terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Clubes da Bulgária são controlados por chefes da máfia, diz WikiLeaks


De acordo com telegramas obtidos pelo WikiLeaks, os clubes de futebol da Bulgária estão sendo administrados por chefes da máfia do país. Os comunicados divulgados pelo site de vazamento de documentos secretos foram publicados na versão online do jornal espanhol “El País”.

Intitulado "O futebol búlgaro recebe cartão vermelho por corrupção", o telegrama foi enviado em janeiro de 2010 pela Embaixada dos Estados Unidos em Sófia, capital da Bulgária. Segundo o comunicado, os clubes búlgaros são controlados por responsáveis diretos e indiretos pelo crime organizado. Os mafiosos utilizariam as equipes com o objetivo de conseguir legitimidade para lavar dinheiro ou conseguir valores de maneira rápida.

"Atualmente, quase todos os clubes pertencem ou estão relacionados a personalidades do crime organizado", concluiu o telegrama.

Entre os clubes citados aparecem diversos da primeira divisão búlgara, como Levski Sofía, CSKA Sofía, Litex Lovech, Slavia Sofía, Cherno, Varna, Lokomotiv Sofía e Lokomotiv Plodviv.

O comunicado ainda informa que, em 2009, a maioria dos jogadores recebeu oficialmente apenas o salário mínimo do país (equivalente a R$ 290). A manobra seria uma forma de evitar pagamentos de impostos e seguros sociais.

Redação: Yuri Smigelskas

Nenhum comentário:

Postar um comentário