terça-feira, 2 de novembro de 2010

Luxemburgo confirma ataque “3D” e cita Flamengo dos anos 80

Luxemburgo está convencido de que o Flamengo deve jogar com três atacantes – no caso, com Deivid, Diego Maurício e Diogo, que formam o chamado ataque “3D”. Nesta segunda-feira, o treinador confirmou que repetirá contra o Ceará, na próxima quarta-feira, no Castelão, a formação que empatou com o Corinthians na última rodada. Para justificar a opção, Luxemburgo foi buscar exemplos na Europa, no Corinthians de 2009 e no próprio Rubro-Negro vitorioso da década de 80.

“Eu prefiro jogar com três atacantes que aprendam a marcar do que com três volantes que não sabem atacar. O maior time do Flamengo de todos os tempos foi campeão e ninguém marcava. A maior marcação do Flamengo era a posse de bola. A característica do clube é essa. Tenho que jogar para frente sempre, até porque senão ouço vaias da torcida”, disse Luxemburgo, que jogou pelo clube poucos anos antes do time de Zico e companhia começarem a ganhar tudo na década de 80.

“Se eu tiver que jogar com três volantes, vou jogar por necessidade. Mas o Corinthians ganhou a Copa do Brasil e o Paulista com três atacantes, Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo. Essa é a realidade. O que houve no Brasil foi um processo inverso, até porque na Europa já se joga com três atacantes”, afirmou o técnico, que ainda deu detalhes de como os três homens de frente devem se comportar em campo.

“Vou criar essa situação e só mudar um pouco o posicionamento do Deivid com o Diogo. Vou fazer um revezamento com eles, pois são jogadores velozes e que podem se posicionar bem e ter uma boa readaptação nesse esquema. Com eles, temos uma boa possibilidade de empurrar o adversário para trás”, explicou Luxemburgo, que vai exigir mais dos laterais na marcação.

“Os alas vão ter a função de atacar sabendo que terão que voltar para recompor a defesa. Não vou impedir que eles desçam, muito pelo contrário, até porque eles vão ter condições de fazer isso até juntos. A questão é não atrasar a recomposição e isso só com o treinamento”, disse o técnico.

EBAND

Nenhum comentário:

Postar um comentário