segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dunga pode ser punido pela Fifa

As atitudes do técnico Dunga durante a partida contra a Costa do Marfim, no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, e na entrevista coletiva que concedeu após o confronto, no último domingo, podem custar caro. O treinador corre o risco de ser punido pela Fifa por ter xingado o árbitro francês Stephane Lannoy e o atacante Didier Drogba. Para piorar a situação, o comandante da seleção brasileira ainda balbuciou palavrões após interpelar o jornalista Alex Escobar, da TV Globo.


O treinador pode ser enquadrado no artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa, que indica que “qualquer pessoa que ofenda alguém de forma ofensiva por gestos ou linguagem, violando a boa conduta, corre o risco de sofrer sanções”. De acordo com o mesmo regulamento, Dunga pode ser punido com uma advertência, uma repreensão ou uma multa. Nesta segunda-feira, o porta-voz da entidade, Nicolas Maingot, foi questionado sobre o caso.

- Não tenho conhecimento desse assunto. É a primeira vez que estou ouvindo falar disso.

A questão foi levantada por conta da sanção dada pela Fifa a Diego Maradona, técnico da Argentina. Após o jogo diante do Uruguai, ainda pelas eliminatórias da Copa do Mundo, o treinador xingou os jornalistas e recebeu uma pesada punição. Na ocasião, além de ter sido impedido de acompanhar o sorteio dos grupos do Mundial da África do Sul, o Pibe foi suspenso por dois meses e obrigado a pagar R$ 42 mil de multa.

Cristiano Ronaldo e Liédson desencantam na goleada de Portugal

A seleção de Portugal não tomou conhecimento da frágil Coreia do Norte e fez o maior placar desta Copa do Mundo: 7 a 0, nesta segunda-feira, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, na África do Sul. O resultado entrou para a história portuguesa também, já que foi o placar mais elástico em Mundiais.


Os gols foram de Raul Meirelles, Simão,Hugo Almeida, Tiago (dois), Cristiano Ronaldo e Liédson, que marcou o seu quarto gol com a camisa portuguesa e o primeiro em um Mundial.

Cristiano Ronaldo também desencantou ao fazer gol que acabou com tabu que vinha desde fevereiro do ano passado sem marcar.

Apesar do placar elástico, Portugal ainda não se garantiu nas oitavas de final da Copa do Mundo na África do Sul, já que soma quatro pontos e fica atrás do Brasil, que tem seis, pelo Grupo G.
Para se classificar, o time do técnico Carlos Queiroz precisa do empate diante do Brasil, sexta-feira, em Durban, às 11h (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band, Bandsports e Rádio Bandeirantes. Pode até perder, mas a Costa do Marfim precisa ganhar e descontar o saldo de gols.

A Coreia do Norte joga no mesmo dia e horário contra Costa do Marfim, em Nelspruit.

Os norte-coreanos, que estão em uma Copa pela primeira vez em 44 anos, começaram esta edição perdendo de 2 a 1 para a seleção pentacampeã, fato que encheu de confiança e orgulho as tropas do técnico Kim Jong-Hun. O duelo trouxe à lembrança de ambos o encontro que tiveram em 1966, no Mundial que a Inglaterra sediou e venceu. O jogo terminou em 5 a 3 para os portugueses, com três de Eusébio.

Marca publica em charge 'resposta' de Casillas a jornal inglês

Charge do Marca mostra a 'resposta' de Casillas para o jornal inglês que publicara que o goleiro Iker Casillas teria ficado distraído na derrota para a Suíça, perturbado pelo fato de sua namorada, a jornalista Sara Caballero, eleita a repórter mais sexy do mundo, ter ficado atrás de seu gol. Ao lado da charge está escrito: 'O jornal 'The Times' credita a derrota da Espanha diante da Suíça ao coração apaixonado de Casillas'. Acima dela se lê: 'Dedo coração' (Foto: Reprodução / Twitter)

Luís Fabiano garante que ´Mão de Deus` foi involuntária

Autor de dois gols na vitória brasileira sobre a Costa do Marfim neste domingo, Luís Fabiano admitiu que utilizou a mão no lance de seu segundo tento na partida. O atacante, porém, garantiu que “A mão de Deus” foi involuntária.


"A mão de Deus, uma mão santa, foi involuntária. Valeu pela pintura do gol", disse o jogador do Sevilla, imitando a definição de Diego Maradona para o seu toque com o braço, no lance em que deu chapéu em dois marfinenses para marcar um golaço.

Além de revelar que seu segundo gol diante dos marfinenses foi um dos mais bonitos de sua carreira, Luís Fabiano agradeceu ao técnico Dunga pela confiança que recebeu durante todo o tempo que ficou sem marcar com a camisa da seleção brasileira.

“Esse jogo era muito importante para eu voltar a fazer gols. Deu tudo certo. Mas apesar dos gols, o importante é a classificação”, completou, comemorando a vaga brasileira nas oitavas de final do Mundial da África.


Redação: Yuri Smigelskas

Brasil se classifica em dia "infernal" para França e Itália

O domingo foi de muita festa para a Seleção Brasileira. Diante da Costa do Marfim, o time comandado por Dunga encontrou muito mais espaços do que na estreia diante da Coreia do Norte, controlou o jogo e venceu confortavelmente por 3 a 1, garantindo passagem às oitavas de final da Copa do Mundo. Luís Fabiano desencantou e marcou dois belos gols, enquanto Kaká teve atuação bem melhor que na primeira partida - apesar do cartão vermelho recebido pouco antes do fim.


Se o Brasil teve motivos de sobra para comemorar, as duas seleções finalistas da última Copa viveram um dia exatamente oposto. Com grandes chances de ser eliminada na primeira fase, a França teve o treino cancelado por causa de uma "rebelião" dos jogadores, que contou até com uma briga do capitão Evra com o preparador físico do time. Já a Itália voltou a jogar mal e não passou de um empate por 1 a 1 com a Nova Zelândia.

Diante da força física dos marfinenses, a Seleção encontrou algumas dificuldades no início da partida. A marcação adversária era adiantada e impedia as subidas dos laterais Maicon e Michel Bastos. Aos poucos, porém, os espaços foram aparecendo, à medida que a Costa do Marfim atacava com mais jogadores. Em uma bela troca de passes entre Robinho, Kaká e Luís Fabiano, o camisa 9 saiu na cara do gol e estufou as redes, acabando com seu jejum de seis partidas sem marcar com a camisa amarela.

Depois de abrir o placar, o Brasil teve completo domínio do jogo e foi pouco ameaçado. Luís Fabiano ampliou a contagem em um lance espetacular, que contou com dois chapéus nos zagueiros africanos, mas também irregular: ele dominou a bola no braço antes de fuzilar o goleiro Barry de pé esquerdo. O atacante reconheceu o toque ilegal depois do jogo, mas elegeu o gol como o mais bonito de sua carreira.

Elano fechou o caixão da Costa do Marfim pouco depois, após completar cruzamento rasteiro de Kaká. Na comemoração, ele mostrou as caneleiras com os nomes das duas filhas. Caneleiras que evitaram o pior quando Tioté entrou maldosamente sobre o camisa 7 brasileiro, que saiu de maca, mas não deve ser problema para o jogo da próxima sexta-feira, contra Portugal.

O que caminhava para ser um jogo perfeito teve alguns pontos negativos nos minutos finais. Primeiro, Drogba aproveitou um cochilo da zaga brasileira para aparecer sozinho na área e cabecear no canto de Júlio César, diminuindo o prejuízo. Depois, Kaká se irritou com os marfinenses, que começaram a apelar para faltas duras, e deixou o braço no peito de Keita. O adversário se jogou no chão com a mão no rosto, o árbitro francês Stéphane Lannoy foi na dele e mostrou o segundo cartão amarelo ao camisa 10, expulsando-o de campo.

O Brasil teve alguns motivos para lamentar, mas nada perto do que viveram dois de seus maiores rivais neste domingo. Antes do treino da França, o lateral esquerdo Patrice Evra, capitão do time, quase trocou agressões com o preparador físico Robert Duverne. A atividade foi cancelada e o diretor da Federação Francesa de Futebol, Jean-Louis Valentin, pediu demissão. O clima tenso é agravado pela situação do time no Grupo A: um ponto após duas rodadas e risco sério de queda na primeira fase.

A Itália também teve um dia para ser esquecido. Contra a limitada Nova Zelândia, os atuais campeões mundiais encontraram muita dificuldade para vencer a dura marcação adversária e saíram atrás no placar com um gol em impedimento de Smeltz. O empate só veio em um pênalti duvidoso, convertido por Iaquinta. Depois, muito suor e pouca inspiração até o apito final.

Os neozelandeses comemoraram o empate por 1 a 1 como se fosse um título mundial. Do outro lado, a decepção dos italianos era evidenciada pela cara de incredulidade do técnico Marcello Lippi. A Itália tem dois pontos no Grupo F e depende de uma vitória sobre a Eslováquia, para chegar às oitavas de final sem uma combinação de resultados.

Eslovacos que não fizeram frente ao Paraguai, na outra partida deste domingo, e perderam por 2 a 0 em um jogo de poucas emoções. Vera e Riveros marcaram os gols da seleção sul-americana, que se contentou em defender e manter a vantagem durante o restante do tempo. Com a vitória, os paraguaios são os líderes do grupo, com quatro pontos, e jogam pelo empate diante da Nova Zelândia na rodada decisiva.

TERRA

Ingleses ironizam "2ª Revolução Francesa" na África do Sul

A crise pela qual a seleção francesa que disputa a Copa do Mundo na África do Sul vem atravessando recebeu um nome curioso e irônico por parte dos ingleses. Desde que os jogadores resolveram abandonar o treinamento do domingo, após discussão do capitão Evra com o preparador físico Robert Duverne, o jornal The Sun chamou o momento de "segunda revolução francesa".


O mau ambiente teve início com o vazamento da discussão entre Anelka e o técnico Domenech no intervalo da partida contra os mexicanos, na última quinta-feira, quando o jogador ofendeu o treinador e nem voltou para o segundo tempo.

Por causa disso, o atacante do Chelsea foi cortado, o que revoltou o elenco. Evra disse que o problema não era o jogador, e reclamou da presença de um traidor dentro do grupo. Ribery corroborou as palavras do capitão do time.

Para avançar às oitavas de final, a França precisa golear a anfitriã África do Sul e ainda torcer por um resultado favorável no outro duelo do grupo, entre Uruguai e México. As duas partidas serão disputadas na terça-feira, às 11h (de Brasília).

TERRA

DUNGA O BABACA ATACA OUTRA VEZ