quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Interlagos volta a decidir um título da Fórmula 1

Vettel disputa com Alonso título da temporada

Os fãs brasileiros da Fórmula 1 terão mais uma vez a chance de ver o título da categoria ser conquistado em Interlagos. Depois de não definir o campeonato em 2010 e 2011, o circuito brasileiro será palco da definição do vencedor da acirrada disputa entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso no próximo fim de semana.
Esta é a sexta vez em que a prova brasileira será decisiva para o título. Em 2004, o Grande Prêmio do Brasil foi transferido para a parte final do campeonato e, desde então, viu grandes disputas. No primeiro ano como última prova do calendário, porém, o título de Michael Schumacher veio com quatro etapas de antecedência.
A primeira decisão em Interlagos ficou para a temporada de 2005, quando Alonso tornou-se campeão mundial pela primeira vez. Naquele ano, o GP do Brasil foi a antepenúltima prova da temporada e o espanhol abriu mais de 20 pontos de vantagem para Kimi Raikkonen após ser terceiro colocado na prova brasileira para garantir o título.
Em 2006, Interlagos voltou a ser palco do título de Alonso. O espanhol, que nunca venceu no circuito brasileiro, chegou à ultima prova com 10 pontos de vantagem para Michael Schumacher e só perderia o título se abandonasse, mas um segundo lugar na prova vencida por Felipe Massa rendeu seu bicampeonato. 

Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores 
Depois dos títulos do espanhol, São Paulo viu duas disputas de título emocionantes nos anos seguintes. Em 2007, Kimi Raikkonen chegou à última corrida em terceiro no Mundial, atrás de Lewis Hamilton e Alonso. O finlandês, porém, venceu a prova e contou com uma combinação de resultados de seus rivais para batê-los por um ponto de diferença e conquistar o título com a Ferrari.
Entre as decisões recentes, a de 2008 é talvez a que mais esteja na memória dos brasileiros. Massa vinha na segunda posição do campeonato antes da corrida, atrás de Hamilton, mas o cenário ficou cada vez mais favorável durante a prova em Interlagos. O brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro e sagrava-se campeão naquele momento, mas Hamilton ultrapassou Timo Glock nos metros finais para ganhar a quinta posição e ficar um ponto à frente do ferrarista na classificação, estragando a festa da torcida brasileira em Interlagos.
Em 2009, a prova foi a penúltima do calendário, antes de Abu Dhabi, mas mesmo assim definiu o campeão. No ano do domínio da Brawn GP, Jenson Button foi campeão após ser quinto lugar em Interlagos e acabar com as chances matemáticas de Rubens Barrichello, seu companheiro, e Sebastian Vettel, que foi vice-campeão em seu primeiro ano com a Red Bull. 

Desde aquele 18 de outubro de 2009, porém, o título não foi mais definido no Brasil.
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário