terça-feira, 25 de outubro de 2011

Congresso pressiona CBF sobre denúncias de corrupção


O Congresso Nacional vai investigar acusações de irregularidade apresentadas contra aConfederação Brasileira de Futebol (CBF), que podem afetar até a organização da Copa do Mundo de 2014. Pelo menos duas comissões – uma do Senado e outra da Câmara – analisarão, entre outros pontos, denúncias de lavagem de dinheiro, contratos irregulares e suposto pagamento de propina que teria beneficiado o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
O caso será tema de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, na quarta-feira, às 10h. Os parlamentares vão ouvir o jornalista Andrew Jennings, da BBC de Londres, autor do livro “Jogo Sujo – O Mundo Secreto da Fifa” e de reportagens na televisão inglesa que acusam Teixeira de corrupção.
Na audiência, Jennings deve apresentar papéis sobre o processo criminal na Suíça contra o presidente da CBF. “Há várias denúncias de irregularidades e queremos saber quais são as provas. Ele diz ter documentos importantes”, afirma o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento que convidou o jornalista inglês.
Na Câmara, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) enviará, nos próximos dias, um pedido de informações à CBF sobre seu funcionamento, como demonstrativos financeiros e contratos de concessão de transmissão de jogos, além de possível recebimento de salários pelos membros da entidade, o que é proibido.
A Proposta de Fiscalização e Controle (PFC), de autoria do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), também investigará o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL). A comissão da Câmara solicitará dados sobre a composição societária do COL e sobre o critério de divisão de lucros da Copa.
Mini-CPI
“Essa PFC é uma mini-CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito)”, assinala o relator da proposta e presidente da CFFC, deputado Sérgio Brito (PSC-BA). “A autoridade é um pouco menor, mas, se a comissão se detectar fortes indícios de desvio de recursos, não tem como o Congresso não abrir CPI”.
IG.

Bahia realiza testes em busca de jovens talentos


Postado por Yuri Barreto - Comunicação FBF em 25/10 - em Geral







Visando o futuro do clube, a diretoria do Bahia realizará mais uma seção de testes em busca de jovens talentos para compor as divisões de base do Fazendão. Desta vez, a peneira será realizada às 8h do próximo sábado (29), no Campo do Marão, na Boca do Rio.
 
A avaliação será para garotos nascidos nos anos de 1998 e 1999. Os interessados devem comparecer ao local portando certidão de nascimento ou documento de identidade e material esportivo (chuteira, meião, short e camisa).
 
As divisões de base do tricolor são comandadas pelo superintendente Newton Mota.

Proibidos no Brasil, galos de briga têm status de atleta na sede do Pan


O aviso na entrada impede o porte de armas de fogo e objetos cortantes. Do lado de dentro, em meio a um policiamento ostensivo, apostadores da briga de galo, alguns de chapéu e botina, se misturam com jovens de salto alto, interessadas em acompanhar o show da cantora Jenni Rivera. Na arena das "Fiestas de Octubre" de Guadalajara, sede dos Jogos Pan-americanos, os galos de briga, proibidos no Brasil, têm status de atletas.
A rinha é uma tradição no México e costuma integrar o programa das festas populares. Aos finais de semana, a mesma arena que recebe as brigas de galo das 20 horas à meia noite se transforma rapidamente em palco para apresentações musicais em Guadalajara. Antes da exibição dos cantores, no entanto, o palco é dominado pelas aves de combate.
Os galos começam a ser treinados para a rinha com aproximadamente dois anos de idade. Para fortalecimento físico, são obrigados a voar e correr. Em seguida, com as esporas protegidas, começam os enfrentamentos entre si. Cerca de um mês de preparação é suficiente para deixar a ave pronta para o primeiro combate real, que também pode ser o último.
GAZETA ESPORTIVA

Mariano é assaltado e tem carro levado por bandidos no Rio


O lateral-direito Mariano foi assaltado, na madrugada de segunda-feira, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo o jornal “Marca Brasil”, o jogador do Fluminense teve o carro, um Audi A4, dinheiro, documentos e celular roubados. Mariano estaria voltando do aeroporto, onde deixou a namorada que viajou para São Paulo.
Mariano passa bem e disse que tudo não passou de um grande susto. O jogador registrou a ocorrência na delegacia.
GLOBO ESPORTE

Na ponta, Vasco tem 52% de chance de título


O Vasco venceu o Bahia e contou com o empate do Corinthians contra o Internacional para assumir a liderança do Brasileirão na 31ª rodada.

O Gigante da Colina agora soma 57 pontos, dois a mais do que o principal rival pela taça. De acordo com o matemático Tristão Garcia, o time carioca tem 52% de chances de faturar o título, contra 33% do Timão.

Confira no infográfico abaixo as chances de título e de garantir vaga na Libertadores:

  • Vasco
  • Corinthians
  • Botafogo
  • Flamengo
  • Fluminense
  • São Paulo
  • Internacional
  • Figueirense
  • Grêmio
  • Coritiba
  • Atlético-GO
57pontos
  • 52%chances de título
  • 61%aproveitamento
  • 100%chance de libertadores

Próximos confrontos do Vasco

  1. 30/10São PauloCASA
  2. 06/11SantosFORA
  3. 13/11BotafogoCASA
  4. 16/11PalmeirasFORA
  5. 19/11AvaíCASA
  6. 27/11FluminenseFORA
  7. 04/12FlamengoCASA

Últimos Campeões

  1. 2010Fluminense71
  2. 2009Flamengo67
  3. 2008São Paulo75
  4. 2007São Paulo77
  5. 2006São Paulo78
Fonte: infobola

Lusa garantida e Macaca virtualmente na elite. Restam duas vagas.


A Portuguesa carimbou matematicamente o acesso para a elite do Campeonato Brasileiro e a Ponte Preta deve fazer companhia para a Lusa nas próximas rodadas. Assim, restariam duas vagas, com sete times na briga. Náutico e Bragantino estão mais próximos, mas Americana e Sport seguem próximos. As informações são de acordo com as contas do site chancedegol.com.br.

Com a vitória sobre o Americana, por 3 a 2, em pleno Décio Vitta, a Portuguesa aumentou sua sequência invicta para 13 partidas e garantiu matematicamente o acesso à elite do Brasileirão, chegando aos 67 pontos e se isolando na liderança. A Lusa também está muito perto de conquistar o título da Série B, tendo 99,95% de chances, já que a diferença para a vice-líder Ponte Preta é de dez pontos, faltando apenas seis rodadas.

Quem também deve confirmar o acesso à elite nas próximas partidas é a Ponte, que sofreu para vencer o Paraná, por 4 a 3, no Estádio Moisés Lucarelli, diante quase seis mil torcedores. A Macaca segue na vice-liderança, com 57 pontos e viu suas chances aumentarem para 98%. Apesar da derrota para o Vitória, o Náutico seguiu em terceiro lugar, com 53 3 65,1%.


Vantagem do Braga
Na sexta colocação, com 48 pontos, o Bragantino se animou a vitória de virada sobre o Boa Esporte, por 2 a 1, e viu suas chances aumentarem para 33,3%, ficando na frente até mesmo do Americana, que perdeu para a Lusa e continuou no G4, com dois pontos a mais que o Massa Bruta e 32,3% de chances. O detalhe é o seguinte: o Bragantino não tem mais nenhum confronto com os seis times que brigam pelo acesso.

Outro que está na briga direta é o Sport, que decepcionou seus torcedores ao perder para o Goiás, em plena Ilha do Retiro. O Leão é o quinto colocado, com 48 pontos e 24,7%.

Outros três times ainda sonham com o acesso à elite, mas estão um pouco mais distantes, pois além de fazerem suas partes, precisam torcer por uma combinação de resultados. O Vitória bateu o Náutico e chegou aos 47 pontos, vendo suas chances aumentarem para 17,9%. Com um ponto a mais e na sétima colocação, o Criciúma tem "apenas" 10,4%. Quem também sonha é o Boa Esporte, que caiu de produção nas últimas rodadas e estacionou nos 47, vendo as chances diminuírem para 13,7%.



Confira as chances da Série B:
Portuguesa 100%

Ponte Preta 98%

Náutico 65,1%

Bragantino 33,3%

Americana 32,3%

Sport 24,7%

Vitória 17,9%

Boa Esporte 13,7%

Criciúma 10,4%

FUTEBOL INTERIOR

Leão minimiza rótulo de 'linha dura', mas exige comprometimento


Emerson Leão foi contratado para acabar com a apatia dos jogadores do São Paulo, mas acha que a fama de "linha dura" que adquiriu ao longo da carreira como treinador é exagerada. O que ele não admite é falta de comprometimento.
"Quem não está comprometido com a profissão não é atleta. Não vejo isso no São Paulo. Se detectar, está solucionado o problema", declarou o treinador, que disse não saber se apenas a troca no comando técnico será suficiente mudar a fase.
"Se o problema é treinador eu não sei, não estava aqui. Só posso responder sobre o que vai passar. O que passou, sinceramente, não é problema meu", acrescentou Leão, que prometeu mudar a opinião de quem o acha excessivamente rigoroso. "A imagem, às vezes, é muito desagradável quando não há proximidade".
GAZETA ESPORTIVA