segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Corinthians é a marca mais valiosa do futebol brasileiro, diz estudo

Sem títulos no ano de centenário, o Corinthians pode ao menos comemorar o sucesso nos negócios. O clube teve a sua marca considerada a mais valiosa do futebol brasileiro, com um valor de R$ 749,8 milhões - um ganho de mais R$ 180 milhões em relação ao ano de 2009. Os números foram publicados pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira, em reportagem sobre estudo feito pela empresa Crowe Horwath RCS.


Esse crescimento, por sinal, foi a tendência da maioria dos grandes clubes do país. Dos 12 primeiros, apenas Botafogo e o Fluminense registraram um recuo em relação ao ano passado. Segundo a pesquisa, São Paulo e Flamengo completam as três primeiras posições. O clube carioca perdeu a liderança, mas teve uma evolução de mais de R$ 50 milhões, apesar do fraco desempenho neste ano. O Palmeiras se manteve em quarto lugar, e o Santos repetiu a oitava posição de 2009.

A metodologia utilizou 18 variáveis, entre dados financeiros dos últimos anos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo da torcida, além de dados sociais e econômicos do mercado em que os clubes atuam. No cálculo não foram incluídos as receitas geradas com transferências de jogadores.

No caso corintiano, boa parte das receitas vieram do desempenho com marketing, bilheteria e cotas de TV. Isso sem considerar o peso de sua torcida, a maior do estado de São Paulo, com grande peso na região Sudeste e no Paraná. Já o São Paulo teve como vantagem o uso comercial do Morumbi, e também pelos projetos com patrocinadores e outros parceiros. O Flamengo tem como trunfo o fato de ter uma torcida espalhada em todas as regiões do país, em especial nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Ainda segundo o estudo, o futebol brasileiro tem a perspectiva de ter um grande crescimento para os próximos anos, em especial devido aos investimentos que devem ser realizados tendo em vista a Copa do Mundo de 2014, que devem acompanhar outros fatores como o aquecimento da economia brasileira, e a melhora na renda do consumidor. Mas ainda falta a criação de uma relação mais estreita entre o clube e os seus torcedores.

Veja a lista das 12 marcas mais valiosas do futebol brasileiro

1-Corinthians: R$ 749,6 milhões

2-São Paulo: R$ 659,8 milhões

3-Flamengo: R$ 625,3 milhões

4-Palmeiras: R$ 444,1 milhões

5-Internacional: R$ 268,7 milhões

6-Grêmio: R$ 222,8 milhões

7-Vasco: R$ 156,5 milhões

8-Santos: R$ 153,3 milhões

9-Cruzeiro: R$ 139,6 milhões

10-Atlético-MG: R$ 110,3 milhões

11-Fluminense: R$ 104,2 milhões

12-Botafogo: R$ 89,9 milhões

Redação: Renan Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário