terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mano vê R10 como 'projeto' e não se convence com sequência de Kaká


Por Márcio IannaccaRio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho na partida da Seleção Brasileira (Foto: Getty Images)Ronaldinho Gaúcho ganha nova chance com Mano
na Seleção Brasileira (Foto: Getty Images)
Ronaldinho Gaúcho e Kaká foram os principais assuntos da entrevista coletiva de Mano Menezes após a convocação da Seleção Brasileira para o amistoso com a Bósnia, dia 28 deste mês. O primeiro, por estar na lista mesmo sem viver grande fase. O segundo, pelo contrário: voltou a atuar com frequência no Real Madrid, mas não ganhou nova chance com o treinador.
No ano passado, Mano convocou Kaká para os amistosos com Gabão e Egito, mas uma lesão deixou o ex-são-paulino fora dos jogos. Até o momento, Kaká atuou em nove partidas do Real em 2012 (seis como titular). Porém, não convenceu o técnico da Seleção.
- Não tenho uma explicação para todos os jogadores que não estão na Seleção. Essa não deve ser a linha, mesmo pelo respeito que tenho pelo Kaká. É uma avaliação. Talvez, a sequência tenha mostrado algo que eu queria ver e não vi - disse Mano.
- Penso no Ronaldinho como um projeto. As questões internas de cada clube pertencem aos clubes. 
Confira a lista completa:
Goleiros
Julio César (Inter de Milão)
Diego Alves (Valencia)
Rafael (Santos)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Porto)
Marcelo (Real Madrid)
Alex Sandro (Porto)
Adriano (Barcelona)
Zagueiros
Dedé (Vasco)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Meio-campistas
Elias (Sporting)
Hernanes (Lazio)
Fernandinho (Shakhtar)
Sandro (Tottenham)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Atacantes
Neymar (Santos)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Hulk (Porto)
Jonas (Valencia)
Leandro Damião (Internacional)

BAHIA: POPÓ SEM MANDATO



.
O ex-pugilista Acelino Popó Freitas (PRB), perdeu sua cadeira na câmara dos deputados. Como o ex-ministro Mário Negromonte (PP), vai reassumir a sua cadeira na câmara, Popó vai voltar a ser suplente.

Existe a expectativa que ele assuma algum cargo no governo do estado, já que ele é uma “personalidade” ligada ao esporte e é filiado ao PRB.

Mano vai convocar força máxima para primeiro duelo da Seleção em 2012


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Neymar e Ganso na apresentação da nova camisa da Seleção Brasileira (Foto: Felipe Dana / AP)Neymar e Ganso na apresentação da nova camisa
da Seleção Brasileira (Foto: Felipe Dana / AP)
O técnico Mano Menezes vai convocar a Seleção Brasileira nesta terça-feira, às 11h (horário de Brasília), no Hotel Sheraton, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM. A lista será a primeira do comandante em 2012 e contará com força máxima, já que o comandante poderá relacionar atletas que atuam no Brasil e no exterior. Com isso, nomes como os do zagueiro Thiago Silva, do Milan, do meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, e do atacante Neymar, também do Peixe, são praticamente certos para o duelo contra a Bósnia, no dia 28 de fevereiro, na Suíça.
Após o duelo diante do México, em outubro, essa será a primeira vez que o treinador poderá contar com força máxima. Para os últimos duelos de 2011, contra o Gabão, em Libreville, e diante do Egito, em Doha, no Qatar, Mano só pôde convocar atletas que atuavam no exterior. Tudo por conta da reta final do Campeonato Brasileiro.
Para essa primeira lista de 2012, a dúvida é se Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, e Kaká, do Real Madrid, serão relacionados por Mano Menezes. Enquanto o primeiro foi nome certo nas últimas convocações do treinador que contaram com atletas que atuam no Brasil, o outro apareceu pela primeira vez na lista para os amistosos contra Gabão e Egito. Porém, por conta de uma lesão, o meia do time merengue acabou desconvocado pelo comandante.
Apesar de a lista ser para jogadores de todas as idades, a tendência natural da convocação desta terça-feira é que quase 80% dos convocados tenham idade olímpica. O percentual se dá até mesmo por conta da renovação implantada por Mano Menezes ao longo do trabalho que se iniciou em agosto de 2010. Além da Copa do Mundo de 2014, a Seleção Brasileira buscará o inédito ouro do torneio de futebol dos Jogos, que acontecerá em Londres, a partir de julho.
A primeira convocação da Seleção em 2012 terá transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM a partir das 11h (de Brasília)
Desde que assumiu a Seleção, Mano já comandou a equipe em 20 partidas. Foram 12 vitórias, cinco empates e três derrotas - Argentina (1 a 0, em Doha), França (1 a 0, em Paris) e Alemanha (3 a 2, em Stuttgart). Em 2012, além do duelo contra a Bósnia, o time canarinho tem outro quatro compromissos confirmados: Dinarmarca, em Hamburgo, México, Estados Unidos e Argentina. Os três últimos todos na Terra do Tio Sam.
A convocação da Seleção Brasileira será transmitida ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM, partir das 10h40m (de Brasília).
Confira abaixo o retrospecto de Mano à frente da Seleção Brasileira:
10/08/2010 Brasil 2 x 0 EUA – Nova Jérsei (EUA)
07/10/2010 Brasil 3 x 0 Irã – Abu Dhabi (UAE)
11/10/2010 Brasil 2 x 0 Ucrânia – Derby (ING)
17/11/2010 Brasil 0 x 1 Argentina – Doha (QAT)
09/02/2011 Brasil 0 x 1 França – Paris (FRA)
27/03/2011 Brasil 2 x 0 Escócia – Londres (ING)
04/06/2011 Brasil 0 x 0 Holanda – Goiânia (BRA)
07/06/2011 Brasil 1 x 0 Romênia – São Paulo (BRA)
03/07/2011 Brasil 0 x 0 Venezuela – La Plata (ARG)
09/07/2011 Brasil 2 x 2 Paraguai – Córdoba (ARG)
13/07/2011 Brasil 4 x 2 Equador – Córdoba (ARG)
17/07/2001 Brasil 0 x 0 Paraguai – La Plata (ARG)
10/08/2011 Brasil 2 x 3 Alemanha – Stuttgart (ALE)
05/09/2011 Brasil 1 x 0 Gana – Londres (ING)
14/09/2001 Brasil 0 x 0 Argentina – Córdoba (ARG)
28/09/2011 Brasil 2 x 0 Argentina – Belém (BRA)
07/10/2011 Brasil 1 x 0 Costa Rica – San José (CRC)
10/10/2011 Brasil 2 x 1 México – Torreón (MEX)
10/11/2011 Brasil 2 x 0 Gabão – Libreville (GAB)
14/11/2011 Brasil 2 x 0 Egito – Doha (QAT)

Após 8h30 de viagem, Timão chega a San Cristóbal


Tite não falou com a imprensa (Foto: Felipe Bolguese)
A delegação do Corinthians já está em San Cristóbal (VEN) para o duelo diante do Deportivo Táchira, na próxima quarta-feira, pela Copa Santander Libertadores.

Os jogadores desembarcaram por volta de 21h30 local (0h de Brasília), após cerca de oito horas e meia de viagem. Eles haviam partido de São Paulo às 15h30, passaram por Maracaibo, voaram até Santo Domingo e depois fizeram o último trecho, até San Cristóbal, de ônibus.

- O cansaço faz parte, temos uma viagem para o México (contra o Cruz Azul), são mais umas dez horinhas para enfrentar. Por mais que consiga dormir, ainda não é o suficiente. Cansei, mas dá tempo de recuperar - afirmou o meia Alex, que já foi campeão da Libertadores com o Inter de Porto Alegre, em 2006.

Da diretoria, apenas o gerente de futebol Edu Gaspar e o diretor Duílio Monteiro Alves estão com a equipe. O presidente recém-eleito, Mário Gobbi Filho, permaneceu em São Paulo.

O Timão está na Venezuela com 21 jogadores. São eles:
Goleiros: Julio Cesar e Danilo Fernandes
Laterais: Alessandro, Welder, Fábio Santos e Ramon
Zagueiros: Chicão, Leandro Castán e Wallace
Volantes: Ralf, Paulinho e Edenilson
Meias: Alex, Danilo e Douglas
Atacantes: Liedson, Emerson Sheik, Willian, Élton, Jorge Henrique e Gilsinho.


Leia mais no Lancenet

Tevez diz que Roberto Mancini o "tratou como um cachorro"


Prestes a voltar aos treinos no Manchester City após longo período afastado, Calors Tevez criticou o técnico do clube, Roberto Mancini, declarando que o treinador o tratou como um cachorro no incidente que levou a seu afastamento no jogo contra o Bayern de Munique.
Na ocasião, Tevez teria se recusado a entrar em campo e, por isso, foi afastado pela diretoria do clube a pedido de Roberto Mancini. No entanto, a versão revelada pelo jogador à emissora argentina Fox Sports é diferente.
"Estava me aquecendo, mas estava de mau humor. Quando vi que o técnico ia substituir Dzeko (atacante) por Nigel de Jong (volante) enquanto perdíamos por 2 a 0, pensei que era uma substituição defensiva demais e resolvi voltar ao banco", contou.
"Dzeko saiu do jogo realmente nervoso pela substituição e começou a discutir com Mancini. Eles começaram a se xingar em línguas diferentes e o técnico não viu quando eu me sentei", continuou o argentino.
"Mancini estava nervoso e, quando percebeu que eu tinha me sentando, me mandou voltar a aquecer e me tratou como um cachorro. Eu me recusei a me aquecer pois já estava pronto para entrar em campo, mas ele estava irritado e começou a me xingar. Eu estava calmo, mas o técnico falou coisas horríveis para mim", desabafou.
Tevez contou também que espera recuperar o apoio dos fãs com sua volta na terça-feira. "Os torcedores foram mal-informados. Eles pensaram que eu não queria jogar, e quando alguém que é pago por um clube para jogar se recusa a fazê-lo, é natural que a torcida se volte contra ele. Mas vou recuperar o apoio dos torcedores", prometeu.
As declarações de Tevez chegam bem no momento em que a paz entre o jogador e o técnico italiano parecia ter sido restabelecida com a volta do atacante aos treinamentos. No entanto, parece que o drama vivido entre Mancini e Tevez terá mais capítulos.
GAZETA ESPORTIVA

Alecsandro diz que elenco vascaíno não deve concentrar mesmo após receber


Depois de ser derrotado na estreia na Libertadores, o Vasco conseguiu se recuperar e venceu o clássico contra o Fluminense. Além de conseguir garantir a classificação para as semifinais da Taça Guanabara, os cruzmaltinos colocaram o rival em situação complicada no primeiro turno. Nesta segunda-feira, em participação ao programa Arena Sportv, o atacante Alecsandro falou sobre alguns assuntos. Na principal delas, o jogador afirmou que o elenco vascaíno pretende manter a não concentração para alguns jogos na temporada.

"Esperamos que as coisas possam se acertar, e que também a gente possa ter esta liberdade de concentrar ou não. Isso vai acontecer. Em alguns jogos vamos concentrar, em outros não. Espero que com a situação salarial resolvida possamos manter isso. Não íamos concentrar contra o Fluminense, mas nós tivemos uma conversa e decidimos que, pela sequência de jogos, deveríamos descansar um pouco", revelou o jogador

"É sempre uma coisa bem aberta entre nós jogadores. O Vasco tem um grupo de jogadores bem inteligentes, um grupo bem dedicado. Agora, o jogador tem que se conscientizar como na Europa, o jogo é às 17 horas e eles chegam às 12 horas. Se o jogador começar a se conscientizar, de ter este lado profissional, acho que temos condições de fazer uma revolução neste sentido", finalizou o atacante, autor de dois gols contra o Fluminense.

O Vasco segue com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca e precisa apenas de um empate contra o Volta Redonda, nesta quarta-feira, para garantir a primeira colocação do grupo B. Para o jogo do meio de semana, o técnico Cristovão Borges deverá contar com a volta do meia Juninho Pernambucano, que foi poupado no clássico contra o Fluminense.
GAZETA ESPORTIVA

Público e renda da 8ª rodada do Baiano


Por Luciano Pina
Confira o público e renda da 8ª rodada do Campeonato Baiano, que aconteceu na tarde deste domingo (12). O menor público foi registrado na partida Camaçari e Atlético, no estádio Armando Oliveira e o maior no clássico Bahia e Vitória, no estádio de Pituaçu.
Bahia 0 x 0 Vitória – Estádio de Pituaçu
Público 29.388 – Renda R$771.015,00
Vitória da Conquista 3 x 0 Serrano – Estádio Lomanto Junior
Público 1.722 – Renda R$16.840,00
Bahia de Feira 1 x 0 Fluminense – Estádio Alberto Oliveira
Público 1.617 – Renda R$32.580,00
Juazeiro 3 x 3 Juazeirense – Estádio Adauto Moraes
Público 1.152 – Renda R$11.520,00
Feirense 1 x 0 Itabuna – Estádio Pedro Amorim
Público 485 – Renda R$4.850,00
Camaçari 1 x 0 Atlético – Estádio Armando Oliveira
Público 245 – Renda R$2.450,00

FBF divulga relação de árbitros para a 9ª rodada do baiano


Galáticos Online
A Federação Baiana de Futebol divulgou a escala de árbitros para os jogos válidos na 9ª rodada do campeonato baiano de 2012.
O desconhecido árbitro, Carlos Alberto de Souza Vila Nova apita o jogo entre Vitória x Camaçari, no Barradão. Já Marielson Alves Silva comanda o duelo entre Juazeiro x Bahia.
Confira as outras arbitragens:
Serrano x Juazeirense
Árbitro: Ademilton Piedade Carigé
Fluminense x Feirense
Árbitro: John Herbert Alves Bispo
Itabuna x Vitória da Conquista
Árbitro: Reinaldo Silva de Santana
Bahia de Feira x Atlético
Árbitro: Jailson Macedo Freitas.

Lei Geral da Copa deve ser votada nesta terça-feira

A última versão do relatório da Lei Geral da Copa permite que idosos comprem ingressos para o Mundial de 2014 a cerca de US$ 12,50, metade do valor dos bilhetes populares que serão vendidos pela Fifa. O relator, Vicente Cândido (PT-SP), manteve no texto o direito de quem tem mais de 60 anos a meia-entrada e também os manteve na chamada "cota social". A proposta pode ser votada nesta terça-feira na comissão especial da Câmara que debate o tema.

O duplo direito aos idosos foi a fórmula encontrada pelo relator para atender ao desejo da presidente Dilma Rousseff de preservar a lei federal que garante a meia-entrada para quem tem mais de 60 anos sem penalizá-los com um ingresso mais caro. Serão vendidos quatro tipos de bilhetes no Mundial, sendo a categoria 4 com preço de cerca de US$ 25,00, segundo a Fifa. Com o novo texto de Vicente Cândido, os idosos poderão pagar metade em todas as categorias.

A expectativa dos integrantes da comissão é que o maior debate seja sobre a permissão de venda de bebidas alcoólicas durante os eventos da Fifa. A versão do relatório apresentada nesta segunda-feira permite o comércio em copos de plástico, mas apenas no Mundial de 2014 e na Copa das Confederações de 2013. A proposta é mais tímida do que a ideia inicial do relator de estender a liberação também para jogos de campeonatos nacionais, mas alguns deputados são contra a venda mesmo na Copa.

Depois de reuniões com o Executivo, o relator decidiu manter o texto do Planalto sobre a responsabilidade civil da União em relação à Copa. A Fifa tentava incluir no projeto a obrigatoriedade de ressarcimento em casos de desastres naturais e atos de terrorismo. A versão que vai a voto, porém, determina que o país será responsável por prejuízos causados por ação ou omissão. 

Parlamentares que participam do debate, porém, dizem que o governo e a Fifa debatem uma outra forma de aumentar as garantias da entidade. Uma possibilidade é a realização de um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) isentando a Fifa de responsabilidade em caso de tragédias durante os eventos.

O relatório mantém a previsão de férias escolares durante a Copa e do uso de aeroportos militares para atender a um possível excesso de demanda. Vicente Cândido manteve ainda a proposta de concessão de uma premiação para os jogadores titulares e reservas das seleções brasileiras que foram campeãs mundiais em 1958, 1962 e 1970. Cada um deles terá direito a receber R$ 100 mil, mais pensão mensal de até R$ 3,9 mil. Em caso de o ex-jogador já ter falecido, os dependentes poderão receber em seu lugar.
ESPN