O Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 1ª Divisão de 2010 começa no próximo dia 16 e, este ano, vem recheado de novidades. Para começar, muitas emoções estão reservadas para o "quadrangular da morte", onde as quatro piores equipes da primeira fase se enfrentam na briga para fugir das duas vagas do rebaixamento para a segunda divisão de 2011. Na fórmula de disputa da edição anterior, apenas um clube caía.
E por falar em segundona, este ano, também são dois os times que terão direito ao acesso à elite do futebol baiano.
Quanto à fórmula da disputa, mais novidades. O campeonato será disputado em turno único com quatro fases: classificação, quartas-de-final, semifinal e final. A primeira fase do torneio vai contar com dois grupos compostos por seis clubes cada, totalizando doze equipes, que se enfrentam no sistema de ida e volta.
Os quatro primeiros de cada chave avançam à segunda fase da competição. Da mesma forma, as duas equipes melhores colocadas de cada grupo nas quartas-de-final, seguem na competição para a fase semifinal, em esquema de "mata-mata", até que sejam conhecidos os dois finalistas da competição, que se enfrentam na decisão marcada para o dia 2 de maio. Este ano, ao invés de subir somente o campeão da Segunda Divisão, subirão os dois primeiros colocados do torneio.
O time estreante deste ano é o Bahia de Feira - que assegurou a vaga após vencer o Juazeiro e conquistar o título do Campeonato Baiano da 2ª Divisão de Profissionais de 2009. Com isso, esta será a primeira edição na história da competição em que uma cidade do interior, Feira de Santana, terá mais representantes no certame do que a capital. Com três times na disputa (Fluminense de Feira, Feirense e Bahia de Feira), o interior sai na frente de Salvador, representada penas por dois times: Bahia e Vitória.
VANESSA ALONSO
TRIBUNA DA BAHIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário