sábado, 18 de dezembro de 2010

Esporte brasileiro faz história no gelo

or Equipe Planeta Extremo/TV GloboUnion Glacier, Antártida
Bernardo Fonseca vence também a corrida dos 100kmApós vencer a Maratona no Gelo (42km), brasileiro
Bernardo Fonseca ganha os 100km (Foto: TV Globo)
Teve de tudo: neve, temperatura a - 18° C, ventos de 70 km/h e, claro, muito sofrimento. Mas o Brasil voltou a brilhar nas montanhas de Union Glacier. O carioca Bernardo Fonseca surpreendeu novamente e conquistou o título da corrida de 100 km da Antártida. A prova, pelas condições extremas, é considerada uma das mais difíceis do mundo. Bernardo assumiu a ponta logo depois da largada e completou o percurso em 12 horas, 41 minutos e 52 segundos - novo recorde.
- Foi difícil demais. Estava com muitas dores. Mas percebi que os meus adversários também estavam sofrendo. Procurei então me concentrar apenas na prova, sem me preocupar com os outros. Deu certo - analisou o vencedor.
Sem pit stop
O atleta brasileiro também apostou em uma estratégia ousada. Enquanto os favoritos paravam cerca de dez minutos para comer e beber nos postos de apoio, Bernardo passava rapidamente - pegava apenas água e algum alimento para repor as energias.
- Acho que isso fez a diferença. Além de ganhar minutos importantes, mexi com o lado psicológico dos adversários. Agora estou morrendo de fome.
A semana foi especial para o esporte brasileiro no continente gelado. Um dia antes de vencer os 100 km, Bernardo já havia faturado a maratona, que teve ainda o repórter Clayton Conservani, da TV Globo, em sétimo lugar. É a primeira vez em cinco anos que um atleta conquista, no mesmo ano, as duas provas na Antártida.
Tommy Yen-Po Chen (Taiwan), segundo colocado, chegou com os dedos dos pés congelados e gerou tensão no acampamento base. Ele recebeu atendimento médico e segue em observação, mas passa bem e deve receber alta nas próximas horas.
GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário