A seleção da Coreia do Norte se recusou a iniciar a partida contra a Colômbia no horário marcado, nesta quarta-feira, na rodada inicial da disputa do futebol feminino dos Jogos de Londres. O motivo foi uma gafe da organização, que colocou a bandeira da Coreia do Sul durante o protocolo de início da partida, no Hampden Park, em Glasgow, na Escócia. A partida, válida pelo Grupo G, estava prevista para iniciar às 15h45m (horário de Brasília) e só começou às 16h52m (horário de Brasília), com mais de uma hora de atraso. Após toda a confusão, a equipe asiática venceu por 2 a 0, com dois gols de Kim Song Hui.
(Foto: Reprodução / Twitter)
O motivo da irritação norte-coreana foi uma bandeira do país vizinho exibida no telão na apresentação das atletas da equipe antes da partida. Por conta do incidente, a seleção asiática deixou o vestiário com 40 minutos de atraso, enquanto as colombianas esperavam - em vão - pelo começo do jogo, no túnel de acesso ao campo.
Uma vez que percebeu a falha cometida, a organização exibiu a bandeira da Coreia do Norte nos dois telões do estádio, numa tentativa de convencer a seleção asiática a participar da partida. Mais tarde, o Comitê Organizador dos Jogos de Londres (LOCOG) publicou um pedido formal de desculpas para a delegação norte-coreana.
- Óbvio que foi um erro. Nós pedimos desculpas ao time de futebol feminino e ao Comitê Olímpico da Coreia do Norte. Providências serão tomadas para assegurar que isto não aconteça novamente - dizia o texto, segundo o site "Mirror Online".
A rivalidade entre Coreia do Norte e Coreia do Sul vem de longa data, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os dois países se separaram, e a tensão vai muito além do esporte.
As duas equipes estão no mesmo grupo de França e Estados Unidos, que duelaram mais cedo. Atual bicampeã e uma das favoritas ao título, a seleção americana chegou a estar perdendo por dois gols de diferença, mas conseguiu se recuperar e saiu de campo com a vitória por 4 a 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário