sábado, 18 de fevereiro de 2012

Pedidos de demissão mudam diretoria dos Jogos do Rio 2016


Dois pedidos de demissão agitaram a sexta-feira no Rio 2016 o comitê organizador dasOlimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro. O diretor de segurança dos Jogos, Luiz Fernando Corrêa, entregou o cargo por conta de denúncias de improbidade administrativa, ainda por conta doPan-Americano de 2007, também realizados no Rio. Outro que deixou a organização dos Jogos nesta sexta-feira foi o diretor executivo comercial, Flavio Pestana.
Luiz Fernando Corrêa, antigo delegado da Polícia Federal, responde a uma ação que tramita na Justiça Federal por desvio de verbas públicas. Ele é acusado de ter lesado os cofres públicos em R$ 18 milhões por conta de contratos superfaturados, quando coordenava a parte de segurança do Pan 2007.
Na época, um consórcio formado por 11 empresa foi responsável por fornecer equipamentos de tecnologia aos Jogos. O Ministério da Justiça desembolsou então R$ 170 milhões em equipamentos, mas após uma investigação do Instituto de Criminalística da PF, constatou-se que cerca de 80% dos equipamentos comprados foram adquiridos com valor acima do mercado.
No comunicado divulgado pelo Rio 2016, Corrêa declarou que “pretende buscar na Justiça a reparação de danos (de imagem, morais e materiais) pelos responsáveis diretos e indiretos”. Por isso, ainda segundo o comunicado, ele preferiu entregar o cargo. Ainda não foi definido quem ficará em seu lugar.
Já o direto executivo comercial Flavio Pestana, que havia sido contratado para o cargo em janeiro, justificou como “motivos pessoais” a decisão de deixar o comitê organizador dos Jogos de 2016. Interinamente o seu cargo será ocupado por Leonardo Gryner, que é o diretor-geral do Rio 2016.
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário