quarta-feira, 28 de abril de 2010

Zurique - Suíça - Brasil tira a liderança da Espanha no Ranking da Fifa.

Atualizado mensalmente, o Ranking da Fifa do mês de abril marcou a volta da seleção brasileira ao topo do mundo do futebol. Depois de cinco meses de domínio espanhol, o Brasil voltou a liderar o Ranking, o que não acontecia desde outubro de 2009. Desde que o sistema de classificação foi criado, a seleção esteve no lugar mais alto em mais de 85% das edições, liderando por 193 meses.

Como o mês de abril não possui datas Fifa, só foram levados em consideração nessa edição do ranking cinco partidas. Mesmo o Brasil não tendo atuado, partidas anteriores podem ser valorizadas ou desvalorizadas de acordo com as regras de classificação, por isso a seleção brasileira subiu de posição sem ao menos ter entrado em campo.

Segundo a própria instituição máxima do futebol mundial, é muito provável que, com a Copa do Mundo se aproximando, muitas mudanças ocorram já no mês de maio, pois as seleções começam a se preparar para o Mundial e fazem diversas partidas amistosas.

O principal adversário do grupo dos brasileiros na Copa do Mundo, Portugal, também ganhou uma posição neste mês de abril. A seleção de Deco, Pepe e Liedson é, agora, a terceira colocada, ganhando a posição da Holanda, que ficou, pela primeira vez desde novembro de 2008, fora dos três primeiros lugares.

Entre os primeiros colocados, quem subiu mais no ranking foi justamente a Argentina, arquirrival do Brasil. Os argentinos ganharam posições de Inglaterra e França, que foi quem mais caiu entre os dez primeiros. No geral, quem mais evoluiu foi a Lituânia, que subiu dez posições e é, agora, a 48ª colocada. Quem mais perdeu foi a Bolívia, que está agora em 67ª, 16 posições abaixo de sua colocação no último ranking.

GAZETA ESPORTIVA.

Vasco e Vitória iniciam busca por semifinais da Copa do Brasil

Disposto a chegar às semifinais da Copa do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, o Vasco visita o Vitória nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Barradão, em Salvador (BA). As equipes reeditam a edição de 2009 na competição e duelam pelas quartas de final.


O Cruzmaltino passou pelo Corinthians-PR na etapa anterior, vencendo os dois compromissos. O Rubro-negro, que no fim de semana se aproximou do título baiano ao derrotar o Bahia por 1 a 0 no primeiro jogo da final, também não teve dificuldades para eliminar o Goiás, com direito a uma goleada de 4 a 0 no Nordeste.

As duas equipes, por sinal, se reencontram um ano depois de terem protagonizado duelos também pelas quartas de final da Copa do Brasil. Em 2009, o Vasco levou a melhor, goleando por 4 a 0 em casa e, depois, na volta, segurando empate por 1 a 1. Se no ano passado o Cruzmaltino atuou na ida em São Januário, em 2010 a preocupação é justamente com o Barradão. Nada a ver com a segurança do local, mas sim com as boas atuações do Vitória em seu estádio.

"O Vitória vem sabendo fazer valer o mando de campo como poucos nesta temporada. Foi assim contra o Goiás, que é sempre um adversário complicado. Eles golearam na ida e fizeram a partida de volta se tornar um simples amistoso. Não podemos permitir que isso se repita com o Vasco", afirmou o goleiro Fernando Prass.

Pelo lado Vitória, o técnico Ricardo Silva acredita que sua equipe tem condições de garantir vaga nas semifinais. Porém, ele reconhece que o fator campo realmente é uma forte aposta dos baianos.


"Como vamos fazer esse primeiro jogo em nossa casa, precisamos saber tirar proveito da situação e conquistar um resultado que nos dê tranquilidade para o compromisso de volta, no Rio de Janeiro. Com certeza, a torcida do Vasco vai lotar São Januário, como a nossa torcida faz aqui. Dessa maneira, não podemos ter um dia ruim nesta quarta-feira", afirmou Ricardo.

Nesta quarta-feira, o Rubro-Negro não terá neste jogo o zagueiro Wallace, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo no empate por 2 a 2 com o Goiás, nem com o meia Ramon, preservado por conta de desgaste muscular. Com isso, Gabriel entra na zaga e Renato jogará no meio-de-campo. O volante Vanderson, recuperado de uma lombalgia, deverá retomar a posição de Fernando.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA X VASCO

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 28 de abril de 2010 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Enio de Carvalho (DF) e Evandro Ferreira (DF)

VITÓRIA: Viafara, Marcos Pimentel, Gabriel, Renie e Egidio; Uelliton, Vanderson, Bida e Renato; Elkeson e Junior
Técnico: Ricardo Silva

VASCO: Fernando Prass, Élder Granja, Titi, Thiago Martinelli e Ramon; Nilton, Rafael Carioca, Léo Gago e Carlos Alberto; Philippe Coutinho e Elton
Técnico: Gaúcho

GAZETA ESPORTIVA.

Adriano x Ronaldo: a evolução do peso de cada um. Veja a balança!

Protagonistas do clássico entre Flamengo e Corinthians, o rubro-negro Adriano e o corintiano Ronaldo travam um duelo nesta e na próxima quarta-feira. Porém, adversário tão difícil para os dois nos últimos anos tem sido a balança. O LANCENET! então mostra a evolução de peso de cada um desde o início da carreira. Confira!


Adriano

Quando começou a carreira, Adriano tinha 85 quilos. Hoje, pesa 103. Apesar de sua massa corpórea ter aumentado 18 quilos, o atacante, embora distante do que era, ainda preocupa. Na campanha do hexa, em 2009, foi o artilheiro do Brasil, com 19 gols. Este ano, mesmo longe do melhor de sua forma física e técnica. conquistou a vice-artilharia do Carioca, ao lado de Dodô e Loco Abreu, com 11 gols, apesar de o departamento médico do Flamengo considerar que seu peso ideal deveria ser 98 quilos. Treze a mais do que tinha quando começou a jogar.

Ronaldo


Principal astro da Seleção Brasileira na Copa de 1998, Ronaldo encontrava-se no auge da carreira. Chegou ao Mundial com 77 quilos e status de Melhor do Mundo, prêmio concedido pela Fifa nos dois anos anteriores, em 1996 e 97. Quatro anos mais tarde, na Copa de 2002, o Fenômeno, já com 83 quilos, deu a volta por cima após grave lesão e foi o grande nome da conquista brasileira, com oito gols.

Os anos se passaram, o camisa 9 ganhou mais quilos, mas o poder de decisão continuou afiado. Segundo a comissão técnica do Corinthians, hoje seu peso ideal é de 90 quilos. Ele chegou próximo a esse número em 2009, quando foi destaque e conquistou, entre maio e julho, Paulistão e Copa do Brasil. Este ano, porém, voltou a engordar e ultrapassou os 100 quilos. Nos últimos dias, tem feito condicionamento físico especial para chegar, ao menos, ao peso do ano passado e levar o Timão ao inédito título da Libertadores.

LANCENET!

Inter leva 'só' um do Barça: É final!

A Internazionale eliminou o Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões e pode voltar a conquistar o torneio, que não leva desde 1964/65. Graças a uma defesa absurdamente fechada, a partida no Camp Nou terminou com uma derrota de apenas 1 a 0 para o Barça e, com a vitória por 3 a 1 no primeiro jogo, os italianos estão na final contra o Bayern (ALE).


No primeiro tempo foi uma partida de ataque contra defesa. O campo do Estádio Camp Nou parecia que iria "tombar" para a direita, pois 21 dos 22 jogadores no gramado ficaram no mesmo lado. O único que permanecia na defesa do Barça era o goleiro Valdés.

Como estava com os 11 jogadores quase dentro da área, a Inter não deixou os donos da casa criarem muitas oportunidades. As melhores chances foram com Messi - que deu um lindo chute para uma defesa mais bonita ainda de Julio Cesar -, em dois remates de Pedro e Ibrahimovic, que recebeu de Daniel Alves, mas chutou na zaga.

Thiago Motta foi expulso de campo ainda na primeira etapa. Aos 27 minutos, o brasileiro, que já tinha cartão amarelo, colocou a mão no rosto de Busquets. Levou o segundo e, com justiça, foi para o chuveiro mais cedo.

O segundo tempo não foi diferente. Mesmo com um jogador a mais, o time do Barça não conseguia criar nada e não levava perigo ao gol defendido por Julio Cesar. Mourinho levou seu time à Barcelona para defender, e apenas defender.

A Inter deu apenas um chute a gol, que nem foi na direção de Valdés. Já o Barça tentava, sem sucesso, cruzamentos na área e chutes de longa distância, que não acertavam a meta defendida pelo goleiro da Seleção Brasileira.

Em um lance que quase ninguém poderia esperar, saiu o único gol do jogo. Piqué recebeu de Xavi, e, com um toque na bola, girou e tirou de Julio Cesar para marcar o único gol do Barça, que não foi o suficiente para garantir a classificação do time espanhol.

Essa foi uma classificação que deixou os apaixonados pelo futebol tristes, pois o time que não quis jogar saiu com a vaga na final, e o time de Messi - que não conseguiu criar nada na semifinal - está fora da briga pelo segundo título seguido.

FICHA TÉCNICA


BARCELONA (ESP) 1 x 0 INTERNAZIONALE (ITA)
GOL: Piqué, 38/2ºT (1-0)


BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Gabriel Milito (Maxwell, intervalo), Keita; Busquets (Jefren, 18'/2ºT), Xavi, Yaya Touré; Messi, Pedro, Ibrahimovic (Bojan, 17'/2ºT). Técnico: Guardiola.

INTERNAZIONALE: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Samuel, Zanetti; Cambiasso, Thiago Motta, Sneijder (Muntari, 21'/2ºT), Chivu; Eto’o (Mariga, 41'/2ºT), Diego Milito (Córdoba, 36'/2ºT). Técnico: José Mourinho.

LANCEPRESS.