terça-feira, 17 de novembro de 2009

Botafogo x São Paulo vê Fla e Flu na torcida por resultados opostos


O São Paulo confirmou a liderança assumida na 33ª rodada e, com a queda de rendimento do Palmeiras, tem agora o Flamengo como seu principal perseguidor. Como o líder não terá mais nenhum confronto direto, resta às demais equipes apenas torcer por um tropeço tricolor ou então aplaudir o quarto título consecutivo da equipe nos pontos corridos.


Conforme o Brasileiro vai se aproximando de seu final, fica cada vez mais evidente a dependência de uma equipe em relação ao resultado de outras. Nesta altura do torneio, ocorre a clássica "secada" do torcedor, ou seja, torcer contra algum adversário. Esta estratégia se tornou comum nos pontos corridos, já que a tabela não prevê uma partida final.

Na próxima rodada, o confronto entre Botafogo e São Paulo será o melhor exemplo disso. Embora o líder só dependa de suas próprias forças, muitos outros olhos estarão voltados para esta partida. Indiretamente, estará ocorrendo um verdadeiro Fla-Flu de torcidas interessadas.

O Flamengo, dois pontos atrás do São Paulo, torce por pelo menos um empate para poder depender somente de si nas duas últimas rodadas. Já o Fluminense, também dois pontos atrás do Botafogo, o primeiro clube fora da zona do rebaixamento, necessita também de pelo menos um empate para depender de si mesmo na fuga do rebaixamento. Assim, rivais históricos poderão ter seus torcedores unidos. Serão flamenguistas apoiando botafoguenses, tricolores cariocas apoiando aos tricolores paulistas.

No meio da semana, o Palmeiras fará sua cartada final em relação ao título contra o Grêmio, no Olímpico. Caso não saia com a vitória, restará a disputa por uma vaga na Libertadores. Já limitados apenas à esta disputa, Atlético-MG e Inter farão um verdadeiro mata-mata por vaga na principal competição sul-americana. Ainda vivo na mesma disputa, o Cruzeiro enfrentará o ameaçado Atlético-PR em Curitiba.

Algumas equipes já sem nenhuma pretensão na competição poderão inclusive se tornar algozes nos confrontos contra equipes que ainda sonham com o título ou com a permanência na Série A. O Corinthians, por exemplo, poderá decidir o título ou pelo menos uma vaga na Libertadores, pois enfrentará nas últimas rodadas o Flamengo e o Atlético-MG. Talvez, no disputado Brasileiro-09, palmeirenses e são-paulinos ainda venham a torcer pelo alvinegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário