminatórias. Um torneio marcante em muitos aspectos, a Copa da Suécia viu entre outras coisas a estréia de Pelé, treze gols marcados pelo artilheiro francês Just Fontaine, e a primeira conquista do Brasil, o que representa a primeira e única vez que um time sul-americano levantou a taça em solo europeu. Os grandes favoritos ao título eram ingleses, soviéticos, franceses e alemães. O Brasil, depois do vice em 1950 e da fraca campanha em 1954 era visto com desconfianças. A Hungria, de protagonista em 54 chegava como mera coadjuvante em 58, sendo que sem os seus principais craques, a equipe pouco pode fazer na copa.
O BI EM 62.
A Copa do Mundo de 1962 foi a sétima Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de dezesseis países. 56 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu no Chile. O Brasil, campeão da Copa anterior, partia rumo ao bicampeonato com praticamente o mesmo time que conquistou o título na Suécia. Com base nas superstições de Paulo Machado de Carvalho, o dirigente da delegação, o mesmo comandante do avião que em 58 levou a seleção se repetiria em 62.
O TRI EM 1970. O AUGE DO FUTEBOL MUNDIAL.
A Copa do Mundo FIFA de 1970, a nona edição do torneio, foi disputada no México, de 31 de Maio até 21 de Junho. O México foi escolhido como sede pela FIFA em outubro de 1964. O torneio de 1970 foi a primeira Copa do Mundo disputada na América do Norte, e a primeira disputada fora da América do Sul e da Europa. Num encontro de equipes que já haviam vencido a Copa duas vezes, a final foi vencida pelo Brasil, que bateu a Itália por 4 a 1. Isto significa que o Brasil se tornou a primeira equipe a ter o título de campeão mundial por três vezes e foi permitido a posse definitiva da Taça Jules Rimet.


A seleção brasileira, que tinha Pelé (que estava em sua quarta e última Copa do Mundo), Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Rivellino e Tostão, é tida como uma das mais eficientes equipes na história das Copas. Neste torneio foi possível observar um retorno ao jogo solto e ofensivo em oposição às batalhas físicas das Copas de 1962 e 1966.
A QUEBRA DO JEJUM. É TETRA!
A Copa do Mundo FIFA de 1994 foi sediada nos Estados Unidos, apesar da pouca tradição do futebol no país. A Copa de 1994 bateu todos os recordes de público, mantidos até hoje.


Com um futebol extremante eficiente e com um grupo muito unido liderado pelo polêmico craque Romário, a Seleção brasileira conquistou o quarto título mundial.

Foi uma copa de surpresas. A Bulgária que até ali em 6 participações anteriores jamais havia vencido um jogo de Copa do Mundo superou grandes favoritos, sendo a 1ª colocada em um grupo que tinha a Argentina, além de eliminar em um jogo emocionante a Alemanha, até então a Campeã mundial, por 2 a 1 nas quartas de final. Outra surpresa foi a Nigéria, com seu futebol ofensivo. Romênia e Suécia também surpreenderam. Os suecos ficaram com o 3º lugar ao derrotar a Bulgária por 4 a 0.
UMA GERAÇÃO VITORIOSA.
O Campeonato Mundial de Futebol de 2002 ou Copa do Mundo de Futebol de 2002 reuniu 32 equipes entre os dias 31 de Maio e 30 de Junho. O Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial, depois de derrotar a Alemanha na final.

Foi a primeira vez que dois países sediaram unidos o evento, a primeira vez que três seleções - França, Japão e Coreia do Sul - estavam classificadas automaticamente e a primeira vez que uma edição da Copa não aconteceu na Europa ou nas Américas. Foi um avanço do continente Asiático.
E AGORA? HEXA NELES BRASIL

Copa põe à prova retórica e resultados do Brasil de Dunga

Títulos na Copa América e na Copa das Confederações, primeiro lugar nas eliminatórias sul-americanas e vitórias contra com principais rivais. Tudo isso regado a patriotismo, companheirismo, jogadores-guerreiros, fim das baladas, compromisso com a seleção. Todo o pacote da era Dunga entra em risco a partir desta terça-feira, quando às 15h30 (horário de Brasília) a seleção entra no campo no Ellis Park, em Joanesburgo, para enfrentar a Coreia do Norte em sua estreia na Copa do Mundo de 2010.


Escolhido por Ricardo Teixeira, presidente da CBF, para acabar com privilégios de astros e colocar o Brasil nos eixos, Dunga é o primeiro a pôr em xeque a validade dos resultados obtidos até aqui. "Sabemos que todo nosso trabalho será medido por essa competição (Copa do Mundo)", afirmou. "O que ganhamos faz parte do passado. Tem que ganhar o próximo. Temos a consciência muito tranquila a esse respeito. Esse objetivo (título) é o que vale", completou o técnico.

A conquista da Copa do Mundo também é vital para coroar a metodologia de trabalho de Dunga. Até aqui, ele obteve os mesmos resultados da seleção que fracassou no Mundial de 2006 - o time cheio de estrelas e vaidades de Carlos Alberto Parreira chegou aos mesmos títulos que os operários de Dunga. Mas a postura de Ronaldo, Ronaldinho, Adriano, Roberto Carlos e Cia. é a antítese do que Dunga prega para seus comandados.

O know-how do técnico e do auxiliar Jorginho para administrarem o grupo foi importado do Mundial de 1994, edição na qual o Brasil foi campeão após 24 anos e reabilitou Dunga depois dele ter sido crucificado na Copa da Itália, em 1990, quando o Brasil foi eliminado nas oitavas-de-final.


IG.

Fifa tenta censura, mas norte-coreano quer vitória para ditador

A Fifa tentou censurar perguntas sobre política, mas o técnico da Coreia do Norte, Kim Jong Hun, acabou se entregando. Questionado pelo iG sobre o motivo de alguns jogadores mostrarem extrema confiança para o jogo contra o Brasil, número 1 do ranking da Fifa - os coreanos são o 105° colocado, pior entre as 32 participantes da Copa – Kim admitiu que qualquer resultado positivo de sua equipe no Mundial será utilizado politicamente pelo governo do país.


“Nossos jogadores são muito qualificados, muito talentosos, não ficam atrás de jogadores de nenhum lugar do mundo. Esse talento vai ser demonstrado se vencermos amanhã (terça-feira) e a vitória vai alegrar muito ao nosso líder Kim Jong-il”, afirmou o treinador, ignorando o veto ao tema política.

Antes do início da entrevista, o representante da Fifa sentado ao lado do treinador deu aos jornalistas as “instruções”: todos que fizessem uma pergunta deveriam se identificar, dizer o país e a empresa de mídia na qual trabalham e não fazer qualquer pergunta que não estivesse relacionada a futebol. Essas diretrizes não foram exigidas em nenhuma outra entrevista coletiva coordenada pela Fifa.

Na quarta pergunta, um jornalista questiona se é verdade que a convocação dos jogadores para a seleção é discutida pelo treinador com o ditador Kim Jong-il, líder supremo da Coréia do Norte. Mas o representante da Fifa veta a pergunta, e Kim Jong Hun sequer ouve a tradução da mesma.

IG.

Portugal e Costa do Marfim estreiam com dúvidas em suas estrelas

Portugal e Costa do Marfim fazem nesta terça-feira as suas estreias na Copa do Mundo da África do Sul, no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, às 11h. (de Brasília). A partida é valida pelo Grupo G, o mesmo do Brasil. As duas seleções estão com grandes dúvidas com suas principais estrelas: Cristiano Ronaldo e Didier Drogba.


O atacante português tenta acabar com um jejum de gols que dura 16 meses. O último aconteceu na vitória por 1 a 0 em amistoso contra a Finlândia, em fevereiro de 2009. Em partidas oficiais, o craque balançou as redes pela última vez na Eurocopa de 2008, contra a República Tcheca por 3 a 1, ainda pela primeira fase.

O melhor jogador do mundo em 2008 que atua pelo Real Madrid, terminou o último Campeonato Espanhol como o terceiro artilheiro com 26 gols, atrás dos argentinos Lionel Messi, com 34 e Higuaín, com 27. O jogador receita a união para conquistar o seu primeiro título mundial. "Tomara que eu possa ajudar a seleção e que ela possa me ajudar, pois só juntos poderemos ganhar alguma coisa."

Por outro lado, o rival também faz mistério. Não sabe se vai contar com Didier Drogba, que se recupera de uma fratura no cotovelo direito sofrida na vitória sobre o Japão em amistoso. No dia seguinte, ele foi operado com sucesso em um hospital de Berna e depois treinou. Caso Drogba não jogue, o ataque terá Salomon Kalou, seu companheiro no Manchester United e Gervinho.

A Costa do Marfim conta com o zagueiro do Arsenal, Emmanuel Eboué. O meio campo tem Didier Zokora, do Sevilla, junto com os irmãos Kolo Toure, do Manchester City, e Yaya Toure, do Barcelona.

O time lusitano conta com Deco e Liedson, brasileiros naturalizados portugueses. O técnico Carlos Queiroz ainda não confirmou se o zagueiro Pepe será ou não titular e quem será o dono da posição na lateral esquerda.

FICHA TÉCNICA

COSTA DO MARFIM:
Boubacar Barry, Siaka Tiene, Kolo Touré, Emmanuel Eboué e Guy Demel; Ismael Tiote, Kolo Toure, Yaya Toure e Didier Zokora; Didier Drogba (Salomon Kalou) e Gervinho. Técnico: Sven Goran-Ericksson.

PORTUGAL:
Eduardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles, Deco e Danny; Simão (Liedson) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Carlos Queiroz.