segunda-feira, 5 de março de 2012

DENUNCIA GRAVE - Feirense usa um fisioterapeuta no lugar do médico e leva Itabuna junto


Walter Palmeira Costa, aos 52 anos, é o novo personagem do futebol baiano. Mora em Senhor do Bonfim e ficou no banco de reservas em todos os jogos do Feirense na cidade no Campeonato Baiano 2012. Só entra em campo quando a bola para. Na súmula, está como médico, mas é fisioterapeuta.

“A minha especialidade (médica) é fisiatria. Sou fisioterapeuta também... Sou fisioterapeuta, médico, viu?”, afirmou Walter Palmeira Costa por telefone, na quarta-feira.

Sobre a dupla rotina de trabalho, comentou: “Meus pacientes são pacientes de terceira idade... E muitos destes pacientes tenho que atender em residência. Inclusive, estou atendendo uma paciente minha aqui em residência”.

- De medicina ou fisioterapia?, pergunto.
“Tudo”, responde.
- Os dois?, insisto.
“É”, garante, tranquilo.
- E nos jogos?, questiono.
“Normalmente, durante o jogo, são as pancadas, né? São os traumas que acontecem, a gente atende, e também, às vezes, por cansaço ou fadiga muscular”, comenta.

Walter Palmeira Costa assina a súmula como médico e usa o CRM 6502. Mas o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) garante que o CRM 6502 é da médica Regina Tosoratti Penteado. “De ordem, informamos a V. Sa. que não consta nos registros deste Conselho, nenhum registro em nome de Walter Palmeira Costa”, reforça o Cremeb, por e-mail.

Em consulta no site do Conselho Federal de Medicina (CFM), o CRM 6502 está relacionado a 18 pessoas. Em 11 casos, o registro segue ativo; em quatro foi transferido; em dois, cancelado; e um é de falecido. No CFM, a consulta para o nome Walter Palmeira Costa diz: “Não existe nenhum resultado para essa busca”.

O exercício ilegal da Medicina tem pena de até dois anos. Já falsidade ideológica chega a três anos de reclusão. Na esfera esportiva, a ausência de médico no banco de reservas pode resultar até em eliminação do time do  campeonato.

Dobradinha
Pela 8ª rodada, dia 12 de fevereiro, na partida Feirense 1x0 Itabuna, no estádio Pedro Amorim, Walter Palmeira Costa, inclusive, confirma ter trabalho para os dois clubes: “Exatamente”.

- O pessoal faz o contato para você ficar nos dois times?
“Na hora do jogo, a gente combina, vêm os companheiros e a gente vê. O que for melhor para o jogo, a gente faz”.

A afirmativa contradiz até a súmula oficial da partida (trechos no boxe preto, ao lado), publicada no site da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Na ficha técnica entregue pelo Feirense está o médico Walter Palmeira Costa, CRM 6502. Já a ficha do Itabuna escreve como médico Valter Correia Costa, também CRM 6502.

Fisioterapeuta  
Na quinta, questionado por que trabalhava como médico, pois o Cremeb não o reconhecia, Walter mudou o discurso. “Veja bem... Eu tô com um problema nesse registro aí. Eu sou da Paraíba. Estou como fisioterapeuta aqui”.

- Seu número de médico não está valendo?
“Não, não”, admite.
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região (Crefito-7) confirma a inscrição sob o número 6502-F.
- Qual o seu número de médico na Paraíba? Qual CRM?
“Sempre foi 6502”, afirma.
- Tanto médico como fisioterapeuta?, insisto.
“De médico e fisioterapeuta, isso...”
- Mas você é médico; está só com problema no registro, né?, tento esclarecer.
“É. Estou, mas estou resolvendo isso aí”, finaliza.
Feirense justifica-se
Por dois dias, o presidente do Feirense, Dilson Carneiro, evitou falar sobre o caso Walter Palmeira Costa. O dirigente pediu para o assunto ser tratado com o gerente de futebol, Ítalo Bittencourt, que, ontem, deu a versão do clube. 

“Na verdade, ele é doutor em fisioterapia. Mas não é o médico...”, comentou, contrariando a versão do próprio Walter Palmeira Costa. “É porque, na verdade, a equipe médica é de Doutor Marcos... O Walter faz o primeiro atendimento. Quem entra em campo é ele. Doutor Marcos não entra em campo; fica no banco”, diz Bittencourt, indicando “Marcos Nobre” como “nosso médico”.

E por que Walter Palmeira Costa aparece na súmula como médico? “A gente precisa colocar na súmula, porque senão ele não vai poder ficar no banco. Ele é sócio de Doutor Marcos na clínica (Senhor do Bonfim)”. 

Depois, questionado sobre qual seria o CRM, afinal o registro 6502, de acordo com o Cremeb, é de Regina Tosoratti Penteado, afirmou: “É de doutor Marcos, mas não é Cremeb. Ele formou em São Paulo ou Rio, um negócio desse. Marcos Nobre. Depois, você pode dar uma conferida no CRM. 

Ele só atende o atleta se for uma coisa mais grave; o atleta sai de campo”. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, não há qualquer Marcos Rocha com o CRM 6502. Bittencourt ainda revelou: “É a mesma equipe que prestava atendimento pro Ipitanga no ano passado”. Walter Palmeira Costa confirmou que, ano passado, também trabalhou por Ipitanga. Marcos Nobre não foi localizado.

‘Fico triste’, diz Xavier
O Itabuna usou o serviço do fisioterapeuta Walter Palmeira Costa na partida contra o Feirense, em Senhor do Bonfim. E o presidente do clube, Ricardo Xavier, garante: “Se o médico que foi oferecido pra gente, contra o Feirense, não é médico, a gente é... Parte do pressuposto que confiamos... Se acontecer isso, com certeza estamos surpresos... Até porque a gente preza, mesmo na dificuldade, muito pela questão da legalidade”, garante. 

Na ficha técnica que é parte da súmula do jogo, o Itabuna aponta como médico Valter Correia Costa - CRM 6502. “Eu fico triste também, porque, se acontecer em relação ao jogo do Itabuna, a gente tá confiando na palavra e no acerto feito entre presidentes... Não há, de maneira alguma, qualquer má fé no Itabuna”, continua o dirigente.

Xavier até explica como funciona o acordo. “O que nós fazemos, por exemplo, é um acordo apalavrado entre os clubes. O time, o Feirense, vem jogar em Itabuna, então a gente oferece nossa estrutura de médico. Tem o nosso e arruma outro, porque facilita pros clubes. Quando a gente viaja, então tem esse serviço de troca. 

Esse é o acordo e tem sido assim a situação de todos os clubes. Um clube do interior para viajar com médico e tudo é muito difícil... Nós, do Itabuna, estamos confiando na lisura e honestidade dos clubes”, sustenta. “Aqui, por exemplo, temos dois médicos. Então um fica com a gente e o outro com o visitante. Temos Doutor Edson Dantas e Doutor Antônio Mangabeira”, encerra Ricardo Xavier, certo que o acordo não daria problemas.

COPA RURAL DE FUTEBOL DE UBAITABA teve seu inicio no último final de semana


Uma manhã de futebol amador, torcedores da zona rural e da zona urbana se deslocaram até o distrito de piraúna, para prestigiarem a abertura da Copa Rural de Futebol Amador 2012 partida esta entre as equipes da Fazenda Liberdade x Piraúna.

Campo cheio, jogadores motivados, para os desportistas um dia de festa para o futebol amador da zona rural, foi assim a partida de abertura da IV COPA RURAL DE FUTEBOL AMADOR 2012, que aconteceu no Distrito de Piraúna no último final de semana.

A partida teve de tudo, emoção até o ultimo minuto e principalmente alegrias que o futebol amador pode proporcionar a quem está a beira do gramado.

Ao final o resultado foi Fazenda Liberdade 0 x 0 Piraúna, no próximo domingo (11/03)
acontece a 2ª Rodada confira:
 
08:00h – Oricó x Fazenda Pontal
10:00h – Mellos x Faz. Fortaleza

Competição  promovida pela Liga Ubaitabense de Futebol, com apoio da Federação Baiana de Futebol, Prefeitura Municipal de Ubaitaba, Ubaitaba FM, FM Ubatã, Secretaria de Esportes e o Vereador José Carlos Lona.    
Confira Todas as Fotos da Abertura                                                                                                                                                                

Confira TODOS os resultados dos jogos deste domingo


Confira todos os resultados do futebol brasileiro e pelo mundo deste domingo:

Paulistão
Santos 1 x 0 Corinthians
Palmeiras 0 x 0 São Caetano
Mirassol 2 x 2 Mogi Mirim
Ponte Preta 1 x 0 Comercial
XV de Piracicaba 0 x 1 São Paulo
Oeste 3 x 2 Botafogo
Paulista 2 x 1 Guaratinguetá

Paulista A2
Velo Clube 2 x 1 União São João
Penapolense 2 x 1 Ferroviária
Rio Preto 1 x 0 Santo André
Palmeiras B 1 x 5 Audax

Paulista A3
Inter 2 x 0 Batatais
Inter de Bebedouro 1 x 2 XV de Jaú
Flamengo 2 x 3 Rio Branco
Grêmio Osasco 2 x 1 Independente

Alagoano
CRB 2 (4) x 2 (2) ASA

Amazonense
Penarol 1 (4) x 1 (3) Princesa do Solimões

Baiano

Vitória 5 x 0 Atlético
Camaçari 1 x 1 Serrano
Feirense 3 x 1 Vitória da Conquista
Juazeiro 1 x 0 Itabuna
Fluminense de Feira 0 x 2 Bahia

Brasiliense
Brazlândia 1 x 1 Dom Pedro
Atlético Ceilandense 1 x 1 Legião
Formosa 0 x 1 Botafogo

Capixaba
Espírito Santo 0 x 0 São Mateus

Carioca
Botafogo 3 x 1 Volta Redonda
Madureira 2 x 1 Americano
Bonsucesso 1 x 1 Bangu
Boavista 3 x 2 Macaé
Duque de Caxias 1 x 2 Flamengo

Catarinense
Metropolitano 2 x 0 Camboriú
Chapecoense 2 x 2 Brusque
Criciúma 0 x 2 Avaí
Joinville 5 x 0 Marcílio Dias

Cearense
Tiradentes 0 x 0 Crato
Itapipoca 0 x 2 Guarani
Icasa 2 x 0 Ceará
Fortaleza 1 x 0 Trairiense

Gaúcho
Cerâmica 1 x 2 Grêmio
Novo Hamburgo 1 x 1 Cruzeiro
Juventude 2 x 2 Canoas
São Luiz 3 x 1 Santa Cruz
Veranópolis 5 x 1 Pelotas

Goiano
Atlético 2 x 0 Aparecidense
Goianésia 0 x 2 Anapolina
Morrinhos 1 x 4 Rio Verde
Vila Nova 2 x 3 Itumbiara

MaranhenseSanta Quitéria 1 x 0 Sabiá
São José 4 x 1 Imperatriz
Bacabal 3 x 2 Cordino
Maranhã 3 x 0 Sampaio Corrêa

Matogrossense
Cuiabá 2 x 0 Luverdense
Rondonópolis 2 x 0 Palmeiras

Mineiro
América 1 x 2 Atlético

Paraense
São Raimundo 1 x 1 Remo

Paraibano
Treze 1 x 0 Botafogo
Auto Esporte 1 x 1 Campinense
Sousa 2 x 1 Flamengo
Nacional 1 x 3 Paraíba

Paranaense
Corinthians 1 x 2 Coritiba
Paranavaí 0 x 3 Londrina
Arapongas 2 x 1 Iraty
Cianorte 2 x 1 Roma Apucarana
Toledo 1 x 0 Rio Branco

Pernambuco
Santa Cruz 2 x 0 Serra Talhada
Porto 0 x 0 Central
Belo Jardim 0 x 0 Ypiranga
Salgueiro 3 x 1 América
Petrolina 0 x 1 Sport

Potiguar
Corintians 1 x 1 ABC
América 1 x 1 Palmeira de Goianinha
Santa Cruz 1 x 0 Potiguar-M
Baraúnas 1 x 0 ASSU

Sul-matogrossense
Comercial 7 x 0 Maracaju
Mundo Novo 2 x 2 Colorado
itaporã 1 x 1 Naviraiense

INTERNACIONAIS
Alemão
Nuremberg 1 x 0 Borussia Mönchengladbach
Hoffenheim 1 x 1 Colônia

Argentino
Arsenal 0 x 0 Racing Club
Tigre 1 x 0 Lanús
San Lorenzo 0 x 2 Boca Júniors
Unión 2 x 2 Colón

Espanhol
Zaragoza 2 x 1 Villarreal
Athletic Bilbao 2 x 0 Real Sociedad
Granada 0 x 1 Valencia
Real Madrid 5 x 0 Espanyol

Francês
Caen 0 x 0 Brest
PSG 4 x 1 Ajaccio
Lorient 0 x 2 Rennes


Inglês
Newcastle 1 x 1 Sunderland
Fulham 5 x 0 Wolverhampton
Tottenham 1 x 3 Manchester United

Italiano
Parma 1 x 2 Napoli
Roma 1 x 2 Lazio
Bologna 1 x 0 Novara
Fiorentina 2 x 0 Cesena
Lecce 2 x 2 Genoa
Siena 3 x 0 Cagliari

Português
Feirense 1 x 1 Academica
Gil Vicente 1 x 2 Paços Ferreira
Rio Ave 4 x 0 Beira-Mar
Vitória de Guimarães 1 x 0 Marítimo
 
 
Agência Futebol Interior