sábado, 22 de maio de 2010

Há 21 dias da Copa, Banco Central lança moeda em homenagem ao torneio

Em clima de Copa do Mundo, o Banco Central lançou hoje uma moeda comemorativa fazendo alusão ao evento do próximo mês, na África do Sul, mas já pensando também na edição de 2014 do torneio, quando o Brasil será o país sede.

A moeda tem no lado da frente uma bola e dois atletas com a bandeira brasileira ao fundo e a indicação de um valor simbólico, R$ 5. Na outra face, há o mapa do continente africano, com destaque para a anfitriã da Copa 2010, e uma paisagem de savana com um jogador de futebol.

O lançamento aconteceu em uma cerimônia rápida em um hotel no Rio de Janeiro e teve pronunciamento do diretor de Administração do Banco Central, Antero de Morais Meireles, que afirmou que gravar o evento na moeda do país é valorizar o esporte.

"Registrar a Copa de forma perene, no dinheiro nacional, é uma forma de valorizar a importância do esporte e na consolidação do Brasil como uma nação pacífica e acolhedora, mas, ao mesmo tempo, muito competitiva, sobretudo no futebol".

Essa não é a primeira vez que o Banco Central presta homenagens relacionadas ao esporte. Como lembrou Meireles, Ayrton Senna, os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e as conquistas do tetra e do pentacampeonato no futebol também já foram registrados em moedas.

O diretor também afirmou que o torneio pode deixar um bom legado para os países organizadores.

"(Organizar a Copa) configura uma excelente oportunidade de promoção do desenvolvimento econômico e social na África do Sul. E essa expectativa de fomento do turismo, dos serviços e da infraestrutura é o mesmo que nós brasileiros temos como anfitriões do evento em 2014".

Além do Brasil, Portugal, França, Espanha, Alemanha, Austrália e África do Sul, entre outros, participarão do programa de emissão de moedas comemorativas, promovido pela Fifa.

No país, poucos serão os privilegiados a ter a peça de recordação. Foram emitidas 25 mil moedas e cada uma é vendida a R$ 108.
Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Jogadores fizeram avaliação médica e física.

Os 20 jogadores concentrados no Centro de Treinamento do Atlético Paranaense iniciaram os exames de avaliação médica e física.


No Centro Médico do Atlético Paranaense, os jogadores se revezaram em uma bateria de exames, orientados pelos médicos José Luís Runco e Serafim Borges, pelos preparadores físicos Paulo Paixão e Fábio Mahseredjian e pelos fisioterapeutas Luiz Alberto Rosan e Odir de Souza.

Os exames de avaliação prosseguem neste sábado, com início programado para as 9 horas.

GALERIA DE FOTOS:


FONTE: CBF

Mano confirma Corinthians sem Alessandro e Danilo

Mano Menezes não fez mistério sobre a escalação titular do Corinthians que enfrenta o Fluminense neste domingo. Após o treinamento desta sexta-feira no Parque São Jorge, o treinador confirmou que não terá o lateral direito Alessandro nem o meio-campista Danilo no Pacaembu.


Alessandro, que vem sendo poupado desde o trabalho de quinta-feira, sente dores no joelho direito. A preocupação do departamento médico se dá porque, no ano passado, o jogador sofreu uma lesão ligamentar no mesmo local. Desse modo, Moacir voltará a ocupar a lateral direita.

"Ele está fora, e provavelmente por uma série ainda maior de jogos", disse Mano, sem ter maiores detalhes. "Ele sofreu um estiramento de ligamento no joelho direito, não sabemos ainda com tanta precisão. Mas, como já é uma reincidência, a gente fica um pouco preocupado. Joga o Moacir".

Já no meio-campo, a opção por barrar Danilo tem justificativa técnica. O treinador entende que o jogador, que retornou do fraco futebol japonês nesta temporada, precisa fazer fortalecimento muscular e adquirir melhor condicionamento físico.

Além disso, a volta de Ronaldo ao time titular força a escalação de um meio-de-campo mais consistente. Jucilei entra na equipe para jogar ao lado de Ralf, enquanto Elias passa a jogar adiantado.

"O Danilo tem grande qualidade técnica, capacidade de raciocínio muito boa. Mas ainda precisa transpor mais a marcação, ser mais incisivo, agudo, porque sem isso o adversário tem facilidade para marcar. Essa condição é a que realmente nós queremos dar a ele", explicou o comandante.

Outra confirmação foi a titularidade de William. O capitão não treinou na manhã desta sexta-feira para fazer fortalecimento muscular e foi substituído por Paulo André, mas está garantido.

Com isso, a formação que vai a campo contra o Fluminense no domingo será: Felipe; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Elias; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho.

GAZETA ESPORTIVA

Entre risos, santistas justificam o atraso; Neymar discorda de punição

Os jovens santistas punidos por Dorival Júnior e a diretoria por chegarem atrasados na concentração do time, no CT Rei Pelé, nesta sexta-feira, procuraram minimizar o fato. Paulo Henrique Ganso, Neymar, Madson e André se defenderam considerando o caso como pequeno, e ainda brincaram com a situação.


Os quatro jogadores não foram relacionados para a viagem a Goiânia, onde o Santos encara o Atlético-GO, neste sábado, às 18h30min, no Serra Dourada, pela terceira rodada do Campeonato Brasileira. Os jogadores realizaram treinamento físico na tarde desta sexta no CT Rei Pelé.

Na explicação dos “meninos”, Neymar foi o responsável por levar os jogadores até a concentração da equipe. O horário limite para a apresentação era 23h, mas o atraso ocorreu devido a comemoração do aniversário de 24 anos de Madson, completados nesta sexta-feira, em um encontro na casa do meia.

“Já colocamos uma pedra nessa história. Já passou. E também aprendemos a não pegar mais carona com o Neymar, que ele dirige muito mal e por isso nos atrasamos”, disse Madson, que não conteve a risada, em entrevista à “TV Tribuna”, de Santos.


O clube decidiu punir os atletas descontado parte do ordenado do mês de maio. Madson terá multa elevada por ser reincidente no caso. Neymar não concordou com a medida da diretoria.
“Acho que exageraram um pouco [na punição]. Passei para pegar os três e acabamos nos atrasando um pouco”, se defendeu Neymar.

Já André se preocupou em garantir que não extrapolarem o limite do horário imposto para iniciarem a concentração no CT Rei Pelé. “Não tem isso de que voltamos 3h da manha. Era meia-noite no máximo”.

Paulo Henrique Ganso preferiu não dar entrevistas. Os quatros jogadores terão que voltar a treinar fisicamente no final de semana. Ganso, Neymar e André devem voltar ao time, na próxima quarta-feira, diante do Guarani, na Vila Belmiro. Já Madson está afastado por tempo indeterminado.

UOL

Bahia e Ponte Preta empatam e seguem invictos na Série B

O Bahia empatou em 1 a 1 com a Ponte Preta na noite desta sexta-feira (21), em partida realizada em Pituaçu. Com o resultado, o Tricolor vai a 7 pontos e fica no segundo lugar da Série B, embora possa perder essa posição dependendo do resultado do Náutico, que ainda joga contra o Bragantino em busca da liderança.


O jogo foi muito disputado, com os dois times atacando muito e buscando a vitória. O Bahia começou pressionando e tendo mais posse de bola, mas apesar de jogar com velocidade tinha dificuldade em concluir as jogadas e penetrar na defesa bem armada da Ponte Preta.

A Macaca investiu em jogadas de contra-ataque neste primeiro tempo e teve chances mais concretas e perigosas de gol, mas a boa atuação do goleiro Omar impediu que o time visitante marcasse. Do outro lado, o goleiro Eduardo Martini também fez boas defesas, para desespero da torcida tricolor - 25.219 pessoas foram ao estádio.


O Bahia começou o segundo tempo ameaçando, com bela jogada de Ananias pela direita aos 3 minutos: ele mandou forte, a bola desviou e bateu forte no peito do goleiro Martini, indo para fora. Mas quem abriu o placar foi a Ponte. Aos 9 do segundo tempo, Marcelinho cobrou escanteio e Diego Jussani cabeceou e mandou para o gol. Bahia 1 x 0 Ponte Preta.

Aos 15, o técnico Renato Gaúcho colocou Itacaré no lugar de Rogerinho. Pouco depois, Vander entrou no lugar de Morais, que não brilhou muito em sua estreia com a camisa tricolor, e o Bahia aumentou a pressão em busca do empate, que saiu aos 20 minutos da cabeça de Itacaré. Em jogada parecida com a do gol da Ponte, lançamento de Apodi foi na medida para Itacaré, que subiu entre dois jogadores da Macaca e mandou no cantinho. Tudo igual, para delírio dos torcedores.
O Bahia então cresceu no jogo, com o apoio da torcida, e por um momento pareceu que ia conseguir virar. Logo depois do gol de empate, Apodi chutou cruzado e Alex Santos, último na defesa, conseguiu salvar. Pouco a pouco, a Ponte começou a equilibrar a partida e Omar voltou a trabalhar, fazendo boas defesas que ajudaram o Bahia a manter o resultado.

O Tricolor enfrenta o Vila Nova no Serra Dourada na 4ª rodada na terça-feira (25). Já a Ponte encara o Guaratinguetá.
Confira os outros resultados da rodada até agora:


Portuguesa 2 x 2 Coritiba
Paraná 3 x 0 Santo André
Guaratinguetá 2 x 1 Vila Nova

CORREIO DA BAHIA