quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Em 1ª convocação de 2010, Dunga causa risos e constrangimentos

O ano começou para Dunga e seus colegas de comissão técnica na Seleção Brasileira. Ano, aliás, esperado desde quando o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou o ex-volante como grande líder de um processo de renovação da equipe verde e amarela, logo após a eliminação na Copa de 2006. Passaram-se muitos amistosos, competições, até títulos, e o Dunga que vemos atualmente, como o desta terça-feira, na convocação para o amistoso de 2 de março, contra Irlanda, traz não só aquele semblante sério, conhecido do grande público já, como também um misto de emoções e reações que só poderão ser interpretadas com base no desempenho brasileiro no Mundial da África do Sul.


Do mesmo modo que é fanático, o torcedor brasileiro também é implacável - em caso de fracasso - com os responsáveis por comandar a Seleção. Dunga sabe que, se vir o jejum de títulos mundiais do Brasil se estender para oito anos, de nada adiantarão os títulos da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações do ano passado. Nem mesmo a bela campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas. Esse foco faz com que o técnico mantenha a seriedade em todas as perguntas que lhe são feitas, mesmo quando arrisca uma brincadeira entre uma resposta e outra, e sempre deixe claro que o que faz - e diz - é para o torcedor. Só para ele.
Exemplo: logo após convocar a Seleção nesta terça, Dunga participou de uma coletiva de imprensa e foi questionado por um repórter sobre a recuperação do zagueiro Juan, presente na lista divulgada minutos antes. "Ficamos felizes por ele (Juan) ter se recuperado, voltando a jogar com nós (sic)", disse o técnico, que se corrigiu usando a palavra "conosco". "Para ninguém falar que eu não sei falar português", completou o comandante, em uma risada que durou poucos segundos - logo em seguida voltou o rosto fechado e a insistência em explicar para o torcedor que sua Seleção se resume em trabalho e amor à camisa.


Em toda a entrevista, Dunga bateu nessa tecla e também deixou claro que seu grupo está praticamente fechado, com os jogadores que corresponderam às expectativas sob seu comando, apesar de não confirmar nomes. E se justificou: "vocês (jornalistas) querem grandes nomes, mas para nós não existe pequeno ou grande, e sim um jogador que consegue exercer a sua qualidade. Tudo o que a gente faz tem uma sequência, não tem mais tempo para surpresa".


LISTA DE CONVOCADOS:
 
Eles não foram convocados... Saudades.
Goleiros

Julio Cesar (Inter de Milão)
Doni (Roma)

Laterais
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
Michel Bastos (Lyon)
Gilberto (Cruzeiro)

Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Juan (Roma)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)

Volantes
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Felipe Melo (Juventus)
Josué (Wolfsburg)
Kléberson (Flamengo)

Meias
Ramires (Benfica)
Elano (Galatasaray)
Kaká (Real Madrid)
Júlio Baptista (Roma)

Atacantes
Nilmar (Villarreal)
Adriano (Flamengo)
Luís Fabiano (Sevilla)
Robinho (Santos)

TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário