sábado, 12 de junho de 2010

Copa do Mundo da África do Sul começa com dois empates

A Copa do Mundo da África do Sul começou para valer nesta sexta-feira (11), com as duas primeiras partidas do grupo A. Apesar de toda a festa da torcida, que acompanhou os dois jogos ao som das vuvuzelas, África do Sul e México e Uruguai e França não passaram de empates: 1 a 1 no primeiro jogo e um zero a zero no segundo. Os quatro times saem em pé de igualdade na luta por duas vagas nas oitavas de final. A partir deste sábado, os torcedores acompanharão três jogos por dia.

Às 11h, 84.490 torcedores compareceram ao Soccer City para assistir à partida de abertura da história primeira Copa no continente africano. Após um primeiro tempo eufórico nas arquibancadas e morno dentro de campo, Tshabalala abriu o placar para os sul-africanos aos 10 do segundo, com um golaço no contra-ataque, que lhe rendeu o título de melhor da partida, concedido pela Fifa. Os mexicanos, liderados por Giovani dos Santos, responderam com Rafa Márquez, que marcou aos 34 e deu números finais à abertura da Copa. Os Bafana Bafana ainda tiveram uma bola na trave, mas o jogo terminou em 1 a 1.
Às 15h30, foi a vez de Uruguai e França entrarem em campo. Quem vencesse sairia de lá com a liderança do Grupo A . A França começou pressionando e mostrando determinação em sair com os três pontos, enquanto o Uruguai tinha dificuldades em acertar o último passe e, conseqüentemente, ter chances mais objetivas de gol.


O segundo tempo foi tenso. Com muitas faltas e cartões, houve um princípio de desentendimento entre Lugano e Toulalan, depois de entrada forte do francês em Pereira. Logo depois, os dois destaques dos times entraram em campo: Henry pela França e El Loco Abreu pelo Uruguai. Mesmo com as mudanças, a partida continuou morna, sem grandes chances para os dois times.

Aos 35, Lodeiro foi expulso. Com um a mais, a França era só pressão, com o time todo indo para frente. Os últimos minutos do jogo pegaram fogo. Aos 43, Sagna cruzou pela direita, o goleiro espalmou e Henry chutou - os franceses reclamaram da bola na mão de Godin, mas o juiz não marcou pênalti. Pouco depois, uma falta na entrada da área trouxe nova chance para os franceses, mas a cobrança de Henry ficou na barreira.


A próxima rodada do Grupo A trará África do Sul vs. Uruguai (dia 16) e França (17) vs. México (dia 17). Amanhã jogam Coreia do Sul vs. Grécia (8h30), Argentina e Nigéria (11h) e Inglaterra vs. EUA (15h30).

Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário