segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Renato Gaúcho chega ao Bahia após 14 anos no futebol carioca


Gaúcho já chamou a Bahia de terra de índio e agora vai tentar tirar o tricolor da selva

A miscelânea de estados no título da matéria não refletem a carreira de Renato Portaluppi como desportista. Gaúcho de Guaporé, o novo treinador do Bahia consolidou sua carreira no futebol atuando no Rio de Janeiro. Cidade, aliás, que Renato não deixa desde 1995.


Nome: Renato Portaluppi
Nascimento: 09/09/1962
Local: Guaporé-RS

Principais clubes: Fluminense-RJ, Madureira-RJ, Vasco-RJ

Principais títulos: Copa do Brasil (2007)

O famoso "gol de barriga" no estadual daquele ano, atuando pelo Fluminense, marcou definitivamente a história de Renato Gaúcho no futebol carioca. Como jogador, ainda atuaria no Flamengo e no Bangu, onde encerrou sua carreira, em 1999. Já na função de técnico, trabalhos no Fluminense, no Vasco da Gama e no Madureira.

Na contramão de sua carreira, o Renato terá sua primeira oportunidade no futebol nordestino. Coincidentemente, na região onde começou a conquistar seu único título pela seleção brasileira: a Copa América de 1989. De acordo com o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, o técnico vive a empolgação de poder mostrar o seu trabalho em outro centro.

Renato Gaúcho será apresentado à torcida tricolor na próxima quinta-feira, durante um evento de inauguração na nova loja de materiais esportivos do clube. Juntamente com o técnico, chega o seu auxiliar, Alexandre Mendes, "homem forte" desde seu início de carreira à beira dos gramados.


Com um título de Copa do Brasil na bagagem, Renato Gaúcho chega ao Bahia com a missão de tirar o clube da incômoda Série B do Campeonato Brasileiro. À reboque, deverá trazer atletas tarimbados no futebol nacional - pelo menos é o que espera o presidente do clube. "Bons jogadores querem jogar com técnicos conhecidos e de nome", argumentou Marcelo Guimarães Filho.

PO: COUTINHO NETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário